Tomb Raider 2 - Nível 9 - ACOMODAÇÕES DA TRIPULAÇÃO

by - sexta-feira, novembro 21, 2014

Parte III: NO FUNDO DO MAR

NÍVEL 9: ACOMODAÇÕES DA TRIPULAÇÃO (LIVING QUARTERS)   

Inimigos: 22
Itens: 13, incluindo Chave do Teatro




Bem... salva o jogo, porque estás novamente dentro de água. Porém o desafio aqui já não é tão grande quanto aquele que encontraste em "40 Braças"... felizmente.
Nada para a frente, em direcção à abertura no casco do navio Maria Doria. Logo que passares por ela, vira para a esquerda e procura uma alavanca ao lado da abertura. Acciona essa alavanca para abrir uma escotilha em frente, do outro lado. Passa por essa escotilha, e entrarás no navio.

Cuidado! Lá vem um bandido. Depois de tratares dele e apanhar um kit pequeno de medicamentos, dirige-te para a porta de onde ele saiu e vais encontrar um salão muito grande, cheio de estruturas que se parecem com pistões. É isto que devem ser mesmo. Talvez estejas ouvindo alguns tiros... mas deixa este inimigo para depois, e segue para a esquerda, até uma estrutura escalável que existe antes do primeiro pistão.
Sobe nessa estrutura, vira-te para a direita... e vê Lara olhar para cima, em direcção a uma chave que há bem no alto. Humm... segue em frente, e passa pela porta.
Acompanha a passagem até encontrares um buraco no chão. Salta para dentro dele, e encontrarás um pequeno corredor. Saca as armas, e avança com cautela. Umbandido! E outro! Não apanhes ainda os bens que eles lhe deixaram... Continua em frente até saíres do corredor, e... salta para trás, voltando ao corredor. Barris rolantes! E mais outro bandido. Só depois de matares esse terceiro é que poderás apanhar com tranquilidade os objectos: pentes de magnum e arpões, senão as próprias armas.
Salta por cima dos barris, e vai para o salão ao lado. Ele tem uma passagem (fechada) em frente, uma série de bocas de fogo à direita, e uma alavanca bem no alto, na mesma parede da abertura por onde entraste.
Ora, na parede acima das bocas de fogo existe uma fenda. Portanto vai para o local mais alto da rampa em frente às bocas de fogo, e calcula um salto para te pendurares na fenda do alto da parede. Conseguiste? Então desloca-te para a direita, por cima das bocas de fogo, e solta-te em cima da laje que há na extremidade. Acciona a alavanca que existe aí para apagar o fogo, e depois sobe para a passagem acima e à esquerda. Vais chegar a uma sala quadrada, com uma alavanca na parede e um buraco no chão.
Acciona a alavanca... e vê o sentido dos pistões se inverter (já viste algo parecido, no salão dos candeeiros no nível "Reduto de Bartoli"). Deixa-te cair pelo buraco, e vai para o salão dos pistões.
Sobe novamente na mesma estrutura de ferro do início, e vai saltando de pistão para pistão. (É melhor salvar o jogo antes dos saltos, pois a altura aqui é terrível). Para chegar ao alto dos primeiros pistões, basta um salto simples com Ctrl pressionada. Para chegar ao último deles, vais ter que dar uma corridinha antes. Chegando a esse último, olha para a direita... e vê só, o DRAGÃO DE PEDRA, em cima de uma plataforma. Infelizmente também há, aqui, um bandido armado na passagem em frente, que está a tentar matar Lara desde que a viu. Saca as armas e acaba com ele primeiro... depois calcula um salto com corrida antes (pressiona Ctrl) até à plataforma, a fim de apanhares o seu troféu.
Apanhado o dragão, tens duas alternativas: saltar com corrida antes para te pendurares na plataforma onde o bandido estava, ou pendurares-te na plataforma onde estás agora e deixares-te cair no chão. Neste último caso, terás que escalar todos os pistões de novo... a decisão é tua. De qualquer modo, vai para a porta onde estava o bandido.
Apanha os pentes de magnum do bandido morto, e segue a passagem até uma sala cercada de lambris acastanhados. Continua em frente e vai para a última sala, onde vais ver um bloco castanho num nicho à direita. Este bloco é móvel. Empurra-o para a frente três vezes, para liberares outra passagem à esquerda. Segue por essa passagem, vira à esquerda, e empurra uma vez o outro bloco móvel que vais encontrar à tua frente. Volta para o primeiro bloco móvel, e puxa-o duas vezes para trás. Salta por cima do vão para a área ao lado do segundo bloco, e segue para a direita. Atrás do primeiro bloco vais encontrar 2 caixas de cartuchos de espingarda, ou talvez a própria ESPINGARDA.
Volte para a frente do segundo bloco, deixa-te cair pelo buraco à esquerda, e chegarás novamente à sala da chave que controla os pistões. Acciona a alavanca para inverter a posição deles de novo, depois sobe e volta para a área dos blocos. Dá meia volta, salta por cima do vão para a passagem do outro lado, e volta para a entrada da passagem acima dos pistões.
Agora terás que saltar novamente, de pistão para pistão, até chegares ao primeiro, que se encontra no mesmo nível da plataforma à direita, onde existe uma alavanca para a qual Lara olhou quando entrou pela primeira vez neste salão. Finalmente vamos alcançar aquela alavanca.
Salva o jogo, vira-te em direcção à plataforma (que não está exactamente em frente ao pistão), e calcule um salto, com Ctrl e corrida antes, para te pendurares nela. Accione a alavanca... e verás que a sala das bocas de fogo ficou inundada. Salta com corrida antes para o alto do último pistão onde estiveste, salta do pistão para aquela plataforma metálica à direita, e desta para o chão. Entra mais uma vez na passagem em frente.
Segue para a sala das bocas de fogo, nadando através do túnel agora inundado. Acciona aquela alavanca que viste antes no alto da parede... e veras que a porta da parede fronteira abriu-se. Precisas  de passar por aquela porta, mas, como o que se segue é um tanto difícil, volta para o início da passagem para respirar.
Após algum tempo para Lara respirar, dirige-te para a porta aberta nos fundos da sala das bocas de fogo apagadas, e entra... que ruído é este? Um mergulhador que saiu de uma abertura no chão! Usa o lança arpões ou volte para o início da passagem, sai da água, e mate-o com uma arma de fogo.
Morto o inimigo, salva o jogo, respira fundo, e vai para a sala de onde ele saiu, passando pela abertura que há no chão. Agora, estás no fundo do mar de novo... arrisca-te a parar um pouco e olhar para cima, mesmo que Lara morra afogada, pois é bom conhecer esta área.
1) Existe no alto a escotilha por onde passaste, que leva à sala das bocas de fogo; 2) Na parede à frente, podes ver a abertura de uma caverna; 3) Existe no alto, à esquerda dessa abertura e bem perto dela, uma outra abertura quadrada... que leva a uma caverna onde existe... AR. 4) Ao lado dessa última abertura, existe outra escotilha quadrada que ainda está fechada.
Bem, tvais ter que entrar na caverna da parede em frente, pois é lá que se encontra a alavanca que abre a escotilha fechada. Portanto passa através da abertura da caverna com ar para respirares, e depois mergulha e entra na caverna da parede. Logo que entrares encosta-te à parede esquerda da caverna e continua encostado à esquerda até o fim, porque à direita... há um imenso e terrível monstro marinho, que tenta avançar para abocanhar Lara.
alavanca que procuras encontra-se bem em frente à entrada da caverna, bastante perto do monstro... mas não tenhas medo: encostado à parede esquerda, e depois à parede da alavanca, vais conseguir aproximar-te o suficiente para a puxar sem problemas. E, depois de fazeres isso, vira-te depressa para a esquerda e continua encostado à parede até conseguires sair desta caverna fatal. Sobe novamente para respirar na abertura... ou então tenta passar de uma vez pela escotilha ao lado que acabaste de abrir, pois existe um cómodo com ar logo acima que é o teu próximo objectivo.
Entrando nesse cómodo (que é um grande salão com uma passerelle no meio e diversas rampas), mata um bandido armado que está a atirar de cima. Depois adopta o atalho abaixo (1), que vai te poupar muito trabalho, ou então segue o roteiro (2).
(1) Dá um salto simples para chegares ao alto da passerelle do meio do salão. Posiciona Lara no quadrado de grade prateada que fica a três quadrados da parede onde há uma alavanca. Fica de frente para a alavanca, depois vira para a direita e caminha até à extremidade. Dá alguns passos para o lado direito do quadrado. Partindo deste ponto, dá um salto simples para te pendurares na calçada azul em frente. Sobe. Segue pela calçada até à extremidade. Salta com corrida antes para a entrada do piso assoalhado. Continua com o roteiro a partir de *.
(2) Dá um salto simples para chegares ao alto da passerelle do meio do salão. (A propósito: um truque bom para chegar a passarelas cercadas por rampas é parar bem no início da rampa antes do salto.) Acciona uma alavanca que existe aí à direita. Passa pela porta da outra extremidade da passarela. Chegaste a um mezanino onde existem duas alavnacas. Em frente a esse mezanino há uma plataforma metálica na parede, que no momento encontra-se suspensa. E, abaixo dessa plataforma... há um buraco cheio de cacos de vidro.
Vira-te para as duas chaves, salva o jogo, e começa. Acciona primeiro a alavanca da direita, depois salta para a esquerda e acciona a alavanca esquerda; a plataforma sobre o buraco com vidros baixou-se... temporariamente, é claro. Rápido! Rola e salta com corrida antes para te pendurares na plataforma, depois desloca-te para a direita bem depressa, rezando para que ela não se recolha antes de chegares à extremidade. Sobe e vai accionar uma alavanca; vais ver a tampa de um alçapão descer, no salão do qual acabaste de sair.
Desce do nicho, sobe na plataforma das chaves (há uma pequena rampa à direita para isso), e volta para a passerelle Desta vez, salta para o lado esquerdo dela. À direita existem duas rampas, uma mais alta e outra menor, e, acima dessas rampas, está a abertura que a tampa do alçapão deixou ao abrir-se.
Fica de frente para a rampa mais baixa. Dá um passo para trás. Pressiona e segura as teclas Ctrl e Alt. Lara vai saltar para cima da rampa mais baixa, saltar para a rampa mais alta de trás, e saltar para se pendurar na calçada em frente. Sobe.
Dá meia volta, e salta para a calçada em frente (onde deverá haver um bandido morto). Acompanha essa calçada até uma rampa com um bloco no alto. Passa para o lado direito desse bloco, e puxa-o para trás uma vez. Depois passa para o lado esquerdo dele, pendura-te na calçada, e desloca-te para a esquerda, através de uma fresta, até chegares a um lugar onde possas subir. Sobe, vira-te, e salta para te pendurares na entrada da passagem à tua frente. Segue a passagem, escorrega rampa abaixo, vira-te para a direita, e continua em frente pela calçada; depois vira-te para a esquerda, saca as armas, e salta com corrida antes para a passagem em frente.
(*) Acabas de entrar na área dos camarotes do navio. Segue a passagem e vira à direita, descendo alguns degraus... e matando um bandido. Vamos apanhar um troféu! Na sala de baixo há um buraco quadrado no chão. No fundo desse buraco, além de uma série de cacos de vidro... o DRAGÃO DE OURO. Em cima, à tua frente, há uma abertura muito escura. Salta para te pendurares na borda dela, e sobe. Segue em frente, no meio da escuridão... e vais parar em cima de uma laje rachada. Para aí, espera que a laje se parta... e cai quase em cima do dragão, livre dos cacos de vidro e em condições de o apanhar. Depois anda com cuidado através dos cacos (Shift), e sobe na borda do buraco (Ctrl + Seta para a Frente).
Vai para o outro aposento, à direita da escada. Segue em frente, e vira-te para a esquerda: uma rampa bem comprida, com um buraco (perigoso) no meio, coberto por lajes rachadas com vidros embaixo. Em frente, janelas envidraçadas. Desliza e salta para a frente quando chegares ao buraco, para evitar surpresas desagradáveis. Deverás chegar sem problemas às janelas, vendo imediatamente... o DRAGÃO DE JADE pousado no fundo do mar, bem à tua frente.
Segue para a esquerda, rente às janelas, e encontrarás uma poça de água (onde nada um peixe feroz). Mata o peixe e depois pisa no meio da poça, a fim de soltares umas lajes rachadas que fechavam uma abertura que dá para o fundo do mar. Tenta colocar o pé em terra firme novamente, a fim de matares outro projecto de tubarãoque vai aparecer. Depois mergulha buraco abaixo, segue para a esquerda, passa por uma abertura à direita, e sai no fundo do mar.
Procura orientar-te quando chegares aí: o casco do navio deverá estar à tua direita, e o troféu está bem perto. Mergulha em direcção à esquerda, e logo verás o DRAGÃO DE JADE. Apanha-o, recebe muita munição de presente, e depois volta em direcção ao navio, passe pela abertura à direita, segue para a esquerda, depois para a direita (o trajecto é bem curto), e logo verás as lajes rachadas no chão que marcam o local da abertura por onde deverás subir.
De volta ao interior do navio, segue para a direita e passa à próxima área. Temos aqui uma porção de pilares invertidos, encravados numa rampa impossível de escalar. Segue com as janelas envidraçadas à tua direita, e para quando chegares ao final do piso.
À tua frente existe uma rampa alta que desce para a esquerda, e, em frente à parte mais baixa dessa rampa, há uma fenda na parede. Terás que te pendurar nessa fenda seja lá como for, pois é a única saída desta área. A rampa que estás a ver termina num buraco com lajes rachadas no fundo. Tenta primeiro saltar para dentro desse buraco e saltar imediatamente para cima, segurando-te à fenda antes que as lajes se partam. Não conseguiste? Então encosta-te à quina do buraco, repara na abertura do ângulo entre a rampa e o piso da próxima área, e dá um salto simples para chegares até lá.
Agora estás a ver bem onde deves chegar: à tua frente há uma espécie de balcão que começa bem acima do buraco de onde saíste. Subindo a esse balcão, podes passar para a área em frente: mas não há como fazer isso de onde estás.
Na área onde estás, em frente ao balcão, existe uma plataforma mais elevada. Sobe essa plataforma, e vira-te para a rampa que já descrevemos. Encosta-te à rampa, dá um salto para trás, um salto para a frente... e vais deslizar por ela. Aí pressiona Ctrl e salta novamente, a fim de te pendurares na fenda do balcão em frente. Ou então posiciona Lara com a rampa do lado esquerdo, e de frente para a fenda; dá três passos para a direita, e depois salta para a esquerda a fim de caíres na rampa. O resto é igual.
Logo que te conseguires pendurar na fenda, desloca-te para a direita até o local do balcão que te permita ficar de pé. Depois salta para o outro lado dele, segue em frente, e procura um buraco no chão. Salta pelo buraco adentro e chegarás a um salão muito bonito, todo acarpetado, com sofás e uma escadaria à direita. Saca as armas. É preciso matar um bandido que está a atirar sobre ti da escadaria.
Morto o facínora, sobe a escadaria e chegarás a um salão similar, com uma balaustrada à esquerda. Aproxima-te da balaustrada, e mata daí de cima o bandidoque está no salão de baixo. Depois segue para a direita, passando pela cama, e procura um bloco móvel encravado à esquerda. Puxa esse bloco para trás uma vez, para liberares a entrada de um certo teatro... para o qual vais daqui a pouco.
Volta para a balaustrada e salta por cima dela, caindo no salão de baixo. Observa o caixote que existe aí: é um bloco móvel que poderias utilizar para voltar para o andar de cima, caso te tivesses esquecido de puxar aquele outro caixote que estava a bloquear a porta do teatro. Mas, como não esqueceste, dirige-te para os fundos do salão e mata mais dois bandidos. Depois vê que existe nesta área um buraco largo, com uma passagem do outro lado (inatingível no momento) e um bloco móvel dentro. A tua próxima tarefa será chegar a essa passagem, porém é impossível puxar o bloco móvel até ela, já que o chão irregular não permite isso. Teremos que usar outro meio.
Entra no buraco, e dirige-te para o bloco móvel. Puxa-o para trás uma vez, e depois passa para trás dele a fim de apanhares a Chave do Teatro no chão. Depois sobe para cima do bloco e mata um bandido que está a atirar sobre ti, lá de cima. Feito isso, dirige-te mais uma vez para a frente do salão.
Há uma passagem à tua esquerda, que é a do teatro. Segue pelo corredor, e usa a chave para abrir a porta do salão de espectáculos. Depois entra e sobe os degraus à direita. Outro bandido! Acaba com ele, e desce os degraus da passagem à esquerda.
Estás no auditório com o palco à tua frente, e à tua direita existe um balcão... commais 2 bandidos. Um deles tem pentes de Uzi (ou as UZIS, se ainda não tiveres esta arma.) Mata-os antes de subires para o balcão, se puderes, e depois vai para lá, segue para a direita, e encontrarás uma alavanca na parede. Acciona-a para abrir uma parte do cortinado do palco.
Sai do balcão e vai para o palco... de armas em punho, porque há outro bandidoatrás das cortinas. Depois de o matares, segue à direita e encontrarás uma passagem no alto da parede esquerda, num local muito escuro (os bastidores do palco). Em baixo dessa passagem há um bloco móvel. Arrasta-o para o colocar sob a passagem, e depois sobe por ela adentro e chega a uma área ainda mais escura. Desce os degraus e segue para a esquerda com cuidado (Shift) e uma tocha acesa, pois há aí um buraco no chão cheio de cacos de vidro. Salta por cima do buraco, e pressiona um interruptor na parede em frente. Depois volta para o palco.
Bem, esse interruptor que pressionaste fez com que o buraco em frente à passagem que era o seu objectivo final ficasse todo inundado... e agora é fácil de atingir aquela passagem, não? Portanto sai do teatro (cuidado! mais um bandido com cartuchos de espingarda), atravessa o salão, e dirige-te para o grande buraco dos fundos, em frente à passagem, onde achaste a chave do teatro. Nada em direcção à passagem, sobe, e... SAIA deste nível extremamente variado e sem grandes complicações.

Destaques de interesse

0 Comentários