0
Parte I: PRÓLOGO

NÍVEL 1: A GRANDE MURALHA (The Great Wall)

Inimigos: 24
Itens: 12, incluindo Lançador de granadas e duas chaves





Aí vem Lara, de um helicóptero e a descer para o interior de uma caverna. Segue em frente quando chegares ao chão e vê Lara olhar para a esquerda, em direção ao helicóptero que se afasta e a um prédio no alto. Esta olhada indica que é àquele prédio onde tens que chegar.
Segue para a direita, e encontrarás água pela frente. Entra no lago sem demora, pois há um tigre que se aproxima (o primeiro inimigo) e não deves de ter muita munição de espingarda ainda. O tigre não gosta de água, e portanto não vai seguir Lara. Nada em direção à margem fronteira, e depois vira à esquerda e sai da água, subindo uma pequena rampa. Vira à esquerda, e escala uma parede. Acompanha a passagem em frente, e salta para um rochedo de topo plano de onde se pode ver o tigre, lá embaixo, e agora já o poderás matar sem dificuldades (usando as pistolas para poupares munição na shotgun)... agora acompanhado por outro. Passa para a calçada à direita.
Segue por essa calçada até encontrares outra parede para escalar. Sobe, e dá meia volta. Há um vão à tua frente com uma calçada do outro lado. Caminha com Shift até à extremidade da calçada (isto é, até Lara parar). Olha para baixo (Ins -teclado numérico) e vê se Lara está bem alinhada com a calçada do outro lado. Pressiona Seta para Trás uma vez. Dá umas duas ou três corridinhas para a frente e pressiona Alt, sem soltar ainda a Seta para a Frente. Pronto. Ultrapassou o vão dando um "salto com corrida antes". Segue até à outra extremidade da calçada. Vira à direita, olhe atentamente para a frente... e lá está o DRAGÃO DE PEDRA, quase invisível naquele chão. Salta para a calçada onde ele está, vá buscá-lo. Depois podes ouvir os rosnar de um tigre lá em baixo, saca as armas e dispara nele. Sobe pelos degraus de pedra acima, até esbarrar na parede do prédio onde tens que entrar. Então vira para a esquerda, e salta com corrida antes para a calçada do outro lado do vão. Vira para a direita. Estás diante da entrada do prédio. Sobe para ela com Ctrl + Seta para a Frente, e entra.
Uma sala cheia de penumbra, com janelas em frente e algo que se parece com umaalavanca (ainda vais encontrar muitas delas) no canto da direita. Dirije-te para a alavanca, prepare-se para acioná-la, e... upa! O chão cede (pois era um alçapão) e desabas na piscina que há embaixo.
Sobe para a superfície com Alt + Seta para Trás, e sai da água. Temos aqui um grande portão fechado, com alguns degraus que sobem para uma calçada à esquerda. Acompanha os degraus e a calçada até à extremidade. Encontras uma parte da piscina pela frente, e, do outro lado... uma plataforma com uma alavanca.
Se saltares para piscina, vais conseguir subir para a plataforma. Portanto chega-te até à extremidade da calçada, dá um salto simples para trás, pressiona a tecla Ctrl e não soltes, depois dá umas duas corridinhas para a frente e pressiona Alt para saltar. Lara ficará pendurada na extremidade da plataforma. Sobe, coloca-te bem em frente à alavanca, e pressiona Ctrl para a acionár. Depois mergulha e nada para o portão agora aberto.
Passa pela porta de pistolas em punho. Terás que matar três abutres. Para isso, espera que Lara aponte as armas para os abutres, e pressiona Ctrl. (A propósito: Lara continua a atirar em inimigos já mortos. Para que ela mire outro inimigo, terás que soltar a tecla Ctrl, esperar que ela aponte para o novo inimigo, e apertar a tecla novamente.) Depois de os matares, examina o prédio à frente. Existe uma fechadura ao lado da porta, para a qual ainda não tens chave. Portanto volta e procura uma rampa à esquerda, que leva a uma pequena lagoa. Desliza rampa abaixo, e cai na água.
Procura, na parede esquerda da lagoa, uma abertura semelhante à de um túnel. Mergulha (Alt+ Shift + Seta para a Frente), segue a nadar (Alt) túnel adentro... e o que há no chão, à tua frente? Uma chave! Apanha-a (posicionando-te acima dela e pressionando Ctrl), rola (End), e volta para a superfície da lagoa. Respira... aaahh! - e depois sai da lagoa e saca depressa as pistolas. Há um tigre a ronda por aí. Começa a disparar nele e a saltar em várias direcções de movo a te desviares deçe sem magoar Lara. (Como alternativa, já que ainda não tem muita munição de espingarda e com as pistolas demoras um pouco até o matar, espera que o tigre se afaste; então sai depressa da água, corre, e escale os blocos verdes abaixo da muralha, à esquerda. O tigre não vai seguir Lara até lá.)
Morto o tigre (ou não), examina a muralha à esquerda e procure o melhor lugar para subir. Sobe, e salta para a área anterior, em frente ao prédio. Usa a chave no buraco da fechadura. (Para isso, posiciona-te bem em frente à fechadura e aperte Ctrl. O inventário de objetos irá aparecer. Usa as setas para fazer com que a chave fique bem na frente, e pressiona Ctrl ou Enter. Lara irá usar a chave.)
Passa pela porta, de armas em punho. Aí vêm... três aranhas! Mata-as todas, e não te esqueças de olhar para baixo de vez em quando, para ver se alguma delas não se está a aproximar sorrateiramente nos teus pés. Caso isto aconteça, dá um salto para trás e mata-a.
Estás a ver uma escada à esquerda, e outra em frente, grudada na parede. Sobe para a plataforma superior pela escada grudada na parede, e... cuidado! Outra aranha. Depois de matá-la, examina o chão. Uma chave! Apanha-a, e desce novamente a escada. (Para isso, posiciona Lara na borda da plataforma, diante da escada, e dá meia volta. Pressiona Ctrl + Seta para Trás. Lara vai-se pendurar na plataforma e posicionar os pés na escada. Desce, usando Ctrl + Seta para Trás.)
À direita de quem entra, existe uma passagem escura. Segue por ela, e encontrarás uma porta com uma fechadura ao lado onde poderás usar a chave que acabaste de encontrar. Saca as armas e passa pela porta, seguindo o corredor até uma sala comquatro aranhas, um esqueleto, alguns objetos valiosos, e um bloco móvel. (Esses blocos têm o formato de cubos com algo gravado neles). Mata as aranhas, apanha okit grande de medicamentos e os cartuchos de espingarda, e dirije-te para o bloco. Terás que o empurrár para um dos lados, a fim de descobrires uma nova passagem. Faz com que Lara esbarre nele, e depois pressiona Ctrl. Lara ir-se-á colocar em posição de empurrar ou puxar. Então pressiona Seta para a Frente ou Seta para Trás sem soltar a tecla Ctrl, para que Lara empurre ou puxe o bloco. Feito isso, podes soltar as duas teclas. Ela fará o resto sozinha.
Segue pela nova passagem, e vira à direita. Estás a ver uma rampa descendente com água embaixo? Desliza até à água, mas, chegando lá, não continues em frente. Existem lançadores de projéteis nas paredes da piscina. Mantem-te perto da soleira da porta, e vira para a esquerda. Segue até à parede, e pendura-te nela (Ctrl + Seta para a Frente). Desliza com as mãos para a direita até o final (Ctrl + Seta Direita), depois solta-te, cai na água, e nada para a direita pelo fundo. Procura agarrares-te à parede esquerda, e sobe à superficie bem no canto, para fugir aos projéteis. Sobe para a calçada acima, depois para imediatamente e olha para a frente.
Estás diante de um corredor que tem um piso meio esquisito, cheio de ranhuras simétricas. São lajes rachadas que permitem que corras por cima delas, mas que irão ceder caso pares ou caminha devagar, e sob elas existem espinhos agudos que farão com que Lara sofra uma morte horrível. E tem mais: a partir deste ponto, e durante muito tempo, terás que correr quase sem pausa, a fim de escapar de várias armadilhas mortais. Portanto, prepara-se: respire fundo, salve o jogo, e vamos começar.
Lara está pronta? Então atravessa correndo o corredor, mas não pares no final...duas pedras rolantes foram ativadas e dirigem-se a ti. Vira para a direita e continua a correr, procurando dirigir para o canto esquerdo da passagem, onde existe umburaco com espinhos. Salta por cima dos espinhos e vais aterriar numa área livre atrás deles, mas NÃO PARES! Vira para a esquerda e corre um pouco para a frente (Seta para a Frente) em direção a uma abertura que há no alto da parede à tua direita. (O chão é um pouco rebaixado em frente a essa abertura.) Vira para a direita e sobe bem depressa, porque este lugar tem paredes móveis cheias de espinhos que estão prestes a fechar-se sobre Lara. Quando chegar ao alto corrae mais pouco para a frente, afastando-se dos espinhos que se fecham atrás de ti (e ainda poderiam alcançar Lara); mas não te adiantes demais, pois existem lajes rachadas em frente... Que tal, gostaste?
A propósito: no chão, em frente à abertura, haviam pentes de pistola automática,mas Lara teria que ser rápida demais para apanhá-los. E um meio alternativo de enfrentar aquelas duas primeiras pedras rolantes seria parar bem no meio da passagem, logo ao sair do corredor das lajes rachadas. Com sorte, as pedras rolantes passariam por Lara sem a atingir, e ela poderia respirar e preparar-se para o próximo round. (Se tentares isso algum dia, procura parar bem em cima da reta horizontal que há no meio da passagem.)
Agora para um pouco, aproveita para respirar, verifica a saúde, e olha novamente para a frente. Pois temos mais, muito mais. Se achaste difícil o que fez até agora, ainda não viste nada, mas nada mesmo. Salva o jogo, e vamos continuar.
Temos em frente um chão onde existem lajes rachadas com espinhos embaixointercaladas a lajes onde se pode pisar. É fácil reconhecê-las olhando... mas há um porém: três lâminas cortadoras e mortais à esquerda, logo após cada série de lajotes rachadas, as quais não permitirão que pare a fim de calcular bem os saltos ou o trajeto.
Maximiza a barra de saúde, corre e vai a saltar por cima de cada uma das lâminas. No final desse corredor existe um salão com... o DRAGÃO DE JADE no meio. Mas, logo que ultrapassares as lâminas e pisares esse salão, as paredes à esquerda e à direita dele, que têm espinhos, começar-se-ão a fechar, transformando esse troféu num dos mais difíceis de apanhar que existem no jogo inteiro. Na verdade terás que saltar por cima da última lâmina, virar-te mais ou menos na direção do troféu, pressionar Ctrl quando estiveres em cima dele, e depois correr para a outra passagem em frente... ou simplesmente esquecer o troféu, e ir diretamente para essa passagem.
Há um método (difícil) de ganhar tempo para calcular a trajetória em direção ao troféu. Tenta passar pela última lâmina sem pisar no salão que está adiante, para não ativar a armadilha mortal das paredes. Conseguindo, para e agarra-te na parede da direita, logo antes da linha divisória que separa a laje do salão. Nesse local a lâmina não irá atingir Lara, e ela terá tempo para parar e pensar no melhor trajeto que poderá fazer a fim de obter o troféu, e conseguir chegar ao corredor seguinte antes que as paredes se fechem.
Seja qual for o caso, também não poderás parar logo que chegares ao novo corredor. Este não tem lâminas, mas tem as mesmas lajes lisas e rachadas intercaladas, e, ainda por cima, uma parede de espinhos que se fecha, à esquerda... entretanto, se conseguires parar em cima de alguma laje lisa, há um jeito de contornar o problema.
A parede de espetos deste corredor só caminha enquanto caminhares. Ela fecha-se em estágios, aos poucos, à medida em que corres, e o corredor termina numa laje absolutamente segura, logo antes de um buraco. Portanto, conseguindo parar  nalguma laje lisa desse corredor, procura encostar-te à parede da direita. Depois, sempre encostado a essa, corre até à laje segura da extremidade e para um instante para respirar.
À tua esquerda está a extremidade da parede pontiaguda, e à tua frente há uma laje rachada que vai ceder quando a pisares. Abaixo existe uma rampa te irá levar a outra sala. Respira fundo, salva o jogo, e pisa a laje. Vais cair na sala, que, para variar, também tem paredes pontiagudas que se fecham. Logo que chegares ao chão, vira para a esquerda e corre diretamente para o canto em frente, que tem outra falsa alavanca. Vais parar em cima de outra laje rachada, que, cedendo, irá levar Lara finalmente a uma área escura, mas absolutamente segura. Ufa!
Pronto. Ainda existem perigos à tua frente, mas estes não exigem tanto corre-corre assim, e pode-se calcular os riscos com calma. A propósito: eu considero a seqUência anterior de acção a mais difícil de todo o jogo, e acho incrível que ela apareça logo no primeiro nível... posso-te garantir que levei um tempão para conseguir completá-la com êxito.
Agora estás numa área escura, com duas lâminas rolantes à tua frente e um kit de medicamentos no chão, logo antes. Deves de estar a precisar muito desse kit, portanto adianta-te para apanhá-lo, mas não dês nenhum passo para a frente além do necessário. O ponto do kit é o máximo ao qual podes chegar sem que Lara seja atingida pelas lâminas. Depois de apanhar o kit, calcula o tempo necessário para passar pelas lâminas, corre, e passea Aí chegarás a uma área aberta.
Essa área tem um abismo escuro e profundo à direita, 7 aranhas que atacam quando menos se espera, e uma linha de teleférico sobre o abismo... com um suporte apropriado para as mãos.
Primeiro, vamos cuidar das aranhas, para que elas não incomodem Lara mais tarde: 3 delas saem de um compartimento que fica no canto direito de quem está de frente para o abismo, e as 4 aranhas restantes saltam quando Lara se aproxima do teleférico... sendo que umas surgem pela frente, e outras por trás. Acaba com elas agora!
Mortas as aranhas, escolhe: queres apanhar o último troféu, ou não? Caso queiras, terás que descer caverna abaixo e matar um par de dinossauros. Caso o faças questão do Dragão de Ouro, é só matar as aranhas e apanhar o teleférico. Porém, além do dragão, vais perder neste caso um kit pequeno de medicamentos3 pares de granadas, e o LANÇADOR DE GRANADAS, itens que acompanham o último troféu do nível... Já escolheste?
Se tiveres decidido que é uma verdadeira Lara Croft, e não sairás daqui sem o troféu, salva o jogo e aproxima-te da beira do abismo. Caminha para a direita e procure, olhando para baixo, uma laje verde e quadrada com uma fenda acima; ela fica logo antes do primeiro dente da extremidade direita. (Se necessário, pendura-te na borda do precipício para procurar a fenda que marca essa laje.) Uma vez em cima da laje pendura-te na greta (Ctrl + Seta para a Frente), e desliza com as mãos para a direita até conseguires subir. Segue a passagem à esquerda até uma escada. (Apanha astochas que existem no caminho.) Subindo-se por essa escada, chega-se novamente ao teleférico; mas terás que a descer, a fim de apanhares o terceiro troféu. Para descer, pendura-te primeiro na escada menor, e desloca-te para a direita até à maior. É melhor acender antes uma tocha também, pois a escada é muito escura.
Desce a escada, e solta-te na passagem que há abaixo. Segue por essa passagem com cuidado, pois na grande área em frente há um... DINOSSAURO! Aproxima-te dos dois esqueletos, e verás o monstro sair de uma caverna escura em frente. Rola, corre de volta para a passagem de onde saiu, em frente e à esquerda (ela é baixa demais para dar passagem ao dinossauro), e então saca as armas e mata-o. Terás que ter paciência, e te adiantares um pouco algumas vezes para o atrair, recuando depois para dentro da passagem. Pode ser que leves algum tempo, mas este processo é seguro e permite que uses somente as pistolas, sem gastar qualquer munição.
Quando o bicho estiver morto, entra na caverna escura de onde ele saiu, segue em frente, e verás na extremidade um nicho com o DRAGÃO DE OURO... Apanha-o, mas fica onde está: pois outro dinossauro está a caminho! Mata-o de dentro do nicho onde encontraste o dragão, pois ele não pode chegar até lá. Depois volta para a escada, salta para te pendurares nela, sobe a escada até o fim, e segue a passagem de volta ao teleférico.
Tenhas apanhado ou não o Dragão de Ouro, dirije-te para o teleférico e para em frente ao suporte para as mãos. Seleciona a espingarda, caso tenhas munição para ela. Pressiona Ctrl e mantem a tecla pressionada, para que Lara viaje pelo teleférico sem cair. No final da linha, ela cairá... e terá que matar dois tigres antes de prosseguir. (São dois tiros de espingarda para cada tigre.)
Mortos os tigres, segue pela passagem de onde eles saíram e chegarás a uma área abençoadamente iluminada por uma fogueira. Dirije-te para a porta em frente, que tem um símbolo gravado... e prepara-te para viajar para VENEZA! A próxima parada em direção à Adaga de Xian.


FILME: Lara aproxima-se da porta com o símbolo gravado... e um homem lança-se sobre ela! De armas em punho, Lara prefere entretanto fazer algumas perguntas: e indaga a respeito da Adaga de Xian. O homem responde que a Adaga aguarda a pessoa "certa" para usá-la, ou seja, Marco Bartoli, ao qual Lara deverá se submeter. Durante a conversa, Lara descobre que Bartoli é líder de uma seita de fanáticos dispostos a tudo para o servir. Depois de falar o homem suicida-se, e Lara descobre o paradeiro de Bartoli num computador.

Enviar um comentário

 
Top