sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Tomb Raider - Nível 10 - A cidade de Khamoon

Parte III: egipto


 NÍVEL 10: CIDADE DE KHAMOON (CITY OF KHAMOON)

Inimigos: 14 (15 na versão para PlayStation*)
Itens: 24, incluindo 2 chaves
Segredos: 3




Objetivos: Explorar a área próxima à Esfinge para descobrir a primeira chave de safira, que irá abrir a segunda área do nível. Nesta terás que encontrar primeiro a chave que abre o templo do gato, e depois localizar a segunda chave de safira para abrir a saída.
Primeiro, um filme: Lara junta as duas partes do Scion recolhidas, e tem uma visão. Ela vê uma sequência o de imagens que sugerem - usando um pouco a imaginação - a antiga civilização da Atlântida, com a sua pirâmide dourada e os seus três misteriosos governantes. Cada um deles segura uma peça do Scion, que, quando juntas, liberam uma tremenda enxurrada de poder. Em seguida Lara vislumbra uma criatura medonha, e vê dois dos governantes a tirar o Scion do terceiro. Há um clarão brilhante originado, possivelmente, pelo impacto de um asteróide (a pintura na parede da tumba também sugere isso). Depois o Scion é dividido e espalhado pelo globo. Aparentemente uma peça aterra no Egito, já que é para lá que Lara vai em seguida. A visão termina, e vemos Lara a correr pelo deserto na sua motocicleta.
Roteiro: Segue em frente até o vão. Vira-te, pendura-te na calçada, depois solte-te e pendura-te na fenda logo abaixo. (Se errares a fenda, sobe no bloco para te pendurares nela.) Desloca-te para a direita até poderes descer no cubículo. Aciona a alavanca para abrir a porta abaixo. Desce, entra, e puxa o bloco entalhado duas vezes. Entra na abertura atrás dele e apanha pentes de magnum e um kit pequeno de medicamentos.
Sai da trincheira e vai até o segundo bloco móvel, na calçada acima. Puxa-o uma vez, sobe no alto do primeiro bloco, e puxa o segundo bloco por cima dele, levando-o para o outro lado da trincheira (puxa três vezes no total), depois dá a volta para o outro lado do bloco e empurra-o uma vez, de maneira que ele fique ao lado do pilar alto. Sobe no bloco, e depois no pilar. Pendura-te na fenda acima, desloca-te para a direita, e sobe para dentro da abertura.
Para na laje arenosa da abertura para matares uma pantera negra que corre dentro da caverna em frente. Sobe na laje acima da abertura e apanha outro kit pequeno de medicamentos e mais pentes de magnum. Desce e segue em frente, em direção à Esfinge. Mata a primeira múmia do alto, antes de deslizares para a área da base da Esfinge.
Nada um pouco na piscina e apanha 2 conjuntos de pentes de magnum no fundo. Sai da água perto das palmeiras. Usa o degrau baixo para subires a amurada, e de lá dá um salto com corrida antes para te pendurares no alto do pilar do centro da piscina. Apanha os cartuchos de espingarda e mergulha novamente na água.
Desta vez sai da água perto da Esfinge e sobe no bloco móvel que existe entre as patas dela. (Não há ainda necessidade de o mover.) Sobe para o peito da Esfinge, depois dá a volta até à parte de trás da cabeça da estátua. Sobe e apanha uma CHAVE DE SAFIRA e mais cartuchos. Volta para o bloco em frente, e puxa-o para fora. Atrás dele vais encontrar uma porta pequena que poderá abrir com a chave de safira.
Entra e segue a passagem até uma sala onde estátuas de faraós flanqueiam um corredor estreito. Sobe no primeiro bloco à direita e apanha um kit pequeno de medicamentos. Salta para o bloco ao lado, e saca as armas para matares uma panteraque sai de um dos compartimentos em frente. [Ou então deixa essa pantera de lado, mas não desças para o chão: vai saltando de bloco em bloco até chegares à passagem da extrema direita.]
Vai para o final da sala e entra na passagem inclinada à direita. Avança de armas em punho até que outra pantera ataque. Salta para trás em direção ao saguão enquanto atiras, ou então rola e corre, salta para o bloco em frente, e mata a pantera através do vão.
Segue pela passagem e depois vira à esquerda. Vais chegar ao alto de uma grande área com uma lagoa e um templo. Mata o crocodilo de cima. Depois desce e segue o longo corredor abaixo do local onde estavas antes. No final vais encontrar um kit grande de medicamentos.
Sai do corredor e segue para a rampa à direita. Sobe nela por um dos lados, atravessa-a a correr, e deixa-te cair do outro lado. Uma pedra imensa irá descer a rolar pela rampa, sem atingir Lara. (Precisas de desarmadilhar esta armadilha agora, já que mais tarde deverá descer do alto do telhado acima da rampa e a pedra poderia achatar Lara.)
[Segue para a rampa na parede logo à esquerda do pequeno templo onde se pode ver a estátua de um gato. Sobe na rampa pela direita, vira para a esquerda, segue até onde puderes, e dá um salto para o buraco em frente. Apanha o SEGREDO #1, que consta de um kit grande de medicamentos e pentes de magnum.]
Sai da cavidade e dirije-te para a lagoa à direita. Entra nela e segue a passagem submersa até uma alavanca. Aciona-a para abrir a porta ao lado, passa a nadar pela porta, e sai da água o mais rapidamente possível. Mata o crocodilo que está dentro d'água. (Ou então esqueçe isso: não vais voltar por este caminho.) Salta para te pendurares na borda da calçada de cima, e sobe.
Empurra o bloco entalhado duas vezes em direção aos degraus (Leste). Sobe nele e salta para te pendurares na soleira de uma sala que existe acima. Sobe, entra, vai até o alto dos degraus, dá meia volta, e sobe pela abertura acima. Usaa a chave que existe aí para estender um bloco dourado acima da sala da piscina.
Desce para cima do bloco móvel, e empurra-o mais duas vezes em direção aos degraus, depois passa para o lado direito do bloco e puxa-o uma vez; sobe no bloco, passa para o outro lado dele, e empurra-o mais uma vez. Salta com corrida antes do alto do bloco, para te pendurares na calçada onde há o segundo bloco móvel. Sobe e empurra esse bloco uma vez para descobrires uma abertura.
Passa pela abertura e entra na sala. (*NOTA: Os usuários da PlayStation deverão sacar as armas, porque haverá uma múmia a espera lá dentro.) Aciona a alavanca para abrir o alçapão acima do bloco dourado. (Também poderás ver vagamente outra área pela janela em frente à chave. Lá existe outra chave de safira num pedestal.)
Volta para a calçada, empurra o bloco mais uma vez, e sobe nele. Dá um salto com corrida antes para o bloco dourado, depois sobe pela abertura acima. Usa a alavancaque existe aí para abrir os alçapões em volta da estátua de gato, no templo abaixo.
Não voltes para a sala anterior. Segue desta sala para a área rochosa acima do templo, passando pela abertura. Primeiro salta para a laje de pedra em forma de L, à esquerda. Caminhaa para a extremidade da direita, e procura um conjunto de pentes de magnum. Apanha-o. Procura uma rampa comprida à esquerda de quem está de frente para o templo, e desliza por ela até uma laje pequena e quadrada. Apanha um kit pequeno de medicamentos.
Vai para o canto da laje mais próximo à calçada de pedra que se projecta para fora, em direção ao templo. Salta com corrida antes para aterrares na laje projetada. Mata o segundo crocodilo que aparece embaixo, e salta com corrida antes para o telhado do templo. Apanha os pentes de magnum. Sobe no bloco inclinado do canto fronteiro mais próximo ao alto daquela rampa onde havia a pedra rolante. Agora dá um salto com corrida antes, para aterrar na plataforma acima da rampa. Apanha pentes de Uzi. Este é o SEGREDO #2. Cai com segurança para cima da rampa. (Desarmaste aquela armadilha de pedra rolante, não foi?)
Vai para o templo do gato e desce com segurança para o bloco azul do canto esquerdo da abertura, depois passa dele para o chão. O canto escuro de lajes cor de areia é uma armadilha - não há nada no fundo além de espinhos mortais. Deixa-o de lado e passa pela outra abertura, apanha os pentes de magnum no cubículo à esquerda, e desce através da abertura quadrada no chão. Segue para a esquerda e aciona a alavanca que há na reentrância, a fim de abrires o alçapão acima e deixar entrar alguma luz.
Agora podes ver, e matar, 2 panteras na sala de baixo. Apanha os pentes de magnumno cubículo atrás da estátua pequena de gato, depois desce para a sala de baixo. Saca as armas (aqui eu prefiro a espingarda). A porta à direita abre-se quando atravessas a sala, e mais 2 panteras aparecem. É geralmente fácil manteres-te simplesmente em movimento e atirar nelas, mas, se estiveres em desespero, também poderás subir no bloco do outro lado da sala.
Apanha o kit grande de medicamentos no final do corredor de onde os gatinhos vieram. Agora sobe o bloco, e depois na laje acima. Atravessa a ponta até à plataforma em torno do pilar. Outro par de panteras sai da segunda porta de baixo. É possível matá-las da ponte, mas vai levar tempo. Vai para a parte esquerda de trás da plataforma, e salta com corrida antes para te pendurares na laje onde se vê a estátua de um gato. Dali é mais fácil atirar. Quando as panteras estiverem mortas, sobe no nicho atrás da estátua para obteres o SEGREDO #3, uma caixa de cartuchos de espingarda. Desce e apanha um kit pequeno de medicamentos no corredor de onde as panteras vieram. Sobe novamente no bloco inclinado e na laje.
Desta vez entra na passagem em frente. Saca as armas, pois vais encontrar umamúmia quando chegares ao final do corredor tortuoso. Descobri que a melhor maneira de lidar com este monstro é passar por ele a correr até chegar à grande área em frente. Se ele acuar Lara no corredor estreito, ela vai ficar muito mais magoada. Fora isso fica simplesmente a atirar, salta e rola conforme necessário, e não hesites em pressionar aquela tecla Escape para usar um kit de medicamentos.

E eu descobri que a melhor maneira de lidar com a múmia de pantera (rá!) não é sacar as armas de modo nenhum: passa a correr por ela, e, quando chegares à grande área, corre para a direita com Lara agarrada na parede, vira-te para a direita, e pressiona Ctrl + Seta para a Frente. Lara irá subir na abertura, e de lá poderá explodir a múmia sem problemas.

Quando a múmia explodir, dirige-te para a porta no alto - a única outra abertura desta área [se ainda não estiver aí]. Segue a passagem até à área de cima. Aqui vais encontrar a segunda CHAVE DE SAFIRA num pedestal. Apanha-a e sobe até ao alto da pilha de areia. Continua em frente e vais sair acima da sala das estátuas de faraó onde estiveste antes. Salta de laje para laje, apanha os pentes de magnum, e depois salta e sobe até à alavanca que há do outro lado. Usa-a para abrir um alçapão que irá despejar uma carga de areia dentro da área anterior.
Volta através das lajes para a porta acima da área arenosa. Desliza rampa abaixo, depois vira-te e sobe pela rampa que fica à direita daquela por onde desceste. No alto há uma sala com portas douradas. Usa a chave para as abrir e sair do nível.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Lara's Backpack

Lara's Backpack
Lara Croft and Tomb Raider are trademarks or registered trademarks of Square Enix Ltd

Estatisticas

* Online desde 2003
* Totalmente Português Europeu
* Fansite oficial desde 2009
* Mais de 260.000 visitas desde 2010
* Mais de 1.700 artigos

Random

randomposts