O mito de Baba Yaga

by - sexta-feira, outubro 14, 2016


Diário de Produção: O mito de Baba Yaga Cameron Suey, designer de narrativa de Rise of the Tomb Raider

Houveram várias ideias para o DLC baseado em história, mas a simples presença da palavra “bruxa” teve um certo magnetismo, de modo a que soubemos desde o início que caminho iria tomar. Uma vez decidida que tipo de “bruxa” se encaixava no mundo de Lara Croft, não nos levou muito tempo a perceber que Baga Yaga seria o ponto de foco. Baga Yaga não é um nome muito conhecido, a não ser que os teus pais tenham crescido com uma história da Eslava.

Recentemente ela tem sido mais conhecida no oeste graças á sua inclusão em jogos, banda desenha e outros: a cabana de Baba Yaga, aparece em alguns dos elementos iniciais de Dungeons and Dragons. A própria bruxa recentemente apareceu em banda s desenhada de Hellboy e Fable, assim como foi mencionada no filme John Wick.


Para nós, ela ocupou perfeitamente o espaco entre o desconhecido e o mencionado a mais, uma lenda fascinante cheia de detalhes inconstantes e evocativos. Trabalhando com designers sénior Will Kerslake e Jeff Wajcs, decidimos que elementos do mito queríamos incluir, e quais ignorar. No entanto, sabia-mos que a “Casa com pernas de galinha” teria que ser incluído.

O mais recente Tomb Raider teve uma subtil relação com o sobrenatural . Estão bem assentes na realidade, mas teem elementos do sobrenatural. Isto foi algo que queríamos manter. Por cada ideia estranha e louca teríamos que encontrar uma maneira para justificar de modo a manter tudo consistente. Uma vez encontrada um modo de narrativa que nos deixou celebrar os elementos mais extremos e aterrorizantes do mito enquanto a experiência de jogo se mantivesse intacta, a historia rapidamente se originou. Alguns dos elementos mais bizarros foram retirados de forma a criar uma história mais simplificada, mas mantemos a ideia da casa da Galinha, tendo a certeza que se encaixa-se na história. Mantém-se a imagem mais presente e memorável associada ao mito de Baba Yaga, e vê-la passar pela floresta em Rise of the Tomb Raider pela centésima vez, faz-me sentir vertiginoso.

Destaques de interesse

0 Comentários