Tomb Raider: A franquia em poucas palavras

by - domingo, julho 29, 2012

Portal LB



Uma série como a de Tomb Raider, que se mantêm na mídia por 16 anos, precisaria de uma mudança bem grande em seu estilo caso quisesse se manter entre os jogos mais vendidos e aclamados da atualidade. A fórmula que consagrou a série foi também a responsável pelo seu declínio. Investir apenas no que criou o sucesso e bater na mesma tecla por vários anos seguidos acabou criando um cansaço por parte dos jogadores que se acostumaram a ter sempre mais do mesmo em cada novo lançamento dos jogos clássicos.

Nesse momento veio o anúncio daquele que seria o mais revolucionário dos jogos até então. Uma trama sensacional mas que na verdade não passou de um quase completo erro que seria ofuscado cerca de 3 anos depois por aquele que prometia voltar a colocar o nome Lara Croft de volta ao topo. De onde nunca deveria ter saído. Por um tempo, isso foi cumprido, mas pouco depois já vieram as críticas.
Um remake do primeiro jogo, trouxe nostalgia para os veteranos e um novo gás para os novatos terem um pouco da base do que um dia foi um verdadeiro Tomb Raider. O sucesso de antes já não era mantido, mas a fidelidade de seus seguidores mantiveram acesa a vontade de ver a franquia novamente no topo como em seus primórdios. O que pareceu acontecer no jogo seguinte.

Divulgação em massa para uma quase total reformulação na personagem resultaram no mais próximo dos primeiros jogos que a nova desenvolvedora havia conseguido. Voltava a acontecer o mesmo que no lançamento anterior. Sucesso rápido e em seguida, a franquia voltava para o esquecimento da mídia especializada.

Nessa altura a série havia completado 12 anos. No ano seguinte surgiu o primeiro rumor do mais novo jogo até então. Dessa vez Lara teria que voltar aos holofotes de uma vez por todas, não só fazer aparições rápidas e em seguida ficar no esquecimento. No final de 2010, a confirmação de alguns dos rumores tornou tudo muito mais surpreendente.

O lançamento e a data oficial já foi lançada ao grande público e a promessa do mais espetacular Tomb Raider se mantêm cada vez mais firme e forte. Uma incrível jogada de marketing para a divulgação, incluindo até um navio e banners espalhados em prédios e pontos de ônibus fazem parte. A cada nova matéria lançada ou um novo vídeo, o foco cai todo em cima de Lara Croft e de sua nova aventura que promete ser a mais revolucionária na franquia e que vai colocar Lady Croft onde nunca deveria ter saído.
Por: Audrey Santos

Destaques de interesse

0 Comentários