0
Parte II: itália

NÍVEL 2: VENEZA (Venetia)

Inimigos: 22
Itens: 27, incluindo 3 chaves e pistolas magnum



 

Escorregua rampa abaixo, e chega a um corredor. Segue em frente de armas em punho, pois um Dobermann vai receber Lara. Depois, entra numa área ladrilhada (um átrio) ainda de armas apontadas, vira para a direita, dá alguns passos para trás, e mata o bandido que está a disparar em ti do alto de um terraço. (A propósito: todos os maus elementos humanos daqui são sectários do culto de Bartoli.)
Coloca-te embaixo do terraço e olha para cima. Estás a ver uma chave? Pois bem: vais precisar de chegar àquele terraço para a ir buscar. Começa a andar. Dá meia volta, e segue por uma passagem que termina num canal, mas, cuidado! Outro cão, e um bandido de maus bofes armado de um porrete, partem simultaneamente na tua direção. Por enquanto, evita-os. Corrr para a frente desviando-te dos dois, dá um salto, e atira-te para a água. Nada para a direita, sob o cais, e sobe à superfície na extremidade deste, voltando-te na direção onde estavam os teus dois inimigos.
Sobe no cais, e mantenhem-te perto da água. Dá alguns passos para a frente, e o cão ou o bandido deverão aparecer. Mata um por um, dando um salto para trás e caindo de novo na água, se precisares. Depois apanha o kit pequeno de medicamentos que estava com o bandido. E, a partir deste ponto, revista todos os inimigos humanos que matares. Geralmente eles renderão kits de medicamentos, munição, ou armas.
Explora a área. O cão e o bandido saíram de uma sala à beira da água, e nessa sala existe uma mesa com tochas em cima, e um interruptor na parede. Apanha as tochas (elas ser-te-ao muito úteis em todo o jogo), e deixa o interruptor para depois. Sai do prédio, e olha para o outro lado do canal. Vais ver um portão de madeira. Olha para o lado esquerdo. Outro portão fechado, cercado por um aramado através do qual se vê uma área muito escura atrás. Em cima desse portão há uma laje com uma porta fechada. E Lara está cercada por prédios com janelas protegidas por decorativos toldos vermelhos, pois estamos em Veneza, uma cidade quase submersa cheia de prédios antigos e canais.
Mergulha na água, e passa por baixo do portão de madeira em frente. Chegarás a outro cais, que tem um interruptor e um buraco de fechadura, além de um barco muito convidativa... hummm... Sobe para o cais, e pressiona o interruptor. Uma porta ir-se-á abrir numa área que ainda não viste, mas verás daqui a pouco. Mergulha novamente na água, e volta ao prédio onde apanhaste as tochas em cima da mesa.
Agora, pressiona o interruptor que viste antes na parede, atrás da mesa. À sua direita, há uma escada. Logo que pressionares o interruptor, um alçapão acima da escada ir-se-á baixar, permitindo-te subir até à sala de cima. Sobe. Dá a volta à sala, e pressiona outro interruptor mais ou menos na mesma posição do primeiro. Outro alçapão baixa-se, e vês a continuação da escada. Sobe para a cobertura do prédio, e verás uma janela envidraçada. Sobe para o parapeito da janela, e atira nos vidros com as pistolas. Os vidros vão-se partir, permitindo-te passar pela janela. Passa por ela, e desce para um corredor, com uma porta aberta à esquerda e outra janela de vidros partidos em frente. A porta é aquela que abriste quando pressionaste o interruptor, no cais onde estava o barco. Mas, por enquanto, segue em frente e passa pela outra janela partida. Para na extremidade do parapeito, e olha para baixo. Há um toldo vermelho. Salta para o toldo, segua por ele até o final, e depois salta para o terraço à tua direita, que é aquele onde está o capanga de Bartoli que mataste e... a chave que viste no átrio. Apanha a chave, e volta pelo mesmo caminho para a janela partida. [Para saltar do terraço para o toldo, caminha até o parapeito, vira-te na direção do toldo, dá um salto simples para trás (Seta para Trás), e depois salta para a frente.]
Desce da janela para o corredor, saca as armas, e dirije-te para a direita, em direção à porta aberta. Logo que entrar, vira-te para a esquerda e mata um cão. (Mas por que será que todos os cachorros de Bartoli são Dobermanns?) Depois observa a janela envidraçada, à esquerda da porta por onde entraste. Terá que passar por essa janela daqui a pouco. Por enquanto, segue a passagem à direita da janela até àalavanca que há na extremidade. (Uma passagem envidraçada muito bonita, por cima do canal). Aciona a alavanca... e verás que a porta de madeira que fica acima da porta com aramado em volta, no canal, abriu-se. Ora, a porta aberta fica no alto, portanto volta para a janela envidraçada que acabaste de ver antes, no mesmo aposento.
Atira nos vidros da janela para os partires, e caminha até à extremidade do parapeito. À tua frente, do outro lado do canal, há uma série de toldos vermelhos que podem levar Lara... à nova janela aberta. Dá um salto simples para trás, umas duas corridinhas para a frente, e salta com a tecla Ctrl pressionada, a fim de te pendurares no toldo imediatamente em frente. Sobe para o toldo, vira para a esquerda, e vai saltando de toldo em toldo até à plataforma onde há a porta aberta. Sobe para a porta, e segue pela passagem para accionares a alavanca que há na extremidade do cubículo. Verás que a porta grande que dá para a área escura, abaixo desta, abriu-se.
Salta da plataforma para a água, e nada novamente por baixo do portão de madeira, para o cais com a fechadura e o barco. Sobe o cais, e usa a chave na fechadura. O portão de madeira ir-se-á abrir.
Agora, ainda no cais, olha atentamente para o outro lado do canal. Talvez possas vislumbrar um bandido armado, que está escondido na mesma sala onde o cão e o bandido do porrete estavam. Ele pretende atirar em Lara, e é melhor matá-lo antes de prosseguir. Tenta atirar no bandido daí mesmo, se puderes; saca as armas, espera que Lara aponte para ele, e vai atirando sempre que ele aparecer. Este processo é demorado, porém seguro. Entretanto, caso te canses de esperar, mergulha na água, vai para o outro cais, e mata o bandido pelo método mais doloroso. Depois, revista-o. Ele tem umas pistolas magnum  boas para te oferecer, e, a partir daqui, troca os revólveres por esta arma, que é mais eficiente.
Volta para o cais anterior, e prepara-te para uma emocionante corrida de barco! Aproxima-te da lateral do barco, e pressiona Ctrl. Lara irá subir a bordo. Depois usa as setas de direção como de costume, e a grande corrida irá começar. Lembra-te apenas de que Lara não poderá usar armas enquanto estiver a guiar, e usa a tecla Alt, acompanhada das setas para a esquerda ou para a direita, se quiseres que Lara saia do barco por um desses lados.
Com Lara motorizada agora, sai da área do cais, vira à direita no canal, e dirije-te para a porta com a área muito escura atrás. Passa pela porta, acende uma tocha, e procura uma calçada à direita e em frente. Encosta o barco nessa calçada, e salta da lancha pela direita. Segue a passagem, e apanha mais tochas e o DRAGÃO DE PEDRA na calçada. Estás a ouvir guinchos de rato? Então já sabes o que espera Lara adiante. Mas, por enquanto, dá meia volta e volta para o barco.
Sempre acendendo tochas quando necessário, percorre um túnel mais ou menos em frente, e depois outro à direita. No final desse outro vais cair com o barco por uma cascata, caindo numa grande área de represa. Salta do barco e procura, no fundo da água dessa área... o DRAGÃO DE OURO! Vê só como ele reluz na penumbra. (Para o apanhares, posiciona Lara bem acima dele e pressiona Ctrl.) Depois volta para o barco, vira-te para a cascata, e passa por um túnel à esquerda dela.
Segue pelo túnel até chegares a uma área um pouco complicada, cheia de túneis e passagens. Sob a água, logo à esquerda da entrada, há 2 conjuntos de pentes de Uzi. Vai apanhá-los, se quiseres. Depois volta para o barco, e olha para a esquerda. Vais ver uma sala com uma janela vagamente iluminada, em frente a um cais. Procura seguir em direção ao cais da janela, e, chegando lá, examina o ambiente. Há um ratoem cima do cais, uma escada que sobe à direita, e, na extremidade do cais e à direita da escada, um portão aberto, com outro fechado em frente. Passa pelo portão aberto, e para o barco em frente ao portão fechado, embaixo de uma alavanca que consegues ver vagamente lá em cima, na parede esquerda. A área entre os dois portões é na verdade uma eclusa, que transporta barcos para o nível superior da cidade.
Deixa o carco aí, e nada para o cais onde existe a janela iluminada. Mata o rato (pode usar os revólveres simples de Lara para isso, pois economiza munição), e atira nos vidros da janela. Ultrapassa a soleira... e mata imediatamente um bandido armado. Revista-o para apanhar munição de magnum. Apanha também cartuchos de espingarda num canto escuro da sala. Depois procura uma alavanca, na parede à direita da janela, e acciona-a. Que ruído de água! Acabaste de fechar o portão além do qual o barco parou, e abrir o outro, elevando o nível da água na área onde se encontra a sua lancha... e a alavanca. O barco está agora num nível superior da cidade.
Sai da sala para o cais, através da janela partidaa, e sobe a escada que viste, à esquerda. Há outro portão fechado em frente, e o teu barco está disponível, à direita. Estás a ver agora a utilidade de teres parado o barco na eclusa?
Salta para a água, ao lado do barco, e acciona a alavanca que viste antes, e que agora está submersa. (A propósito: não é preciso esforçares-te muito para a accionár. Quando encontrar alguma alavanca submersa, simplesmente faz com que Lara se aproxime o suficiente, e olha para a alavanca. Depois pressiona Ctrl. Lara ir-se-á aproximar mais ainda, e accionar sozinha a alavanca.) O portão vai-se abrir. Sobe para o barco, e passa pelo portão. Estás numa nova área de Veneza, um canal por onde podes seguir para a esquerda, ou para a direita. Segue para a esquerda, e depois vira à direita.
Chegaste a um canal com três gôndolas de madeira; à direita existe um cais com degraus; podes ver um toldo vermelho perto do degrau mais alto, e consegue divisar, lá na frente e à esquerda, um bandido a passear com ar ameaçador numa calçada cimentada, onde há outra lancha atracada.
Saia do barco perto dos degraus, e sobe até o degrau mais alto. Vira para a esquerda, e sobe para o toldo vermelho. Saca as armas, salta do toldo para a ponte que existe à direita, e dá imediatamente um salto para trás, voltando ao toldo; pois um cão e um bandido estavam prestes a lançarem-se sobre ti. Mata-os de cima do toldo, e salta novamente para a ponte. Apanha o kit grande de medicamentos que o bandido te deixou, saca novamente as armas, e segue para a esquerda. Chegarás a uma área aberta com uma sala à esquerda, da qual sai um bandido armado. Ao morrer, ele deixa uma chave. Apanha-a, e usa-a para abrir a porta da sala. Entra e cai por um buraco que há no canto direito, chegando a outra sala semelhante, porém com uma alavanca para acionar. Acciona a alavanca para abrir um portão de ferro, sobe novamente para a sala de cima, e... mata outro bandido. Apanha os 2 conjuntos de pentes de magnum que ele tinha para te oferecer, e depois dirije-te para a ponte que atravessa o canal.
Olhando para a esquerda, verás a calçada com o bandido. Mata-o daí de cima se for possível, porque é mais fácil, e depois salta novamente para o toldo, desce, e vai nadando para essa calçada. Examina a área, e apanha os 2 pentes de M-16 que estavam com o bandido que mataste.
Na calçada existe uma porta, com uma fechadura à esquerda. Ainda não tens a chave dessa porta. Em frente à calçada, existe um portão de ferro fechado que bloqueia o acesso a um pequeno canal. Do outro lado desse canal existe outro portão de ferro idêntico... que acabaste de abrir, na sala da ponte. Agora só falta abrir o portão deste lado. À esquerda da calçada, na extremidade do canal, poderás ver uma porta dupla escura com símbolos gravados. Essa porta, que é a saída do nível, está fechada, e, na água em frente a ela, logo adiante da calçada, consegues divisar vagamente uns objetos esféricos submersos. São minas, armas ignóbeis e traiçoeiras que terás que explodir para poder, futuramente, passar por aquela porta.
O teu barco ficou atrás das gôndolas. Salta para o outro barco que está ao lado da calçada, e dirije-te com ele para a grande porta fechada, em frente. Logo que ultrapassar a calçada à esquerda, dá uma acelerada e... salta imediatamente do barco! Eu sugiro usar Alt + Seta Esquerda. O barco irá bater nas minas e explodir junto com elas... mas sem Lara a bordo, felizmente. O caminho para a porta agora está livre.
Volta a nado para o barco, dá meia volta com ele, e volta para o canal de onde saiste. Para em frente ao portão aberto. Logo na esquina, à esquerda, existe um cais com um bandido armado, que está a querer atirar em ti. Se quiseres matá-lo com mais facilidade (e é bom fazer isso, pois ele tem um kit grande de medicamentos e 2 caixas de cartuchos de espingarda), salta da lancha, nada para a soleira do portão, e depois segue em direção ao cais com Lara encostada na parede direita, até chegar a uma saliência dentro da água onde ela poderá ficar de pé (essa saliência fica bem perto do portão). A esta altura, já deves de estar sob algum tiroteiro. De pé na saliência saca as armas, e acaba com o bandido daí mesmo. Segue para o cais, e apanha os itens. Depois volta para apanhar o barco, segue em frente, dobra à esquerda para passar pelo cais, continua em frente, e em seguida vira mais uma vez à esquerda. Chegará a uma área semelhante àquela das três gôndolas, porém só com duas gôndolas e uma porta fechada. Primeiro toma impulso, acelera, e destroi as duas gôndolas com o barco, pois talvez precises de passagem livre nesse canal, mais tarde. Depois salta cautelosamente do barco, e dirije-te para o cais dessa área, perto da porta. A porta abre-se logo que sobes o cais, e lá vem um bandido. Sabes o que fazer com ele. Depois de matatares e apanhares o kit pequeno de medicamentos que ele guardava, entra paraa de onde ele saiu, e... mataduas ratazanas que la estão. Acende uma tocha, procura uma alavanca na parede, e acciona-a. Verás uma porta a abrir-se em outro cais. É esse o teu próximo objetivo.
Volta para o barco, e olha para a área em frente ao cais. Há aí um pequeno canal, sem portões de ferro. Passa por ele, e depois segue para a esquerda. Verás um outro cais à direita, e encontrarás a porta de madeira que acabaste de abrir.
Salta em frente à porta, respira fundo, verifica a saúde, e salva o jogo. A próxima parte é muito difícil, especialmente se estiveres sem aquele lançador de granadas que terias apanhado no nível anterior, caso tivesses ido atrás do Dragão de Ouro.
Passando pela porta aberta, salta para o chão coberto de água e apanha uma chaveque está submersa. A porta ir-se-á fechar imediatamente atrás, barrando-te a saída...
Olha para cima. Esta sala tem uma série de escadas, porém só uma delas (na parede do lado direito da porta) permite o acesso ao piso de cima. Sobe por essa escada, e vais imediatamente escutar uns latidos ameaçadores. Coragem, continua a subir. Chegando ao piso superior, saia da escada, e seleciona as pistolas (caso não tenhas munição noutra arma melhor). Começa com o tiroteio e sempre a saltar em várias direcções de modo a fugires dos inimigos, um bandido e um cão. Isto pode ser um pouco demorado, mas se não tiveres outra alternativa... Sê veloz e usa um kit de medicamentos! Salta e salta! Atira e atira! Senão já eras. No final, vais ganhar outrokit pequeno de medicamentos como (modesta) recompensa.
Mortos os inimigos, procura a alavanca que há neste piso e aciona-a. Uma porta grande vai-se abrir no aposento. Abaixo dessa porta está o barco e um cais de madeira, com... outro bandido armado. Salta para o cais e mata-o, para poderes apanhar o barco.
Entra para o barco e segue em frente, passando pela porta da sala cheia de água e de escadas, e depois dobra para a esquerda. Chegarás a uma área onde existe um pequeno portão aberto à direita, e uma série de roupas brancas penduradas num varal, lá em cima. Esse portão de madeira dá para uma área inundada, com uma calçada em frente e uma grande rampa de madeira à esquerda. Salta do barco, e passa pelo portão. Na calçada há um bandido que irá começar imediatamente a atirar em ti, porém logo em frente há um local de piso mais elevado, dentro da água, que te vai permitir ficar de pé e sacar as armas. Mata o bandido desse local, e depois vai para a calçada e apanha munição de magnum.
Na parede ao longo dessa calçada existe um interruptor... que abre uma certa porta dupla, mas vamos deixá-lo para depois. Agora, sobe na rampa que existe à esquerda, atravessa o canal em frente a ela, e segue por uma rampa comprida e mais estreita, junto à parede esquerda. Essa rampa termina numa janela envidraçada. Atira na janela, entra num belo salão, e... o que vê? O DRAGÃO DE JADE em cima de uma plataforma, imensamente fácil de apanhar! Apanha-o... e, como é o último troféu deste nível, ganha junto com ele 4 conjuntos de pentes de magnum... caso tenhas apanhado os 2 dragões anteriores.
Desce novamente a rampa, volta para o barco, dá meia volta com ela, e segue desta vez para a esquerda, passando por um novo canal com roupas brancas e amarelas penduradas num varal. Esse canal termina... bem em frente ao cais onde mataste (ou não) um bandido armado que te rendeu vários objetos valiosos. Estando em frente a esse cais vira para a esquerda, depois para a direita, e volta para o cais das três gôndolas. Desta vez ganha impulso com ré, acelera para a frente, e despedaça todas as gôndolas para passar por elas.
Para o barco ao lado da calçada, no local onde estava o barco anterior, e dirige-te para a porta. Usa na fechadura a última chave que apanhaste, e... saca as armas! Um bandido armado sai pela porta aberta. Depois de o matares e apanhar um kit pequeno de medicamentos, entra na sala escura que existe aí e procura umaalavanca perto da porta. Ao accioná-la, verás que... o último portão de ferro se abriu, liberando totalmente o canal em frente!
Passa pelo canal aberto e volte para a área inundada onde existe a grande rampa de madeira, a calçada, e o interruptor. (O pequeno canal é um atalho para esta área.) Sobe na calçada, e pressiona o interruptor. A grande porta dupla de madeira, que é a saída do nível, abriu-se.
Agora, presta atenção: a porta dupla pode ficar aberta apenas por 12 segundos. Se subires a rampa de madeira para sair da área onde está... 12 badaladas de um grande sino começarão a soar, e terás que chegar à porta dupla antes que a última delas soe, caso contrário a porta ir-se-á fechar e terás que voltar para pressionar o interruptor de novo. (Daí a necessidade de abrir ambos os portões de ferro do atalho.) Entretanto, se em vez de saíres da sala pela rampa, saíres nadando por baixo do pequeno portão de madeira por onde entraste, agora fechado... nenhuma badalada irá soar, e poderás chegar à grande porta de madeira calmamente, por qualquer caminho e até a nado, se tiveres vontade!
Sei que agora deves estar a perguntar: por que é que não me disseram isso antes? Por que me dar a todo aquele trabalho? Eu podia "abreviar" o nível Veneza simplesmente indo até essa área, pressionando o interruptor, explodindo as minas, e saindo. Sem chaves, sem escadas com bandidos e cães em cima, sem trabalho...
Mas, ah... és ou não é Lara Croft? Ela adora missões difíceis e trabalhosas. Por que eu iria estragar toda a diversão?
Seja como for, aberta a porta, voa de barco para ela... e tem uma bela visão aérea de toda a área, antes de passares pela porta e SAIR do nível!
OBSERVAÇÃO: O "Tomb Raider II Guide" de Stella, disponível (em Inglês) no site http://tombraiders.net/stella, apresenta um meio muito interessante de lidar com aquelas doze badaladas, que a autora chama de "maneira James Bond". Vê só:
Antes de entrares na sala inundada para pressiona o interruptor, posiciona o barco bem em frente à rampa comprida e estreita de madeira que termina na sala do Segredo #3, e recua com ela ao máximo possível. Depois entra na sala, e pressiona o interruptor. Corre pela rampa, salta para dentro do barco, impulsiona o motor (Seta para a Frente + Ctrl) e parte rampa acima. Ainda a pressionar Ctrl, navegua através da sala envidraçada onde estava o Segredo #3, e aterra no canal do outro lado. Segue em frente, passando por baixo da ponte branca, vira à esquerda e depois à direita, passa por baixo do portão de metal, atravessa o canal estreito, e passa por baixo do outro portão de metal. Vai decididamente para a direita, e depois dispara em direção à saída. Ufa!
Outra maneira é levares o barco para dentro da sala inundada e coloca-lo mesmo de frente para a rampa do lado de fora e depois encosta-lo mesmo a trás. Depois de pressionares o interruptor e so montares no barco, pressionar Ctrl e seta para a frente para Lara sair disparada da sala em direcção á rampa. Depois é so seguir pelo caminho dito em cima.
Tenta isso, se quiseres! Eu tentei,óe achei emocionante demais.

Enviar um comentário

 
Top