0
Parte III: NO FUNDO DO MAR

NÍVEL 7: 40 BRAÇADAS DE PROFUNDIDADE (40 FATHOMS)   

Inimigos: 16
Itens: 11


FILME: Lara apanha boleia de um submarinoO piloto estende um braço mecânico para abrir uma escotilha, porém um tubarão de bocarra aberta assusta-o, e Lara e o submarino vão parar no fundo do mar...


Salva o jogo imediatamente: começas o nível debaixo de água, não há como subir à superfície, e o fôlego não é ilimitado. Mas não é só isso... verás que "40 Braças" é um verdadeiro desafio, e eu afirmo que ultrapassar este nível com êxito é a marca do verdadeiro Raider. Aqui encontrarás inimigos marinhos dificílimos de combater, e sequências que irão exigir toda a velocidade e habilidade. E espero que tenhas acumulado, até agora, uma boa quantidade de kits de medicamentos! Vais precisar...
Rola debaixo de água e mergulha um pouco em direcção ao fundo, a fim de poderes ver com clareza uma trilha de barris, caixotes, etc., no chão. Segue a trilha até ao fim, e chegarás a um grande navio afundado (ele se chama "Maria Doria"). Umtubarão aproxima-se para devorar Lara, mas nada sem parar e tenta ignorá-lo por enquanto. Senão o seu suprimento de ar vai acabar.
Chegando ao casco do navio, nada para cima e verás uma âncora logo à esquerda. Nada em direcção à âncora, e passa por uma abertura logo abaixo dela. Entrando no casco, passa imediatamente por outra abertura à esquerda e sobe para... respirar. Este navio, apesar de afundado, tem bastante ar do lado de dentro. Salva o jogo.
A área onde estás é perigosa... pois 2 tubarões vão entrar: aquele que viste lá fora e um outro, que foi convidado para jantar. Não esperes que eles cheguem: procura uma abertura sob a superfície, mais ou menos em frente e à esquerda daquela por onde entraste, e passa por ela. Pelo menos um dos tubarões vai seguir Lara durante a próxima sequência, mas não conseguirás abocanhá-la enquanto ela continuar em movimento, nem vai segui-la até o fim. Agora, se preferires esperar e disparar contra os tubarões com o lança arpões...
Passando pela abertura, nada imediatamente para o alto, vira-te, e entra numa pequena passagem que existe na parede esquerda. Na nova área, passa por um buraco quadrado que também está na parede esquerda. Nesta nova sala, segue para a esquerda até o fim e acciona uma alavanca no canto esquerdo. Accionaste, e o ar não acabou? Então rola, e passa por um alçapão que se abriu no chão, bem atrás de ti. Passaste? Então segue a passagem para a esquerda e entra na próxima área. Olha para cima, e verás caixotes flutuantes no alto. Sobe, passando por um buraco quadrado no teto, e respira finalmente. Ahhhh... Não há mais nenhum tubarão aqui. Salva o jogo novamente, e lembra-te: em toda a sequência anterior, seguiste sempre para a esquerda.
Nada em direcção a uma abertura iluminada, que fica atrás dos caixotes e rente ao chão. Passa por essa abertura, e sobe novamente para a superfície. Agora há uma plataforma à tua frente. Sobe para a plataforma, segue à direita, e acciona umaalavanca. Que barulho de água! Volta para a plataforma. Quem diria? Toda a área secou.
Salta para a área seca, sobe pela abertura em frente, e chegarás novamente à área inicial, cheia de caixotes que agora já não estão a boiar. No alto de uma das paredes dessa área há uma abertura grande. Sobe para o caixote mais baixo, salta para te pendurares num caixote mais alto, em frente, e depois salta deste para o caixote mais próximo à abertura. Sobe. O janelão dá para uma sala grande e quadrada, com... o DRAGÃO DE PEDRA nos fundos. Não vás apanhar o troféu agora! Examina a sala primeiro. O chão é de placas de metal, e as 4 placas centrais, bem em frente ao dragão, parecem um pouco mais salientes que as outras. São alçapões que farão Lara desabar no piso de baixo; não as pises por enquanto.
Saca as armas. Salta da janela para o chão da sala, e vira-te imediatamente para a direita. Há um bandido aí. Depois de o matares e apanhar os cartuchos de espingardaque ele tinha (ou a própria ESPINGARDA, se ainda não a tiveres), vai apanhar o dragão (cuidado com as placas centrais). Depois vira-te e aproxima-te das placas perigosas, sem pisares nelas ainda. Talvez tenhas ouvido antes alguns ruídos de tiroteio, e existe aqui uma novidade: se se aproximares das placas sem as pisares, e com uma arma potente em punho, é possível que mates daí de cima, através das placas, pelo menos um dos dois bandidos perigosos que estão lá em baixo... De qualquer modo, tenta. Depois adianta-te, e pisa a área dos alçapões.
Caíste num local com mais caixotes, algumas rampas de madeira, água em baixo dos pés, e... 2 bandidos, se ainda não os mataste. Salta e salta, mata os dois! Não deixes de disparar depois, mesmo que estejam dentro da água. Vais ganhar um kit pequeno de medicamentos e arpões com isso.
No alto de uma das paredes desta área há a abertura de uma passagem, e vamos agora partir para ela. Procura no centro da área, ao lado de um caixote com rampas, uns dois caixotes baixos, e sobe no maior deles. À tua frente, perto da parede, está um caixote alto. Dá um salto simples para trás, duas corridas para a frente, salta, e pendura-te nele. Sobe. A passagem deve estar bem à tua esquerda agora. Repete o mesmo tipo de salto até à passagem, sobe e entra.
Agora podemos dizer que estás dentro do navio. Na parede à esquerda há umaalavanca, mas segue em frente. Vais perceber que, para ultrapassar as barreiras de ferro no chão, é necessário saltar bem antes de chegares perto delas. Quando chegares ao outro lado da área, vira-te para a esquerda e olha para a frente. Estás a ver uma porta fechada, lá em cima? Pois é uma porta que se abre apenas temporariamente, quando accionas a alavanca à esquerda da entrada. Abri-la não é essencial para a continuação do jogo... mas é essencial, sem dúvida, para que apanhes um certo troféu difícil.
Volta para a alavanca, acciona-a, e depois rola e corre disparada até à porta. Vai saltando por cima das barreiras com o menor número de passos de corrida possível, a fim de economizares tempo, e, na extremidade, tenta virar-te para a esquerda enquanto estiveres no ar. Experimenta também saltar pela porta adentro em vez de subires a soleira, pois é mais rápido. Logo que passares pela porta, ela não se vai fechar, transformando-se de temporária em permanente.
Na passagem além da porta, há um buraco com água. É uma saída para o fundo do mar... e há um tubarão e 3 barracudas lá em baixo. Mergulha na água e mata todos esses peixes, um por um. Podes disparar contra eles ou atraí-los para perto da abertura e subires para matá-los com arma de fogo. Faz o que puderes, mas procura em especial matar o grande tubarão, que é mais perigoso. Ou então, se a Lara Croft for experiente... prepara-te para mergulhar na água e ires apanhar o troféu sem arma alguma, passando através de todos os inimigos e escapando deles.
Mortos os inimigos (ou não), segue pela passagem submersa e nada para a esquerda quando emergires numa grande área. O DRAGÃO DE JADE estará á tua espera, pousado no fundo do mar. Apanha-o e volta pelo mesmo caminho. Sobe para saíres da passagem submersa, e passa mais uma vez pela porta agora aberta.
Segue pelo mesmo corredor anterior, à direita. Estás a ver uma passagem à tua esquerda, nesse corredor? Segue por ela, e procura uma abertura na parede com uma escada em baixo. Sobe, e encontrarás um cubículo com uma alavanca. Acciona-a e desce. Uma porta abriu-se em outra área, e esta porta, felizmente, não é temporária.
Continua pela passagem escura, até saíres num corredor paralelo ao anterior. Segue à direita, e olha para a esquerda por uma porta aberta... mas o que é isto? Quatrobocas de fogo no chão! Num corredor com uma porta no final, e 2 alavancas na parede esquerda: uma no início do corredor, e outra além das bocas de fogo. A segunda alavanca é que é importante. Mas vai ser difícil chegar a ela. Na verdade, muito difícil mesmo.
Não entres na sala das bocas de fogo agora; passa por ela, e continua até o final do corredor. Depois vira à direita e segue novamente em frente. Vira mais uma vez à direita, e encontrarás a porta que acabaste de abrir. Entra na sala. Aqui começa a loucura, e o esquema é o seguinte:
(1) Salva o jogo. Acciona a alavanca que existe aí, para desligar (temporariamente, é claro) as duas primeiras bocas de fogo. Pressiona Ins do teclado numérico (para não veres as bocas de fogo a apagarem-se e perderes tempo com isso), rola (End), tenta passar pela porta saltando através dela, com corrida antes (é mais rápido que escalar), corre de volta para a passagem das fogueiras, e acciona a primeira alavanca do corredor. Outra porta abriu-se, à esquerda daquela que te levou (ou não) ao Dragão de Jade. Não fiques aí, dá imediatamente dois saltos para a esquerda e volta para o outro corredor! Pois as duas primeiras bocas de fogo vão-se acender novamente.
(2) Salva o jogo. A última porta que se abriu é permanente. Atravessa a passagem escura da escada, vai para o corredor paralelo, e segue para a direita e depois para a esquerda. Passa pela segunda porta que acabou de se abrir (no alto, à esquerda), e respira fundo: vais ter que accionar a alavanca que existe nesse compartimento para desligar as duas últimas bocas de fogo, pressionar Ins e End, e CORRER como o vento!
(3) Accionada a alavanca, passe a RAPIDAMENTE pela porta, e CORRE pela passagem escura para o corredor paralelo; passa a CORRER pela sala das bocas de fogo sem entrar, e volta para a sala daquela primeira alavanca. Desliga novamente as duas primeiras bocas de fogo, pressiona Ins e End, CORRE de volta para a sala das fogueiras, e passa a CORRER por cima delas antes que se acendam! Feito isso, podes parar e descansar. Pois a laje onde está a segunda alavanca desse corredor não pega fogo.

OBSERVAÇÃO: Se achares realmente impossível passar por esta sequência, e tiveres kits de medicamentos em número suficiente, tenta apagar as primeiras bocas de fogo (ou as últimas), e deixar Lara pegar fogo enquanto accionas a segunda alavanca do corredor. A porta da extremidade do corredor abre-se, e atrás dela temos... água. Vai alimentando Lara com kits até conseguires entrar para a água, e aguenta um pouco as mordidas de uma barracuda que também está lá dentro.
Se mesmo isso for impossível para ti, carrega um jogo salvo no site http://www.tombraiders.net/stella/zip/pcsaves/40fathoms.zip. Mas só em último caso!

Acciona a última alavanca da parede esquerda, para abrir a porta em frente. Entra num cómodo inundado, com uma... barracuda a nadar por ali. Como estás em terra, mata-a com os revólveres... mas primeiro entra na água para a atrair. Depois salva o jogo, respira fundo, mergulha... e prepara-te para outra sequência capaz de destruir qualquer um.
Mergulha por baixo da saliência do tecto do cómodo, e, logo que passares para o outro lado (totalmente submerso), olha para cima. Há um buraco no tecto. Passa pelo buraco. Sobe pelos buracos que existem nos dois compartimentos acima, e chegarás ao compartimento superior da área, com um alçapão fechado no tecto e umaalavanca quase invisível perto do chão, numa parede logo em frente ao buraco por onde passaste. Não percas a direcção enquanto nadas, nesta sequência! Porque o ar que tens nos pulmões mal será suficiente para a completar. Acciona a alavanca... e volta novamente para o compartimento de baixo, passando por buraco após buraco até chegares ao ponto de partida.
As coisas mudaram por aqui: o lugar que tinhas para respirar já não existe, foi completamente inundado. E estavas a contar com isso! Em compensação, surgiu a entrada de um túnel no rés do chão. Entra no túnel, e vai accionar uma alavanca que existe à tua frente. A propósito: apesar de estares quase sem ar, não deixes de olhar à direita, antes de chegar à alavanca... pois aí existe uma pequena ramificação do túnel com o DRAGÃO DE OURO bem visível! Estarias bastante acessível, o troféu - caso cada segundo a mais de ar não fosse tão valioso assim.
Accionada a alavanca, volta de novo para o último compartimento de cima, pelo mesmo caminho. Vai usando kits de medicamentos como ar, se for o caso. Agora o alçapão fechado do tecto abriu-se. Passa por ele, e... ar, ar, finalmente! Com uma plataforma para sair da água. Porém, para grande desgosto, mais 3 barracudastambém apareceram, quando o alçapão foi aberto. E precisas de mergulhar de novo e voltar para baixo, a fim de apanhares o dragão!
Bem, paciência. Mata os peixes que puderes antes de mergulhar, depois ignora os outros, mergulha, e nada continuamente para escapares ao ataque deles. Ou então esquece esse troféu difícil e também 4 maços de arpões, caso tenhas apanhado os dois dragões anteriores.
Seja como for, segue a passagem a partir do local onde saíste da água. Passa pelo buraco que encontrares no chão, na extremidade. Uma deslizada, e uma queda num compartimento cheio de montes de terra e pedras, cheio de entulhos. Que diabo será isto?
Desliza até o chão desse compartimento, e segue em direcção a uma escada partida, que pode ser vista numa das paredes. Em baixo dessa escada há um buraco. Passa por ele, e desliza para um compartimento muito semelhante - porém com uma janela grande no alto de uma das paredes, um alçapão fechado no teto, e uma abertura acobreada na parede em frente ao alçapão. Dirige-te para a janela. Um bloco móvel, ali perto! Puxa o bloco para poderes subir para a janela, e entra para o compartimento acima. Há uma alavanca na parede. Acciona-a, e... que tremor e que barulho! O alçapão do teto da sala ao lado abriu-se, despejando um monte de entulho dentro da sala! Vai para lá, ver como andam as coisas.
Examina bem essa área complicada. Estás a ver duas escadas pintadas na parede esquerda? Em frente a elas há duas aberturas quadradas no teto, uma alinhada com a outra. Passaste pela abertura mais distante quando chegaste aqui. Aproxima-te da primeira abertura da esquerda, e salta para cima da rampa curta, ao lado do monte de entulho abaixo da abertura. Sobe no monte de entulho, encosta as costas de Lara na escada da parede, e dá um salto simples, com Ctrl pressionada, para te pendurares na abertura do tecto. Sobe. Nesta área há outra abertura similar no tecto, bem no alto do monte de entulho à esquerda. Vamos para lá. Primeiro acompanha o perímetro da sala pela direita, e sobe o monte de entulho em frente. Vira-te para a esquerda, e caminha em dilecção a um pequeno ponto plano triangular logo em frente. Salta com corrida antes para pousares nele. Sobe para o bloco à direita, e estarás bem debaixo da abertura. Salta, pendura-te e sobe para passares por ela. Acciona uma alavanca que existe nesta sala para inundar um salão que fica em outro lugar.
Desce de onde estás, desliza pelos montes de terra abaixo, e passa com segurança pela abertura, voltando ao salão inicial. Chegando em frente à escada pintada na parede, segue a caminhar pelo alto em direcção à outra escada, que marca a abertura por onde chegaste inicialmente ao salão. Passa por esta abertura usando o mesmo processo anterior. Chegando à área de cima, segue mais uma vez pela direita, acompanhando o perímetro da sala. Nos fundos vais ver, à esquerda, um bloco de entulho que pode ser escalado. Sobe-o. O teu objectivo é uma abertura grande e rectangular, no alto da parede fronteira. Dá a volta ao alçapão aberto caminhando para a esquerda; quando chegares a uma plataforma plana vira ligeiramente para a direita, e observa os montes de entulho à esquerda do janelão. Aparentemente existem ali duas rampas que descem para a esquerda, mas aquela que fica mais perto da abertura não fará Lara deslizar. Aproxima-te da beira do buraco, e salta com corrida antes, na diagonal, para pousares nessa rampa. Vira em direcção à abertura, e dá mais um salto simples para pousares no monte de entulho logo abaixo dela. Sobe para dentro da sala. Acciona outra alavanca para abrires uma porta no salão que acabou de ser inundado.
Volta novamente para o compartimento mais baixo, e quando estiveres em frente à escada pintada na parede segue para a esquerda (de quem está de costas para a escada), caminhando em volta do alçapão aberto. Chegarás à entrada do túnel acobreado que existe na parede, atrás do alçapão. Segue o túnel até o final, e chegarás à área inundada. Mergulha, e dirige-te para a porta que se abriu na parede. Trata-se de um túnel submerso. Que barulho é este? É um mergulhador com arpão! Volta para o lugar que te permite sair da água e mata-o com as pistolas! Ou então fica dentro da água e usa o lança arpões. Feito isso salva o jogo, selecciona a arma mais potente, volta para o túnel submerso, e segue-o até emergires numa piscina pequena. Tiros! Sai daí depressa... e mata primeiro um bandido com arma de fogo, depois um outro. Ufa! Apanha o kit grande de medicamentos e os cartuchos de espingarda que eles te deixaram, mais 2 maços de arpões (ou o próprio LANÇA ARPÕES) no chão, e depois acciona uma alavanca na parede para abrir uma porta e passar ao PRÓXIMO NÍVEL.

Enviar um comentário

 
Top