Boto cor-de-rosa

by - domingo, abril 15, 2018


Ouvimos recentemente um excerto sonoro que falavas de um tal Golfinho rosa. Este pode referir-se ao Boto-cor-de-rosa que predomina no Rio Amazonas no Norte da América do Sul.

Dentre os golfinhos de água doce, é o que apresenta a maior distribuição geográfica, ocorrendo em uma área de cerca de sete milhões de quilómetros quadrados, e podendo ser encontrado em seis países da América do Sul: Bolívia, Brasil, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela. Ocorre em todos os afluentes do rio Amazonas, incluindo lagos e pequenos cursos d'água, desde sua foz, próxima a Belém (Pará), até sua nascente nos rios Marañón e Ucayali, no Peru. Seus limites são estabelecidos por cachoeiras intransponíveis, como as dos rios Xingu e Tapajós no Brasil, e por águas muito rasas. Uma série de quedas d'água e cachoeiras no rio Madeira isolaram a população ao sul da bacia Amazónica na Bolívia. O boto também está distribuído na bacia do rio Orinoco, com exceção do rio Caroni e porção superior do rio Caura na Venezuela. A única conexão entre o Orinoco e o Amazonas é através do Canal do Cassiquiare. 
- Wikipedia

Tudo significa que Lara poderá revisitar Peru e Bolívia, ou visitar Brasil, Equador, Colômbia ou Venezuela; ou quem sabe, todos estes! Uma coisa é certa, parece que em Shadow of the Tomb Raider, Lara viaja para além do Japão e Ásia no próximo capítulo.

Um pouco mais sobre o Boto-cor-de-rosa 

Não a ser confundidos com os golfinhos rosa marinhos, estes são também conhecidos como Boto, Boto-rosa entre outros. Este mamífero é um dos maiores de todos os golfinhos do rio e não sobrevive em agua salgada. É um distante relativo do golfinho do mar e tem uma pigmentação rosada, daí o seu nome. O Boto é o único golfinho do rio no cativeiro, principalmente nos Estados Unidos, Venezuela e Europa. Contudo, a taxa de mortalidade em cativeiro é enorme.

Características

  • Tamanho: Podem chegar a medir 2 a 3 metros
  • Peso: Podem pesar cerca de 160 quilos
  • Cor: A cor depende da sua idade; Os bebes mostram uma cor dorsal um pouco cinza enquanto a sua ventral mostra um cinza mais claro. Ao atingirem a maturidade, os flancos e o lado ventral tornam-se rosa. A cor rosa e mais predominante nos machos. A sua cor desaparece gradualmente com a idade, chegando a uma cor branca ou azul-cinza
  • Olhos: Pequenos com boa visão
  • Dentes: Uma combinação de 24-32 dentes cónicos e molares
  • Barbatanas: As barbatanas são como as dos outros golfinhos, com a exeção de uma barbatana dorsal. Em vez disso, tem uma alça que aumenta com a idade.


Classificação de subespécies

Dependendo das suas características, os botos foram classificados como o seguinte.

  • Inia geoffrensis geoffrensis  do Amazon
  • Inia humboldtiana geoffrensis do Orinoco
  • Inia geoffrensis boliviensis da Bolivia

Destaques de interesse

0 Comentários