Tomb Raider: uma franquia de sucesso ?

by - quinta-feira, junho 18, 2009



A franquia Tomb Raider sempre fez muito sucesso, desde o primeiro jogo lançado. Porém, percebemos que, atualmente, os jogos já não vendem tanto quanto antes, às vezes nem correspondendo às expectativas dos produtores. Qual seria o motivo disso? Pirataria? “Fãs” que abandonaram a série?


Analisando o recente gráfico das vendas dos jogos da série, percebemos que até Tomb Raider: The Last Revelation, as vendas se encontram em uma escala decrescente com números não tão diferentes. Porém, quando chegamos a Tomb Raider Chronicles, vemos que ele vendeu muito menos que os anteriores! Já haviam sido lançados 5 jogos “iguais”, apenas com alguns movimentos novos e alguns efeitos gráficos melhorados. Seria esse o motivo do 5º jogo da série não ter sido um sucesso?

A partir daí, Tomb Raider nunca mais foi o mesmo. Tentando revolucionar lançaram, em 2003, justamente 3 anos após o lançamento de Chronicles, o Tomb Raider: The Angel of Darkness. O jogo conta com uma Lara ao estilo gótica, com elementos de RPG e até um outro personagem jogável. Mas não foi nada que salvasse a série. As críticas pela inexistência das famosas pistolas gêmeas, por Lara ser lenta e, principalmente pelos bugs, acarretaram ao fim da antiga série Tomb Raider, feita pela Core Design.

Tomb Raider passou então, para as mãos de Crystal Dynamics. Desde então, foram produzidos 3 jogos: Tomb Raider Legend, Tomb Raider Anniversary e Tomb Raider Underworld, mas nenhum desses jogos fez tanto sucesso e vendeu tanto quanto os antigos da série. O motivo disso, ninguém tem certeza do que seja, mas muitos têm as suas ideias e opiniões sobre esse assunto.

E você? O que acha? Comente, queremos saber sua opinião!

Destaques de interesse

0 Comentários