Tomb Raider 2 - Nível 10 - O TOMBADILHO

by - sexta-feira, novembro 21, 2014

Parte III: NO FUNDO DO MAR

NÍVEL 10: O TOMBADILHO (THE DECK)   

Inimigos: 30
Itens: 32, incluindo 2 chaves, e a chave serefácia




Esta é a última missão de Lara no navio "Maria Doria", pois o resto da aventura desenvolver-se-á no Extremo Oriente... lugar onde se encontra a fabulosa Adaga de Xian. Se gostaste as façanhas náuticas de Lara, certamente vais apreciar bastante este nível.
Lara chegou agora ao tombadilho do navio, que se encontra encravado num imenso bolsão de ar desta caverna submarina. Assim, felizmente, não vais ter problemas para respirar aqui. Como o navio é muito grande o tombadilho tem vários andares, e no momento encontras-te no andar inferior, que vamos chamar de CONVÉS 1.
Vira à direita e segue em frente. Dois bandidos virão receber Lara... e é melhor matá-los bem depressa, porque um deles está armado de lança-chamas. Apanha o kit pequeno de medicamentos que um deles tinha. Depois dá a volta ao convés e encontra 2 pares de granadas ou o próprio lançador de granadas, com a sua respectiva munição. Aproxima-te da balaustrada e verás, à tua frente, uma grande estrutura acobreada. Daqui a pouco iremos para lá.
Volta para o lugar de onde partiste ao chegares a este nível, e dirige-te para a última janela à direita. Sobe no parapeito, olha para baixo e vais ver água. Salta dentro de água, sobe à superfície, e sai da água em cima de uma laje branca. De pé em terra firme, mata 2 barracudas que te estavam a morder. Depois vai subindo para a direita, saltando por cima das rampas que encontrar, até veres uma chave no alto de um rochedo. Dá um salto simples por cima da rampa para aterrares perto da chave, apanha-a, e mergulha novamente na água.
Acende uma tocha e procura uma passagem submersa, quase no fundo. Ela fica no canto esquerdo de quem está de frente para o navio. Entra no túnel e segue em frente, depois vira à direita, passa por uma abertura, segue para a esquerda e continua pela caverna adentro, até poderes subir à superfície passando por uma abertura no casco do navio. Sai da água e mata um bandido. Depois vai para o lado de fora, e coloca-te em cima de uma pequena rampa em frente à estrutura acobreada. Não desças daí ainda! Salva o jogo, vira-te imediatamente para a direita, e fuzila um bandido armado de lança-chamas que te está a atacar, da área vizinha. Procura atacá-lo de cima desta rampa, e antes que ele tenha tempo de disparar de novo! (As chamas não conseguem alcançar Lara enquanto ela estiver em cima da rampa, porém a munição da M-16 dela consegue chegar ao bandido.) Em seguida desce a rampa e segue em frente, dirigindo-te para uma porção de caixotesempilhados numa área à esquerda.
Sobe a calçada e empurra para a frente o único caixote solto, encostando-o aos demais. Sobe nesse caixote e empurra para a frente o caixote que estiver adiante, para livrar o que está em baixo. (O objectivo é tornar acessível uma porta que está bloqueada pelos caixotes.) Depois volta ao primeiro caixote que movimentaste, e puxa-o para trás. Passa para o outro lado dele, e empurra-o para a frente ao máximo que conseguires, colocando-o bem na extremidade da calçada (depois verás a utilidade disso). Então vai para o outro caixote isolado, e coloca-o encostado nesse (empurra-o uma vez a mais que o necessário para liberar a porta). A porta está liberada. Usa na fechadura a chave que encontraste, e entra. (Apanhando antes astochas, por favor.)
Segue em frente, e mergulha na água. Nada bem perto da parede direita, e, logo que virares na primeira esquina, pára e olha para o alto dessa parede. Verás umaalavanca. Acciona-a para abrir a porta de um alçapão na outra estrutura próxima. Depois volta, sai da sala, e sobe os caixotes à direita. Outro bandido na estrutura em frente! Mata-o, e depois vai até à estrutura e apanha cartuchos de espingarda (ou então a própria ESPINGARDA) como herança. Segue para a direita no interior da estrutura, e pisa a porta de um alçapão. Ela vai ceder e vais cair. Segue para o outro lado da passagem e sobe a escada, passando pela porta do alçapão que acabaste de abrir com a alavanca. Acciona a alavanca que vai encontrar aí, e verás que a área alagada onde estiveste a nadar acabou de secar. Desce novamente a escada, e volta para a sala com caixotes na porta. Desce com segurança (agora a área em baixo está seca, e a altura é meio grande) para a área da alavanca, passa por ela, segue em frente, e encontrarás um compartimento escuro demais, com um caixote de madeira encaixado na parede. Puxa o caixote para fora, e surgirá um túnel secreto.
Segue o túnel, sobe quando chegares ao final, e sairás numa área em frente a uma hélice gigantesca. Dá a volta ao buraco por onde passaste, e segue em direcção à água. Mergulha, nada para a esquerda contornando o penhasco, vai para a superfície, e sobe a plataforma à sua frente. Cuidado! Um bandido. Mata-o, apanha os pentes de Uzi (ou as UZIS) atrás dos caixotes, e depois perde algum tempo trucidando dois mergulhadores armados de arpões que estão a atirar de dentro da água. (Usa a M-16 novamente aqui.) Como deves de mergulhar na água agora para ires apanhar um certo troféu, isto é mais do que necessário.
Estás a ver um bote a flutuar em frente a essa plataforma? Pois é para lá que vais a seguir. Isto entretanto vai ser um pouco complicado, pois não dá para nadar até o bote e entrar nele: as bordas são altas demais. Portanto esquece o bote por enquanto e acompanha a plataforma no sentido esquerdo, até veres um dente quadrado na beira dela. Mergulha no dente, e logo verás no fundo, à esquerda, um monte de algas com o DRAGÃO DE PEDRA no meio. Bem fácil de apanhar. Apanha-o e volta para a plataforma.
Segue em frente através das rochas, com a água à tua direita. Ultrapassa com um salto simples qualquer rampa que encontrares. Quando encontrares um braço de água à tua frente, no alto de uma rampa, segue pela grande caverna que começa à esquerda. Vai sempre em frente (de armas em punho para matar um bandido comcartuchos de espingarda) até conseguires vires, à esquerda, uma área arenosa mais iluminada do que o resto. Toma nota desta área, pois vais voltar a ela depois, mas por enquanto continua em frente, e com muito cuidado: pois logo adiante há uma área muito escura com um buraco no meio, e a queda inesperada buraco abaixo é certamente mortal. Na beira desse buraco há um kit grande de medicamentos... e é melhor usá-lo caso estejas a precisar muito dele, pois a tua saúde deverá estar maximizada para o que vem a seguir.
Olha para baixo, na borda do buraco: estás acima daquele bote amarelo que se encontra em frente à plataforma. Com a saúde no ponto máximo, vira-te de costas e pendura-te na borda do buraco. Alinha-te de maneira a ficares bem em cima de um caixote que está em cima do barco, e... solta-te. Que queda imensa! E a barra da saúde quase se esgotou. Recupera-te. Desce do caixote mais alto, apanha uma chavesobre o caixote mais baixo, e os arpões que estão no fundo do bote. Depois passei pelo bote de armas em punho, procurando pelo menos dois tubarões para matar (existe um terceiro, porém está mais distante). Então salta por cima da borda do bote, e nada para a plataforma em frente.
Faz o mesmo caminho da plataforma para a grande caverna, e desta vez dirige-te para aquele local mais iluminado que te pedimos que observasses. Trata-se do início de uma passagem que sobe até o convés. Vai subindo, escalando muralha após muralha, até chegares ao convés superior (vamos chamá-lo de CONVÉS 4). Logo que chegues lá, segue por um corredor onde existem duas portas fechadas para te livrar de um par de bandidos, e apanha as tochas que eles tinham. Depois volta pelo mesmo caminho, segue para a direita, e desce alguns degraus (cuidado! um outrobandido vem a subir). Desce para o convés de baixo (CONVÉS 3) pelo mesmo local por onde o último bandido subiu.
Segue em frente de armas em punho, e mata outro bandido. Logo que chegares à piscina que existe neste convés, Lara vai apontar as armas para a água. Mata abarracuda, e depois saca a arma mais potente que tiver e mergulha na piscina. Que labareda de fogo é esta? Surgiu um bandido armado com lança-chamas! Sai imediatamente da piscina e fuzila-o; mergulha novamente caso Lara pegue fogo.
Quando o caminho estiver livre , salta novamente na piscina e procura uma porta fechada que existe num dos cantos dela. Nada em direcção a essa porta e ela abre-se... liberando um mergulhador com arpão. Mata o mergulhador, depois nada a através da abertura por onde ele saiu para encontrar o DRAGÃO DE OURO. Apanha o troféu, sai da piscina, e vai buscar uns pentes de Uzi num nicho aí perto; depois vai apanhar também 2 conjuntos de pentes de M-16 atrás de um caixote móvel, do outro lado da piscina. Em seguida pendura-te na borda do convés próxima ao local onde encontraste os pentes de Uzi, e desce para o CONVÉS 2.
Neste convés, há uma esquina sem balaustrada de onde poderás saltar com facilidade, na diagonal, para o topo de uma rampa que existe no CONVÉS 1. Posiciona-te e salta com corrida antes, pousando em cima da rampa. Depois salta, com corrida antes e Ctrl pressionada, para te pendurares no alto da passerelle de cimento em frente. Vira-te para a direita, e... que panorama! O DRAGÃO DE JADE a reluzir numa caverna cheia de cacos de vidro! É claro que podes apanhá-lo agora, mas não é nada prático. Deixa-o para depois, já que deverás voltar a esta área.
O tecto da grande estrutura acobreada, dentro da qual já estiveste, deve-se encontrar à tua frente. Segue em direcção ao dragão até chegares a um ponto da calçada que fica um pouco acima do tecto da estrutura, e salta para lá com corrida antes. Deverás cair de pé sobre o tecto. Segue para a esquerda até encontrares uma linha de junção que existe entre a parte plana e a parte inclinada do teto, e segue por cima desta linha até o outro lado. Chegando ao final da junção, vira-te de costas e pendura-te na borda do telhado. Solta Ctrl e pressiona novamente, para te pendurares numa fenda abaixo. Desloca-te para a esquerda até conseguires subir; agora estás acima daqueles caixotes que andaste a arrastar antes, e à tua frente existe a entrada de uma caverna no rochedo. Salta para lá com corrida antes e Ctrl pressionado.
Explora a caverna (é possível que te percas um pouco aqui) até chegares a um local onde existe uma porção de blocos encravados numa rampa. A rampa termina numa passagem no alto. Sobe para o primeiro bloco escalável à esquerda, dá um salto simples, na diagonal, para os próximos blocos à direita, vira-te para a esquerda, e salta com corrida antes para o próximo bloco, que é o mais alto e o mais próximo da passagem acima. Então para aí, salva o jogo, e saca as armas. Salta para a passagem... e depois salta novamente para trás, voltando para o bloco para de matares dois bandidos. Salta para a passagem, apanha o kit grande de medicamentosque um dos bandidos te deixou, e continua em frente, até chegares a uma plataforma elevadíssima.
A cobertura do CONVÉS 4 está à tua frente. Salva o jogo e depois dá um salto radical para te pendurares na borda dela (é melhor partir da extremidade direita da plataforma, alinhando-te o máximo possível com o "dente" da cobertura). Chegando lá, ultrapassa a plataforma abaulada do centro da área e vira para a esquerda. À tua frente há uma outra parte da cobertura, onde se pode ver um alçapão fechado. Salta com corrida antes para lá, e pisa a tampa do alçapão para o abrires... de armas em punho, porque um bandido espera por Lara lá em baixo. Mata-o e apanha os pentes de magnum (ou as próprias PISTOLAS MAGNUM) no chão. Segue em frente, até veres uma porta fechada e um bloco encravado na parede à direita. Quando te aproximares a porta abre-se, mas isto não representa perigo por enquanto. Afasta o bloco da parede, puxando-o para trás e depois para o lado, e vai accionar a alavanca que estava atrás dele. Uma porta abre-se nesse mesmo convés. Sai da sala (observando a outra porta ainda fechada à tua frente), verifica que já estiveste antes nesse corredor, e segue para a esquerda, a fim de matares mais um bandido. Apanha 2 pentes de magnum. Depois volta para o mesmo corredor, segue até o outro lado, e vira à direita, para encontrares a porta que acabaste de abrir.
Entra para a sala, apanha pentes de M-16 (ou o próprio RIFLE M-16) no chão, e usa a chave que á tens para abrir a porta da cabine em frente. Passa por ela, e vira-te para a esquerda. No canto esquerdo em frente há uma plataforma com um interruptor. Mas o caminho até essa plataforma é todo de lajes rachadas... e é melhor salvar o jogo.
Corre perto da parede esquerda até à plataforma... derrubando lajes pelo caminho, e pressiona o interruptor quando chegar lá. A porta que acabei de pedir que observasses (em frente àquela que se abriu automaticamente) está aberta agora. Dá meia volta e salta meio na diagonal para a fileira de lajes rachadas ainda intacta, de uma maneira que te permita correr para a frente logo que pisares as lajes... pois, como já sabes, aqui não se pode parar: há cacos de vidro em baixo. Conseguindo passar pelas lajes, sai da sala e mata outro bandido.
Dirige-te para o mesmo corredor; antes de passares pela última porta que se abriu, vai procurar granadas na trincheira em frente ao corredor das duas portas, parando na extremidade do piso e olhando para baixo. As granadas estão na trincheira atrás do banco de convés. Depois passa pela última porta do corredor que se abriu e segue em frente, subindo para uma plataforma quando chegares ao final. Vira-te para a esquerda, e segue em frente até o caminho terminar. Deverás estar em cima de um degrau baixo, com um muro em frente. Dá meia volta, e verás um bloco rectangular à direita. Salta para te pendurares no alto desse bloco, e depois dá meia volta outra vez e salta com corrida antes (pressiona Ctrl) para a passagem do outro lado, à frente. Logo adiante há um buraco no chão. Salta com segurança pelo buraco, e vais cair (a queda é curta) em cima de uma estrutura acobreada onde há a última chaveque deverás utilizar neste nível.
Apanhada a chave, salta da estrutura onde está para a cobertura do convés superior. Depois desce para o convés da piscina (CONVÉS 3), deste para o CONVÉS 2, e volta novamente para aquela esquina de onde saltaste para o topo de uma rampa e para uma plataforma em frente à estrutura acobreada. Faz o mesmo trajecto novamente, mas desta vez vai buscar o DRAGÃO DE JADE... Salta da plataforma para te pendurar numa greta que existe do lado esquerdo dos vidros partidos, desloca-te para a direita até os vidros, sobe, e CAMINHA para apanhar o troféu. Apanhado o dragão (com mais 4 granadas), desce com segurança deste nicho para o CONVÉS 1.
Segue em direcção à grande estrutura acobreada, e para á beira do convés. A esta altura já deverás de estar a ver há um certo tempo algumas chamas a caminhar na tua direcção. Olha para baixo: são dois bandidos com lança-chamas, e é mais fácil de os matar daí mesmo (as chamas não alcançam Lara, mas os tiros dela irão alcançá-los). Depois disso, observa que a altura em que te encontras é imensa... porém, o que estás a ver lá em baixo? Ah, aquela plataforma construída com os dois caixotes de madeira que eu te pedi que colocasses numa certa posição, bem no início do nível... estás a ver para que isto servia? Melhora um pouco a saúde, e salta da beira do convés para o alto dos caixotes, com uma corridinha antes: deverás aterrar lá sem grandes danos. Depois desce e segue em frente, ultrapassando a estrutura acobreada e os caixotes e dirigindo-te para uma construção baixa na parede em frente à estrutura. Usa a última chave que apanhaste para abrir a porta, entra... e o que vês? Um lindo objecto dourado no chão, que se parece com um anjo de asas abertas... Acabas de encontrar algo que se chama CHAVE SERÁFICA, e ainda terás oportunidade de usar isso no futuro. Apanha a Chave Seráfica... e o nível vai TERMINAR.
FILME: Lara usa uma espécie de bóia para subir à superfície, e vai de avião para o Tibete. Ela pretendia chegar ao Mosteiro de Barkhang, porém sofre um acidente de percurso... e vê-se meio perdida no Himalaias, deslizando por uma rampa de neve.

Destaques de interesse

0 Comentários