0
Parte IV: TIBETE
Nível 13: CATACUMBAS DE TALIÃO (Catacombs of Talion)

Inimigos: 33
Itens: 36



Este nível contém uma das áreas mais sinistras do jogo, e é também aqui que vais defrontar pela primeira vez com um estranho inimigo: o Iéti, ou "Abominável Homem das Neves". Porém, perto de outros antagonistas que aparecem em Tomb Raider II, o Iéti é um inimigo fácil de combater, embora o seu tamanho assuste. A propósito: dá preferência ao lançador de granadas para lutar contra ele.
Fugir às estalactites iniciais é fácil... simplesmente salta para qualquer um dos dois lados da escada e caminha por lá, para não detonares a armadilha. Quando entrares na próxima área, não desças ainda para a escuridão de baixo: pois temos um troféu para apanhar antes.
Ruma para a parede esquerda, salta e pendura-te na fenda. Desloca-te para a direita até conseguires subir. Passa para a área escura de trás e apanha um estojo de tochase o DRAGÃO DE PEDRA, e depois volta para a plataforma de onde sais-te.
Estás a ver uma pequena rampa em frente, com uma calçada do outro lado? Vira de costas para a rampa e desliza por ela abaixo, com Ctrl pressionado. Lara vais-t pendurar na borda. Sobe e pressiona imediatamente Alt. Lara vai saltar para trás e cair em cima da calçada.
À direita há uma série de degraus com estalactites acima. Desce vagarosamente os degraus, para fazer as estalactites caírem de uma vez. Os degraus terminam num portão fechado. Onde será que está a alavanca que o abre?
Sobe novamente a escada e olha para baixo, quando chegares à abertura. Estás a ouvir uns rugidos na escuridão? Um Iéti mora ali. Saca alguma arma mais potente que os revólveres e procura lançar algumas tochas para baixo, para que a área fique mais iluminada. Com sorte poderás matar o Iéti daqui. Mas se não for possível saca o lançador de granadas, salta para baixo, e enfrenta o grandalhão antes que ele agarre Lara.
Morto o Iéti, dirige-te para a grade que há aí em baixo e accione a alavanca ao lado, para abrir aquele portão que encontraste fechado. Um leopardo passa correndo por ele, e dirige-se para os degraus. Sobe a escada que existe aí, presa na parede, e volta para a plataforma de cima. Troca o lançador de granadas por uma das outras armas, de preferência a espingarda.
Desliza novamente pela rampa, e volta para a calçada. Vira-te imediatamente para a direita e mate o leopardo. Depois desce os degraus até o final da passagem, e passa pela porta que se abriu.
Chegaste a uma área aberta com uma pequena piscina no meio. Desce os degraus até à plataforma branca e quadrada à direita, lá em baixo. Terás uma visão de 2 bandidos ferocíssimos que passam pelo portão. Vira-te em direcção à escada, e mata-os com alguma arma potente (mas reserva as granadas para os Iétis). Apanha os itens que deixaram. Salta para a calçada que há à tua esquerda, a qual termina numa rampa ascendente com bolas de neve no alto.
Começa a subir a rampa. Logo que as bolas começarem a rolar na tua direcção, para e dá um salto para trás (Alt + Seta para Trás). É incrível, mas deverás aterrar numa plataforma que existe acima, onde há uma Máscara Tibetana dentro de uma gaiola de madeira. Desmontada a armadilha das bolas de neve, desce para a calçada da rampa por onde elas rolaram. Vira-te em direcção à piscina, e olha para a esquerda. Estás a ver uma passerelle branca, mais ou menos perto da parede? Partindo do início da rampa das bolas de neve, calcula um salto com corrida antes, na diagonal, para pousar nessa passerelle. Chegando lá segue para a esquerda, e desce para uma pequena laje à direita quando chegares à extremidade.
À tua frente há uma passagem de lajes rachadas que termina numa escada. Háespinhos em baixo das lajes. Corre por cima das lajes rachadas e sobe a escada (usando Ctrl + Seta para a Frente desde o início da corrida). Quando chegares quase ao alto da escada salta para trás (solte Ctrl só depois que pressionar Alt + Seta para Trás), e deverás aterrar numa plataforma que existe atrás, mas que não consegues ver. Essa plataforma é o final da rampa onde estavam as bolas de neve. Sobe a rampa em frente com um salto simples, e acciona a alavanca à direita para levantar a gaiola de madeira que circunda a Máscara Tibetana. Desça a rampa, salta com corrida antes por cima do vão, e vai apanhar a Máscara. Desce para o chão com cuidado, dirige-te para a escada, e vai apanhar agora, no corpo dos bandidos, um kit grande de medicamentos e pentes de magnum e de Uzi (senão as próprias UZIS). Depois desce novamente em direcção à piscina.
Segue para o canto direito da área, em frente à rampa das bolas de neve. Existe aí uma pequena passagem na parede. Se tivesses vindo para cá antes de apanhar a Máscara Tibetana, terias encontrado 2 leopardos logo ao entrar na passagem, que iriam atacar Lara pelas costas. Mas geralmente eles não aparecem quando se executa a sequência de apanhar a Máscara antes. Portanto entra com calma na passagem, para apanhar um kit pequeno de medicamentos e ver o panorama que se descortina por trás das grades de uma sala. Só chegarás lá no próximo nível. Volta para a área anterior, e desta vez desce para dentro da piscina, agora seca, e passa com segurança por um buraco que há no meio.
Segue a passagem com cautela, pois há uma trincheira no meio com espetos no fundo. Salta por cima dessa trincheira, segue em frente, e verás um portão com um escaninho para a Máscara Tibetana à direita. Instala a Máscara e o portão abrir-se-á.
Cuidado, pois esta área é perigosa. É melhor salvar o jogo, pois logo que entrares uma verdadeira avalanche de bolas de neve vai rolar na tua direcção. Segue pela direita da passagem e salta para a direita no último instante, a fim de escapares com vida. Depois dá imediatamente meia volta e sobe no bloco de gelo ao lado do portão, para matar 4 leopardos de um lugar seguro. Quando a acção terminar, examina a área. Há uma linda construção tibetana à direita, um portão duplo fechado em frente, e uma abertura na parede esquerda. Sobe os degraus da escada de blocos que leva ao portão, e salta para te pendurares nessa abertura.
Dentro da caverna, observa uma porta fechada logo em frente. Passarás por ela daqui a pouco. Segue em frente até saíres numa área com uma lagoa congelada no meio, um pote fumegante no alto, e a entrada de uma caverna à direita. Aí, MUITOS gatinhos ferozes esperam por Lara. Dois deles irão surgir logo que pises a área. Mais dois irão aparecer quando chegares ao centro da área. E, finalmente, os dois últimossurgirão quando entrares na caverna. Procura não detonar o aparecimento de mais um par de gatinhos antes de cuidar do par anterior, e usa, de preferência, a espingarda.
Entrando na caverna, escala os blocos à esquerda da entrada e entra numa área muito escura com um lago em baixo. Acende uma tocha, desce para a plataforma à margem do lago, e olha para baixo... o que vês? Outra Máscara Tibetana, em cima de uma plataforma... Mergulha para a apanhar, e depois volta para a caverna anterior e mata mais dois bandidos assassinos. Apanha um kit pequeno de medicamentos, epentes de Uzi e de magnum.
Volta para a abertura na parede, e sai da caverna. De frente para a construção tibetana de friso vermelho, segue pela passagem escura à esquerda do prédio. Sobe a escada quase invisível na parede fronteira, do lado direito, e apanha granadasnuma plataforma à direita. Desce com segurança para o chão. Acende uma tocha, e verás na parede uma porta fechada que tem ao lado um escaninho para a Máscara Tibetana que acabaste de achar. Instala a Máscara no escaninho.
A porta abre-se... e chegamos agora àquela área sinistra da qual falei. Acende uma tocha quando entrares neste salão verdadeiramente arrepiante. Segue para a esquerda, ouvindo urros de Iétis como música de fundo, e depois vira para a direita e salta por cima dos vãos em frente às aberturas gradeadas, até encontrares umaalavanca na parede esquerda. Então acciona-a, saca o lançador de granadas, e... bam! As grades levantaram-se, e os vãos que ultrapassaste ficaram preenchidos por pranchas. Essas pranchas... eram as portas das jaulas que prendiam QUATRO Iétis. Eles vão subir imediatamente para atacar Lara; explode um por um. Caso só vejas três deles para matar, provavelmente terás que matar o último do lado de fora. Ele às vezes segue Lara.
Portanto, é melhor matar TODOS. Depois de acabar com três deles, desce os degraus que saem dos cantos do salão e vai matar o último, lá em baixo. Passa para trás das grades laterais para o encontrares. Acende tochas e solta-as pelo caminho. O teu consolo é que basta uma granada para explodir um Iéti de perto. Morto o inimigo, apanha os prémios: 2 kits grandes de medicamentos, 2 pares de granadas, e 2 pentes de Uzi, dentro das jaulas onde os Iétis estavam.
(OBSERVAÇÃO: Às vezes, só 2 Iétis sobem até Lara. Neste caso terás maior trabalho quando desceres para as jaulas. Para evitar este problema, não comeces a atirar logo que vires um Iéti a subir. Espera que pelo menos 3 deles já tenham subido, e depois começa pelo mais próximo.)
Volta para o mezanino de cima e procura um bloco móvel num dos cantos. Puxa/empurra o bloco, colocando-o sob a grade levantada mais próxima. Este bloco servirá para impedir que as grades se fechem novamente, quando accionares uma outra alavanca. Entra na sala escura por trás das grades, e apanha um par de granadas (ou o próprio LANÇADOR DE GRANADAS, se tiveres tido o azar de estar a jogar sem ele até esta altura) num dos compartimentos gradeados. Depois accione uma alavanca que fica no meio da parede dos fundos. Verás uma porta a abrir-se numa área externa conhecida. Sai da área escura e dirige-te para a porta por onde entraste neste lugar sinistro. Ao chegar lá, saca as armas. Três bandidos perigosíssimos vão atacar Lara logo que ela subir para a soleira da porta, chegando pela esquerda. Mata-os (pode dar algum trabalho), e depois apanha 2 caixas de cartuchos de espingarda, 2 conjuntos de pentes de magnum (ou as próprias PISTOLAS MAGNUM), e também pentes de Uzi.
Passa novamente pela abertura na parede em frente à construção tibetana, vai para a porta que se abriu quando accionas-te a chave e segue em frente com cautela, pelas pontes de corda. Logo que chegares à segunda arcada salta para o lado esquerdo e cai em cima de uma calçada, pois bolas de neve rolantes vão-se precipitar na tua direcção. Depois que elas passarem continua pela ponte de corda até o fim, e então vira para a direita e salta com corrida antes para te pendurares na escada em frente. Sobe e segue para o buraco que encontrará no chão. Existe um lago em baixo. Salta pelo buraco para dentro da água, e sobe para a laje branca atrás de ti logo que chegares lá, a fim de matares três peixinhos predadores. Depois entra novamente no lago e nada para a direita e depois para a esquerda, atravessando uma caverna e parando em outra que há adiante.
Chegaste a um sector do lago onde existe uma outra caverna à esquerda e uma formação branca de rochas à direita. Sobe nessas rochas e encontrarás uma escada suspensa à tua frente. Salta para te pendurares nessa escada, sobe, e salta para trás logo que chegares aos degraus meio inclinados que marcam o final da escada. Vais aterrar numa plataforma onde há... o DRAGÃO DE JADE. Apanha-o, salta novamente para a escada (com corrida antes), e volta para a lagoa.
Entra na caverna à direita de quem está de frente para a escada. Chegarás a um local onde existe uma grande porta fechada com um bloco alto em frente. Sobe o bloco, dá um salto com corrida antes para te pendurares na escada suspensa em frente a ele, e sobe. (A propósito: logo que te pendurares na escada vai parecer que erraste o salto, pois as mãos de Lara parecem estar a segurar o ar. Não soltes a tecla Ctrl, entretanto, e verás que na verdade Lara está pendurada numa trave minúscula que existe sob o primeiro degrau da escada.) Chegando ao alto salta para trás, e vais aterrar numa laje onde existe uma chave. Acciona-a, e a porta grande de baixo irá se abrir.
Desce, passa pela porta agora aberta, mata outro leopardo ao entrar, e depois procura uma alavanca no bloco que fica no meio da sala. Acciona esta alavanca para abrir finalmente a grande porta dupla que  viste na área da construção tibetana. Depois sai da sala e verás duas plataformas que terminam no meio do ar. Segue pela plataforma da direita, para na extremidade dela, e dá um salto simples para pousares numa rampa que existe em baixo. Cuidado, pois a queda é grande. Procura cair bem em cima da rampa, senão Lara não sobreviverá. Desliza da rampa para o chão, e ver-se-á novamente na caverna onde encontrou a segunda Máscara Tibetana.
Sai da caverna, passa pela abertura na parede, e volta novamente para a área da construção tibetana. Sobe os degraus à esquerda até à porta grande que acabou de se abrir, e para quando chegares ao vão entre a soleira e a grande área em frente. Prepara-te, pois muita agitação espera Lara.
Salta com corrida antes para pousares na plataforma plana do outro lado do vão. (Posso-te dizer que, caso erres o salto e caias vão abaixo, vais ter que lutar contraquatro leopardos... o que não será muito conveniente, apesar da boa quantidade de bens valiosos que a sala dos leopardos tem: granadas, um kit grande de medicamentos, e 3 pentes de Uzi. Tu é que sabes. A sala tem uma alavanca que abre a porta de saída, e o último leopardo só aparece no momento em que essa alavanca é accionada.) Chegando à plataforma, observa que à tua direita existe uma porta de gelo; à tua frente existe uma formação cerrada de bolas de neve; à tua esquerda existe uma rampa, com mais bolas de neve em cima; e existem vãos perto da rampa da esquerda e da parede de gelo, vãos esses que podem fazer com que caias na sala dos leopardos. Estás a começar a entender?
Bem... para começar, salva o jogo. Depois, detona primeiro a armadilha de bolas de neve em frente: segue caminhando até o início da rampa, e depois salta para a frente; solta Seta para a Frente, mas não a tecla Alt; pressiona Seta Direita. Lara deverá saltar para a frente, saltar para trás, saltar para a direita, e parar bem em frente à porta de gelo. Tudo bem? Então vira-te agora para a esquerda, e vamos detonar a segunda armadilha: salta para cima da rampa estreita, continua a pressionar a tecla Alt depois de soltares Seta para a Frente, e pressiona Seta Direita novamente. Bam! As bolas de neve rolaram, e racharam a porta de gelo em frente à rampa... Não percas tempo, passa por essa porta que se abriu.
Ao entrar na sala, observa que uma das bolas de gelo parou em frente a uma placaque existe no chão. Essa placa de pressão abre uma porta que existe no compartimento fechado em frente. À direita dessa placa há uma laje mais alta no mesmo nível da soleira da porta fechada adiante... e essa porta, por sua vez, está exactamente em frente à outra porta, dentro do compartimento fechado, que a placa de pressão abre.
Bem, mais ou menos no meio desta sala há outra placa de pressão no chão. Esta abre uma terceira porta, que fica na parede em frente e é a entrada principal para o compartimento fechado. Temos portanto que lidar com três portas, e duas delas só se abrem... temporariamente.
Tenta primeiro uma coisa: pisa a placa atrás da bola de neve e depois dá um salto para a esquerda; corre por cima da placa que está no meio da sala, e salta para passar pela porta em frente, que acabou de se abrir. Para logo que entrares no compartimento! Pois existem espinhos agudos a cobrir uma grande área do chão. Agora: chegaste a ver aberta a porta que existe no canto direito da parede fronteira? Então Lara foi rápida o bastante, porém teria ainda que passar pela barreira de espinhos e chegar a essa outra porta antes que ela se fechasse.
Ora, há um método alternativo (e muito mais fácil) de acção. Mas, antes de tentares essa saída, aproveita a tua estadia nesta sala para apanhar o último troféu. No canto à esquerda da porta por onde entraste a parede é escalável (os tijolos aí são mais escuros). Sobe parede acima e passa para a calçada à tua esquerda. Segue a calçada e apanha com facilidade o DRAGÃO DE OURO, conjuntamente com muita munição. Depois, a partir da extremidade da calçada onde o Dragão de Ouro estava, pendura-te e deixa-te cair em baixo, pois não existem espinhos nesse local.
Vais cair em frente à segunda porta desse compartimento. Aproxima-te da porta, e ela abre-se, dando passagem para o primeiro compartimento. E agora, presta atenção: se desceres dessa porta para o chão ela fecha-se imediatamente, pois existe uma placa de pressão invisível logo abaixo da soleira. O segredo é não pisar essa área. Porém, se passares da soleira da porta para a calçada à esquerda, a porta continuará aberta... e assim ficará, desde que não toques na placa de pressão sob a soleira.
Segue pela calçada, e desce em cima da placa de pressão que fica atrás da bola de neve. Vira-te para a direita, e olha por cima da bola: agora estás a ver duas portas abertas, a desta sala e a da outra sala, em frente, que é o teu objectivo. E aquela porta não se vai fechar enquanto continuares em cima desta placa. Só se fechará pouco tempo depois.
É fácil adivinhar o que vem a seguir. A partir desta placa salta por cima da bola de neve (salto simples para a frente), dá uns dois passos de corrida para a frente e salta directamente para a porta aberta, sem tocar na área de pressão sob a soleira. Entrando no outro compartimento, corre rapidamente para a outra porta, que ainda estará aberta, e passarás por ela sem problemas. Mas PARA logo que passares por essa segunda porta (ou então caminha com Shift). Pois à tua frente haverá uma escada, porém antes dessa escada haverá um buraco que te poderá proporcionar uma queda mortal.
Salta com corrida antes para te pendurares na escada, desce-a até o fim, segue a passagem, e SAI do nível.

Enviar um comentário

 
Top