Semelhanças ou coincidências?
Com lançamento agendado para o dia 15 de setembro (próxima quarta-feira), Batman: Arkham Asylum é a mais nova aposta da Eidos Interactive (agora propriedade da Square Enix) para o mercado dos games. O jogo vem sendo apontado como concorrente à melhor título do ano de 2009, e, creio eu, não é para menos. Mas como em toda grande produção, sempre acaba por deixar-se algumas ‘perguntas’ no ar. Como fã incondicional de Tomb Raider, bem como grande apreciador da franquia Batman, não pude deixar de notar algumas semelhanças entre os títulos da saga estrelada por Lara Croft, com a mais nova produção da Eidos. Acredito que realmente existam semelhanças claras, entretanto, como de louco todos temos um pouco, não é de se duvidar que a busca por um post interessante, que marcasse minha estreia neste incrível site, tenha afetado minha condição mental.
Pulando as graças, procuro citar algumas das ‘coincidências’ entre os games (vale lembrar que a Warner também está trabalhando na produção de Arkham Asylum, tendo também botado suas ‘mãozinhas’ em Tomb Raider):
3 – Sensação de solidão, isso sim é perceptível, como um dos pontos fortes de Tomb Raider, Batman também está sempre por si no jogo (apesar da loucura que é). Um dos pontos criticados em Legend foi o fato de nunca termos a impressão de estarmos por nossa própria conta e risco.
4 – Slow motion: como o Adrenaline mode, ou o próprio slow motion (Legend, Anniversary e Underworld), Arkham Asylum também conta com suas cenas em que a câmera reduz a velocidade para que Batman possa dar golpes mais certeiros.
5 – Saltos semelhantes? Não, nem todos. Mas algumas cambalhotas têm muito do estilo Lara.
6 – Andar devagar? Sim, Batman também pode optar entre correr ou andar devagar durante ações mais arriscadas e furtivas, contudo não tem o gingado de Lara, nem poderia!
7 – Visão infravermelha ou sonar? Para reconhecer o território por onde anda, bem como os inimigos que lhe espreitam, Batman possui visão infravermelha, utilizando-a de forma mais inteligente do que vimos com o sonar, em Underworld.
8 – Moda AoD e TR5: atacar inimigos por trás é marcante nos jogos, sendo que Batman também faz uso de tubulações e do amplo cenário à sua volta.
Enfim, são estas algumas das semelhanças (ou coincidências) que pude notar entre os jogos. Espero que não tenha exagerado nas comparações, afinal isso nunca é algo bom. Bom é ver que, caso realmente tenham aproveitado algo de outras franquias, como Tomb Raider, existem pontos muito fortes e bons nos jogos de que gostamos, o que é realmente ‘gratificante’. Perceber que Lara, a musa do jogos, agora também pode estar servindo de exemplo para outras produções, é incrível! Aguardo seus comentários e observações sobre este artigo, bem como sua opinião sobre as semelhanças. (Espero que também aproveitem o sucesso que será esse jogo para criarem TR's cada vez melhores).
Veja também:
Lewis Croft.
0 Comentários