Matéria especial - '' A evolução de Lara Croft''
Evolução... O que vem na sua cabeça quando ouve a palavra evolução?
Em nossas vidas evoluir é mais do que necessário, é uma obrigação que todos temos para podermos nos tornar pessoas melhores, mais sociáveis e é claro mais inteligentes. Infelizmente não é o caso de todos, pois sempre há um grupo de pessoas que cismam em querer se achar melhores do que as outras quando na verdade ninguém é melhor do que ninguém e essa com certeza é uma forma do que não é uma evolução e sim de uma estagnação onde as pessoas se preocupam mais com as outras do que com si próprias! Mas, evolução também pode ser relacionada a videogames.
Sim, pode e sempre será muito bem empregada em qualquer área no ramo de videogames. Isso porque tanto consoles, quanto produtoras e desenvolvedoras... estão sempre em plena evolução! Também é o caso de seus produtos, os jogos. Sempre estão evoluindo e proporcionando a todos os gamers do mundo cada vez mais novidades ainda mais se relacionadas a realismo que hoje em dia estão num grau tão alto que você chega a duvidar se realmente é real ou apenas digital? Com o novo lançamento da série Tomb Raider é nesse mesmo caminho.
A personagem aparece maravilhosamente bem desenhada e com gráficos estupendos, tanto nos cenários quanto nela própria deixando-a cada vez mais parecida com uma mulher de verdade! No primeiro game da franquia Lara estava bem fora dos padrões ''reais'' mas mesmo assim era o máximo de realidade que poderia chegar em 1996. Abaixo poderão acompanhar as várias ''faces de Lara Croft'' nesses 12 anos de franquia.
TOMB RAIDER 1
Esta foi a primeira modelo poligonal que fez com que tudo começou. Na altura já não era atualizada em comparação com outras raparigas virtuais que se tinham estreado na época. As suas formas eram bastante quadradas, dando a sensação de que os membros eram colados. Mas foi graças a esse modelo mesmo que ''fora de forma'' fez com que o mundo todo se encantasse pela arqueóloga inglesa!
E nesse primeiro game devido a poucos recursos disponíveis na época, Lara foi feita com apenas 440 polígonos o que teria um leve aumento no game seguinte,
Tomb Raider: Starring Lara Croft.
Tomb Raider: Starring Lara Croft.
TOMB RAIDER 2
Uma melhoria bastante visível na transição para este Tomb Raider. Foram corrigidos algumas coisas no corpo de Lara como por exemplo o facto de parecer que os membros estavam colados ao corpo, e as próprias formas de Lara tornam-se mais arredondadas, notando-se cada vez menos a presença de polígonos.
Teve um leve aumento no número de polígonos que antes era de 440 e passou a ter 470 dando assim a possibilidade para ser criada a trança tão famosa da heroína.
TOMB RAIDER 3
Neste jogo, Lara torna-se mais sensual, o que se pode notar com a revelação de imagens mais sensuais de Lara. O seu rosto muda ligeiramente, e o seu corpo torna-se mais exposto. Mesmo assim não existem texturas.
Um salto grande com relação aos games anteriores já que a partir desse era preciso ter uma placa aceleradora para rodar o game nos pcs e como não poderia ser diferente o número de polígonos também deu um salto considerável de 470 para 560 polígonos.TOMB RAIDER 4
A passagem de Tomb Raider 3 para Tomb Raider 4 foi bastante notória em termos de tudo. Há finalmente textura nas roupas de Lara, nos objectos e cabelo. A própria Cara de Lara foi mudada, e finalmente o seu corpo parece apenas uma só "peça". Penso que a personalidade de Lara foi, a partir deste jogo, mais mostrada.
Os gráficos melhoraram consideravelmente se comparado aos anteriores, assim como os polígonos que também aumentaram só que agora de 560 para 640 e TR 4 é pra muitos o melhor jogo da série por usar e abusar dos puzzles e cenários num dos mais belos cenários, o Egito.TOMB RAIDER 5
Não houve grandes alterações para Tomb Raider Chronicles, a não ser pequenas rugas de expressão que não existiam anteriormente, também vincos na roupa quando Lara se mexe.
Junto com esse jogo veio o tão esperado level editor que até hoje quase 10 anos após seu lançamento é aperfeiçoado pelos próprios fãs onde mostram gráficos e qualidade bem superiores do que alguns oficiais já lançados. O mesmo número de polígonos de TR4 foi usado em TR5 que foram 640 polígonos.
TOMB RAIDER 6
Neste Tomb Raider, Lara mudou completamente. Lara passou a ter 4400 polígonos, o que permitiu que esta parecesse mais real do que todos os jogos anteriores. Podem também reparar que a sua trança está feita de maneira diferente.
Os seus olhos tornaram-se diferentes também, com uma parte mais escura por baixo, de modo a dar-lhe um olhar de escuridão. Um game que tinha tudo para ser o maior sucesso da série acabou se tornando um grande fiasco e fez com que a série caísse no esquecimento de muitos fãs.
TOMB RAIDER 7
Mais uma vez, uma grande mudança de Lara a nível de tudo: personalidade, cara e corpo, penteado e arsenal. O seu rosto fica com um aspecto mais maduro do que os jogos anteriores. Há também um maior número de texturas em Lara, a sua trança passa a ser um rabo-de-cavalo. Numa simples maneira, Lara torna-se mais real.
Um salto espetacular na qualidade e perfeição no novo jogo deve-se ao árduo trabalho da nova desenvolvedora dos jogos, a Crystal Dynamics que de incríveis 4.400 polígonos a fez com absurdos 9.800 polígonos.TR: THE ACTION ADVENTURE
Sendo o jogo uma recriação de Tomb Raider the Angel of Darkness para DVD, Lara não mudou muito, a não ser o seu rosto, cabelo e corpo até, mas ligeiramente. Pode-se notar que esta Lara é bem mais recente, comparada com a de The Angel of Darkness. Esta Lara foi feita pela Bright Entertainment, dai algumas diferenças.
Uma boa idéia para dar um novo ar a um game mal explorado pela antiga desenvolvedora. Já havia pensando jogar TR em seu aparelho de DVD? Pois então desfrute de TR: The Action Adventure!
TOMB RAIDER ANNIVERSARY
Para dar um toque mais clássico, a Lara de Tomb Raider Legend, foi modificada. O seu rosto torna-se redondo, na minha opinião, um rosto mais feminino. Cabelo com mais volume e pele com mais textura. Os movimentos mais fluidos, e expressões faciais sem fim. Os seus braços estão mais magros, notando-se assim os seus músculos, em fim, mais atlética que anteriormente. Em termos de arsenal, foi adicionado um gancho que se pode ver na parte de trás dos calções de Lara.
Anniversary surpreendeu a todos com a qualidade e todo o dinamismo do jogo, sem contar com os cenários magníficos e o sentimento de ''deja vu'' que fez os jogadores mais antigos se lembrarem de TR 1 do qual Anniversary é o remake maravilhosamente bem feito! Se comparado a Legend não houve muita diferença, pois Legend tinha 9.800 polígonos e Anniversary exatos 10.000.
TOMB RAIDER 8: UNDERWORLD
Com a nova geração, Lara também teria que evoluir. Lara com novas roupas, modelo da personagem totalmente remodelado tornando-se um dos modelos preferidos de todos os tempos. Vários novos detalhes foram adicionados a heroína e podemos conferir também muitos detalhes e movimentos novos que passam dos 1500.
O seu rosto é bastante diferente do que vimos em Legend e Anniversary, dando a Lara um verdadeiro ar de exploradora de tumbas. É bem mais definido, o cabelo mais real, o corpo bem mais atlético, e as texturas com surpreendentes jogos de luzes que deixam todos os cenários maravilhosamente bem iluminados. Um fato também importante e novo na série é a opção de mira dupla que passa a ser usada a partir desse game. TR Underworld tem tudo para ser o melhor e mais surpreendente jogo da série, estamos confiando na Crystal Dynamics e em toda a divulgação que o jogo está tendo. Só não devemos esperar que tudo o que foi confirmado até agora realmente se cumpra, pois foi assim com ''Angel of Darkness'' e ninguém quer passar por isso mais uma vez certo? Underworld terá a maior e melhor definição de todos os jogos e de uma boa parte dos games atuais que estão no mercado, já que contará com impressionantes 32.000 polígonos.
EVOLUÇÃO E A NOVA GERAÇÃO...
Como viram, a evolução também está ligada a videogames e é claro com Tomb Raider não poderia ser diferente! Com a chegada da nova geração tudo teria que mudar e Lara não poderia ficar parada no tempo. Com maestria e perseverança a equipe da Crystal Dynamics merece um grande respeito dos fãs já que é ela que proporcionará mais um encontro nosso e deixa disponível em nossas casas um dos melhores artefatos de todo o mundo, a nossa tão querida e amada Lara Croft!
0 Comentários