Square Enix aposta no futuro sem jogos físicos

by - terça-feira, julho 13, 2010

O diretor presidente da Square Enix, Yoichi Wada, fala algumas coisas a respeito das maneiras que a companhia está buscando para combater os problemas de vendas de jogos no mercado. Em entrevista ao site VentureBeat, ele diz que o número mensal de vendas é muito volátil e que os jogos em mídia física são prejudicados pela venda de jogos usados. Sobre isso, ele diz o seguinte: 
“O software usado se tornou predominante no mercado norte-americano. Isso reduziu em muito as vendas e os preços. Apenas alguns poucos títulos estão vendendo extremamente bem”.

Wada também comenta que a solução para esse problema são as vendas de jogos por download, e reduzir o suporte ao jogo em disco físico. Também enfatiza o crescimento de plataformas de vendas de jogos como a Xbox Live, PSN e WiiWare, e esse será o futuro do mercado, em sua opinião. Vejam o que ele diz a seguir.


”Sem modificar este modelo de negócios será difícil sobreviver neste mercado. Depender das vendas de pacotes físicos pode não ser viável. Os pontos importantes da tecnologia dos consoles são Xbox Live, PlayStation Network e WiiWare. A verdadeira batalha entre estes elementos está tomando forma, e veremos os resultados daqui a dois ou três anos”.


De fato ele pode ter razão, pois com a grande quantidade de jogos usados sendo vendidos nas lojas, e em bom estado, quem sofre com isso são as produtoras que precisam vender seus jogos atuais. Outra maneira estudada de contornar isso, segundo outras produtoras (como a Eletronic Arts), é a de vender a licensa de uso do modo multiplayer online, por uma quantia simbólica, toda vez que o jogo usado for revendido para outra pessoa. Será que o futuro dos games está mesmo na distribuição digital?

Fonte: Fliperama 

Destaques de interesse

0 Comentários