Tomb Raider 2 - Nível 14 - O PALÁCIO DE GELO

by - sexta-feira, novembro 21, 2014

Parte IV: TIBETE
 

Nível 14: O PALÁCIO DE GELO (Ice Palace)

Inimigos: 22
Itens: 26




Esta aventura passa-se no mesmo ambiente de "Catacumbas de Talião". Aqui vais finalmente entrar na bela construção tibetana (a qual, por dentro, é bem mais sinistra do que parece), e visitar certas áreas que chegaste a vislumbrar de relance enquanto navegavas pelos ambientes do nível anterior. Também há neste nível a sala mais intrigante e espectacular de todo o jogo... aquela onde se apanha um dos troféus. Não percas!
Para começar, encontras-te diante de um prédio com um sino amarelo muito grande ao lado da porta. Saca os seus revólveres (aqueles que têm sempre munição), toca osino com um tiro, e a porta abrir-se-á. Esses sinos são chaves que abrem portas, e terás ainda muito trabalho para tocar alguns deles...
Entra no prédio. Explora o andar térreo, observando os quadrados no chão de cor vermelha. Esses quadrados aparentemente inocentes são na verdade trampolins. Lara só tem uma hipótese de errar um salto ao usá-los, pois a terceira queda sobre eles irá matá-la. Além disso eles só a transportam numa única direcção, de maneira que ela terá que estar voltada para o seu objectivo quando saltares para cima de um deles.
Logo ao entrar, ouves urros de Iétis. Há 3 deles presos no segundo piso, e por enquanto ainda não representam perigo. Aproveita para examinar os trampolins. Existe um conjunto de dois deles à tua frente, mais ou menos no centro do salão, e em frente a esse conjunto existe uma série de barras e mais um trampolim isolado. À direita dos dois trampolins existe outro, com um grande sino amarelo no alto e em frente. Fica de frente para o sino e dá meia volta. Verás num canto um únicotrampolim isolado, com uma pequena abertura quadrada em cima. Vamos experimentar passear de trampolim. De frente para a abertura, e de costas para o trampolim do sino, corre para cima desse trampolim isolado com Ctrl pressionado, e passarás automaticamente pela abertura, chegando ao piso superior. Achaste divertido? Quando se acerta, é mesmo. Apanha o kit grande de medicamentos que existe aí e depois desce, usando uma abertura maior que existe no chão (e um bloco abaixo da abertura) como escada.
Agora dirige-te para os dois trampolins do centro da sala e posiciona-te de costas para as barras e para o sino, e de frente para o trampolim da esquerda. Estás a ver uma passerelle no alto, à tua frente? Pois acima dela existe outra laje, e é para lá que vais agora. Pisa a placa esquerda do trampolim com a tecla Ctrl pressionada e Lara ficará pendurada, sem erro, nessa laje superior. Sobe para a laje, apanha 2 pentes de Uzi no chão, e acciona a alavanca que existe nesse andar. Agora os 3 Iétisestão soltos. Saca o lançador de granadas e fica de costas para a chave, saltando depois pela abertura à esquerda. Chegaste ao andar onde os Iétis estão. Mata os monstros um por um. Quando a batalha terminar, procura uma abertura numa grade que existe ao longo da parede à direita, nesse mesmo andar, e passa para a calçada atrás da grade. Segue para a direita de armas em punho, mata mais um Iéti, e acciona a alavanca que existe no final da passagem. A plataforma de madeira que vedava a janela à direita da grade acabou de se levantar. Volta pela passagem até à abertura na grade, apanha o kit de medicamentos no chão, e para... pois vamos chegar àquela sala maravilhosa da qual falei no início.
Na passagem, mais ou menos em frente à abertura na grade por onde entraste, a parede parece ser feita de blocos. Pois bem: um deles é móvel. Mais precisamente o segundo, a contar do canto esquerdo da parede. Puxa o bloco para abrir uma passagem, empurra-o para um dos lados, e entra. Céus! Que salão espectacular... porém, infelizmente, não há como chegar ao outro lado para apanhar o DRAGÃO DE OURO. Pelo menos, é esta a nossa primeira impressão. Mas como você é Lara Croft, ganha coragem: desce (não precisas de saltar) da plataforma onde está para o meio do ar, fechando os olhos para não ver a queda, e depois vsi abrindo os olhos aos poucos. O que é isso? Você não aterrou no chão da sala, lá em baixo? Esta área é mesmo milagrosa... atravesse a pé a ponte invisível, e vai apanhar o seu troféu. Não é o máximo?
Sai da sala miraculosa, e volta para o andar térreo. Agora vamos tocar um sino complicado. Aproxima-te do grande sino amarelo que está lá no alto, salva o jogo, e tenta fazer o seguinte: posiciona Lara de costas para o trampolim, e colada na parede abaixo do sino. Sem sacar ainda as armas, salta para trás (Alt + Seta para Trás) e cai em cima do trampolim. Voa. No ponto máximo da trajectória saca rapidamente os revólveres, atira, e toca o sino! Se conseguires tocá-lo, tudo bem. Senão, tenta de novo. Com este processo Lara vai sempre cair na rampa abaixo do sino, e chegar ao chão sem perder saúde. Tenta o método diversas vezes, com Ctrl, sem Ctrl, partindo de algum ponto mais próximo das arestas do trampolim, etc.: mas sempre colando Lara à parede do sino e saltando com Alt para trás. Depois de algumas tentativas (que podem ser muitas), vais conseguir fazer com que Lara se aproxime do sino o suficiente para tocá-lo. É complicado, mas foi o melhor método que encontrei para tocar o sino, e ninguém te impede de achar um outro mais adequado.
Conseguindo tocar o sino, terás conseguido levantar a primeira série dos dois conjuntos de barras em frente ao trampolim duplo. Muito bem. Dirige-te para essas barras. Nós observamos antes que em frente havia um trampolim isolado. Posiciona-te em frente a esse trampolim com as barras à sua direita, e posa-o com a tecla Ctrl pressionada. Lara ficará pendurada na plataforma de madeira que levantaste anteriormente. Caminha para a direita pela plataforma até à extremidade, vira-te, e verás outro sino à tua frente. Aproxima-te ao máximo possível da beira da plataforma, saca os revólveres, e atira. O último conjunto de barras vai se levantar. Depois de tocares o sino salta para a rampa à esquerda de quem está de frente para ele, escorrega, pendura-te na borda, e solta-te no chão.
Agora dirige-te para o último conjunto de barras que se levantou. Vê o trampolim em frente. Posiciona-te com as barras à direita de Lara e pisa o trampolim, com a tecla Ctrl pressionada. Lara ficará pendurada numa laje inclinada. Desloca-te para a direita até se ver em baixo do sino que há acima, e então faz o seguinte: sobe a rampa e salta imediatamente para trás; salta imediatamente para a frente; salta imediatamente para trás; continua assim até que tudo se torne mais fácil; num dos saltos para trás, saca os revólveres e continua a saltar; num dos saltos para a frente, atira no sino para que ele toque. Caso erres um salto e caias, não te preocupes: deves de cair em cima de uma calçada que existe abaixo da rampa. Neste caso vai para baixo da rampa, salta, pendure-se nela, e começa tudo de novo.
Conseguindo tocar o sino, deixa-te cair na calçada abaixo da rampa; pendura-te na rampa, e desloca-te para a esquerda até à extremidade. Chegando à extremidade sobe na rampa, dá imediatamente um salto para trás, e depois salta para a esquerda. Deverás aterrar, sem erro, em cima de uma calçada em ângulo recto com a rampa do sino, onde há uma grade que acabou de se levantar. Este processo inteiro parece um tanto complicado, mas há coisas bem mais difíceis neste jogo...
Chegando à calçada, passa pela abertura acima. Sobe a escada que encontrares, e vai subindo até chegares à entrada de uma grande sala. Antes de saltares para a esquerda por cima da abertura, a fim de entrar na sala, olha para uma janela gradeada em frente... e verás de relance um certo troféu. Depois saca o lançador de granadas e salta para dentro da sala. Um Iéti sai de uma abertura na parede em frente e precipita-se na tua direcção. Depois de matá-lo, sobe no bloco que existe nesta sala a fim de apanhar um jogo de tochas, e então acende uma delas e entra na abertura escura da qual o Iéti saiu.
Para na entrada. À tua esquerda há uma calçada na qual poderás subir se quiseres apanhar um kit pequeno de medicamentos. À tua frente há uma rampa ascendente. E à esquerda dessa rampa há uma passagem que leva a uma abertura irregular onde se pode ver um monte de neve.
Mata imediatamente um leopardo. Depois segue para a abertura do monte de neve, vira à esquerda, e mata mais 3 leopardos. Nesta sala, dirige-te para o bloco que há na outra extremidade a fim de apanhar uma Máscara Tibetana; depois volta para a abertura por onde entraste nesta área, que dá para a sala onde mataste o Iéti.
Para novamente na entrada da área da qual  acabaste de sair. Desta vez, vai para a rampa ascendente colada à parede da direita. Logo que começares a percorrer esta rampa encontrarás duas aberturas à direita. Entra na primeira das duas, escura e angulosa. Segue a passagem, salta rampa acima, e chegarás à sala onde está oDRAGÃO DE PEDRA, que tinhas visto vagamente logo que chegaste.
Volta para a rampa, e entra na outra abertura à direita que viste antes. Segue a passagem, e desta vez chegarás a um cubículo gradeado com um buraco na extremidade. Se olhares através das grades, verás uma área um tanto conhecida. Sim! De facto já estás dentro da construção tibetana que achaste tão bonita por fora, no nível anterior. Deixa-te cair pelo buraco que há nesta calçada, mata imediatamente um Iéti quando chegares em baixo, e passa ao salão de onde ele saiu.
Bem sinistro, este salão. Ele tem algumas aberturas rectangulares pelas quais se ouve um rugido furioso. Há um grande Iéti em baixo, na escuridão, e infelizmente vais ter que descer até lá para enfrentá-lo. Primeiro dirige-te para a abertura rectangular mais distante, pois há uma plataforma em frente a ela com um kit de medicamentos. Depois coloca-te de frente para essa abertura e lança algumas tochas para baixo. Olha para baixo, à luz das tochas, e verás áreas com espinhos e um Iéti movimentando-se. Saca as armas e mata-o daí de cima, caso possível. Mas, se não conseguires, lança mais algumas tochas para baixo, salta numa área segura (sem espinhos), e acaba com ele num combate (quase) corpo a corpo. O teu consolo é que ele é o único inimigo (além dos espinhos) nesta área escura e amedrontadora.
Depois de matares o Iéti e apanhares pentes de magnum num dos cantos da área escura, examina as paredes até encontrar uma porta fechada no alto com uma abertura ao lado. Sobe pela abertura, e se vai encontrar no belo balcão vermelho da construção tibetana que já conheces da missão anterior. A única área bonita deste prédio sinistro. Instala a Máscara Tibetana no receptáculo, apanha o kit de medicamentos, e depois desce novamente para a área escura. Vira à direita, e passa pela porta que se abriu ao lado. Vais-te encontrar de frente para uma ponte pênsil que podes ter observado no nível anterior ou não.
Antes de atravessar esta ponte, vira-te para a esquerda e salta com corrida antes para a plataforma branca, a fim de apanhares tochas. Depois volta, atravessa a ponte, vira para a esquerda no final, e entra pela passagem que encontrares. Salta para a laje com a alavanca na parede e accione essa alavanca. Um grande tacho de óleo fervente vai derramar-se numa lagoa congelada em baixo, permitindo que mergulhes nela depois. Esta lagoa é aquela que fica numa área onde, no jogo anterior, onde mataste uma porção de leopardos.
Salta da plataforma para a pequena rampa em baixo, desliza por ela até o chão, e mata 2 gatinhos predadores. Entra na caverna de onde os leopardos vieram para apanhar 2 caixas de cartuchos de espingarda. Mergulha novamente naquela lagoa escura onde encontraste uma Máscara Tibetana, no jogo anterior, e encontraráspentes de Uzi no lugar onde estava a Máscara. Depois volta e mergulha na lagoa que antes estava congelada. Logo que mergulhares, verás uma plataforma quadrada com um objecto em cima. Apanha esse objecto, pois é um bastão de tocar gongo do qual precisarás depois. Sai da lagoa para matar 2 peixinhos ferozes, depois salva o jogo e mergulha novamente. Nada para uma abertura na parede, passa por esta abertura e sobe para uma praia... CHEIA DE IÉTIS: mais precisamente, 3 deles.
Se tiveres arpões, talvez possas usá-los para matar os Iétis de dentro da água. Senão saca o lançador de granadas e entra em acção com vontade. Lembra-te apenas que, à tua direita, existe uma calçada mais próxima (cheia de Iétis, infelizmente); e que, na parte da praia à sua esquerda, existem algumas estalactites que ao cair poderão atingir Lara. É mais fácil matar os Iétis do local em baixo das estalactites, mas caminha por lá com cuidado.
Aqui há uma passagem à esquerda com estalactites na entrada e 4 pares de granadasdentro, do outro lado de um muro de gelo. Há um Iéti na porta da passagem, e outromontando guarda às granadas. (Vais encontrar aqui o LANÇADOR DE GRANADAS, se ainda não o tiveres.) Se quiseres, vai apanhar esses itens. Porém a passagem que vais ter que seguir é aquela que fica à direita de quem está de costas para a lagoa, onde há um kit pequeno de medicamentos no chão. Ao entrar nessa passagem, umIéti irá atacar Lara por trás (caso não tenhas ido apanhar as granadas), vindo da área à esquerda. Outro Iéti irá descer do alto de uns degraus de gelo que terminam numa porta. Mata os monstros, sobe os degraus, e passa por essa porta. Chegarás à entrada de uma caverna cheiinha de bolas de neve rolantes.
Salva o jogo e entra na caverna passo a passo, partindo do lado direito da entrada; quando ouvires a primeira série de bolas de neve a rolar, para imediatamente ou então salta para trás. Repete essas acções até disparares todas as primeiras bolas de neve, e poderes atravessar a caverna até o outro lado. Ainda há uma porção de bolas de neve penduradas no alto da rampa à direita. Quando chegares à parede fronteira da caverna, vira para a esquerda. Estás a ver uma abertura lá na frente, no alto? Pois então corre para ela sem parar, com Lara perseguida por um batalhão de bolas de neve, e quando chegares perto dá um salto para dentro da abertura, ou Lara torna-se numa Abominável Mulher das Neves.
Conseguiste? Então segue em frente com cautela, e para à beira de um abismogelado. Dá meia volta e escorrega rampa abaixo com Ctrl pressionada, a fim de te pendurares na borda do abismo. Depois desloca-te até à extremidade esquerda, sobe na rampa e dá um salto para trás. Vais cair numa calçada. Dá meia volta e verás uma imensa parede de blocos de gelo em frente.
Essa parede é escalável, mas tem um buraco á frente. Chega até à borda do buraco, e salta para a parede (salto simples)com Ctrl pressionado; segura-te e escala a parede até encontrares uma abertura rectangular. Passa pela abertura e segue em frente. Ao encontrares o próximo abismo maximiza a saúde, vira-te, e desliza para trás com Ctrl pressionado, a fim de te pendurares na borda. Há lá em baixo o maiorgongo que já viste. Deixa-te cair em frente dele ele, gastando metade da saúde que tens. Depois olha em volta e observa que já viste antes esta área do gongo por trás de umas barras, quando apanhou um kit de medicamentos no nível anterior.
Estamos enfim no Palácio de Gelo, última etapa antes da luta pela própria Adaga no Templo de Xian. Poderias tocar o gongo agora e abreviar o final desta aventura, mas preferimos antes mostrar-te como apanhar o último troféu deste nível.
Dando as costas para o grande gongo, desce os degraus com Shift pressionado até que Lara pare. Então vira-te de costas, pendura-te na borda, e vai-te soltando e pendurando-te novamente até chegares ao chão (pois o Palácio é alto). Chegando ao chão, vira para a direita e verás uma porta fechada. Vira-te de costas para o Palácio e segue até o final da grande área gelada, contornando-a depois no sentido esquerdo, por trás dos pilares. Vais encontrar uma escada descendo para uma área escura, na mesma parede onde aquela porta fechada está. Acende uma tocha, salta para te pendurares nessa escada (há um buraco em frente) e desce-a até o fim. Vira para a esquerda (à direita temos espinhos em baixo) e desce para a plataforma abaixo, e desta para o chão. Dá meia volta, acciona a alavanca na parede, e depois sobe novamente a escada. Quando chegares ao final dela, pressiona Alt + Seta para Trás para caires em terra firme.
A porta que estava fechada, ao lado do Palácio de Gelo, abriu-se. Passa por ela e vai apanhar o DRAGÃO DE JADE e granadas. Depois sai da sala e segue mais ou menos em frente, passando pela frente do Palácio de Gelo e caminhando até à outra extremidade da área. De lá poderás ter novamente acesso ao gongo. Sobe a rampa em frente, vira para a direita, salta para o Palácio e vai subindo de bloco em bloco, pelo flanco direito dele, até conseguires chegar à calçada que passa por trás do gongo e atingir o flanco esquerdo. (A propósito: quando passares pelo flanco direito do Palácio, observa que existe aí, à direita, uma parede de gelo. Ela é muito importante.) Percorre o flanco esquerdo do Palácio de Gelo até subires num bloco baixo e inclinado, e depois vira-te para a área do gongo e salta por cima da rampa em frente. Vais cair nos degraus em frente ao gongo.
Agora, posiciona-te em frente ao gongo e pressiona Ctrl. Toca o gongo. Depois fica de costas para o gongo, dirige-te para a parede da direita, e sobe nela para escorregares rampa abaixo e cair no flanco direito do Palácio, acima daquela parede de gelo que te pedimos que observasses. Desce com segurança para a frente da parede. Ela quebrou-se com o som do gongo, e pode-se ver pela abertura uma plataforma com a bela Chave de Talião. Sabes que chave é esta? É AQUELA QUE ABRE A PORTA DO TEMPLO DE XIAN. Salta para a plataforma, apanha a chave, e prepara-te para um último (e horrendo) desafio.
Sai da sala passando por uma outra porta de gelo rachada, em frente. Agora estás de frente para a sala do Dragão de Jade. Olha para baixo, e verás um bloco cúbico de gelo no chão à direita, em frente e à esquerda do Palácio.
Salva o jogo, selecciona as Uzis, respira fundo, e prepara-te. Depois desce rampas abaixo e desliza até o chão. Vira-te imediatamente para a direita, corre em direcção àquele bloco ao qual nos referimos, e sobe depressa. Pois logo que tocaste com os pés no chão um monstro, muito maior do que qualquer Iéti, despertou: trata-se doGuardião da Chave de Talião. Entretanto ele não poderá subir o bloco para alcançar Lara, pois é pesado demais para isso. Atira e atira com as Uzis, até matá-lo e SAIR imediatamente do nível.
(OBSERVAÇÃO: Se tiveres disposição para apanhar todos os itens deste nível, não mates imediatamente o monstro. Dirige-te para a caverna dele, atrás de um pilar quebrado que fica à direita de quem está de costas para o Palácio: lá existem pentes de Uzi e um kit grande de medicamentos. Obviamente, o monstro vai caçar Lara. E ela não poderá matá-lo antes de apanhar os itens, senão o nível terminará. Há alguns lugares seguros para atirar sobre ele depois, a saber: aquele bloco, os blocos de gelo que escalaste depois de apanhar o Dragão de Jade, ou a própria sala onde estava o troféu.)
FILME: Lara rouba um jipe, mas é vista. Uma corrida louca de veículos, sob um tiroteio cerrado, leva finalmente alguns perseguidores de Lara à morte e a nossa heroína ao Templo de Xian. Lara usa a Chave de Talião para abrir a porta do Templo, e, se viste o filme inicial de Tomb Raider II, vais reconhecer esta porta...

Destaques de interesse

0 Comentários