Tomb Raider 2 - Nível 4 - O TEATRO

by - sexta-feira, novembro 21, 2014

Parte II: itália

NÍVEL 4: O TEATRO (The Opera House)

Inimigos: 45
Itens: 28, incluindo caixa de relés, uma chave e um chip



 

Um escorregão na escuridão... e cais numa plataforma de madeira, com um caixote a balançar ameaçadoramente à frente. Há diversos prédios antigos em volta, e um canal a passar em baixo... oh, sim, ainda estás em Veneza... e terás que encontrar O TEATRO, para continuar a aventura. Vai para a extremidade esquerda da plataforma (aliás, enquanto estiveres aí, caminha somente pelas extremidades, a fim de escapares do caixote) e olha para baixo. Talvez vejas um bandido armado a passear na calçada. É bom matá-lo, senão ele irá atrapalhar toda a próxima fase do jogo. Portanto, coragem. Salta com corrida antes para te pendurares na calçada branca à esquerda de quem está de frente para a água (cuidado com aquele caixote!), e, apesar de Lara levar alguns tiros, poderás matá-lo com facilidade de lá. Depois se estar morto, resolve se queres cair na água para ir apanhar uma certa munição de magnum que estava com ele. (Ou então as próprias PISTOLAS MAGNUM, caso ainda não as tenhas.) Se não precisar tanto assim disso, salta com corrida antes da laje branca para a plataforma de cimento do outro lado do canal. Caso desças para apanhar os itens valiosos, aproveita para ver o poster do pai de Marco Bartoli, na calçada em frente àquela onde o bandido morto está.
Depois cai na água, nada para a esquerda acompanhando o canal, e sobe por uma escada que existe na parede de trás, abaixo das plataformas de cimento. Desloca-te para a direita quando acabares de subir o primeiro degrau da escada, sobe mais um pouco, e desce na primeira laje de cimento que encontrares à direita. (Desloca-te ao máximo possível para a direita quando estiveres acima dessa laje, e solta-te.) Se tiveres saltado da laje branca para a de cimento, do outro lado do canal, segue para a direita nessa laje (cuidado com o vão de trás). Passa com cuidado para o outro trecho em ângulo recto da plataforma, e dá um salto simples, por cima do vão, para se dependurar na escada em frente. Desce até à plataforma de cimento logo abaixo. Chegando à primeira laje de cimento dá meia volta, vá para a extremidade da laje, dá um salto (Alt + Ctrl), e pendura-te na laje de cima. Sobe, e acciona a alavanca na parede, à esquerda. Um alçapão ir-se-á abrir, mostrando uma chave sobre um degrau... e um bandido com um porrete.
Volta para a escada, e sobe para a plataforma de cima. Passa para a laje da direita. Salta com corrida antes para a laje branca do outro lado do canal. Segue para a esquerda, e caminha até à borda. À frente, lá longe, está a plataforma de madeira com o caixote. Salta com corrida antes para te pendurares nessa plataforma e desloca-te, com Lara pendurada, para o canto esquerdo. [Se tiveres problemas neste salto, consulta o "Guia para Tomb Raider II" das opções iniciais do menu.] Sobe, vira-te para o canal, e desloca-te para o canto direito da plataforma, caminhando de lado (Page Down) para te veres livre do caixote. Olha para baixo, vendo o prédio em frente. O alçapão que acabaste de abrir fica lá, à distância de um salto simples. Posiciona-te bem com relação à abertura (vira Lara ligeiramente para a direita), saca a arma mais potente que tiveres, e salta (Alt + Seta para a Frente). Bam! Irás passar pela abertura, aterrissar no degrau onde está a chave, e o bandido armado de porrete irá atacar Lara imediatamente.
Depois de matá-lo apanha a chave, saca novamente a arma, e sobe a escada à esquerda. Uma porta abre-se... e outro bandido aparece. Este rende-te um kit pequeno de medicamentos.
Passa pela porta por onde o bandido saiu... e chegarás a uma área familiar. Faz novamente tudo que fizeste antes, subindo, saltando para a laje branca, e saltando para a plataforma do caixote. Desta vez, quando Lara estiver lá pendurada, desloca-te para a direita, subindo para chegar ao mesmo ponto onde estavas quando o nível começou.
Com o caixote oscilando à sua esquerda, segue em frente. Para na beira da plataforma. Há uma pequena laje quadrada ali adiante, na quina de um telhado. Salta com corrida antes para a laje. O objectivo, agora, é uma janela iluminada que deves estar a ver abaixo, à esquerda. Logo em frente, e um pouquinho à esquerda, há um telhado pequeno e inclinado com uma plataforma plana embaixo. Dá um salto simples para pousar nessa plataforma. Depois pendura-te nela, e desloca-te para a esquerda até que Lara esteja acima da janela envidraçada. Solta a tecla Ctrl e pressiona-a rapidamente de novo, para que Lara fique pendurada no parapeito da janela. Sobe.
Outro método de chegar a essa janela seria saltar da plataforma anterior para o telhado, deslizar por ele abaixo com Ctrl pressionado, e pendurares-te bem acima da janela. Um salto simples, na diagonal, seria o bastante.
Atira nos vidros da janela para abri-la, e entra na sala cheia de cacos de vidro. Para caminhar entre os cacos sem te aleijares (eles são mortais, caso corras), mantém a tecla Shift pressionada enquanto caminhas. (A propósito: este sistema também serve para caminhar através de áreas com espetos pontiagudos). Dirige-te para o canto esquerdo da sala, onde há uma escada.
Sobe a escada até o fim. Há uma passagem escura. Acende uma tocha para te orientares, e segue a passagem até uma fechadura à esquerda. Usa a chave que encontraste na fechadura, e passa pela porta aberta à direita. Segue para a esquerda, e verás outra escada pequena à direita, no muro. Sobe a escada... e o que temos pela frente?
Está no teto de um salão de pé direito altíssimo, e, se caíres daí, a queda será fatal. À frente existe uma série de pranchas meio podres que irão ceder se caminhares por cima delas, mas que te permitem passar a correr. Porém, como o teto está em ruínas, uma parte dessas pranchas já não existe. Há grandes vãos no lugar delas.
Salva o jogo. Segue um pouco para a direita, e olha para baixo. À tua frente há um vão que parece pequeno, uma passarela recta que parece um pouco maior que as outras, mais um vão pequeno no final dela, e outra passarela menor em seguida. Deve ser o caminho mais directo para o outro lado. Não percas tempo: dá um salto simples para cima da primeira prancha podre e corre para a frente até à extremidade da passarela; dá outro salto simples por cima do vão; corre por cima da próxima passarela curta, e, quando chegar à extremidade, PRESSIONA CTRL e salta para a frente. Pronto! Se não tiveres parado de correr nem por um instante, e tiveres feito tudo certo, Lara deverá estar pendurada numa calçada segura. Se este não for o caso... bem, salvaste o jogo antes, não?
Chegando à calçada, caminha para a direita e sobe para um corredor à direita e em frente. Percorre o corredor com uma arma potente em punho, até chegar à extremidade escura. Há uma porta à direita, e verás Lara a apontar as armas logo que chegar a essa porta. Atira, e pressiona Ins do teclado numérico para ver quem estás a matar. Depois salva novamente o jogo.
Há embaixo uma grande área, com um domo envidraçado à esquerda por onde umbandido está a correr ou não (já o mataste?). Esse domo é uma parte do teto do Teatro (pois acabas de chegar a ele). Na calçada abaixo do domo, correm 2 cães. Não saltes directamente para baixo, pois se chegares à calçada agora as tuas hipóteses de sobrevivência são pequenas.
Vira-te em direcção ao domo, e salta na diagonal para pousares em cima dele. Logo que aterrissares corre um pouco para a frente e depois dá meia volta, de armas em punho: lá vem um bandido. Mata-o. Só depois mata os cães que correm embaixo, na calçada.
Mortos esses primeiros inimigos, aproxima-te do corpo do bandido de porrete e do corpo do primeiro bandido que mataste, pois eles têm bens valiosos a oferecer. Depois segue, ainda caminhando pelo domo, em direcção a um caixote oscilante que consegues ver num dos muros. (Depois que ultrapassares o topo do domo usa Shift para caminhares pelas laterais, a fim de não deslizares para baixo.) Mas o que é isto? Tiros? Não hesites: sem sair de cima do domo, mata os 2 bandidos que estão atirando em ti, lá embaixo.
Mortos os bandidos, pressiona Shift e desce pelo domo até o ponto máximo que conseguires chegar com esta tecla. Procura descer com o caixote oscilante à tua direita. Vira-te para o caixote, e caminha com Shift até o ponto mais próximo dele, sem saíres de cima do domo. A esta altura já deves estar em frente ao caixote, e na partes mais baixa do domo onde se pode chegar sem escorregar para o chão. Para e observa a abertura que existe na parede, atrás do caixote. Pressiona Seta para Trás uma vez, dá uns três passos de corrida, e salta com Ctrl para te pendurares na borda dessa abertura. (Procura ver o lado esquerdo da abertura, a fim de que Lara não seja atingida pelo caixote.) Desloca-te para fora da área do caixote, se for o caso, e sobe. Caminha cautelosamente para a frente (Shift), e acende uma tocha. Olha para baixo. Há uma abertura aos teus pés com um caixote lá dentro. Salta para o caixote, depois para o chão, e pressiona um botão que existe na parede à esquerda, logo ao lado do caixote. Um grande alçapão se irá abrir abaixo do domo, franqueando-te a entrada nos bastidores do Teatro. E por essa abertura saem 2 bandidos perigosos...
Volta para a área ao lado do caixote que se balança. Mata, daí de cima, os dois bandidos que passeiam pelo domo e pela calçada. Depois salta com corrida antes para cima do domo, e vai apanhar alguns itens que um dos últimos bandidos te deixou. Em seguida desce pela parede do domo abaixo até o chão, e apanha os itens restantes. As últimas aventuras deverão render-te, no total: 2 cartuchos de espingarda, pentes de magnum, 2 kits de medicamentos, um pequeno e um grande, e um pacote de tochas. Mas toma cuidado ao caminhares pela calçada. Existem áreas, próximas aos muros, que são buracos com cacos de vidro embaixo. (E, olhando através de um desses buracos, poderás ver um certo troféu... que, entretanto, não poderá ser apanhado agora.) Também há uma outra abertura na parede que é umaarmadilha de cacos de vidro. Evita entrar lá.
Vai para o alçapão aberto que dá para os bastidores do Teatro. Salta para dentro do prédio. Para em cima da plataforma mais elevada, de costas para a abertura, e olha para a frente.
Temos aqui uma sala com 2 alavancas (e quadros que parecem ser de distribuição de energia eléctrica). A alavanca à direita abre uma cortina do palco do teatro, e vamos deixá-la para depois. A alavanca que deves accionar agora é a da esquerda. Entre as alavancas, numa reentrância em frente, existe um painel de distribuição de energia à direita... com um espaço vago no meio. Humm... parece que existe alguma peça que deve ser encaixada aí. Talvez uma placa de algum tipo, pelo formato.
Acciona a alavanca da esquerda, para abrir o portão ao lado. Presa a esse portão há uma escada. Vira-te de costas e desce, depois encaminha-te para um local mais bem iluminado, em frente e à direita, onde há um botão. Pressiona esse botão, para fechar novamente o portão que abriste. Não fiques a passear muito nesta área: há uma armadilha de pedras rolantes aqui, e é melhor activa-la mais tarde. Volta para a escada abaixo do portão, salta dos degraus onde estás para te pendurares nela (procura ficar num degrau um pouco mais alto, à distância de um braço da escada) e sobe, usando também o portão como escada, até conseguires chegar à passagem do lado esquerdo do portão. Segue a passagem. Olha para baixo.
Estás numa das frisas do salão de espectáculos do Teatro. À frente, no alto, existe um peso suspenso, que irá cair logo que pises embaixo . (Aliás, existem muitos pesos suspensos neste teatro, e todos eles têm uma tendência para desabar.)
Salta para baixo, mantendo-te perto da parede a fim de evitar que o peso caia, e mata o bandido armado que apareceu à esquerda. Apanha o kit pequeno de medicamentos que estava com ele. Vira para o lado oposto ao do bandido e segue em frente, de armas em punho. Quando chegares a uma certa altura, irás ouvir uma porta a abrir, um cão e um bandido irão avançar . Acaba com eles. (A espingarda é muito boa para isso. No caso dos cães, em geral basta um único tiro.)
Perto do local por onde o cão e o bandido entraram, há um buraco quadrado no chão. Aproxima-te da balaustrada em frente a esse buraco, vira-te, e olha em direcção ao auditório. Verás, numa frisa abaixo e em frente, um bandido armado a passear. É melhor matá-lo daqui, mesmo que isto leve algum tempo, ou terás problemas quando chegares ao andar térreo. Faz isso. Depois aproxima-te da abertura quadrada no chão.
Pendura-te no lado dessa abertura que fica mais próximo à balaustrada, e irás ouvir um "click". Ele indica que uma porta se abriu na plateia para dar passagem a um bandido de porrete e 2 Dobermanns. Se não ouvires este "click", os inimigos só irão aparecer quando Lara chegar ao andar térreo, o que não é nada conveniente. Depois de ouvires o ruído sobe novamente, dá um passo para trás, e salta pelo buraco para chegar à frisa ligeiramente inferior. Mata os três inimigos desta plataforma alta e segura.
Dirige-te para a extremidade esquerda da frisa (a mais próxima da parede), e desce para a frisa inferior. (Não saltes de qualquer lugar: a altura é grande.) Repete a mesma acção, e vai para a plateia. Apanha o kit grande de medicamentos que estava com o bandido morto. (E espero que tenhas morto antes o bandido da frisa superior, caso contrário ele irá ficar agora a atirar em Lara, e ela terá um trabalhão para acabar com ele.)
Se correres para o outro extremo da plateia, pedras irão rolar na tua direcção. Portanto não faças isso. Em vez de detonares a armadilha, observa que em frente ao palco há uma piscina. Pode-se ver que o Teatro está em péssimo estado de conservação, e que a piscina está no local antes reservado à orquestra. O Teatro foi inundado. Logo que te encaminhes para essa piscina, alguém começará a atirar em ti: é um bandido armado que está no palco. Mata-o daí mesmo, e depois mergulha na piscina, sobe num bloco mais elevado em frente ao palco, e vai para o palco, matando um cão que irá avançar na tua direcção pela esquerda. Não te mexas muito para matar esse cão. Existem dois pesos no alto do palco prestes a cair, portanto não te afastes da borda mais perto da água, e tem cuidado quando ouvires ruídos estranhos.
Apanha os cartuchos de Uzi que estavam com o bandido, e depois vai para a sala de onde o cão saiu. O chão dessa sala é transparente, e há água embaixo. No canto direito, há um painel com uma alavanca. Acciona , para abrir uma porta sanfonada que fica do outro lado do palco, e sai da sala. Quando chegares ao palco mata umbandido que começou a atirar em ti, da plateia, e depois segue para a porta que acabaste de abrir.
Cuidado! Outro peso desabou do teto. Segue em direção à abertura da porta. Cuidado! Dois bandidos com porretes estão dentro da sala. Entra lá para matá-los sem derrubares mais pesos perigosos, e depois apanha o kit grande de medicamentos de um deles, e volta para a entrada da sala. Este salão tem uma plataforma elevada em cima. Da soleira da porta dá para saltar e subir nessa plataforma, que tem alguns cacos de vidro na parte de trás. Segue para a borda oposta aos cacos de vidro, e olha para a frente. Há uma alavanca num recanto da parede oposta, e, à direita, há uma prancha em pé que arremata a plataforma e barra-te a passagem. A parede de tijolos, ao lado do recanto da alavanca, tem uma fresta descendente. Caminha até à parte mais baixa desta fresta, depois desloca-te um pouco para a esquerda (já vais ver por quê), e salta com corrida antes de cima da plataforma, para te pendurares na fresta.
Bam! Se te aproximaste demais da parte mais baixa da fresta, um peso soltou-se e desabou, errando ou não o alvo ( Caso ele tenha errado o alvo ou não tenha caído), desloca-se para a esquerda, com Lara pendurada na fresta, e sobe para o recanto onde está a alavanca. Acciona-a, e depois volta para a plataforma anterior. A prancha de madeira, que impedia que continuássemos a seguir a plataforma, desceu quando accionaste a alavanca. Segue por esta continuação da plataforma até o fim. Depois vira para a esquerda, e salta com corrida antes para te pendurares noutra plataforma mais alta, em frente. Desta, sobe num cubículo escuro que há acima. Agora estás na parte mais elevada do salão. Vira-te em direcção à plataforma de onde saíste. Há outra plataforma, no mesmo nível em que estás e com um rato em cima. Mata o rato daí mesmo. Depois salta com corrida antes para te pendurares nessa plataforma, sobe, e vira para a direita.
Existe um peso oscilante á tua frente, e é meio difícil passar por ele. Salva o jogo, acompanha a plataforma até o vão antes do peso, e depois tenta saltar para o outro lado sem que Lara seja atingida. Conseguiste? Parabéns! Não precisa de te preocupares com o outro peso oscilante em frente. Este não te vai atingir, se tomares cuidado. Segue em frente, procurando manter-te sempre na borda direita da plataforma, e, quando chegares à extremidade, salta para a calçada que há em frente. Na parede esquerda dessa calçada há uma alavanca. Aciona-a, a fim de abrir um alçapão no palco do teatro, lá embaixo.
Seguindo a passagem à direita, no local onde estás, há uma rampa que poderá depositar Lara no palco. Entretanto essa rampa termina a meio-caminho e a queda até o palco é muito grande, de maneira que talvez seja melhor adotar outra alternativa. Procura o melhor local para te pendurares, e depois deixa-te cair novamente na plataforma dos cacos de vidro, descendo desta para o chão e indo novamente para o palco, pela porta. (Mas, caso preferires usar a rampa, não te esqueças de descê-la de costas, com a barra de saúde no máximo e com a tecla Ctrl pressionada. Ou então tenta saltar para dentro do alçapão aberto enquanto deslizas pela rampa, o que é mais difícil.) Chegando ao palco, acenda uma tocha e mergulha na água escura, passando pelo alçapão. Sobe à superfície, e segue a passagem até veres uma parede em frente. Voltaremos a essa parede mais tarde. (Observa que ela tem uma abertura embaixo.) Por enquanto segue a passagem à esquerda, e depois nada através de uma abertura que encontrares noutra parede à esquerda, acendendo tochas pelo caminho.
Chegaste a uma grande área inundada e escura, que fica sob o palco do teatro. À esquerda de quem chega, há uma plataforma mais elevada. Sobe, e acciona aalavanca que existe na parede fronteira. Uma portinhola se irá abrir numa das frisas superiores do teatro. Este era o objectivo nesta área, mas não sai daí ainda... porque temos um trofeu por perto. Procura uma abertura na parede dessa plataforma, logo no ponto onde a plataforma termina. Essa abertura fica à esquerda de quem está de costas para a chave. Achaste? É um túnel submerso. Nada por esse túnel adentro, até o fim, e encontrarás no chão... o DRAGÃO DE PEDRA! Apanha-o e volta para a área anterior.
Segue para a esquerda, passa novamente pela abertura por onde chegaste aí e segue em frente; depois vira à direita e irá encontrares-te no ponto inicial desta área, perto do alçapão. Agora, vira-te para a parede que vimos inicialmente, e deixamos para depois. Nada por baixo desta parede, vira para a direita, e sobe para a superfície. (Pressiona Ins no teclado numérico e Seta para Trás, a fim de veres em que ponto deves subir. Há duas lajes acima.) Irá emergir numa área pequena, com uma laje baixa em frente, sob uma escada... e, nessa laje, há um objecto esquisito que deves necessariamente apanhar. Trata-se na verdade de uma caixa de relês. Já vais ver para que é que ela serve.
Depois de apanhares a caixa de relés, sobe a escada... e irás sair na portinhola que abriste, quando accionaste a chave da plataforma. Partindo desta frisa, procura o melhor local para subir para a frisa superior (eu sugiro o lado direito), salta, segura-te, suba, e segue para a esquerda. Agora estás na mesma frisa por onde entraste neste teatro. Dirige-te para a área com cortinados onde mataste o primeiro bandido que encontraste aí (e continua precavendo-se contra o peso suspenso ao qual nos referimos no início. Se quiseres eliminar de uma vez esse perigo, passa a correr por baixo do peso e reza para que ele não acerte Lara.)
Chegando à área com cortinados, vira para a esquerda e passa por uma porta, acompanhando a passagem escura. Cuidado! Um ataque de 2 cães ao mesmo tempo. Mata-os, e depois continua seguindo pelo corredor. Verás, na parede da direita, um quadro de distribuição de energia, e, tanto à esquerda quanto à direita, grandes portas sanfonadas de elevadores. Aproxima-te de uma abertura que há no quadro, e pressiona Ctrl... Lara irá instalar aí a caixa de relês que apanhou lá embaixo. E, a partir de agora, ela poderá passear de elevador. Que tal?
Dirige-te para o elevador logo à esquerda do quadro eléctrico, e acciona a alavancaque há na parede. A porta do elevador ir-se-á fechar, ele começará a descer, e... deverás saltar para o teto dele (é isso mesmo). Logo que estiveres de pé no teto, procura uma escada que sobe à direita, e sobe por ela. (Também é possível saltar para te pendurares nessa escada sem subir no teto do elevador, mas é um pouco mais perigoso.) Chegarás a uma sala cheia de cacos de vidro, escura, e... com oDRAGÃO DE OURO logo na soleira da porta. Usa Shift para não correres pelos cacos de vidro, acende uma tocha, apanha o trofeu, e depois dirige-te para um canto escuro logo à esquerda do lugar onde o dragão estava, a fim de accionares uma alavanca. Uma porta vai-se abrir na mesma parede da chave, um pouco adiante. (Aliás, há ainda uma outra porta mais além, porém nem vás até lá: ela leva a uma armadilha de cacos de vidro.) Dirige-te para a porta aberta, e, depois de passares por ela, olha para baixo. Caso não tenhas apanhado as metralhadoras Uzi no Reduto de Bartoli, podes apanhá-las agora! Senão apanha munição para elas.
Estás novamente na mesma frisa de onde saiu. Volta para o corredor dos elevadores, passando pela porta à direita, e acciona novamente a chave. O elevador, que tinha descido, vai subir até aí. Espera com paciência, porque ele demora. Acciona a alavanca de novo para mandá-lo descer, e, imediatamente depois, salta para trás, salta para a esquerda, e entra no elevador antes que a porta sanfonada se feche. Desce dentro dele, e saca as armas mais potentes que tiveres. Salva também o jogo.
Chegando ao piso inferior, espera a porta do elevador se abra. Sai com cautela, dirigindo-te para o salão em frente... e imediatamente volta-te para a direita e atira: há dois bandidos armados aqui que são muito difíceis de matar, e terás que matá-los um por um... Eles estarão s atirar pela direita e pela esquerda, e Lara terá que ser rápida demais! Se precisares, recua para o nicho do elevador a fim de teres cobertura, e eu sugiro que uses as granadas. Mortos os bandidos, apanha as 2 caixas de cartuchos de espingarda que eles tinham, e acciona uma alavanca que há na parede perto do elevador, a fim de mandá-lo embora novamente. Logo que o elevador subir, aproxima-te do local onde ele estava (o poço) e olha para baixo. Existe água, e uma grade à direita. À esquerda dessa grade, há uma abertura. Salta para dentro do poço do elevador, e sobe para a superfície. Respira fundo, acende uma tocha, e nada através da abertura na grade, à esquerda.
Logo que passares pela abertura, procura agarrar-te a uns degraus que existem na parede esquerda e vai acompanhando essa escada submersa, virando sempre para a esquerda. Logo adiante, passando por uma abertura, irás chegar a um local onde poderá... respirar. Trata-se de uma plataforma também inundada, mas rasa, e com um teto transparente através do qual se pode ver um aposento de chão envidraçado onde já estiveste. Então era isto que havia por baixo daquele chão! Procura, nessa plataforma, uma outra peça de painel de distribuição de energia. Desta vez achaste uma placa de circuitos... e, pelo formato, ela vai se encaixar direitinho naquele quadro que viste logo que entraste no teatro, pelo domo. Que bom!
Nada novamente através da mesma abertura pela qual entraste, e segue a escada de volta ao poço do elevador. Sobe para a superfície, e... que decepção! As paredes daí são altas demais para subir, portanto terás que achar uma outra saída. Mais uma vez respira fundo, e acende uma tocha. Passa novamente pela abertura da esquerda, mas desta vez nada para uma outra abertura, à direita, que existe em frente à escada. Logo que passares por essa abertura segue para a direita, e irás achar um quadro submerso com uma alavanca, num local mais iluminado da parede fronteira. Aciona a alavanca... e uma porta irá abrir-se à direita, permitindo-te passar a uma área onde poderás sair da água e... matar um rato.
Morto o rato, olha para a frente, para o outro lado da água. Acima de onde tu estás, há uma plataforma. Dá um salto simples para a frente e pendura-te nela. Sobe. Dá meia volta novamente. Outra plataforma, mas esta abre-se para um corredor onde um bandido está atirando em ti. Tenta matá-lo daí mesmo, mas vai para onde ele está e mata-o de qualquer jeito, caso não consigas. Prepara-te também para matarmais 2 ratos e um cão traiçoeiro, que vai aparecer na última hora. E, depois de recuperares o fôlego, segue pelo corredor em frente. Chegará a uma área onde existe uma parede envidraçada à direita. Atira nos vidros, passa por eles, e desce com segurança para a sala de baixo. Agora estás no camarim do teatro, e prestes a enfrentar uma das fases mais desafiantes, emocionantes, e arriscadas do jogo.
Existe uma porta à frente, com um botão ao lado. pressiona o botão para abrires a porta, e escutarás um ruído terrificante de ventiladores imensos... e mortais. Aproxima-te da porta, e salva o jogo. A tua tarefa imediata, agora, é escorregar por uma rampa abaixo, e chegares a uma laje que existe na extremidade da rampa, acima de um ventilador. Talvez tenhas que repetir esta sequência muitas vezes... Escorrega rampa abaixo. Não fiques perto demais da parede esquerda da rampa, pois há um ventilador ali também. Procura saltar quase na extremidade da rampa, e pressionar a tecla Ctrl. Isto deverá fazer com que te pendures na laje acima, ou, se tiveres sorte, cai de pé sobre ela. Apanha a chave que está em cima da laje, pois este era o objetivo ao vires para cá.
Apanhada a chave, vai para o alto das duas lajes à direita e posiciona-te de frente para o ventilador que há logo abaixo. Salva o jogo. Há uma rampa à esquerda, e um cubículo acima do ventilador. Salta para a esquerda, caindo na rampa, depois salta para a frente e pendura-te na entrada do cubículo. Conseguiste? Então sobe e mata um rato na passagem em frente. Segue pela passagem, e chegarás a uma área aterrorizante: são ventiladores de todos os lados e um abismo aos pés; não vês meios de sair daí. Mas sabes que é muito fácil? Muito mais fácil do que o que já fizeste até agora. Anima-te.
Para bem na beira da passagem; posiciona Lara com os pés paralelos e voltada para o ventilador á frente, e dá um salto rápido e simples para a frente (Alt + Seta para a Frente). Não pressiones a tecla Ctrl de jeito nenhum, e solta as duas teclas logo depois de pressiona-las (para não te adiantares, nem saltar de novo). Milagre! Lara foi parar na soleira em frente ao ventilador que está adiante, sem esbarrar nele. Dá um passo para trás com Shift se precisares, a fim de recuar para a extremidade dessa soleira, e repete novamente o mesmo salto, igualzinho ao anterior. Bem, parece maluco, mas Lara subiu para o cubículo do ventilador de cima. Não é incrível? Outra vez o mesmo salto... e agora Lara está a salvo, na sala superior. Passou dos ventiladores. Mas não sigas em frente ainda.
Dá meia volta, aproxima-te da borda, e olha para a frente. Há um cubículo escuro, acima. Salta para ele, desta vez usando Ctrl, e, chegando lá, segue cautelosamente em frente. Se não é o DRAGÃO DE JADE no chão! Vai apanhá-lo, mas aproxima-te apenas o suficiente para isso, porque há... outro ventilador atrás, no escuro. Depois de apanhares o troféu, recua com passos para trás até à extremidade do cubículo (se caminhares para a frente a câmara irá focalizar Lara por trás do ventilador, o que não é muito conveniente); vira-te, e dá um salto para a frente com Ctrl pressionada, a fim de que Lara caia dentro do aposento em frente e abaixo.
Segue em frente, e encontrarás uma porta fechada e um bloco móvel. Puxa o bloco para trás uma vez, a fim de encontrares o botão que abre a porta. Pressiona o botão, e depois puxa o bloco móvel em direcção à porta; passa para trás do bloco, e empurra-o pela porta adentro até que ele pare de encontro a um degrau baixo. Voltaste para o camarim (junto com o bloco). Olha para a direita e verás uma janela envidraçada. Sobe o bloco, e atira na vidraça do meio dessa janela. Entra no aposento. Existe aí outro bloco. Puxa-o e empurra-o para cima do primeiro, através da vidraça quebrada; depois desce para o camarim. Sobe no degrau baixo, depois passa para cima da pilha de blocos (Ctrl + Seta para a Frente) e sobe para o balcão. Saca as armas e mata um bandido de porrete, cujos rosnados já estavas a ouvir há algum tempo. Depois segue pelo corredor.
Estás novamente numa área que já conheces, onde foram mortos um bandido, um cachorro, e 2 ratos. Procura de novo a abertura com água embaixo, e uma plataforma acima e em frente. Salta para essa plataforma, que dá para uma frisa do teatro, sobe para a frisa... e, caso não tenhas morto um bandido que estava a atirar sobre ti no início do jogo, mata-o agora. Ele tem munição de magnum para te oferecer. Se já o tiveres morto, apanha a munição que está no chão.
Segue para a direita e encontrarás na parede dessa frisa, ao lado de uma abertura que leva à frisa de baixo, uma fechadura para a chave que apanhaste na sala dos ventiladores. (E, caso caias por inadvertência na frisa de baixo, vê a nota logo adiante.) Usa a chave na fechadura, e uma porta se irá abrir à esquerda. Salta para a porta (use Ctrl para baixar o arco de Lara), desce para o piso abaixo... e corre imediatamente para a frente até te encostares na parede, porque aquela armadilha de pedras rolantes à qual nos referimos no início do jogo foi accionada.
NOTA: Se caíres na frisa inferior quando estiveres na frisa da fechadura, há um meio fácil de voltares para onde estavas. Segue na direcção oposta à fechadura, e salta por cima dos vãos que encontrar pelo caminho. Chegando à extremidade da frisa caminha até à borda, e procura um local onde há uma abertura acima, e um trecho da frisa superior acima e em frente (o palco estará à direita). Dá um salto simples para te pendurares neste trecho. Dá meia volta, e salta por cima do vão para a parte da frisa onde há a fechadura.
Depois que as pedras passarem sem te causar danos, observa que estás novamente na mesma passagem onde existe um botão num canto iluminado, botão esse que abre e fecha um certo portão. Pressiona o botão, sobe pela escada para os bastidores do teatro, sob o domo do início, e vai instalar a placa de circuitos no lugar apropriado, na reentrância à esquerda. Depois acciona a alavanca da direita, aquela que não accionaste anteriormente. A cortina do palco do teatro ir-se-á abrir. Caso tivesses accionado a chave naquela ocasião isto não aconteceria, porque faltava a placa de circuitos.
Desce a escada, e volta para a passagem onde se encontra o botão. Segue para a nova abertura pela qual entraste nesta área ainda há pouco, e volta para a frisa da fechadura. Olha para o palco. Que diferença! Grandes drapejados vermelhos estendem-se com o símbolo da seita de Bartoli, e há ali um bandido armado.(OBSERVAÇÃO: É possível que aqui apareçam dois bandidos, um deles com cartuchos de Uzi para te oferecer.) A cortina abriu-se para o início do espectáculo. Desce mais uma vez para a plateia, e mata o(s) bandido(s) armado(s) antes de nadares para o palco. Depois vai para lá.
Chegando ao palco, verás que se abriu uma porta no meio dele, atrás do alçapão. Aproxima-te desta porta, mas com cuidado! Há outro peso prestes a cair, do lado esquerdo da porta. Depois que o peso desabar, salva o jogo e prepara-te. Ao passar pela porta, terás que lutar ao mesmo tempo contra dois bandidos de porrete e umcão. A técnica que eu uso para lidar com isso é passar a correr pela porta e subir num caixote que existe no canto de trás do palco, à direita, para matar os bandidos e o cão de lá. Terminada a matança, apanha os itens espalhados pelo chão (cartuchos de espingarda e um kit pequeno de medicamentos) e procura com cuidado, entre os caixotes que estão numa área mais iluminada dos fundos, um caixote um pouco diferente que é móvel. Puxa-o para a frente duas vezes, depois passa para trás dele e chega a uma passagem onde existe um painel com uma alavanca. Acciona essa chave para fechares novamente as cortinas do palco.
Volta para o salão dos caixotes, e vai subindo pela área mais iluminada até passares por uma abertura na parede e saíres numa laje branca que fica na parte superior do palco. Caso tenhas examinado o palco antes, já deverás ter visto a abertura e a laje. Acompanha essa laje para a direita (para a esquerda, não! Um peso vai-te cair em cima, e não chegarás a lugar nenhum) e irás chegar a um ponto da frisa superior onde nunca estiveste.
Procura, do lado direito da frisa, um grande fosso quadrado, e entra nele. Acende uma tocha, porque num certo ponto do chão há um buraco. Ele dá para uma passagem cuja porta ainda está fechada, e fica na sala do chão transparente, mas não é necessário ir para lá: a não ser que facas questão de ir matar outro bandido. Por enquanto procura uma abertura na parede, em frente ao buraco. Salta para te pendurares nela, e sobe. Chegaste a uma passagem muito pequena, com umaalavanca na parede à direita, um vão em frente, e uma plataforma com um peso oscilante (e rápido) em frente ao vão. Na extremidade dessa plataforma, há uma porta fechada.
Bem, uma das coisas mais difíceis deste nível é passar por esse peso sem morrer. Outra, vem daqui a pouco. Portanto salva o jogo aqui. Acciona a chave à sua direita, para abrir duas portas: aquela que fica no final da plataforma em frente, e a outra que fica na sala do chão transparente, abaixo. Caso caias pelo vão durante o próximo salto, poderás usar a porta da passagem de baixo para voltar para cá... depois de matares aquele bandido que está lá. Através da porta que se abriu, em frente, podes ver uns caixotes pendurados, balançando de um lado para o outro.
Para passar pelo peso, tenta posicionar Lara com um passo de recuo em relação à borda da passagem e voltada para uma rampa que existe à direita. Se conseguires saltar para o ponto da rampa que fica logo antes da plataforma do peso, Lara irá deslizar para a borda dessa plataforma, aterrissando fora do trajecto do peso. (Caso isto não aconteça, um só passo para trás poderá corrigir a situação.) A solução não é perfeita, mas ainda foi a melhor que encontrei. A partir deste ponto, calcula uma corrida para passar pelo peso sem te aleijares. E, passado o perigo, percorre a plataforma até à beira da abertura que leva à sala dos caixotes e examina a área daí de cima.
A sala é grande, e tem diversos caixotes a balançar acima e outros empilhados no chão. Não podes ver, mas à esquerda da abertura onde estás, atrás da pilha de caixotes, existe uma alavanca que terás que accionar. Porém logo que entrares na sala aparecerá a outra das coisas mais difíceis deste nível: um bandido terrível, infinitamente difícil de matar, um dos braços direitos de Bartoli. Saltando para o chão da sala não terás muitas hipóteses: ele tem um poder de fogo incrível, parece imortal, e está acompanhado por dois cães e mais outro bandido de menor porte. Portanto salva o jogo e usa a inteligência. Em vez de saltares para o chão, procura saltar para o alto dos caixotes que existem à direita da porta. Arrisca ferires-te um pouco devido ao caixote oscilante, é melhor. E, daí de cima, procura localizar o bandido embaixo e atira sempre que ele aparecer. Será possível matá-lo até com as pistolas comuns de Lara, acredita. Aproveita, e mata também os cães. Depois desce com segurança para o chão, e mata o outro bandido.
Ao morrer, o bandido de tamanho gigante deixou-te 3 pares de granadas (ou oLANÇADOR DE GRANADAS, se ainda não o tiveres), e do outro bandido herdaste umkit pequeno de medicamentos e alguns cartuchos de Uzi. Nada mau. Para de costas para a porta pela qual chegaste a esta sala, e segue pela passagem mais à direita, entre as caixas. No final dessa passagem há uma espécie de cortina branca fechada; é a saída do nível, e, para abri-la, terás que accionar a alavanca à esquerda da porta por onde entraste.
Procura um caixote mais baixo que todos os outros, na parede dos fundos da sala. Sobe para esse caixote e vai saltando com cuidado para a parte da frente da sala, em direcção à chave. Procura o melhor caminho, e verifica cuidadosamente o movimento dos caixotes oscilantes presos ao teto, para não teres problemas. Chegando ao caixote directamente em frente à chave, salta com corrida antes, caso contrário não chegarás até ela. Acciona a alavanca... e outro bandido irá imediatamente aparecer em baixo. Mata-o, e apanha os cartuchos de Uzi que ele tinha. Segue novamente pelo corredor da extrema direita, em direcção à cortina branca agora aberta. Passa pela porta, e vês aquele avião bem em frente, numa bela área nocturna cheia das luzes da cidade de Veneza. Aprecia um pouco o panorama, depois entra no avião e SAI da cidade. Fim do nível, e da estadia na Itália.
FILME: Lara encontra o avião ocupado por Marco Bartoli, que conversa com um dos seus capangas. Ela prepara-se para agir... e é acertada por trás. Viaja afastando-se da Itália e é largada, desmaiada e desarmada, numa sala de um porto muito perigoso...

Destaques de interesse

0 Comentários