quinta-feira, 12 de agosto de 2010

''Do sucesso ao declínio''



Não há como começar esse texto sem elogiar quem realmente deu vida a personagem Lara Croft. Tudo bem que no início foi difícil acreditar que aquele projeto saído da cabeça de um simples 'designer gráfico' com 23 anos poderia dar certo, mas deu. Três longos anos de muito trabalho árduo resultou num dos maiores ícones da mídia mundial que hoje, luta para provar que está melhor do que nunca. Todo o sucesso que a personagem conseguiu, foi graças a empresa escocesa 'Core Design' e é sobre ela que falaremos agora.

Foram exatamente 6 jogos oficiais, 3 versões GOLD oficiais e uma 'não oficial' lançadas pela Core Design. Depois do estrondoso sucesso com o primeiro game, o mundo passou a conhecer realmente o potencial da empresa e logo passou a ver Lara Croft com outros olhos. Não apenas como uma mera personagem digital. Graças aos bons índices de vendas, Core e Eidos passaram a ser consideradas como empresas de grande porte, coisa que antes de Lara Croft não acontecia. Com as vendas aumentando a cada dia e as ótimas avaliações de revistas especializadas, toda a equipe da 'Core' se emprenhava cada vez mais nas criações das fases de cada novo jogo.

Tanto empenho nem sempre quer dizer um ótimo resultado e a própria provou disso. Depois dos três primeiros jogos, a crítica começou a focar numa área que também é uma das principais. Os gráficos com muito pouca diferenciação e começando a não conseguir manter o ritmo para provar que Lara Croft ainda era a mesma, a empresa criou aquele que seria o mais revolucionário até então, e nada!

De certa forma sim, mas nenhum grande avanço nos gráficos, Tomb Raider 4 parecia e realmente foi mais do mesmo que já jogávamos anos antes. Ainda assim, a Core conseguiu trazer a Lara que os fãs queriam de volta num dos melhores games da série até os dias de hoje. Em Tomb Raider 5 a idéia era mostrar passagens da vida da personagem ainda inexploradas. Tudo bem que não foi bem aceita essa pelos fãs, mas mesmo assim foi mais um 'relativo sucesso'.

A essa altura do campeonato, Lara já havia participado de vários comerciais de tv, dezenas de revistas pelo mundo, além de um filme estrelado por Angelina Jolie. Voltando no tempo, graças a quem se deve os parabéns? Toby Gard ou a empresa responsável pelo projeto que deu o aval necessário para que Lara saísse do papel e fosse parar nas prateleiras? Podemos dizer que sim para as todas as questões acima, e é por tudo isso que a criadora do ícone Lara Croft, merece o respeito de absolutamente todos os fãs.

Infelizmente o sexto game, por conta de atrasos e a grande cobrança para o lançamento o mais rápido possível, resultou no pior jogo feito pela Core Design para a sua querida Lara Croft. Foram três anos de desenvolvimento e o resultado foi um game cheio de falhas e uma Lara tão lenta quanto uma tartaruga.

Podemos dizer que Lara Croft foi o auge e o declínio da própria empresa que a criou. Imcompetência? Falta de investimento? Será que um dia voltaremos a ver, aquela Lara criada pela 'Core Design' batendo de frente com os games de última geração de igual para igual?

O que realmente importa é que, enquanto houver uma empresa cuidando do nome de Lara Croft, os fãs poderão ficar tranquilos, pois sabem que um novo game estará por vir. Foi pensando nisso que 'Eidos' hoje como 'Square' deixou ao encargo de CRYSTAL DYNAMICS uma de suas empresas, provar ao mundo que Lara Croft e a série Tomb Raider ainda tem sim muito o que mostrar, e claro, muito o que explorar.


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