Matéria Especial - Tomb Raider Anniversary Edition
6 de Junho de 2006, começando como um simples boato flutuando na internet, (trailers, vídeos), mais tarde sendo finalmente revelado como um projecto cancelado, Tomb Raider Anniversary Edition era um suposto título, feito pela Core Design, de comemoração dos 10 anos de Tomb Raider e Lara. Era apenas para a consola PSP.
Vários rumores se instalaram: Será que Core teria voltado ao trabalho em Tomb Raider? Isto é um jogo totalmente novo? Tomb Raider 8? Uma compilação de Tomb Raider 1 e 2? Um remake? Bastante perguntas, mas nenhuma resposta, pelo menos não até a saída de Tomb Raider Anniversary pela Crystal Dynamics.
Mensagens de clarificação
Desde a primeira vez visto o trailer do que seria a próxima aventura de Lara, mensagens oficiais foram bastantes, de forma a que todos estes “mal entendidos” parassem de uma vez por todas. Mas as perguntas eram muitas e respostas nenhumas.
Foi então que nesse mesmo dia em que o trailer foi online pela primeira vez, a Core Design colocou uma mensagem no fórum do site Tomb Raider Chronicles com o nome de “Taohl” dizendo:
“Olá a todos. Algum pessoal da Core irá ficar online hoje á noite e amanhã de manhã com os seus sentimentos neste post, mas não esperem nada de concreto sobre o trailer. Foi-nos pedido (Á equipa da Core) para não divulgar muito ou entrar em nenhum debate sobre este tópico até termos respostas oficiais. Isso será amanhã ou possivelmente segunda-feira, e será pelos nossos novos administradores, pois já não trabalhamos com a Eidos. Os factos serão clarificados. Por favor sejam pacientes e apreciem que a pequena equipa Core (com cerca de 60 membros num escritório em Derby que não foi encerrado e ainda faz jogos) está bastante irritada com a maneira que este trailer foi tratado. Se quiserem saber a verdade então por favor esperem e não façam grandes especulações que tem vindo a circular e a tornar-se maior, e é mais uma teoria de conspiração do que um debate sério. Muito obrigado pelo interesse no Trailer, alguns dos vossos comentários fizeram-nos bastante felizes, e alguns bastante irritados e alguns simplesmente bizarros. Eu trabalho para a Core e apareço cinco dias por semanas e as janelas não estão tapadas tanto quanto sei.”
Não se sabe ao certo que membro da equipa é (ou se é mesmo um membro até), mas pelo que foi dito antes, o jogo estava simplesmente á espera de ser aceito oficialmente, não dando indícios de que estava em vias de ser cancelado.
Após algum tempo de tantos rumores, Toby teve que colocar um fim em toda a história.
“Segundo a especulação na internet, gostaríamos de oferecer a seguinte clarificação. O vídeo do décimo aniversário de Tomb Raider que apareceu em certos sites era uma amostra não autorizada do jogo que havia sido desenvolvida pela Core Design até recentemente. Estava a correr na PSP e usava um motor de jogo da Core. No entanto, este projecto foi oficialmente cancelado pela SCi. A Core está viva e a trabalhar em alguns grandes projectos, e ainda planejamos anunciar algumas notícias bastante interessantes brevemente”.
Quem é a Melissa?
Tomb Raider Anniversary edition, contava com uma nova adição: Melissa Croft. O seu ultimo nome sugeriu irmã de Lara.
A partir dai várias histórias foram ouvidas, desde sendo a irmã gémea maléfica de Lara, que iria ser a sua rival, como apenas a sua irmã gémea. Mas foi afirmado que Melissa era prima de Lara.
Mas afinal quem seria Melissa e qual o seu verdadeiro papel no jogo?
Mais tarde em 2007, na internet, uma entrevista com Phil Chapman, Artista de animação, revelou-nos que Tomb Raider Anniversary Edition contava com uma segunda personagem que se poderia controlar, mas de um modo diferente. Melissa iria apenas ajudar Lara, e eram precisos dois jogadores: um controlaria Lara e a outro Melissa.
Para jogar com Melissa, tinha que haver obrigatoriamente dois jogadores, então eles se ajudavam entre si para completar o jogo. Este modo de jogo está-se a tornar popular em vez de o tão famoso modo “VS” ou seja, ver quem acaba primeiro uma missão e esse será o vencedor.
Toda a verdade por detrás de Anniversary Edition
Talvez sempre quiseram saber a verdadeira razão pela qual o jogo foi cancelado. Bem é simples, na altura em que o jogo estava a ser feito, a Core teria sido vendida a Rebellion, perdendo então o direito ao título Tomb Raider, originalmente detidos pela Eidos.
A Eidos então contratou Crystal Dynamics para fazer o projecto de remake de Tomb Raider 1.
O trailer não era suposto ser publicado, mas houve uma fuga de informação e o trailer foi então publicado sem autorização da Eidos. Assim que foi detectado, a Eidos ordenou que este trailer saísse da internet o mais depressa possível.
Mais algumas informações gerais sobre Anniversary Edition.
* O jogo iria ser publicado durante o Otono de 2006 sair para PSP (qualidade vista no trailer e todos os outros vídeos e imagens), PS2 e talvez PC com gráficos bastante melhorados dos que vimos.
* Os desenvolvedores queriam que Jonell Elliot, fosse de novo a voz de Lara, tal como teria sido em Tomb Raider 1.
* Nathan McCree, compositor das músicas do Tomb Raider original, estava de novo apostos a fazer as músicas para esta versão.
* Planeado posteriormente, num nível final, Lara iria lutar contra uma máquina da Atlântida ao tentar escapar a Grande Piramide da Atlântida. Este nível era para aparecer no jogo original, mas devido a restrições foi deixado de parte.
* Uma característica que foi também planeada para o original Tomb Raider e foi deixada de parte, foi a capacidade de Lara apontar para dois inimigos ao mesmo tempo, iria também estar presente em Tomb Raider Anniversary Edition.
* Cada cutscene iria ser recreada com gráficos de jogo, opondo-se aos gráficos em CGI das cutscenes do primeiro jogo. No entanto, as cutscenes no jogo original em 1996, iriam ser incluindas mas como um bônus extra para ser desbloqueado.
Até recentemente não haviam muitas fontes de imagens e vídeos para este jogo, não se querendo dar uma informação negativa, como se que o jogo avançasse para a fase final, mas agora temos a sorte de ver arte conceptual, vídeos de animações e muitas outras formas de média disponíveis pela internet.
Aqui no Lara’s Backpack vamos mostrar-vos algumas.
Alguns media de Tomb Raider Anniversary Edition pela Core
* Trailers
* Animações
* Cutscenes
* Texturas
Escrito por Joana
4 Comentários
Excelente matéria. Obrigado por me darem a conhecer aos factos sobre um tema que me interessa bastante. Parabéns pelo trabalho desenvolvido de toda a equipa!
ResponderEliminarShinoda.
Que bom que gostaste! ficamos contente por esta matéria ser bastante útil a alguém interessado ^^
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarQue pena daria um ótimo game,fiquei muito triste em saber do cancelamento,sou viciado em Tomb Raider.
ResponderEliminar