As Viagens de Lara - ''Templo de Karnak''

by - quarta-feira, outubro 20, 2010

Templo de Karnak
Que o Egito é um dos países mais misteriosos, se não o mais misterioso, todo mundo sabe. Muitos conhecem a história de seus numerosos templos antigos espalhados pelos desertos do país, mas poucos sabem que um de seus templos foi reproduzido num game de Lara Croft.

Essa mistura entre o mundo real e o digital também é um dos charmes da série que faz os países retratados serem ainda mais conhecidos. No caso em questão estamos falando do 'Templo de Karnak'.


''O Templo de Karnak tem este nome devido a uma aldeia vizinha chamada El-Karnak, mas no tempo dos grandes faraós esta aldeia era conhecida como Ipet-sut ("o melhor de todos os lugares").

Designa o templo principal destinado ao Deus Amon-Ré, como também tudo o que permanece do enorme complexo de santuários e outros edifícios, resultado de mais de dois mil anos de construções e acrescentos. Este complexo abrange uma área de 1,5 x 0,8 Km. Existiam várias avenidas que faziam a ligação entre o Templo de Karnak, o Templo de Mut (esposa de Amom) e o Templo de Luxor. Além disso, não muito longe, fica o templo de Montu, sendo que o de Khonsu (um dos templos mais bem conservados do Egipto) está dentro do próprio complexo.

Foi iniciado por volta de 2200 a.C. e terminado por volta de 360 a.C. O Templo de Karnak era naquela altura o principal local de culto aos deuses de Tebas, entre os quais: Amon, Mut e Khonsu, atingiu o seu apogeu durante a XVIII dinastia, após a eleição de Tebas para capital do Egipto. No maior templo do Egipto nenhum pormenor era descurado, e durante a XIX dinastia trabalharam no templo cerca de 80 000 pessoas. O templo esteve submerso nas areias egípcias durante mais de 1 000 anos, antes dos trabalhos de escavação começarem em meados do século XVIII, a enorme tarefa de restauro e conservação continua até aos nossos dias.''


O game em questão onde foi retratado, é o quarto oficialmente lançado. Chamado de ''A Última Revelação'', o jogo marcou o fim da década de 90 já como um clássico. Das 35 fases, a que representa Karnak é a sétima. Tudo bem que o templo digital ficou mais alucinante que o da vida real, que assim como no jogo guarda seus mistérios.

Muitos fãs elegem o quarto game como sendo o melhor da franquia, e pedem um remake assim como foi feito com TR 1 após os 10 anos da série. Se já é bom jogar com os gráficos originais, imagine com os gráficos da atualidade? Seria um verdadeiro sonho.





Cada vez mais dou o valor necessário a equipe da Core Design que mesmo em tempos de crise, conseguiu produzir um maravilhoso jogo que entretem qualquer um e que ainda reproduz locais encontrados por qualquer um na vida real. Então já sabem, se quiserem dar uma de Tomb Raider basta visitar os países e os locais por onde Lara passou, pois o que tem lá nos jogos tem cá na vida real e vice versa.

Destaques de interesse

0 Comentários