As Viagens de Lara - ''Olho por Olho''

by - quarta-feira, agosto 04, 2010

Você acredita em lendas? O que não faltam são pessoas que gostam de inventar uma boa história para atrair a atençao de todos a sua volta. Mas falando a verdade, sempre é bom ouvir uma vindo de alguém que saiba como contar.

Uma das mais antigas e misteriosas civilizações do mundo, a egípcia, guarda consigo um número quase infindável de histórias que até hoje ficam escondidas entre seus templos e pirâmides do Egito antigo. Toda uma nova civilização foi construída e seus templos preservados, assim como suas pirâmides e mistérios que muitos ainda podem nem ter sido descobertos.

Quem não se impressiona quando lê algo sobre esse país tão fascinante?

Acredito que o Egito possa sim ser considerado o mais misterioso de todos os países do mundo, mas sempre haverá aqueles que não vão concordar, é claro. As lendas egípcias são tão fascinantes que já serviram centenas de vezes como pano de fundo para filmes e mais recentemente para jogos. São tantas lendas que escolher uma só já é o suficiente para ter um enredo de um filme do início ao fim.

Nos games, a personagem Lara Croft se aventurou algumas vezes no Egito e teve até um game completo passando por áreas reais. Tudo no maior mistério possível, para garantir cada vez mais o clima fascinante de toda a atmosfera egípcia.

No quarto game da série, Lara parte em busca do amuleto de Hórus, mas seu antigo mentor é possuído pelo espírito de Hórus e persegue Lara contra seu objetivo. Só que durante o game, algumas áreas reais são retratadas e imagens conhecidas 'no mundo real' são relacionadas com o tema central da série.

Olho de Hórus

Nível: 'Tomb of Seth'

Na fase ''Tomb of Seth(A Tumba de Seth)'', depois de uma combinação de peças você obtem o 'Olho de Hórus' que tem total ligação com a história do game.

Você conhece a lenda de Hórus?

Fonte: Wikipedia
 
Olho de Hórus ou 'Udyat' é um símbolo, proveniente do Egito Antigo, que significa Proteção e Poder, relacionado à divindade Hórus. Era um dos mais poderosos e mais usados amuletos no Egito em todas as épocas.

Segundo uma lenda, o olho esquerdo de Hórus simbolizava a Lua e o direito, o Sol. Durante a luta, o deus Seth arrancou o olho esquerdo de Hórus, o qual foi substituído por este amuleto, que não lhe dava visão total, colocando então também uma serpente sobre sua cabeça. Depois da sua recuperação, Horus pôde organizar novos combates que o levaram à vitória decisiva sobre Seth. Era a união do olho humano com a vista do falcão, animal associado ao deus Hórus. Era usado, em vida, para afugentar o mau-olhado e, após a morte, contra o infortúnio do Além.Costuma ser confundido normalmente com o olho da providência.

O Olho de Hórus e a grande serpente Anaconda que foi encontrada no rio nilo proveniente da amazonia na grande divisão da pangea, cuja serpente simbolizavam poder real tanto que os faraós passaram a maquiar seus olhos como o Olho de Hórus e a usarem serpentes esculpidas na coroa. Os antigos acreditavam que este símbolo de indestrutibilidade poderia auxiliar no renascimento, em virtude de suas crenças sobre a alma.

O Olho Direito de Hórus representa a informação concreta, factual, controlada pelo hemisfério cerebral esquerdo. Ele lida com as palavras, letras, e os números, e com coisas que são descritíveis em termos de frases ou pensamentos completos. Ele aborda o universo de um modo masculino.

O Olho Esquerdo de Hórus representa a informação estética abstrata, controlada pelo hemisfério direito do cérebro. Lida com pensamentos e sentimentos e é responsável pela intuição. Ele aborda o universo de um modo feminino. Nós usamos o Olho Esquerdo, de orientação feminina, o lado direto do cérebro, para os sentimentos e a intuição.

Hoje em dia, o Olho de Horus adquiriu também outro significado e é usado para evitar o mal e espantar inveja (mau-olhado), mas continua com a idéia de trazer proteção, vigor e saúde.

Se você algum dia pensou que os games de Lara Croft eram feitos com histórias totalmente criadas pelos desenvolvedores, estava enganado. A partir de agora podem ter certeza que sempre há um grande trabalho de criação por trás de tudo e sempre ligando o nome de Lara Croft ao 'mundo real' seja por meio dos jogos ou de qualquer outra coisa.

Destaques de interesse

1 Comentários

  1. Que nada....
    Esse olho é dos Illuminati...
    hsuashuahsuahusu
    Brinks...

    Ótima matéria... =]

    ResponderEliminar