Tomb Raider 2 - Nível 5 - ARMAÇÃO NÁUTICA

by - sexta-feira, novembro 21, 2014

Parte II: PORTO MARITIMO

NÍVEL 5: ARMAÇÃO NÁUTICA (Offshore Rig)

Inimigos: 24
Itens: 27, incluindo pistolas, cartão de passe amarelo, pistolas magnum, arpão, cartão vermelho de passe, espingarda, cartão verde de passe, uzis



 

Estás numa sala com diversos caixotes, alguns móveis e outros não. Se observares o seu inventário, verás que está sem arma nenhuma; entretanto os bandidos de Bartoli tiveram a delicadeza de lhe deixar a munição (por que?) e os kits de medicamentos. Bem, vamos tentar recuperar todas as armas, porque Lara Croft não é Lara Croft se não estiver armada. Existe nessa sala uma passagem por trás de um caixote, e essa passagem tem um interruptor no final. Também há na sala uma parede envidraçada, com uma porta (fechada) na extremidade. A chave que está na passagem abre essa porta... mas apenas temporariamente, dando-lhe só o tempo suficiente para correr e passar por ela.
Começa a colocar os caixotes móveis numa disposição tal que lhe permita livrar a passagem para chegar à chave, accionar o interruptor, dar a volta à sala correndo, e chegar à porta temporária pelo trajecto mais curto possível. Usa o esquema abaixo para isso, se quiseres:  Prontos os "corredores", e encontrada e liberada a passagem que leva à chave, acciona-a e dirige-te em disparada para a porta. Logo que accionares a chave, vai aparecer um filme da porta a abrir-se que lhe fará perder tempo. Não fiques a assistir passivamente: pressiona Ins (teclado numérico) para acabares com o filme, rola (End) e corre para a porta temporariamente aberta. Conseguiste passar pela porta? Bem... então encontras-te numa calçada, com água em frente, uma passagem à esquerda, e um alarme que acabou de disparar. Salva o jogo, pára, e escolhe um dos dois roteiros abaixo:
Roteiro 1: Corre para a passagem, e começa a saltar e fugir de dois bandidos, um de porrete e outro armado. Corre, Lara, corre! Corre sempre em frente a fazer o que puderes, mas evitando uma rampa que existe à direita dessa passagem. Se subires essa rampa barris irão rolar na tua direcção. Na extremidade da passagem sobe a escada à direita, sempre correndo e sempre com os bandidos atrás. Prepara-te para usar um daqueles kits de medicamentos que eles lhe deixaram. A escada termina numa sala com uma janela envidraçada à direita... e estás sem armas para partir os vidros. O que fazer? Bem, desvia-te do bandido de porrete que está tentando acertar Lara, e esperar que o bandido armado parta os vidros com um dos seus tiros... ou então usar o truque ensinado por este guia, de PORTUGAL: corre para a frente, gruda-te ao vidro, e aperta a tecla End. Lara vai passar magicamente através do vidro e sair na varanda, do lado de fora. Fácil, não? Conseguiste passar pela janela envidraçada? Então não percas tempo, salta para baixo, pela direita. Que alívio! Os bandidos preferiram continuar na sala em vez de saltar atrás de ti, e acima existe uma plataforma (a do terraço) que impede que os tiros acertem Lara. Continua com o roteiro a partir do *.
Roteiro 2: Mergulha na água em frente, e nada para o outro lado do avião antes de subir à superfície. Mas tem cuidado para não te aproximares demais daquela hélice gigantesca em movimento. Se passares dos barris que existem no fundo, Lara será arrastada para as lâminas. Do lado esquerdo da hélice há uma alavanca. Com cuidado poder-te-ás aproximar dela pela esquerda, agarrando-te à parede do cais, e puxá-la para abrir uma porta do outro lado da hélice. Depois dá a volta aos barris, e fica bem perto da parede ao te aproximares da porta aberta. Terás que nadar pressionando a Seta Direita, a fim de passar pela abertura sem que Lara seja fatiada. Segue pela passagem submersa até conseguires subir à superfície. Numa parede desta piscina, logo abaixo da abertura por onde chegaste, há uma alavanca. Acciona-a para abrires um alçapão que fica na outra extremidade do túnel, perto da hélice. Agora volta nadando para lá, passa pelo alçapão, e vai para trás da hélice apanhar oDRAGÃO DE JADE.
Volta pela passagem submersa para a piscina da alavanca, e sai da água. Segue pelo corredor até chegares lá fora. Vai para a direita, saltando por cima do vão e evitando passar muito tempo diante das janelas envidraçadas. Os guardas podem ver Lara, e atacar. Desce para o piso de baixo na extremidade da calçada, e estará sob uma plataforma e livre de possíveis tiros. (*) Procura na parede em baixo dessa plataforma um botão, e pressiona-o. Verás que uma escotilha na parte de baixo de um avião (que está parado em frente) abriu-se. Corre, mergulha na água, passa por essa escotilha por entre o tiroteio (eles estão atirando de cima) e entra no avião. Ufa! Durante algum tempo estás a salvo. Aproveita para recuperar a saúde.
Em frente ao lugar por onde entraste no avião, existe um botão na parede. pressiona-o para deter as hélices do avião, que estavam girando. Agora sai do avião e volta para a calçada onde pressionaste um botão, usando o corre-corre do roteiro 1 ou o túnel do roteiro 2, acima. Caso uses o roteiro 1, nada para a frente e depois para o canto esquerdo, ao saíres do avião, e sobe na calçada em frente à sala onde Lara esteve presa. Terás que passar a correr por 2 bandidos, talvez pela segunda vez. Voa, Lara, voa! Salta para a área do botão, e desta vez dirige-te para o local onde o avião está estacionado, caminhando pela calçada.
Para em frente à hélice imóvel do avião e dá um salto em direcção a ela (com corrida antes e a tecla Ctrl pressionada). Não parece, mas acabaste de te pendurar na asa do avião (passando pelo meio da hélice, não sei como). Sobe para a asa do avião e corre para a esquerda, através do tiroteio, dirigindo-te para a parte central do veículo. Vira para a direita, e pisa uma escotilha cinzenta escura que existe aí. Bum! A escotilha se irá abrir, e cairás dentro do avião... longe dos tiros, e perto das tuas pistolas! Enfim! Apanha as pistolas, sobe a escada, e, agora Lara Croft novamente, caminha por cima do avião e mata os 2 bandidos que passeiam pelo terraço e pela sala envidraçada. Se só conseguires matar um deles, prepare-te para enfrentar o outro depois.
Salta para água, e segue primeiro em frente e depois para a esquerda, subindo na calçada inicial do jogo. Segue pela passagem à direita (evitando a rampa dos barris rolantes), e desta vez enfrente qualquer capanga ainda vivo que vier recepcionar Lara. Revista os dois mortos. Um deles irá lhe dar um kit grande de medicamentos, e o outro um cartão de passe amarelo. Pesquisa as paredes da sala de janela envidraçada até encontrares uma máquina leitora de passe que tem um espaço para esse cartão. Para em frente ao leitor (uma caixinha quadrada na parede), e usa o cartão na fresta (Ctrl). Uma porta à direita ir-se-á abrir. Passa por ela.
Logo em frente à porta, existe um interruptor que desliga o alarme. Desliga esse ruído irritante. Agora examina o ambiente. Podes seguir por uma escada à esquerda, ou por uma escada à direita. Segue primeiro pela escada da direita. Chegaste a uma sala onde existe uma porta com uma roda na frente, parecida com a porta de um cofre. Posiciona Lara bem diante da roda, e pressiona Ctrl para que ela abra a porta. Entra no aposento e... vira-te para trás imediatamente atirando, porque um bandidoseguiu Lara. Depois de matá-lo, apanha o kit pequeno de medicamentos e segue para o próximo aposento. Outro bandido! E este também te irá dar um kit.
Existe uma rampa nessa sala. Não adianta subi-la, porque a porta convidativamente aberta, no alto da rampa, ir-se-á fechar. Vira-te para a direita e abre outra porta com roda na frente. Entra na área do dormitório, uma sala com estrados em volta e uma mesa quadrada no meio, e mata outro bandido, apanhando mais um kit de medicamentos. Recolhe os itens que encontrar sobre os estrados: 2 maços de arpões, e 2 pares de pentes de magnum. Depois passa por outra porta e vai para o próximo cómodo, um quarto com doze beliches... todos eles vazios, felizmente.
Segue em frente, até à última série de beliches. Olhe para cima. Humm... no teto há um alçapão fechado. Grava bem a posição dele, porque, no momento, é a tua única saída desta área. Volta em direcção à porta por onde entraste, pesquisando todos os beliches, de cima e de baixo. Que satisfação! Recebeste pistolas magnum e umARPÃO de presente... além de alguma munição. Arma-te com as pistolas magnum, que são mais potentes.
No primeiro beliche de cima, à esquerda da porta de entrada, vais encontrar umbotão na parede. Ele abre (temporariamente) o alçapão que há no teto, na outra extremidade do corredor. Pressiona o botão, pressiona Ins (teclado numérico) para acabares com o filme do alçapão a abrir-se, salta do beliche para o chão, corre para a esquerda, sobe para o beliche superior da extrema direita (Alt + Ctrl), vira-te para o alçapão aberto... e dá um salto simples para a frente, com a tecla Ctrl pressionada. Lara irá ficar pendurada na borda do alçapão. Sobe para o piso de cima, e segue o corredor.
Encontraste uma rampa em frente. Para na borda da rampa, vira-te de costas para ela, e desliza para trás, com a tecla Ctrl pressionada. No final Lara ficará pendurada no alto de uma escada. Desce a escada e chegarás a uma espécie de cozinha com um fogão de quatro bocas. (Interessante. Não há panelas.) Em frente ao fogão existemdois blocos móveis encaixados na parede. Em frente aos blocos e atrás do fogão, existe uma outra escada. Humm... consegues imaginar o que terás que fazer agora? Coloca um dos blocos apoiado no fogão, e em frente à escada. Para isso fica de frente para os dois blocos; puxa o bloco da direita e depois empurra-o para o lado, liberando a cavidade onde ele estava encaixado; puxa o bloco da esquerda uma vez; passa para trás dele, pela cavidade, e empurra-o mais uma vez, encostando-o ao fogão; passa para a lateral do bloco e puxa-o mais uma vez, a fim de alinhá-lo com a escada. Depois sobe em cima do bloco e salta para a escada, com Ctrl pressionada e uma corrida antes.
Sobe, e saca as armas quando chegares ao corredor. Segue em frente e mata umbandido que tem um... cartão vermelho de passe. Mas em vez de subires a escada em frente, para por um instante nesse corredor, pois há um troféu por aí. Acende uma tocha e procura, na parede esquerda do corredor, uma escada. Sobe-a e chegarás a uma abertura na cobertura do prédio... e, na calçada amarela que circunda a abertura, o seu DRAGÃO DE PEDRA está pousado. Apanha-o, aprecia um pouco o panorama, e depois desce a escada novamente. De volta ao corredor, segue em frente, subindo os degraus. Chegarás a uma espécie de poço com água no fundo, e uma passagem acessível em frente. Salta para água, e decide: queres seguir imediatamente pela passagem, ou preferes tentar antes apanhar um troféu difícil? (NOTA: Se seguiste o roteiro 2, no início do nível, continua a partir de **.)
Se optares pela segunda alternativa, salva o jogo e acciona uma alavanca que existe numa das paredes do poço. Depois procura uma abertura quadrada submersa, encha os pulmões de ar, passa por essa abertura, e segue pelo túnel aquático e sinuoso, até encontrares uma abertura no chão. Nada para baixo, através da abertura, e segue o túnel inferior. Chegarás à parte de trás de uma hélice poderosa... que, infelizmente, está a girar - e no chão amarelo, atrás da hélice, o DRAGÃO DE JADE está pousado. Apanha-o, e volta pelo mesmo caminho para a piscina anterior.
(**) Sai da piscina, segue a passagem, e irás voltar ao terraço que dá para a sala das janelas envidraçadas. Parte os vidros das janelas com um tiro, caso eles estejam ainda inteiros, e entra. Segue para a passagem em T aberta pelo cartão de passe amarelo. Desta vez sobe a escada à esquerda da caixa de alarme. De armas em punho.
No salão onde chegares, mata um bandido e um cão. Apanha os pentes de Uzi do bandido. Estás a ver a rampa à esquerda? Pois logo que te aproximes dela, ou comeces a subi-la, diversos barris vão rolar de lá na tua direcção. Salta para cima da rampa, depois para trás, depois para a esquerda, e conseguirás escapar facilmente dos barris rolantes; em seguida sobe a rampa e encontrarás, à esquerda, uma porta fechada com uma leitora de cartão de passe ao lado. Salva o jogo, usa o teu cartão vermelho na fresta da leitora, e abre a porta.
Entra de armas em punho... logo que entrares vira para a esquerda, corre alguns passos, e salta para cima do mezanino ao lado; mata imediatamente dois bandidos, um com arma de fogo, em cima do mezanino, e outro com porrete, embaixo. Outrobandido surgiu pretendendo atacar Lara por trás, enquanto ela os matava! Ainda bem que ela estava em cima do mezanino, e será fácil matá-lo daí. Depois da matança, há um kit pequeno de medicamentos, cartuchos de espingarda, e tochas para apanhar.
Esta sala tem uma rampa na entrada, o mezanino de treliça de ferro num dos lados, e duas grandes piscinas no outro; uma dessas piscinas está vazia (a primeira), e a outra está cheia (a segunda). Em frente à rampa, no alto da parede, existe uma passagem onde terás que chegar. À esquerda da passagem o mezanino de ferro forma um dente para o qual se pode subir, porém a abertura do alto continua longe demais para ser alcançada de cima desse dente. O que fazer?
Volta para cima do mezanino e procura, à esquerda da abertura do alto, um bloco móvel. Empurra esse bloco para a frente uma vez. Desce do mezanino, sobe para dente ao qual nos referimos, e encontrará o bloco disponível, à sua frente. Puxa-o uma vez para trás. Sobe novamente no mezanino, vai até o bloco e empurra-o uma vez para a frente. Depois desce de novo. Agora o bloco está na extremidade do dente, mas como subir até ele? Não há espaço para isso. Mas... ah! As piscinas encontram-se num piso mais elevado, na altura do mezanino. Portanto sobe para a área das piscinas. Coloca-te em frente ao bloco, na extremidade da laje, e dá um salto para trás, uma corrida com a tecla de acção pressionada, um salto para a frente... e aí está Lara, pendurada no alto do bloco. Sobe.
Vira-te para a direita em direcção à abertura e dá alguns passos para trás, colocando-te no canto traseiro direito do bloco. A abertura encontra-se meio na diagonal. Vira-te um pouquinho para ela e dá um salto simples para a frente, com a tecla de acção pressionada. Pronto! Lara deverá estar pendurada na passagem. Seguem em frente, e mata um bandido que tem cartuchos de espingarda. Chegas-te a uma grande sala que tem painéis de controle em frente, um alçapão fechado no meio do chão, uma chave na parede esquerda, e um leitor de cartões de passe na parede da direita... mais ou menos perto de uma porta fechada. Acciona a chave na parede da esquerda, e... o que vês? A água da segunda piscina da sala anterior passou para a primeira, inundando-a. O caminho está claro, não?
Volta para a sala anterior, mergulha na piscina, passa para o outro lado, e salta por cima de uns canos, à direita, para pousar numa plataforma cinzenta. (Para dar este salto encoste-se nos canos, pressiona Seta para Trás uma vez, e depois salta para a frente.) Vira-te para a rampa que existe aí, vai até o início dela, e dá um salto simples para a frente. Chegas-te ao alto da rampa, e há uma chave na parede à esquerda. Acciona a chave para abrir o alçapão no chão da outra sala, e depois desliza novamente rampa abaixo (a mesma rampa que subiste antes, por favor! Pois há outra do outro lado que irá levar Lara a uma queda mortal na piscina seca), mergulha na piscina, nada para o outro lado, salta mais uma vez para o bloco, e vai entrar por aquele alçapão abaixo.
Encontras-te uma rampa descendente. Podes escorregar por ela abaixo sem susto, para chegares a uma área extremamente interessante. Que lugar imenso! São diversas passarelas suspensas, com uma grande piscina embaixo, pilares que se perdem dentro da água... e tudo aquilo forma um verdadeiro labirinto para se percorrer. Recomendo salvar o jogo agora, pois és capaz de errar alguns saltos pelo caminho e cair na água - onde dois mergulhadores armados de arpões esperam por Lara. Se virar, ao longo do trajecto, uns dardos brancos que sobem na tua direcção... podes apostar que vieram desses bandidos.
A partir de agora, olha sempre para baixo antes de saltares, a fim de calcular a distância e o tipo de salto. É bom salvares o jogo de vez em quando. No caso de algumas passarelas, vais ter que te pendurar na borda delas antes de subir, e saltar com uma corrida antes. Para outros saltos, basta a corrida antes, e, enfim: vais encontrar nesta área todos os tipos de saltos possíveis. Vamos começar.
Partindo da passarela onde a rampa depositou Lara, segue para a esquerda até à extremidade, e depois vira-te e salta para a passarela em frente. Na extremidade encontrarás um vão grande, com um pilar do outro lado no qual estão presas duas plataformas pequenas e quadradas de metal. Calcula um salto na diagonal para a plataforma esquerda, bem na frente do pilar, e passa desta para a plataforma pequena da direita. Continua para outra plataforma pequena à direita, e então vire-te e mata um bandido armado, na passarela à sua esquerda. Salta para a passarela do bandido, e revista-o... que bom! Acaba de recuperar a espingarda. Segue por essa passarela e mata o bandido que está a atirar sobre ti, da próxima passarela. Depois salta para lá, e apanha cartuchos de espingarda. Acompanha essa passarela para a esquerda, e depois salta para a passarela que estiver à tua frente, passando por um vão entre dois gradis.
Bem, essa passarela onde te encontras agora é especial. Ela fica ao longo de uma parede, e nessa parede existe uma abertura, em cima, que é a saída desta área. Grava a sua localização. A partir dai também podes matar um bandido que deves de estar a ver, noutra passarela à direita. Mata-o e continua seguindo a passarela até à extremidade, com a parede e a abertura à sua esquerda. Então para. Para, e olha para baixo. Que bela visão! O DRAGÃO DE OURO, na base de um dos pilares que saem da água. Calma, que já vamos apanhá-lo. Por enquanto, salta para a plataforma pequena em frente, e depois salta desta para a passarela onde está o último bandido, o qual já deves ter morto. (Pode ser que aches que não vais conseguir saltar para lá, já que a coluna atrapalha. Mas podes acreditar que um salto simples para a frente será o bastante, tanto na ida como na volta.)
Agora estás numa passarela maior e quadrada, com um cubículo em frente onde se pode ver... o cartão verde de passe. Atira nos vidros do cubículo, e apanha o cartão. Depois volta novamente para aquela passarela especial, onde viste a abertura e o Dragão de Ouro embaixo. Vamos apanhar o trofeu. Dirigindo-se para o local da passarela onde existe a abertura entre os dois gradis de ferro, para na beira da abertura e olha para baixo. Há um pilar quase embaixo de onde tu estás. Saca os revólveres, e mata daí os dois mergulhadores, que devem estar a nadar á volta do pilar. Se não conseguires matá-los, salta novamente pelo vão do gradil para a próxima passarela. Pendura-te nela, e deixa-te cair no pilar logo embaixo. Ou então mergulha na água, nada para a aresta do pilar que tem listras amarelas e pretas, e sobe. Mata os mergulhadores de cima do pilar. Logo que eles flutuarem para cima, estarão mortos.
Nada para o pilar do Dragão de Ouro e apanha o seu troféu, junto com as UZIS e 2 conjuntos de pentes. (Terás que subir o pilar pelo lado das faixas amarelas e pretas.) Mas, cuidado! Logo que apanhares o dragão salta novamente na água e volta para o pilar anterior! Pois mal te curvas, um bandido aproxima-se por trás, e é melhor cair novamente na água para fugir dele... ou então ele chamará um colega para o ajudar. Se quiseres mais um kit pequeno de medicamentos mata esse primeiro bandido, volta para o pilar do dragão, espera que o segundo apareça, mata-o pelo mesmo processo, e vai apanhar o kit. Caso desista do kit, segue em frente.
De volta ao pilar anterior, sob a passarela especial, para com o pilar do dragão à sua esquerda, e olha para a direita. Há um pilar (meio distante) ao lado. Nada para lá. Sobe na base desse pilar, e verás uma escada grudada à parede. Salta para essa escada, sobe, e depois segue para a direita, a fim de voltares para a passarela especial onde há a saída. Já deves de conhecer o caminho. Sobe para o túnel no alto da parede, e segue-o até encontrares um buraco no chão. Cai pelo buraco, sobe uma escada que há aí, cai por outro buraco... e mata um bandido que tem um kit de medicamentos para ti. Segue a passagem de volta para a sala da chave de controle das piscinas, do alçapão, e do leitoro do cartão verde.
Acciona novamente a chave na parede esquerda, a fim de fazeres com que a água saia da primeira piscina e volte para a segunda. Depois, usa o cartão verde na fresta do leitor. A porta à direita abre-se. Passa pela porta e dirige-te para a segunda piscina, à esquerda. Salta na água, enche os pulmões de ar, e passa pela abertura de um túnel submerso em frente. Segue túnel afora, e depois de algumas voltas encontrarás uma porta fechada com uma alavanca à esquerda. Acciona a alavanca para abrires a porta. Passa pela porta, e sobe para a superfície de uma outra piscina. À tua frente há uma laje para subir. Sobe, segue em direcção à escada fronteira, e... FIM DO NÍVEL!

Destaques de interesse

0 Comentários