Tomb Raider: O regresso de Lara Croft

by - quarta-feira, janeiro 05, 2011


A série de jogos Tomb Raider tem estado em decadência há alguns anos. Recentemente, a saída e o sucesso do jogo para download, Lara Croft an the Guardian of Light, lhe a oportunidade de descansar e recomeçar toda a franquia, para dar um novo gãs e atualizar a personagem da melhor maneira possível. O próximo título, que pode sair em algum momento antes de 2013, apresentará uma jovem Lara Croft e uma história de origem, onde ela estará presa em uma misteriosa ilha e deve sobreviver a fauna, condições adversas e aos segredos sombrios que guardam a ilha.

Não importa quão bom teria sido Lara Croft e o Guardião da Luz, nós sabíamos que esse não ia ser o novo caminho que iríamos ver a jovem exploradora. Pelo contrário, foi uma ruptura tão necessária na série para voltar a repensar o Tomb Raider desta geração, para que a desenvolvedora, a Crystal Dynamics, pudesse decidir o novo rumo que levaria a série. Aparentemente, os suportes tiveram um efeito, porque o retorno de Lara Croft está muito diferente e interessante.

Muitos se perguntam para que precisamos de uma aventura clichê, quando temos Nathan Drake, um personagem que também está inspirado em Indiana Jones, mas ao longo de suas aventuras tem desenvolvido seu próprio estilo. Porque, Lara Croft em uma história muito rica na indústria e, por mais que não pareça, ainda tem um pouco mais para mostrar. A série tem sofrido vários “reinícios”, mas sempre continuavam tendo elementos de títulos anteriores. Dessa vez, a Crystal Dynamics não pensa guardar nada e fará do título Tomb Raider –na verdade Tomb Raider 9–, um verdadeiro reinício da franquia..

Este nuevo Tomb Raider tendrá aspectos del survival horror.
O novo Tomb Raider terá aspectos de survival horror

E como não há melhor maneira de reiniciar uma franquia, irão fazer através de uma história de origem, que parecem ser tão populares hoje em dia. Então, voltaremos ao início quando uma adolescente Lara Croft fica perdida em uma ilha aparentemente abandonada, logo depois que uma terrível tormenta destrói o barco no qual viajava. Dali em diante, seu objetivo será somente sobreviver. Nada de encontrar tesouros perdidos ou estranhos artefatos. Ela terá que triunfar diante da adversidade que apresenta o clima, a fauna e os segredos sombrios que guardam o passado da misteriosa ilha.

Para isso, haverá duas alterações distintas na forma de interagir com Lara Croft. Apsar de ainda manter os três elementos que sempre fizeram um jogo de Tomb Raider: Combate, plataformas e puzzles, estes serão bastante diferentes. Apesar de não conhecer todos os detalhes, sabemos que agora podemos apontar livremente com uma câmera no ombro, como na maioria dos jogos em terceira pessoa e que teremos acesso a armas como escopetas, pistolas e arco e flecha. Também, serão bem mais violentas as mortes de Lara Croft bastante impactantes, similar  a Dead Space, mas sem chegar a esse extremo.

Esta imagen in-game es simplemente impactante.     Lara Croft no la tendrá nada fácil en esta aventura.
Sem dúvida parece uma nova direção para a histórica aventureira e não uma direção particularmente má. É provável que muitos fanáticos não estejam de acordo com o desenho ''realista'' da personagem e a falta das clássicas pistolas gêmeas que sempre apareceram nos jogos, mas temos que ver a realidade como ela é. A indústria vem mudando muito desde seus início e ninguém está interessado em jogos medíocres que, enquanto não são ruins, não oferecem nada novo, a não ser mais do mesmo. Pelo o que se vê, a Crystal Dynamics tem em mente um novo momento, respeitando a essência da personagem. Tomb Raider estará disponível para consoles em algum momento antes de 2013.

Créditos: Neoteo

Destaques de interesse

2 Comentários

  1. Concordo principalmente com o último
    parágrafo, acho que Tomb Raider demorou
    muito tempo para ser reformulado, como a indústria de games muda freqüentemente, as séries tbm devem ser atualizadas de modo a suprir o entretenimento dos jogadores, porém mantendo alguns pontos de história e criação intactos, em séries mais antigas
    como Tomb Raider!!!

    ResponderEliminar
  2. Tah ok... sendo bem critica... xD....
    Tah certo que as mudanças só vem para melhorar tudo e obviamente é notável a beleza dessa reformulada... mas eu, como colecionadora e amante da serie devo dizer: que bagunça!!!!!!²¹³¹²³ tantos recomeços com tantas coisas diferentes me deixam triste (risos) já num basta filmes super nada haver (apesar de legais e tals)... ainda sou das antigas e sinto falta do bom e velho TRII T.T

    mas fora isso... eles podiam terminar ele logo xD Ansiedade é apelido kkkkk
    (By: luana)

    ResponderEliminar