ESPECIAL: Arqueologia com sensores! Por dentro da versão Wii de TRA

by - quinta-feira, maio 06, 2010

Por: Vinicius Peixoto

Tomb Raider Anniversary é o oitavo jogo da franquia, lançado em 2007. Foi produzido pela Crystal Dynamics e foi co-produzido pela Buzz Monkey Software. A versão do game para o console Wii, mais nova plataforma da Nintendo, saiu em meados de Junho do ano de lançamento, com vários extras e controles adaptados para ser usados com os sensores. Mas como será essa versão? Se você nunca teve oportunidade de jogar, essa é sua chance de conhecer melhor!

Os controles:
Os comandos foram distribuídos pelos botões de maneira confortável, permitindo uma jogabilidade sem muitas dificuldades. Só é um pouco difícil de realizar o Swan Dive...
 

A jogabilidade:
O jogo em si não é muito diferente das outras versões, mesmas salas, mesmos locais... há diferenças na iluminação e em alguns puzzles somente.
Em locais onde não incidência de luz solar, como corredores de tumbas e salas anexas, é realmente escuro! Impossível de se enxergar sem a nova lanterna de Lara.

Os puzzles revisados constituem de vários "minigames", veja mais abaixo, em EXTRAS.
 
Extras dessa versão:
 
-Escavando seu caminho-
Lara possui um kit de ferramentas nessa versão (apesar de não ser mostrado no inventário) que consiste de picareta, pá de pedreiro, pincel, papel e carvão. Com a picareta você pode quebrar partes de parede enfraquecidas para continuar seu caminho ou para achar algo valioso, é algo bem similar com a pá de pedreiro, porém com essa você só encontra imagens em alto relevo.
 
 
O pincel serve para tirar a sujeira de cima das imagens ou dos símbolos que você encontrou, com movimentos verticais do wiimote, a sujeira some rapidinho!
 
O papel e o carvão entram em cena após a imagem ou símbolo ter sido limpa, com o papel na tela, basta apertar A e movimentar o wiimote que a rubrica vai surgindo. As que não são usadas em puzzles ficarão na sala de tesouros da Croft Manor.
 
-Novos Puzzles-
 
Antes, o que poderia ser só uma alavanca, se tornou um quebra cabeça! (mas alavancas ainda existem)
 
 • O Puzzle dos discos
Esse puzzle consiste em fazer uma sequência de símbolos girando os discos, há uma sequência correta para ser feita, mas como podemos saber?
 
Procure por perto algo para examinar, talvez você ache os símbolos necessários! Basta fazer uma rubrica dos símbolos que tudo ficará mais fácil!
 
O puzzle das engrenagens
Como era fácil encaixar uma engrenagem antes, né? Pois agora você tem que usar sua cabeça pra saber ONDE encaixar!
 
Há vários "pinos" possíveis para as engrenagens... você deve encaixar uma grande que achou pelo cenário e as pequenas já presentes no quadro de tal forma que todas girem quando você acionar o mecanismo. Simples, porém intuitivo.
 
O puzzle dos raios de luz
Quem nunca brincou de "ligar os pontos"? Esse puzzle é muito similar àquela brincadeira! Basta ligar os pontos necessários que a porta se abrirá!
 
 
-Cutscenes interativas-
Ao invés de apertar um botão, como nas outras versões, movimente-se como Lara! Ou quase... alguns movimentos são fiéis à cena, outros nem tanto...
 
 
-Sala de Tesouros-
Indiscutivelmente, o extra mais comentado é a sala de tesouros, bem similar à dos TRs clássicos. Ela se encontra em um novo corredor da mansão, que é acessado pelo caminho ao jardim. Lá dentro podemos encontrar a cabeça empalhada do T-REX, de um lobo e de um raptor, além de um dedo do Torso.
 
 

-Pontos fortes-
v A jogabilidade com sensores aumentou bastante a imersão nesse universo.
O kit de ferramentas para escavar possibilitou novos puzzles ao invés de só puxar alavancas.
v A iluminação se tornou muito mais realista com os locais totalmente escuros


-Pontos fracos-
x Mesmo com puzzles novos, só há esses três modelos, e eles são usados com excessividade pelo jogo.
x Usar o grapple pode ser complicado, principalmente quando se faz "wall run"
x Os locais escuros não têm nada além de escuridão, somente corredores sem utilidade maior são assim.
x Os sensores poderiam ter sido mais aproveitados nas cutscenes interativas, algumas vezes o movimento que você faz é sem sentido...
x Os locais em que devemos usar o kit de ferramentas não são iluminados pela lanterna, ficando destacados e ainda mais fáceis de se enxergar...

-Conclusão-
Se você gostou de TRA, não deixe de conferir essa versão! Certamente traz um merecido ar novo ao que já era conhecido.
 
Os puzzles novos se tornam cansativos devido à repetição constante. Se você não gostou tanto, jogue por curiosidade somente.
 
VÍDEO PROMOCIONAL DE TR: ANNIVERSARY NA VERSÃO DO Wii

Destaques de interesse

0 Comentários