Tomb Raider 2 - Nível 3 - O REDUTO DE BARTOLI

by - sexta-feira, novembro 21, 2014

Parte II: itália

NÍVEL 3: O REDUTO DE BARTOLI (Bartoli’s Hideout)

Inimigos: 35
Itens: 23, incluindo 2 chaves, uma delas de um detonador, e as Uzi



 

A grande porta dupla levou Lara a outra área de Veneza. Segue pelo canal escuro e para numa calçada em frente a um prédio, onde existem 2 ratos e um portão fechado. Salta do barco, abandonando-a para sempre (que pena...) e saca os revólveres para matar os ratos. Segue pelas escadas à esquerda, matando mais 2 ratos, até chegar a uma porta aberta, também à esquerda. Antes de chegares à porta... troca de arma. Pois aí vem um bandido. Acaba com ele, apanha o kit grande de medicamentos que ele deixou, e depois segue pela passagem (mais 1 rato!) até àalavanca que há na extremidade (outro rato!).
Acciona a alavanca para abrir o portão do prédio, vira-te, segue em frente, e mata outro bandido, apanhando um kit pequeno de medicamentos com ele. Desce novamente as escadas e segue pela calçada em direção ao portão. Sempre de armas em punho... Ao entrar, mata dois bandidos: um em cima, num mezanino, e outro em baixo. O de baixo tinha cartuchos de espingarda, e o de cima tem uns pentes de magnum que vais apanhar mais tarde.
Mortos os bandidos, examina o salão. Existe uma espécie de muro de madeira que tem uma rampa do outro lado. Existe uma escada lá em cima, à direita da entrada. Existe uma série de pilares na parte de trás, e existem dois mezaninos acima.
Segue para os fundos do salão, através dos pilares. Verás duas portas envidraçadas que dão para um terraço à esquerda, e, enfileirados adiante, na mesma parede onde estão as portas... trêsespadachins medievais parados. São alguns dos robôs de Bartoli, daqueles que são ativados quando a nos aproxima-mos.
No terraço à esquerda existem dois Dobermanns. Atira numa das janelas, depois saca a espingarda e acaba com os cachorros. Entra no terraço, e dirige-te para o canto da direita. Um kit pequeno de medicamentostochas, e pentes de magnum (ou as próprias PISTOLAS MAGNUM, caso ainda não as tenhas). Não foi bom ter ido até lá?
Volta para onde estavas, e pára em frente aos espadachins. Aproxima-te... e eles começarão a baixar e levantar as espadas. Salva o jogo, calcula bem o tempo, e corre para passar por todas as espadas, uma por uma. Coragem! Chegando à área escura de trás, vais desativar os espadachins, e na volta poderás passar por eles sem problemas. Que tal, gostaste?
Acende uma tocha na área escura, e procura uma alavanca. Acciona a alavanca para abrir uma porta, e depois volta para a frente do salão. Precisas de chegar ao mezanino onde está um dos bandidos que mataste, e há dois caminhos para isso: (1) Posiciona-te embaixo da escada agarrada á parede, e salta para te pendurares nela; sobe, e depois desloca-te para a esquerda, a fim de chegar ao mezanino. Este é o caminho fácil. (2) Dirige-te para a parte de trás da rampa de madeira, salta, e pendura-te nela. Depois sobe, e, sem soltar a tecla Ctrl, desliza até à metade da rampa e pressiona Alt + Seta para a Frente, a fim de saltar e te pendurares na borda do mezanino. Espera ter que fazeres isto algumas vezes, até ganhares o jeito e conseguires.
Se tiveres adotado o caminho (2), segue para a esquerda, dá a volta ao mezanino, e encontrarás um bloco móvel na extremidade. Tens que saltar desse mezanino para aquele que está em frente, com o bandido morto, portanto terás que tirar o bloco do caminho. Empurra-o para a frente até onde der, depois salta com corrida antes para o mezanino em frente. Este é o caminho difícil.
Apanha os pentes de magnum no corpo do bandido. Sobe as escadas na parede, e desloca-se para a direita até poder descer numa calçada. Vai para o terraço, vira-te para a direita, e mata umbandido que está no outro terraço. Depois vai para a extremidade esquerda do terraço onde estás.
Quase à tua frente, no sentido diagonal, há um toldo vermelho que fica do outro lado do canal. Saltar para ele é um pouco difícil, já que a quina do prédio atrapalha, de maneira que é melhor salvar o jogo. Calcula um salto até o toldo, com uma corrida antes e a tecla Ctrl pressionada. Ao pousar no toldo Lara vai deslizar para trás, e ficar pendurada na borda (isto é: se não soltares a tecla Ctrl). Desloca-te para a esquerda até chegares ao canto, depois... sobe para o toldo, e pressiona Alt logo que estiveres de pé. Lara irá saltar para trás, com uma bela cambalhota no ar, e aterrar no terraço em frente ao toldo.
Vira-te para a esquerda. Há uma plataforma em frente. Salta com corrida antes para te pendurares nela, e sobe. Chegando à plataforma, salta para um toldo vermelho que fica na diagonal, mais ou menos à direita. Dá uma corria antes, mas não precisas de pressionar Ctrl. Segue até à frente do toldo, e olha para baixo. Há uma porta aberta, bem em frente (abriste-a quando accionaste a chave próxima aos espadachins). Dá um salto simples para ela, pressionando Ctrl para reduzir a trajetória de Lara, e ao pousar na passagem saca a espingarda, porque dois cães estão a descer a escada e avançando na tua direcção. Mata-os.
Sobe a escadaria até o final, e verás uma porta aberta à direita. Em frente há uma passagem, que por enquanto está fechada. Logo na entrada da porta encontrarás um bandido, e já sabes o que fazer com ele. Depois de matares, entra na sala e segue para o canto esquerdo. Procura na mesma parede da porta uma alavanca, difícil de ver devido ao desenho do papel de parede. Aciona a chave, sai novamente da sala, e segue para a passagem à direita, que agora está aberta. Chegarás ao terraço onde estava o penúltimo bandido que mataste, e junto com o corpo encontraráscartuchos de espingarda, e... o DRAGÃO DE PEDRA. Apanha os objetos, e volta para a sala anterior, forrada de papel de parede.
Esta sala tem uma porta-balcão envidraçada, uma mesa, e uma porta fechada à direita. Segue para a porta-balcão, e dispara contra os vidros. Entra no terraço, mata um bandido, apanha 2 pentes de Uzi com ele, e depois segue para a outra janela que há nesse terraço.
Agora salva o jogo, porque a próxima parte é difícil. Atira contra janela com os revólveres, para não gastares munição, e depois escolhe a arma mais potente que tiveres. (Aliás, tens aquele lançador de granadas?) Passa pela janela... e Lara será imediatamente atacada por um cão e um bandido ao mesmo tempo. Eles vêm da sala que acabaste de deixar, passando pela porta que se abriu. Para completar, um outro bandido passa pela janela quebrada e avança por trás. Salta para todos os lados, passando pela porta aberta à direita se precisares, subindo as mesas, desta e da outra sala, e atirando sem parar.
Mortos os inimigos (ufa!) segue em direção à lareira que há na segunda sala. A parede de trás da lareira é um bloco móvel, quem diria? Empurra-o para a frente até onde der, e depois sobe-o, passa para um corredor à esquerda, e mata um rato. Segue em frente pelo corredor, e desce para a calçada abaixo.
Prepara-te: há uma pequena rampa em frente, e na parede existem duas lâminas prestes a serem ativadas. Mas não é muito difícil saltar por cima delas e chegar à extremidade da calçada. E também podes mergulhar na água, à direita, e subir para a calçada depois das lâminas.
Difícil é o que vem agora. Temos na próxima calçada uma série de lajes com fogos acesos, instaladas acima de um canal cheio de água. Logo que te aproximares da primeira laje, os fogos vão-se apagar... porém temporariamente, dando-te apenas o tempo suficiente para chegares ao outro lado da passagem.
Coragem, Lara. Podes ultrapassar as fogueiras com saltos simples (Alt + Seta para a Frente), se partires da linha divisória que separa as plataformas de madeira das lajes das bocas de fogo. O problema é se parares em cima dessas linhas, e passares por todas as lajes antes que os fogos se acendam de novo. Há duas coisas que podes tentar: (1) Dá uma corrida até à linha divisória, salta por cima da primeira boca de fogo, salta imediatamente para passares por cima da próxima, e depois tenta dar só um passo de corrida antes de saltares por cima da última. (2) Mergulha no canal, e vai nadando até à última laje. É possível que os fogos já se tenham acendido. Sobe a laje, com a boca de fogo acesa, e salta imediatamente para passares por cima dela. Talvez Lara nem saia chamuscada.
Enfim. Logo que ultrapassares este desafio, e se vires do outro lado dos fogos, vira à direita e dirige-te para uma porta... que se irá abrir imediatamente, mostrando-te que, no salão abaixo, existe um bandido e 2 cãos. Mata-os antes de desceres para o salão, porque de cima é mais fácil. Depois, desce da soleira da porta para o salão, e prepara-te para encarares uma das sequências mais divertidas e interessantes de todo o jogo.
Caminha um pouco pelo salão. Ele tem diversas rampas e mesinhas, além de uma fileira de belos candeeiros de cristal. No alto existem alguns mezaninos, e, se olhares para cima, talvez possas ver duas das 3 alavancas que têm que ser acionadas aqui. Há ainda uma lareira na sala, com um quadro ao lado, e algumas janelas envidraçadas.
As alavancas que viste estão muito no alto, e parece não haver meio de chegar até elas. Mas há. O que é que está lá em cima também, na altura dos mezaninos? Sim! Os lustres! Legal, não?
Sobe a rampa mais próxima à porta por onde entraste. A partir da borda mais alta da rampa, dá um salto para cima, e segura-te ao lustre. Sobe, e dá meia volta. Alinha Lara com o próximo candeeiro, e salta com corrida antes para te pendurares nele. Sobe. Este é o candeeiro do meio, e à direita dele há um mezanino com a primeira alavanca. Salta com corrida antes do candeeiro para o mezanino, e acciona a alavanca. O quadro que viste à direita da lareira, e que era uma porta camuflada, abre-se... mostrando um nicho com uma chave dentro. Vamos apanhá-la.
Volta para o lustre do meio, e salta com corrida antes para o candeeiro à tua direita, que é o mais alto de todos. Caminha até à extremidade dele, e salta para te pendurares na plataforma de madeira acima, que é a borda de outro mezanino. Saca os revólveres, mata 2 ratos, e acompanha esse mezanino até chegares à parte mais alta, que tem uma trave em cima. Consegues imaginar o que terás que fazer agora?
Salta para cima, e pendura-te na trave. Desloca-te para a direita, até chegares à extremidade, e depois sobe para a trave. Dá alguns passos para a frente, e olha para baixo. Vais ver a plataforma de outro mezanino. Salta com corrida antes para aterrares nela (é melhor pressionares Ctrl também, para evitar que Lara esbarre no teto).
Olha para a direita, e verás um lugar por onde poderás subir para uma parte mais elevada desse mezanino. Sobe... e salta imediatamente para trás, a fim de poderes matar um bandido que surgiu subitamente. Morto o bandido, sobe para a parte mais elevada do mezanino e segue para a direita. Vais ver uma plataforma em frente, que é o mezanino mais elevado de todos. Dá um salto simples até ele e acione a segunda alavanca, à direita.
Tirilim... que barulho de pingentes de cristal é esse? Ao acionar a última alavanca, acabaste de inverter a posição dos candeeiros... agora, aquele que era o mais alto passou a ser o mais baixo, e vice-versa. Por que? Ah, sim, porque precisas de chegar àquele nicho da chave, e o candeeiro emparelhado com o nicho estava alto demais para saltar até lá.
Salta novamente para a última plataforma onde estiveste, e, ao aterrares lá, olha para baixo, à esquerda. Há um candeeiro bem acessível, logo abaixo de ti. Deixa-te cair em cima dele, e depois dá meia volta. Agora terás que saltar de um candeeiro mais alto para um mais baixo, de maneira que basta aproximares-te ao máximo possível do candeeiro mais baixo e dar um salto simples para a frente, sem corridas. Vai a saltar novamente, de candeeiro em candeeiro, até chegares àquele que fica mais próximo ao nicho da chave. Vira-te em direção ao nicho, recua ao máximo que puderes, pressiona Ctrl, e salta com corrida antes para te pendurares na entrada. Sobe, apanha a chave, dependura-te na porta do nicho, e deixa-te cair no chão.
Vamos agora saltar candeeiros novamente na direção oposta, a fim de sair deste salão. Sobe na mesa abaixo do candeeiro que fica em frente ao nicho da chave, e depois salta para cima, segura-te no candeeiro, e sobe. Vira-te em direção ao candeeiro do meio, e salta com corrida antes para te pendurares nele. Sobe. Fica de frente para a parede da lareira. Vira Lara um pouco para a esquerda, e salta com corrida antes, na diagonal, para pousar no mezanino que está um pouco à esquerda, em frente às janelas envidraçadas... e encontrar a terceira alavanca de barra. Acciona-a. Verás um alçapão a abrir-se atrás da lareira desta sala.
Agora atira na janela envidraçada do mezanino onde está, passa pela janela, e vai para a plataforma externa. Na extremidade direita há uma abertura no chão. Passa por essa abertura, e cai a gritar na piscina que há embaixo. Acabas de chegar a uma área importantíssima... a Biblioteca de Bartoli, e a chave que apanhaste no salão dos lustres é justamente a chave dessa biblioteca.
Ao subir para a superfície, vais ver uma escada com livros espalhados, que termina numa porta fechada. No escuro, à esquerda dessa porta, há a fechadura onde poderás usar a chave da biblioteca. Poderias ir para lá agora. Mas por que não tentar apanhar um troféu antes? É um pouco difícil, mas vale a pena.
Procura, numa parede da piscina, uma alavanca submersa. Acciona a alavanca... e uma porta ir-se-á abrir à direita. Mergulha, passa pela porta e vai para a piscina ao lado. Procura uma abertura quadrada no chão dessa piscina, mais ou menos à direita e em frente à porta. Achaste? Então salva o jogo, acende uma tocha, respira fundo, e mergulha por essa abertura abaixo. Vem aí uma sequência para a qual vais precisar de todo o fôlego que tens.
Nada para a direita, e passa por uma abertura em frente a uns degraus. Passa por outra abertura no alto da parede em frente, e passa por mais uma abertura embaixo da parede fronteira. Na área à sua frente, atrás de alguns pilares, estão dois objetos: à direita, o DRAGÃO DE OURO, e à esquerda, um jogo de granadas. Não apanhes ainda o dragão; acciona uma alavanca que há na parede, atrás e acima dele, a fim de abrires uma escotilha no alto, e sobe por essa escotilha para respirar (deves de estar a precisar disso). Observa, ao passar pela escotilha, que te encontras na área das fogueiras acesas (pois o túnel que desceste para despencar na água era uma chaminé). Mergulha novamente, apanha o Dragão, apanha as granadas à direita do Dragão, e depois volta novamente para a piscina de onde saíste. Pode ser que te tenhas afogado algumas vezes, mas valeu a pena, não?
De volta à piscina, passa novamente para a área da biblioteca, sobe os degraus, dirige-te para a área escura à esquerda da porta, e usa a chave que apanhaste no Salão dos candeeiros. Saca uma arma... e entra na Biblioteca de Bartoli. Mata o bandido que vem enfrentar Lara, apanha o kit pequeno de medicamentos que ele deixou cair, e depois dirige-te para a sala de onde ele saiu; ou então adopta um atalho, continuando com o roteiro a partir de (*). Mas vou avisar que, neste caso, vais perder alguns itens preciosos, embora não percas nenhum dos segredos.
Se não adotares o atalho e te dirigires para a sala de onde o bandido saiu, vais encontrar lá uma série de estantes, cheias de livros e escaláveis. Escala a estante à esquerda até o piso de cima, e mata 2 ratos logo que chegares a esse piso. Nessa sala existe uma alavanca acima de uma estante baixa, dentro de um nicho. Acciona a alavanca, a fim de abrir outra sala da biblioteca. Desce novamente para o piso de baixo, e mata um bandido que saiu da nova sala. Entra na sala agora aberta, e escala a estante à direita da porta, para chegar ao patamar superior. Agora: estás a ver uma janela em frente? Deverás subir para o mezanino acima dessa janela. Escala a estante à esquerda dela para chegar lá, e depois vira-te para a janela que existe aí, à esquerda, e salta na diagonal, com Ctrl, em direcção a ela. Atira nos vidros, caminha até à beira da abertura, e olha para baixo.
Há um toldo (escorregadio) embaixo, e um balcão em frente. Pisa o toldo, escorrega, e depois salta para a frente. Vais cair em cima do balcão. (Outro método alternativo seria deslizar pelo toldo de costas, com Ctrl pressionada, pendurares-te na borda, subir, e saltar para trás, a fim de aterrares no balcão.) Dá meia volta e olha para a frente. Há um telhado do outro lado, com uma amurada de pedra à direita. Salta para o telhado, e depois para a amurada. Olha para baixo quando chegares lá. Verás um canal, com um cais e uma construção que te parece com um armazém. Cabe só a ti, agora, decidir se saltas diretamente na água e vais para o armazém, ou se tentas apanhar uma arma muito potente primeiro...
Caso optes pela segunda alternativa, segue a amurada até à extremidade da direita, que é um pouco mais elevada. Vira-te para o armazém (um pouco na diagonal), dá um salto simples para trás, pressiona a tecla Ctrl, dá umas duas corridas, salte, e... pendura-te no telhado do armazém. Sobe, e vai para a parte de trás do telhado. Do lado esquerdo vais ver outra amurada de tijolos. Salta na diagonal para o alto desta amurada, usando a tecla Ctrl para reduzir o arco do salto e poderes aterrar lá. Logo à direita existe uma abertura com água embaixo; desce por essa abertura, e apanha... um par de metralhadoras Uzi!
Com uma arma e tanto agora, volta e cai com segurança (pendurando-te antes no muro) em cima do cais, a fim de entrares no armazém. Mata um bandido que está do lado de dentro, e depois apanha um objeto estranho que existe na sala, em cima de uma mesa. Trata-se de uma chave de detonador, que mais tarde a vais usar. Sai do armazém e segue para a direita pelo cais. Do outro lado do canal há uma porta fechada. Nada até ela, sobe para a plataforma... e a porta vai-se abrir e um bandido vai aparecer na soleira, atirando. Usa as Uzis para o matares, e apanha um kit grande de medicamentos. Entra na área onde ele estava (um pátio interno) e vira-te para as janelas da biblioteca, atirando nelas com os revólveres para partir os vidros. Entra novamente na biblioteca.
(*) Dirige-te para o salão principal, aquele onde mataste o primeiro bandido (caso ainda não estejas lá), e procura uma alavanca atrás da porta, agora fechada. Salva o jogo, e prepara-te. Acciona a alavanca, saca as Uzis ou o lançador de granadas, e dirige-te para a porta à esquerda, que dá para uma sala onde se pode ver uma mesa coberta de livros. Corre para dentro da sala, salta para cima da mesa, e vira-te imediatamente para a esquerda, a fim de lutares contra 2 bandidos. Faz o que puderes, mas tenta matar primeiro o que está armado de metralhadora. Usa um kit de medicamentos para te recuperares, caso necessário.
Mortos os dois, apanha com eles cartuchos de espingarda e pentes de Uzi. Passa pela janela de vidros estilhaçados da sala onde os últimos bandidos estavam e entra num novo pátio, o qual tem uma porta que se vai abrir logo que te aproximares dela. Passa pela porta, e chegarás novamente à água. Nada para a esquerda e depois em frente, até uma calçada escura, e mata um rato à direita, logo que subir para essa calçada. Depois de teres morto o rato vira à esquerda, sobe para a continuação da calçada, e vai seguindo: o que estás a ver ali á frente? Ora, se não é um detonador... mas deixa-o para mais tarde, há um troféu para apanhar antes.
Sobe no muro atrás do detonador, e segue por ele. Sobe novamente, e chega a um telhado com janelas em cima. Atira nos vidros, desce para o aposento, e... vê! O DRAGÃO DE JADE! Ali em cima de uma mesa comprida, à tua disposição. E acompanhado por 4 caixas de cartuchos de espingarda. Não valeu a pena te atrasares um pouco? Mas... será que houve atraso? Depende. Escolhe um curso de ação agora:
(1) Atalho para o final do nível: Sai pela janela por onde entrou, vira para a direita, e caminha até o final do telhado. No canto, sobe na calçada de tijolos à direita. Segue pela calçada até encontrares um buraco no chão. Desce por ele. Segue pela passagem até achares outro buraco. Desce novamente, e desliza pela rampa para o PRÓXIMO NÍVEL! Observação: caso tenhas adotado o primeiro atalho deste nível, este é o único curso de acção à disposição.
(2) Todas as emoções: Volta para a calçada onde está o detonador, usa a chave que apanhaste no armazém, e... bum! Uma explosão de grandes proporções, que destrói quase toda a sala onde estava o Dragão de Jade. Logo que o som da explosão acaba... alguém começa a disparar sobre ti. Quem? Bem, um bandido que se encontra num terraço, lá em cima. Acaba com ele, e depois cai na água. Nada em direcção a umas ruínas que estão em frente, criadas pela própria Lara. Chegando lá, dirige-te para um bloco branco numa calçada à esquerda, sobe, vira-te, e salta para uma laje em frente. Estás na sala (semi-destruída) onde achaste o Dragão de Jade. Procura locais para escalar e vai sempre a subir, até chegares a uma última abertura, no teto, que leva a uma calçada cercada de telhados e aberta para o céu... de onde poderás ver o terraço lá embaixo, com o último bandido morto. Vira-te na direcção oposta à do terraço, e salta para o outro lado da abertura, onde um corredor segue à direita. Acompanha o corredor, e deixa-te cair por um buraco escuro na extremidade. Outro corredor, este escuro. Segue até à extremidade dele, encontra outro buraco... e cai por ele abaixo para O PRÓXIMO NÍVEL!

Destaques de interesse

0 Comentários