Um olhar mais atento ao trailer - Parte 2: Sobrevivência

by - sexta-feira, julho 22, 2011

Artigo escrito por Jaden Moretti - Guns and Grapple
Traduzido por Joana Neto

A referência da grelha, a caneca de viagem e o texto podem ser todos vitais à história. Lara acaba de agarrar o mapa de Japão que estava em cima do seu bloco de notas

Também na secretária está um mapa do Japão que Lara apanha mais tarde. O que é bastante interessante sobre esta imagem são os números que Lara escreveu no papel
53
712541
3416095

Esta é uma referência ao Triângulo do Dragão (Demónio dos mares), se colocares os números no Google Earth. Esta não é a primeira vez que o Triângulo do Dragão foi mencionado. Este é semelhante ao Triângulo das Bermudas, tudo o que passa pelo triângulo (localizado por baixo do Japão) acaba por ser destruído ou desaparecido, e presumivelmente no jogo acaba por ser levado a terra numa ilha misteriosa.

Outra coisa que reparei, foi na caneca de viagem de Lara. Há uma imagem no lado com "Irmãs de Arte.." e julgando pela imagem de uma pessoa com um arco, não é dificil de adivinhar que a frase completa seria "Irmãs de Artemis". Artemis foi a Deusa da caça, castidade, fertilidade, animais selvagens e selva. Ela é também retratada com um arco (tal como na caneca). Na mitologia Grega, Apolo (Deus do Sol) era o seu irmão gémeo e Selene era também sua imã. Até agora, a unica ligação entre este copo e o jogo, parece ser o gosto de Lara por mitologia e mais tarde no jogo é revelado que ela também carrega um arco; que pode ser visto no final do trailer.

Há também um bloco de notas castanho na secretária que não foi falado nas entrevistas ou nas revistas, mas acredito que reapareca mais tarde no jogo, talvez como um sitio onde a protagonista poderá escrever notas, ver mapas ou ser usado como menu.

Seguindo par a cena onde Lara abre o seu cacifo . A primeira coisa que reparei foi na imagem no canto inferior do ecrã. Revendo a história da frota de Khan, as duas imagens são desenhos que supostamente foram tiradas durante a invasão dos Mongóis em 1281. Ambos os desenhos pode ser encontrados em domínio público.

Invasão dos Mongóis, 1281

Dentro do cacifo de Lara

Bem como as imagens, recebemos um pouco mais de informção sobre quem Lara é. Nessa cena podemos ver que ela tem dois brincos na sua orelha direita. E também uma pequena fotografia de duas pessoas (presumivelmente Lara e a sua amiga, ou apenas duas amigas) que de licenciaram. Ambas as alterações entre a antiga Lara da Core e a da Crystal mostram uma nova Lara. A personagem é mais relaxada, e não teve uma vida ligada com a aristocracia como nos primeiros jogos.

Lara fecha a porta do seu cacifo, dando-nos a primeira impressão da cara da personagem. Um pequeno detalhe que eu gosto é a alteração da sua expressão. No inicio ela parece inocente e um pouco insegura, mas depois a sua cara torna-se determinada e confiante enquanto o narrador diz "mas em vez, a aventura encontrou-me a mim". Principalmente gosto desta parte, porque mostra que embora Lara neste ponto ainda seja uma jovem mulher, ela é bastante determinada e pronta para aventura. Outra teoria que tenho é que a parte que envolve Lara e o barco com a imagem da secretária e do cacifo poderá ser depois da sua aventura na ilha. Poderá também explicar a sua expressão facial porque ela recorda-se o que passou e como isso a tornou mais forte e uma sobrevivente. Embora se esse for o caso, teria que se passar algumas semanas depois, já que os ferimentos não estão presentes.

A nova cara da heroína

Ao Lara fechar a porta do cacifo e ver-se no espelho, algo torna-se claro...falta algo. Já a vimos em screenshots e arte conceptual da personagem, mas no render mais recente e no trailer a magatama verde não está presente. Reparei isto em alguns fóruns, que ninguém sabe o que realmente é ou porque é que está lá já que nenhuma informação sobre tal foi publicada. Quando a vi pela primeira vez, lembrei-me do fio de Maya da série Phoenix Wright, uma magatama verde que é um símbolo religioso que era predominantemente usado no Japão, e simboliza também boa sorte. Mas quando vi melhor o trailer em HD relembrou-me do símbolo Grego, Ouroboros (não é a primeira ligação com mitologia Grega que vimos no trailer) que representa eternidade e sobrevivência já que a serpente se come a si própria para crescer. É interessante ver que o pendente não aparece no trailer ou no render, mas aparece nos screenshots. Ela não o tem quando cai na água, mas quando acorda no casulo, ela tem-o ao peito, presumo que alguém lhe colocou o fio.

O trailer salta várias horas; está completamente escuro no exterior e Lara está a ouvir música no seu quarto. Há também um artigo de revista estranho incluindo um parágrafo de um gato numa parede... não tenho a certeza se isto é relevante, mas nunca se sabe quando poderá ser útil! De repente ela começa a sentir tremores por baixo do navio e levanta-se para investigar, no preciso momento em que uma grande onda desaba no Endurance, fazendo com que Lara caia e bata com a sua cabeça na mesa que está perto. A sala onde Lara está, não parece ser tão grande como a do início do trailer. Ao levantar-se uma cláxon aciona-se e uma luz vermelha que pisca para indicar perigo. Lara vai investigar e abre a porta para se deparar com o corredor inundado. O que eu gosto bastante nesta cena (que também é bastante horrível) é que se pode ver um dos membros da tripulação a ser levado pelas ondas. Acho que com a personagem na cena adiciona um senso de pânica para a atmosfera do trailer. Sem o membro da tripulação irias acreditar que Lara conseguiria sobreviver. Acho que é por isso que gosto das próximas imagens, onde vês pequenas sequências de Lara debaixo de água, enquanto mostra a força da corrente e o seu desespero assim como que ela não está sempre em controlo do que está a acontecer, revelando uma Lara mais vulnerável.

O mar entra pelo corredor do navio

Nos nossos piores momentos, quando a nossa vida nos passa à frente...encontramos algo...algo que nos faz continuar...algo que nos empurra.
- Lara Croft

Lara presa debaixo de água

O guião é bastante bom no trailer, especialmente a escolha de onde colocar certas partes das frases. Quando Lara diz "Nos nossos piores momentos, quando a nossa vida nos passa à frente" somos apresentados a uma Lara mais vulnerável pela primeira vez. Ela está presa debaixo de água incapaz de alterar a situação em que está. Anteriormente nos jogos Tomb Raider ela sempre teve o controlo, mesmo se estivesse à procura da sua mãe num submundo Celta. Lara grita por ajuda quando chega a superfície, o que acrescenta mais drama e tensão na situação, combinado com ela a dar murros na janela, tornando este momento emocional.

Mais tarde quando a protagonista se torna mais desesperada, a narração diz "encontramos algo", e é nesta altura que Lara fica sem ar, e a afirmação poderá referir-se a algo que ela viu num flashback, como quem se lembrasse de algo antes de perder a consciência ou descoberto algo mais tarde na história.

Lara presa no corredor que se inunda rapidamente

A seguir somos introduzidos a Conrad Roth, o mentor de Lara que a puxa para fora da água enquanto a narração diz "Algo que nos faz continuar", isto dá-nos uma ideia da sua relação. Lara vê Roth como um modelo e ele adopta a figura de pai. O que parece um pouco estranho é o tempo entre Lara ser puxada para fora de água e ela olhar para cima; Roth consegue chegar ao outro lado do navio no espaço de segundos. Suponho que Lara se sinta um pouco desorientada depois de ter batido com a sua cabeça na secretária no início, causando confusão e levando a possível esquecimento de momentos, o que faria sentido mais tarde no jogo quando ela acorda num casulo.
Actualização: Karl Steward anuncia no segundo podcast (The Crystal Habit) que o homem que a puxa para fora de água não é Conrad Roth, no entanto o homem mistério vai ser uma personagem importante que a Crystal Dynamics vai anunciar mais tarde. Obviamente alguns dias passaram desde que Lara chegou à ilha. Se o homem mistério lá esta, ele deve de ter sido quem atou os curativos em Lara, desde que no trailer ela não tem nenhum curativo mas ela teve na amostra do jogo na E3. Por agora, ele é apenas alguém que esteve no sitio certo.


Lara salta para agarrar a mão de Roth, e presumivelmente para segurança

Depois de ver o navio literalmente partire-se em dois com Roth no outro lado, Lara corre até á beira e salta, mostrando uma cena bastante interessante com câmara lenta. Há uma grande possibilidade de Lara cair na água em baixo, mas Roth agarra-a. Infelizmente para Lara, devido á água, a mão dela escorrega, o que faz com que Roth solte a mão de Lara e ela cai na água. Infelizmente, Lara também parece estas inconsciente, já que o seu corpo parece não lutar para sobrevivência.

Lara debaixo de água

Parte 3: Uma ilha misteriosa

Destaques de interesse

0 Comentários