Análise à performance de Tomb Raider Definitive Edition

by - domingo, fevereiro 09, 2014

EUROGAMER.PT
por Richard Leadbetter Publicado Quarta, 29 Janeiro 2014


O imprevisto lançamento antes de tempo de Tomb Raider: Definitive Edition para Xbox One e PlayStstion 4 permitiu-nos obter um avanço sobre o nosso futuro Confronto. Tendo em conta a a controvérsia em torno da diferença no rácio de fotogramas entre as duas versões, demos prioridade à análise à performance para dar-te as nossas impressões o mais rápido o possível - e os resultados vão ser uma leitura desconfortável na Microsoft.

As notícias a sugerir que a versão PS4 opera a suaves 60fps enquanto a versão Xbox One fica-se pelos 30fps padrão nas consolas são verificados - até certo ponto. Análise mais aprofundada revela que os rácios de fotogramas na PS4 podem variar imenso dependendo dos efeitos em jogo, resultando numa latejais variável dos comandos e alguma trepidação do ecrã. Pelo que vale, a performance na XO é palpavelmente mais baixa - gigantescamente a julgar só pelos números, mas a experiência em si é mais consistente no geral.
Primeiro, vamos comparar as duas versões a correrem em cenas iguais em cutscenes feitas com o motor. Na XO, vemos um bloqueio nos 30fps, com ocasionais fotogramas perdidos a baixar os resultados. A atividade é bem mais interessante na PS4, o rácio de fotogramas varia entre tudo desde 32fps a 60fps na nossa amostra, elementos tais como tressFX, campo de profundidade e efeitos alfa transparentes afetam o rácio de fotogramas de forma acumulada. Notem em particular como as cenas que mudam entre Lara com TressFX e o resto do elenco podem apresentar súbitas alterações na performance.

Adicionamos algumas métricas adicionais em baixo do vídeo, como o jogo aparentemente corre desbloqueado, dados tais como rácio de fotogramas médio têm na verdade muito sentido - pelo menos na PS4. Com relatos de 45fps na internet a sugestão é que a versão XO também está desbloqueada, apesar de nos nossos testes o jogo certamente agir como se estivesse bloqueado nos 30fps (bom teste para isto é olhar diretamente para o céu com o mínimo possível de geometria no ecrã - aqui ainda vemos um limite de 30fps presente) significando que comparações diretas para o rácio de fotogramas de uma perspetiva puramente de 'teste' não são realmente viáveis - especialmente quando trabalharam em cada versão dois estúdios completamente diferentes (o Nixxes, veterano do PC para a PS4, e o United Front Games para a XO).
Pelo que vale, comparar a PS4 e a XO quando a plataforma Microsoft desce abaixo de 30fps talvez seja a melhor indicação que temos de performance relativa, e podemos ver algumas diferenças significativas - até 20fps em algumas cenas. No entanto, mesmo com o bloqueio a 30fps presente (limitando o sinal em teoria), por vezes a XO aproxima-se do nível de performance da sua parente, quando o motor PS4 está mesmo debaixo de carga.

Destaques de interesse

0 Comentários