0
Parte IV: Atlântida

 NÍVEL 15: A GRANDE PIRÂMIDE (THE GREAT PYRAMID)

Inimigos: 6
Itens: 31
Segredos: 3





Objectivos: Matar o grande monstro. Encontrar Natla, que aparentemente sobreviveu à queda, e matá-la também. Depois sair do local.
Roteiro: De maneira bastante óbvia, a primeira coisa que precisas fazer é acabar com o mutante horrendo sem pernas, evitando que ele agarre Lara ou a derrube da plataforma. Há um certo número de estratégias que podes empregar para fazer isto. Alguns preferem usar as Uzis e correr ou saltar de um canto para o outro, enquanto o mutante se arrasta atrás deles. Outros preferem a espingarda, já que menos munição é necessária para derrubar a criatura (são 800 tiros de Uzi contra uns 25 de espingarda). É desnecessário dizer que, se saltares demais por esta área, irás correr o risco de cair da plataforma. E na maior parte do tempo não precisarás saltar, já que o mutante se movimenta bastante lentamente.
Outro truque é pendurares-te na beira da plataforma e esperar que o mutante volte para a porta. Quando ele fizer isso, sobe e atira até que ele se aproxime, então guarda as armas e salte para trás, a fim de te pendurares novamente.

Este segundo truque é bom, embora exija mais tempo para derrubar o monstro. Procura-te deslocar, com Lara pendurada na plataforma, para os locais mais distantes do monstro. Poderás ver se ele está próximo ou não de um local pela trepidação da plataforma, e pela sombra das garras. Foge dessas garras, pois o monstro pode segurar Lara com elas e matá-la. Sobe para a plataforma de vez em quando para atirar nele, e segue assim até que ele exploda. Eu prefiro usar as Uzis para o matár.

Também recomendo a salvar o jogo no meio da luta, se te estiveres a sair bem. Assim terás menor trabalho pela frente, se morreres e tiveres que recarregar o jogo. Quando o mutante parar, e começar a cambalear de um lado para o outro, podes guardar as armas. Logo depois ele explode, e a porta de saída abre-se.
Apanha os pentes de Uzi em cada um dos 4 cantos da plataforma (6 conjuntos no total), e segue para a porta. Continua em frente, depois vira à esquerda e desliza rampa abaixo. Passa pelo bloco móvel e desliza pela próxima rampa. (Deverás estar a ouvir lâminas fatiadoras em algum lugar acima.) Continua até encontrares outro bloco móvel. Empurre-o 3 vezes. Sobe a rampa à direita e dobra a esquina. Aí chegarás a outro bloco móvel. Este é na verdade aquele primeiro que viste. Empurra-o uma vez. Depois vai para o lado direito do bloco e sobe no alto dele.
Dá meia volta, e salta para te pendurares na calçada em frente. Sobe para uma área com lajes rachadas por cima de espinhos, bem como lâminas fatiadoras. Para na beira das lajes rachadas e ouve as lâminas. Começa a correr através das lâminas no primeiro "clang", pouco antes de elas começarem a se abrir. Continua em frente e dobra a esquina.
Quando chegares à rampa, vira à direita e entra no corredor branco e preto. Segue por ele até o fim, e empurra o bloco móvel uma vez. Volta para o alto da rampa e vira à direita, descendo a rampa que não desceste antes. Nos fundos há uma laje, e sobre ela há o bloco que acabaste de empurrar. Observa a alavaca acima, na parede direita. Passa para o outro lado do bloco móvel e empurra-o duas vezes, até que ele fique sob a chave. Dá meia volta e sobe a passagem à direita. Volta rampa abaixo até se ver em cima do bloco que acabaste de mover. Aciona a alavanca para abrir a porta vermelha em frente.
Entra numa área com rampas cor de areia, e um riacho de lava no centro. Vira para a direita, e salta para a depressão mais próxima, abaixo. Salta novamente para a próxima depressão. Agora dá um salto com corrida antes para aquela que se segue. (Ainda estás do lado direito da lava.) Dá meia volta, e verás que agora há uma ponte estendida por cima da lava. Ela é temporária, mas não vai cair com rapidez demasiada. Executa os mesmos saltos do modo inverso, com o último deles depositando Lara na ponte. Vira para a direita, e corre para dentro de uma caverna. Este é o SEGREDO #1, cuja recompensa é um kit grande de medicamentos, pentes de magnum, e uma caixa de cartuchos de espingarda. Poderás apanhar os objectos e voltar a correr pela ponte. Ou então acionar a alavanca duas vezes, fazendo com que parte da ponte fique estendida por cima da lava. Neste caso salta com corrida antes, por cima da lava, para o outro lado.
Repete os saltos ao longo do lado direito do rio de lava. No final, salta para a depressão do lado oposto e segue em frente.
Entra no túnel, e sobe só até que a pedra começa a rolar para baixo. Rola e corre para baixo e para a direita, procurando a segurança da soleira. Sobe a rampa até o local de onde a pedra veio. Vira à direita, e sobe uma rampa curta. A próxima rampa comprida é outra armadilha de pedra rolante. Esta é um pouco mais rápida, portanto:
Corre rampa acima, rola, e dá saltos com corrida antes rampa abaixo, virando para a esquerda na base, ou;
Salta para trás rampa acima, e começa a correr logo que ouvires a pedra começar a rolar.
Continua a subir a rampa até o alto, e segue a passagem até encontrar lajes rachadas. Pisa-as para as partir, depois salta para trás. Cai com segurança para a sala do Scion, abaixo. As próximas duas áreas já são conhecidas.
Atira no Scion. A porta em frente ao pedestal do Scion abre-se, e tem início uma série de terremotos. (Estes irão durar até o final do jogo, mas sem lhe causar danos. Tenta ignorá-los, se for possível.)
Há 2 mutantes nas calçadas da área ao lado daquela onde o Scion estava. Entra para atrair a atenção deles, depois mata-os da segurança relativa da soleira da porta. Se quiseres matar todos os inimigos, atravessa a ponte e mate o terceiro mutante do outro lado. Depois desce da ponte para os rochedos negros abaixo. Segue para a parede Sul, encontra a abertura no chão, e desce com segurança através dela.
Salta com corrida antes para te pendurares na fresta da parede esquerda. Desloca-te para a direita, magoando-te um pouco devido aos dardos. Solta-te em cima da rampa vermelha e salta imediatamente para trás, por cima da lava, para cair numa calçada. Salta para trás para fugir aos dardos.
Passa pela porta, apanha os pentes de Uzi à esquerda, e desce pelo lado direito da encosta. Isto irá disparar uma pedra que descerá a rolar pelo lado esquerdo, a fim de pousar abaixo da lâmina oscilante. Uma vez que a pedra passe, desce até à lâmina. Para o mais em frente a ela possível, e salta quando ela oscilar para um dos lados. Caminha (Shift) através dos espetos, vira à esquerda, continua a caminhar entre ospoços de lava, e vái para o alto da rampa à esquerda. Em frente há três seções delajes rachadas. Dá um passo para trás, partindo da extremidade mais alta da rampa. Depois dá um salto para a frente e pousa na laje mais à esquerda. Salta imediatamente para a direita, para pousar na laje da direita, e depois salta para a laje em frente.[Ou então, a partir da ponta direita do alto da rampa, dá um salto simples em diagonal para cima das lajes rachadas. Continua a pressionar a tecla Alt, e Lara vai saltar para cima e pousar entre os espinhos, mas num lugar seguro. CAMINHA para a frente até à borda do buraco cheio de lava, depois dá um salto simples para te pendurares na soleira alta em frente.]
Segue para a próxima área. Aqui vais encontrar um poço de lava com 3 blocos altos e inclinados dentro. Do outro lado do poço, no alto, poderás ver vagamente alguns objectos numa laje. É para lá que vais. A próxima ação de te pendurares tem seus riscos, portanto salva o jogo, se puderes, antes de tentar. Caminha para a esquerda até que Lara esbarre na parede. Dá um salto simples para trás, depois dá o máximo de passos para a direita possível, de modo que o pé direito de Lara fique na borda do buraco. Agora vira-te uns dez graus para a direita, de maneira que Lara fique de frente para a parede logo acima, mas um pouco na diagonal. Dá um salto para te pendurares na greta horizontal da parede. (Ela não se parece com uma fresta onde uma pessoa se possa pendurar, porém, se olhares mais para a direita, poderás ver o local onde ela se alarga, transformando-se numa verdadeira fenda.)
Desloca-te para a direita até o fim, por cima do poço de lava, e solta-te em cima doSEGREDO #2. Nesta laje vais achar 3 kits grandes de medicamentos e alguns pentes de Uzi. Vái para a borda acima da lava, e fica de frente para os pilares inclinados abaixo. Dá um salto para o bloco inclinado comprido e mantenha a tecla Saltar pressionada, a fim de saltar imediatamente para trás e pousar no bloco de trás. Dá meia volta, e salta para te pendurares na fresta em frente. Desloca-te para a direita. Se preferires, poderás deixar-te cair na laje sólida e examinar a situação. Apenas tem o cuidado de não cair em cima das lajes rachadas.
(NOTA: Se não conseguires atravessar até ao segredo, ou não precisares de 3 kits grandes de medicamentos, podes continuar a saltar da primeira calçada, acima do poço de lava, para o primeiro bloco inclinado. Segura a tecla Saltar para ires saltando para o próximo pilar, e o que se segue. Solta a tecla Saltar antes de aterrissares no terceiro pilar. Daqui basta um salto simples para te pendurares na fresta. Desloca-te para a direita, e solta-te.)
Em frente há uma combinação de armadilhas que envolvem um poço de lava, umalâmina oscilante, e, no alto da rampa em frente, uma pedra rolante. Para passar por tudo isso sem te magoares, primeiro desloca-te para a direita até onde puderes, com Lara pendurada na mesma fresta anterior. Depois, quando te soltares sobre as lajes rachadas, dá dois saltos para a direita, sem soltar a tecla Alt. A pedra vai rolar, mas sem atingir Lara. Vira-te e calcula uma corrida para passar pela lâmina oscilante e chegar ao outro lado sem problemas.
Uma vez ultrapassada a lâmina, há uma pedra à direita e uma rampa à esquerda. Dá um grande salto para a frente, depois corre rampa abaixo e entra no nicho à direita, ignorando o kit pequeno de medicamentos no chão por enquanto. Quando a pedra parar poderás dar um salto entre a pedra e a esquina, apanhar o kit, e saltar de novo para o lugar onde estavas.
A próxima armadilha envolve uma rampa com uma pedra atrás, uma lâmina oscilanteem frente, e poços de lava nas laterais e na extremidade. Para de frente para a rampa, com Lara um pouco fora do centro. Desliza para a frente e salta no último instante, para ultrapassar a lâmina e pousar no bloco plano em frente. (Se Lara terminar pendurada na borda do bloco, não terás tempo de subir antes de ser esmagada pela pedra.)
Salta para baixo, à esquerda, e passa pela abertura. Nesta área há um kit pequeno de medicamentos no chão em frente, diversos montes de lava, e uma porta na outra extremidade. Corre para o kit de medicamentos. Para e apanha-o. A lava escorrega atrás de ti, porém aqui é seguro. Salta para a frente, e depois corre para a porta. Os jorros restantes de lava não deverão alcançar Lara. Acione a alavanca para abrir a porta.
Entra e vai para a direita. A porta fecha-se atrás. Segue em frente e apanha ospentes de Uzi. Dá meia volta e corre para a frente passando pela porta, mas para logo na borda do próximo poço de lava. Uma pedra irá rolar para baixo e passar por cima da tua cabeça. Dá um salto simples para te pendurares na borda oposta do poço de lava. Espera que outra pedra rolante passe, e depois sobe.
Segue para a próxima área, que contém uma lagoa de água e uma penca de pilares com tochas. Relaxa! Não é nada parecido com as tochas do Palácio de Midas. Vais-te dar bem. Para num dos lados do primeiro pilar (e não no centro). Fica de frente para a borda do pilar adianta, e certifica-te de que Lara esteja bem alinhada com essa borda. Dá 5 saltos simples enfileirados para passar por cima de todos os pilares. (Se caires ou mergulhar acidentalmente na água, sai dela abaixo do ponto inicial e tenta de novo.)


Aqui poderás usar novamente, e com muito mais facilidade, a técnica que sugeri no nível "O Palácio de Midas": recuar antes de saltar para te pendurares no bloco fronteiro, e ir desviando-te dos fogos. Há inclusive uma calçada maior, no meio, na qual te poderás pendurar para seguir até à extremidade, e quase não será necessário gastar kits de medicamentos. Tem o cuidado de dar dois passos para trás, partindo da primeira aresta, para te poderes pendurar no primeiro bloco sem aterrar na boca-de-fogo. 


Na próxima área há uma estrutura vermelha e dourada com uma lâmina oscilante no meio, e lajes rachadas abaixo da lâmina. Desce até à beira da rampa e fica de frente para as lajes rachadas. Salta para trás (sem Alt), depois dá mais três passos para trás (a caminhar). Salta com corrida antes, pousa no início das lajotas rachadas, e repite o mesmo salto. Lara irá aterrar na abertura em frente. Este é o SEGREDO #3. Dentro vais encontrar um kit grande de medicamentos, e 2 conjuntos de pentes de Uzi(NOTA: Na versão para PC do jogo, este segredo pode não ser registrado. No final a tela irá dizer que encontrou 2 de 3 segredos, mas confie em mim, este é mesmo o terceiro segredo.)


Se não conseguires apanhar o terceiro segredo, simplesmente carrega um jogo salvo, e depois salta com corrida antes (sem recuar os três passos) para cair em cima das lajes rachadas. Deixa  que elas se rachem e cai dentro do poço pequeno que há logo embaixo.


Volta para a entrada e dá um salto simples a partir da beirada, ou então mergulha (Shift + Alt + Seta para a Frente) na piscina minúscula abaixo. Apanha os pentes de Uzi no fundo, e depois acompanha a passagem submersa até poderes subir à superficie. Sai da água e apanha mais 4 conjuntos de pentes de Uzi.
Entra na próxima área de armas em punho. Acima, à esquerda, está a tua velha amiga Jacqueline Natla. Só que agora ela ostenta um par de asas de demônio, e atira bolas de fogo. Usa a mesma estratégia básica que usaste com os centauros: Salta para trás e para os lados a fim de evitar os mísseis, atira sem parar, e não deixes que ela acue Lara num canto.
Quando ela cair avalia a situação, mas não fiques muito confiante: Natla não é tão fácil de matar assim. Ela levantar-se-á novamente para continuar a luta. Se tiveres dormido no ponto, e por algum motivo não contares com munição bastante, poderás correr para dentro do túnel à direita da entrada. Ali irá encontrar 6 conjuntos de pentes de Uzi. Mata Natla uma segunda vez, e estarás livre para voltar para casa. (Cada uma das vezes que Natla cai conta como um inimigo morto.)
[Observação: se aproveitares uma folga na luta anterior e correres para dentro do túnel, e começar a apanhar os pentes de Uzi, Natla vai seguir Lara. Continua a atirar nela de dentro do túnel, e logo que puderes sai, para continuar a luta lá fora. Neste caso, ela só vai morrer uma vez.]
Agora vais ter que chegar ao alto da caverna para sair. Segue para o canto esquerdo de quem está na entrada da área, e sobe o bloco baixo. Salta em diagonal para a esquerda, caindo atrás dos blocos, e sobe pela passagem na parede direita. Segue em frente até encontrares uma abertura. Salta com corrida antes para o pilar em frente, depois dá outro salto com corrida antes para o pilar à esquerda. Salta para o próximo pilar, que fica logo abaixo de uma porta. Salta para cima a fim de te pendurares na entrada, e segue esta passagem até uma abertura no chão. Cai em cima de outro pilar mais alto.
Dá meia volta, e salta com corrida antes para o pilar em frente e à esquerda. Dá outro salto com corrida antes para o próximo pilar, depois outro salto igual para te pendurares no pilar em frente, que fica sob uma porta. Sobe para dentro, e segue a passagem até outra porta de onde poderás cair em cima do pilar mais alto de todos.
Salta com corrida antes para a laje verde e dourada. Sobe para a abertura acima, e continue até uma rampa comprida. Desliza para baixo a fim de terminares o nível e o jogo.
Parabéns! Conseguiste! Agora assista a um breve filme de encerramento.
 Lara corre para fora da pirâmide justamente a tempo. Ela apanha o barco de Natla e parte mar adentro, enquanto o alto da pirâmide, e depois a ilha inteira, explodem.FIM!

Enviar um comentário

 
Top