Análise Tomb Raider III

by - terça-feira, fevereiro 10, 2009


Após se aventurar pela China, Veneza, Tibete, Peru, Egito, Grécia, e até mesmo pela lendária ilha de Atlântida, ou para muitos simplesmente Atlantis, Lara Croft iria descansar?

Não, se enganou..

Simplesmente após sucessos de vendas, dos dois titulos lançados anteriormente na época, chega então, "Tomb Raider 3", nomeado também como "The Adventures of Lara Croft".


E não é para pouco.Sim, tudo bem, praticamente estava sendo uma época de ouro para Eidos.

A senhorita Croft, já estava se tornando um icone, e deixou um marco naquele tempo.

O terceiro jogo, tinha sim uma estrutura diferente dos anteriores, e certas novidades.
Diferente dos outros, após completar o primeiro nivel da Índia, o jogador tem a opção de escolher a próxima localidade em que Lara irá, e isso foi algo interativo e bem interessante.
O enredo ainda continua algo original, e até certo ponto para alguns, criativo? Sim..

"Lara sai em busca de quatro artefatos misteriosos de um meteorito, que estão espalhados pelos quatro cantos do planeta.Artefatos esses, que tem poder de causar mutações nas pessoas, e que foram encontrados no século XIX, por navegantes britânicos.Porém o diario, de um dos navegantes, após anos, foi parar nas mãos do Dr. Williard, que por sua vez, contatou Croft, para a missão, em busca do mesmo."


E claro, como se não bastasse também Dr., entra em jogo Sophia Leigh, magnata de cosméticos, com interesse nos artefatos, que simplesmente pretende dominar o mundo.
Dessa vez, os locais se passam de Londres,nas Ilhas do Pacífico, ao deserto de Nevada e inclusive Pólo Sul. E claro, com direito a ida para Mansão Croft.

Imagine-se no meio da Índia, em busca de um artefato sob o domínio de tribos que o utilizam para rituais religiosos. E mais, ser atacado por estátuas com quatro braços no mesmo local.
Como faria para se infiltrar numa base secreta, pelo deserto de Nevada, na comentada Área 51?Você sobreviveria, a simplesmente uma Ilha paradisíaca, com varios mistérios, e habitadas por dinossauros?
Ter uma batalha com uma vilã, sobre o topo dos prédios de Londres?
E finalizar de vez, o vilão da história que com os artefatos, se transforma num aracnídeo mutante com poderes, justamente na Antártida.


O jogador consegue com aquela liberdade, explorar e aproveitar detalhadamente cada fase, pois com novos meios se chega ao final do nivel.
Com os gráficos um pouco mais melhorados, aquele visual tipico da série Tomb Raider, texturas definidas, ambientação que varia de um céu claro, chuva, e novamente uma neve.
Podemos também, reparar que Lara teve uma pequena mudança, tanto nas cenas em CG, quanto como no level em si.
Está com o contorno mais suave, novas roupas de arrasar, e claro, com aquele toque especial que é a sensualidade, que não deixou de lado, e conquistou muitos por isso.

Lançado para as plataformas PC, PlayStation, Dreamcast, MAC, o jogador pode desfrutar das variedades das armas, que fica entre as tradicionais pistolas duplas, até um Lança Foguetes.
E para não deixar a diversão de lado, foi adicionado novos veículos e que tiveram uma excelente inovação e interatividade, dessa vez pode-se controlar um bote, buggy, caiaque, andar sob um vagão, tudo para você aproveitar ao maximo sua aventura.




Vemos também referências de outros titulos, entre eles, um visivel na Mansão Croft, na sala dos artefatos, se encontra uma estátua que na verdade é obtido pelo também famoso Indiana Jones, em "Caçadores da Arca Perdida".

Em geral, praticamente foi usado os mesmos moldes dos anteriores, tanto quanto na movimentação, na camera, e em outras coisas simples mesmo. Por tanto, se você se acostumou com a jogabilidade tradicional dos games até então, não irá estranhar muita coisa, a não ser novas habilidades que é, correr por um certo tempo com uma velocidade maior que a atual, e a outra seria agachar, que ajudou e muito nas fases que tem locais pequenos e estreitos.
Simplesmente algumas fases estão imensas.

O som do ambiente ainda continua com aquele suspense certas vezes, em momentos de calma, pode-se ouvir na Índia, sons de alguns animais ao fundo, algumas vezes, se ouve apenas o caminhar de Lara, de repente em momentos de ação, aquela musica de tensão aparece, para deixar o jogador mais aflito o possivel.

E isso realmente é um bom trabalho que fizeram na época.
Portanto, seu foco não fica nos gráficos em si, e sim na diversão, ação, e tudo mais.
E se o game é bom, realmente não tem como evitar, gráfico nenhum há de se superar, pois simplesmente até hoje, pessoas preferem os games produzidos pela Core, ao invés da Crystal.
E o Quebra-cabeça continua? Sem dúvidas.
Isso na verdade, já vem com a série desde então,e não seria dessa vez, que ficaria de fora.

E claro para a diversão não acabar tão rapidamente, temos novamente presente a versão Gold."Tomb Raider: The Lost Artifact", no qual, Lara descobre que existe um quinto artefato (dos quatro encontrados em Tomb Raider III) e parte a sua busca, em uma pequena jornada decorrida em 6 cenários, tendo como chefe final,novamente a vilã Sophia.





"Tomb Raider 3: The Adventures of Lara Croft", realmente segue o ritmo com aquela Lara, a 'famosa Lara' antiga, que todos conhecemos, que abusa de tudo, e vai em frente nas aventuras, como o titulo do jogo diz tudo, "Aventuras de Lara Croft" novamente trazendo aquela magia, aquela emoção que conseguia, e consegue ainda passar para os jogadores, se superou mais uma vez.
Porém como nada é duradouro, esse titulo foi realmente querido pelo publico, mas para muitos não chegou a superar ao "Dagger of Xian", simplesmente como já vimos, considerado um dos ou o melhor da série.
Mas quem é fã, não tem como deixar de jogar esse jogo com muito mistério, aventura, e claro, ação do ínicio ao fim.

Destaques de interesse

2 Comentários

  1. Eu adoro todos os jogos de Tomb Raider sem falar da querida e sensual Lara Croft que sou fã incondicional. O TR3 é maravilhoso e tem todo o ar de que marca todos os jogos. A analise esta muito boa estão de parabens e o site tb é maravilhoso ;)

    ResponderEliminar
  2. Eu amo esse jogo pois em 1998 eu o joguei com 8 anos de idade e até hoje sou fã incondicional da Lara. Esse jogo então é muito marcante para mim.

    ResponderEliminar