0


NÍVEL 11: O BELISCO DE KHAMOON (OBELISK OF KHAMOON)

Inimigos: 16.
Itens: 38, incluindo uma chave e 4 artefatos - o Olho de Hórus, o Ankh, o Escaravelho, e o Selo de Anúbis.
Segredos: 3





Nota: Existem diversas maneiras de se jogar este nível. Eu escolhi uma que é um tanto diferente do roteiro de Stella, portanto não vou segui-lo aqui. Certamente escolherás também o teu percurso preferido, depois de te familiarizares com o jogo.

Objetivos: Localizar a chave que abre a área do obelisco. Depois encontrar as chaves que baixam as quatro pontes que existem nele. Nelas estão quatro artefatos. Eles devem ser levados para o pilar que viste no início do nível anterior (Cidade de Khamoon), onde serão usados para passar ao próximo nível.
Roteiro: Entra e segue para a direita. Desce os degraus arenosos, e depois sobe e segue pela passagem à esquerda, até chegares ao final do corredor. Observa a porta fechada à esquerda, com uma fechadura ao lado. Passa pela porta à direita e entra numa sala com 4 blocos móveis encravados em colunas, e também uma porta dourada no alto de uma das paredes. Pelas janelas à esquerda podes ver o obelisco.
O primeiro bloco móvel da direita esconde um corredor onde há uma pantera e umkit pequeno de medicamentos. O próximo bloco à esquerda só tem uma pantera por trás, e nenhum objeto de valor. O bloco seguinte leva a uma área onde há um inimigo e alguns objetos úteis. Resolve o que vais fazer, pois tudo até aqui é opcional. Depois de decidires se vais mover os dois primeiros blocos ou não, lê o parágrafo abaixo. Se achares que vale a pena, move o terceiro bloco. Caso contrário salta o parágrafo e vai mover o quarto bloco (o da extremidade esquerda), pois este é que é essencial.
Movendo-se para o lado o terceiro bloco (segundo a partir da esquerda), chega-se a uma passagem. Há uma abertura no chão que leva a uma rampa, e na sala de baixo há uma pantera. A maneira mais rápida de a matar é passar pelo buraco, deslizar rampa abaixo de armas em punho, rolar (End) e agir. Mas faz como quiseres, já que a pantera também pode ser atraída do alto da abertura. Em seguida usa a alavancaque existe nesta área, para abrir uma porta que fica lá no alto. Depois sobe uma série de degraus de pedra, passa para o alto de um bloco, e apanha um kit pequeno de medicamentos. Passa para a próxima laje, acima. Sobe no bloco entalhado mais alto, e dá um salto com corrida antes para chegares à soleira da porta que se abriu. Apanha uns pentes de magnum atrás da porta, depois passa pela abertura que há no chão para aterrares novamente na passagem inicial, atrás do bloco que moveste.
Move o quarto bloco. Na passagem curta há uma abertura cheia de água. Nada para baixo acompanhando a passagem, até poderes subir à superfície. Sai rapidamente da água e atira sobre crocodilo que está dentro da piscina. Nada novamente, e descobre no fundo da piscina pentes de magnumum kit pequeno de medicamentos, e umaCHAVE DE SAFIRA, numa laje iluminada de um dos cantos de fora.
Volta para a sala principal pelo mesmo caminho. Sai e usa a chave na fechadura que viste ao entrar. Isto abre a porta esculpida que dá para o obelisco, e também a porta dourada alta na sala dos blocos móveis.
Se estivesse a seguir o roteiro da Stella, voltarias agora para a sala dos blocos móveis, deslocarias um deles para debaixo da porta dourada alta, e passarias por ela. Então chegarias a uma linda sala onde Lara seria atacada imediatamente por uma múmia. Explodi-la seria bastante complicado, pois ela iria acuar Lara num lugar estreito (a entrada), fazendo-a perder bastante saúde e munição. Eu descobri uma maneira bem melhor de passar por esta múmia. Esquece a porta dourada, e em vez disso entra diretamente na área onde o obelisco se ergue no meio de uma lagoa.
Cai na água e apanha uns pentes de magnum no fundo. Sobe na laje abaixo do obelisco para descobrires uma caixa de cartuchos de espingarda.
Na parede Sul (em frente à porta esculpida) há uma série de cubículos separados por blocos de pedra azulados. O cubículo que fica mais à direita é na verdade uma porta. Entra, desliza rampa abaixo até uma soleira, e mata as 2 panteras na sala de baixo. Entra na sala, sobe os degraus, e depois salta para te pendurares na borda do mais baixo dos dois blocos azuis, acima dos degraus. Sobe. Vira-te e salta com corrida antes para o próximo bloco. Dá meia volta e salta com corrida antes para te pendurares na plataforma retangular enfeitada, acima. Sobe.
Mais ou menos no centro da sala há uma coluna cilíndrica. Salta com corrida antes para o bloco no alto da coluna, e depois salta para a plataforma larga, em frente. Apanha um kit grande de medicamentos.
Nesta plataforma há dois pilares ornamentados que sustentam outra plataforma. Entre os dois pilares há uma abertura que dá para uma sala onde 2 múmias dormem um sono não tão perpétuo assim. Elas irão despertar logo que entrares para as perturbar. Entre se quiseres, mas lá não existe nenhum objeto de valor. Se resolveres explodir as múmias, passa pela abertura e desliza rampa abaixo. Entra em ação. Depois sai da sala subindo os degraus à direita da rampa. Passa para a plataforma à direita, e salta com corrida antes para te pendurares na laje que tem um bloco azul e alto na ponta. Sobe a laje, e depois o bloco. Perceba então que voltaste a um ponto da área onde já estiveste antes. Percorre novamente o mesmo trajeto, e volta para a plataforma onde apanhaste o kit de medicamentos. Pergunto agora: valeu a pena?
Sobe para a plataforma sustentada pelos dois pilares, e dá um salto com corrida antes (cuidado com o lindo pedestal do vaso!) para te pendurares na laje em forma de L que tem um bloco no canto. Sobe no bloco, e depois na próxima laje mais alta. Salta com corrida antes para a laje grande e quadrada, em frente e à direita. Dá outro salto com corrida antes para te pendurares no bloco que existe no alto e à direita dos degraus de pedra. Sobe, desçe um degrau, e salta para te pendurares na laje acima, que é a entrada de uma outra área. Sobe na laje. Isto irá acordar umamúmia no alto da escadaria à direita. Salta imediatamente para trás, caindo novamente nos degraus abaixo da laje, e mata a múmia daí (com um pouco de paciência), para que Lara não se magoe demais.
Sobe novamente para o topo da escadaria. Não a subas agora. Em vez disso segue em frente, até uma laje coberta de hera. Ali vais encontrar a alavanca que baixa aPONTE DO ANKH. Usa a chave, e vê a ponte a baixar-se. Daqui a pouco apanharás o artefato.
Desce um degrau à esquerda da chave. Depois desce com segurança para o terraço gradeado abaixo. Apanha um kit pequeno de medicamentos e 2 conjuntos de pentes de magnum. Sobe novamente para perto da chave.
Agora vamos passar a duas manobras radicais para apanhar dois segredos. Não subas a escadaria. Em vez disso vira-te e segue pela calçada verde que tem três colunas. Na terceira há uma laje que se projeta em direção ao obelisco. Caminha até à borda da laje e posiciona Lara de frente para a coluna do obelisco. Salva o jogo. Pressiona Seta para Trás. Agora não verás Lara, porque a coluna se colocou á frente da câmera. Mas confia na rapariga: dá um salto com corrida antes às cegas, e ela irá aterrar sem erro no alto do obelisco. Este é o SEGREDO #1, e apanhando-o ganhaste um kit pequeno de medicamentos e pentes de Uzi.
Vamos para a próxima manobra radical. Salva novamente o jogo. Partindo do alto do obelisco e de costas para a calçada coberta de vegetação, procura embaixo e à esquerda um pilar com um ornamento prateado. O ornamento tem o seguinte formato: )0(. Vira Lara (na diagonal) para o pilar, e salta com corrida antes para cima dele. Lara ir-se-á magoar um pouco, mas a recompensa vale a pena: um kit grande de medicamentos e 2 conjuntos de pentes de Uzi. Este é o SEGREDO #2.
Agora, vamos fazer uma trapaça. Fica de costas para o ornamento prateado, e vira para a esquerda. Estás a ver um compartimento abaixo, na parede em frente? Ele contém uma alavanca. Não tenhas dúvida: salta com corrida antes e Ctrl pressionado (para baixar o arco do salto), e Lara irá aterrar devidamente dentro do compartimento e em frente à chave. Aciona-a para baixar a PONTE DO OLHO DE HÓRUS. Não te preocupes com a múmia que está dentro da sala. Ela só iria despertar se Lara tivesse, bem no início do jogo, passado por aquela porta dourada que fica no alto de uma parede, no salão dos blocos móveis. Lembras-te do que eu disse? Mas, para garantir, não te aproxime muito da múmia. Ao sair do compartimento da chave segue para a esquerda, rente às janelas envidraçadas, e passa pela outra abertura da sala, logo à tua esquerda. Segue pela ponte que acabaste de estender, e apanha oOLHO DE HÓRUS na extremidade dela. Ao apanhá-lo vais ter uma visão de uma porta submersa, que fica na lagoa onde o obelisco está instalado. O mesmo acontecerá quando apanhares cada um dos outros artefatos.

Observação: existe ainda uma outra maneira de chegar ao compartimento da chave do Olho de Hórus. Aí vai: partindo do pilar do ornamento prateado, desce para a calçada à direita de quem está de costas para o ornamento e passa pela primeira porta que encontrares na parede esquerda. Estarás na última área descrita nesta parte do roteiro: o salão de pé direito alto com caixões embaixo. Faz tudo o que tiveres que fazer lá, e depois segue para a esquerda. Não aciones a alavanca da parede. A próxima área será a da escada no centro de um salão. Quando terminares as tarefas destas duas áreas, três pontes estarão baixadas. Quando as coisas estiverem neste pé, terás acesso à ponte ainda levantada partindo de uma das duas que a cercam. Se partires da ponte que fica à esquerda de quem está de frente para a ponte levantada, dá um salto na diagonal bem calculado para passar para cima dela. Se escolheres a ponte que fica à direita, dá um salto com corrida antes para te pendurares num dente azul livre, em frente, da ponte ainda levantada (ela tem formato de L). Em qualquer dos dois casos, passa pela porta aberta da extremidade da ponte e segue imediatamente para a direita, em direção ao cubículo da chave. A múmia não se vai mexer. Volta pelo mesmo caminho, e vai apanhar o Olho de Hórus.

Salta desta ponte para aquela que já foi estendida, e apanha o ANKH. Percorre a passarela do Ankh até à calçada gradeada, e segue para a esquerda. Há um vão no gradil e na calçada. Vira-te, salta por cima do vão para a calçada em frente, e passa pela porta à direita.
Agora estás num salão com uma série de degraus altos no meio. Sobe até o último degrau, vira-te para a direita, e salta com corrida antes para te pendurares numa fresta. Desloca-te para a direita até te poderes soltar em cima de um bloco dourado em L. Segue até à outra extremidade do L, observa a rampa branca à esquerda, e desce com segurança para a base da rampa.
Dá meia volta e entra no compartimento em frente, onde há uma alavanca. Aciona-a para transformar em escadaria a rampa que acabaste de ver, e sobe por ela. Quando chegares ao último degrau, vais encontrar uma abertura acima. Esta abertura dá para uma sala onde Lara quer chegar, mas há uma múmia à solta nesta sala. Portanto usa a tua esperteza: saca as tuas armas preferidas e salta para cima e para baixo, aí mesmo. Lara vai alvejar a múmia e explodindo-a. Quando isso acontecer, sobe para a sala de cima.
Apanha um kit pequeno de medicamentos atrás do ornamento prateado. Em seguida observa que nesta sala existem duas alavancas. Uma delas baixa a PONTE DO SELO DE ANÚBIS, e fica num lugar de maior destaque. A outra, que fica numa parede, abre a porta dourada ao lado. Esta porta dá para uma área que ainda não conheces. Terias chegado lá se tivesses subido a escadaria há algum tempo atrás, em vez de teres feito duas manobras radicais para apanhar dois segredos. Depois de baixar a ponte do Selo de Anúbis, vai conhecer esta outra área. Acciona a alavanca, e abre a porta dourada. Passa por ela.
Á direita, no chão arenoso, existe uma abertura quadrada. Seguindo em frente chegarás à escadaria que leva à área das calçadas verdejantes. Vai até lá se quiseres, mas seja como for, passa pela abertura quadrada. Vais cair no alto de uma escadaria que fica do outro lado daquele bloco dourado em L, no mesmo salão. Observa que existe uma rampa branca no lugar onde antes existiam aqueles degraus altos, no meio do salão. Quando accionaste a chave do compartimento em frente ao bloco dourado, houve uma inversão: o que antes era rampa transformou-se em degraus, e vice-versa. Existem diversas alavancas neste nível que produzem este efeito.
Desce os degraus até mais ou menos a metade da escadaria. Continua a descer se quiseres munição e matar uma pantera, senão desce com segurança do degrau alto para o salão, passa pela porta abaixo da escadaria, e volta para a área do obelisco. Neste caso continua a partir do *.
Se desceres os degraus até o fim, avança de armas em punho para qualquer das aberturas na parede em frente (elas se conectam). Uma pantera vai atacar. Se quiseres, rola e corre para um dos compartimentos que existem na parede oposta, a fim de matares a pantera de um lugar seguro. Em seguida vai para o lugar de onde ela saiu, e apanha pentes de magnum. Volta para a área anterior.
No compartimento mais à direita da parede oposta há uma alavanca. Ela transformaria os degraus que desceste em rampa, portanto não precisas de a  acionar. Vamos subir novamente. Sobe até o quarto degrau, e salta para a laje à esquerda. Apanha os cartuchos de espingarda e salta novamente para os degraus. Suba mais dois, e depois desce para chão do salão. Passa pela porta abaixo dos degraus, e volta para a área do obelisco.
(*) Apanha o SELO DE ANÚBIS. Vira-te e segue para a esquerda, em direção a uma plataforma que contém uma alavnca. Se accionares esta alavanca, a rampa que existe agora no meio do salão anterior vai-se transformar novamente em degraus. Como já fezeste esta parte do trajeto, é indiferente acioná-la ou não. Apanha o kit grande de medicamentos que está perto da chave, passa por ela, e segue pela calçada à esquerda.
Chegares a uma sala alta com várias plataformas e fendas, além de dois caixões no chão, lá embaixo. Se pisares o chão desta sala, vais despertar 2 múmias. Tu és quem sabe se desejas mesmo isso. Mas, caso te queiras livrar delas, NÃO PISES O CHÃO EM MOMENTO ALGUM. Em vez disso vira para a esquerda, e sobe os degraus até chegar a uma plataforma com uma fenda à direita. Pendura-te na plataforma, e desloca-te pela fenda até poderes subir. Então vira-te para a direita e olha para cima.
Há uma laje alta, acima da sua cabeça. Salta, sobe na laje, e entra no cubículo à esquerda para encontrar o SEGREDO #3, uma saleta que contém um kit grande de medicamentos e pentes de magnum. Sai pelo outro lado da saleta em U. Partindo da soleira, salta com corrida antes para a laje pequena e quadrada em frente. Continua a saltar e seguindo em frente, ao longo da laje que percorre o perímetro da sala, para apanhar uma caixa de cartuchos de espingarda na extremidade. Volta pelo mesmo caminho, mas não até o fim: só até à ponta da laje mais comprida que fica bem em frente à sala do segredo.
Olha para baixo. Deves estar a ver uma laje branca e quadrada. Desce para esta laje. Existe aí ao lado uma escada branca que vais percorrer depois. Desce mais um degrau. Pendura-te nele e desloca-te para a direita pela fresta, por cima dos caixões das múmias, até conseguires pousar noutra laje.
Vira-te e desce novamente um degrau, depois desloca-te mais uma vez para a direita, com Lara pendurada na fresta, até chegar ao próximo canto. Solta-te na laje quadrada de baixo. Dá meia volta, e salta com corrida antes para te pendurares no alto de um bloco meio indistinto, em frente. Sobe e passa pela entrada à esquerda, onde irás encontrar uma alavanca. Esta chave baixa a PONTE DO ESCARAVELHO.
Depois de baixares a ponte volta pelo mesmo caminho, com Lara pendurada nas frestas, até poder subir na laje da escada branca. Não pises o chão de maneira nenhuma . Sobe a escada, pendura-te na fresta abaixo da sala do segredo, e segue para a esquerda até o canto. Dá meia volta, desce os degraus, e passa pela porta à direita para voltar à área do obelisco. Apanha o ESCARAVELHO. A passagem submersa enfim abriu-se. Cai na água, e nada para entrar ela. Não te esqueças de encher bem os pulmões de ar antes!
Nada para baixo, e estarás num longo corredor com compartimentos de ambos os lados. No segundo par de compartimentos, à esquerda, há um conjunto de pentes de magnum. Apanha-os e volta à superfície para respirar, se precisares. Nada novamente para baixo e para a frente, até o terceiro conjunto de compartimentos. Aqui vais achar cartuchos de espingarda e um kit pequeno de medicamentos. Se tiveres pelo menos metade da provisão de ar, continua; de outro modo volta para a piscina, a fim de respirar antes.
No final do túnel submerso vira à direita e continua seguindo em frente, depois sobe à direita novamente para chegar à superfície de uma outra piscina. No fundo dela existem alguns objetos: um kit pequeno de medicamentos, cartuchos de espingarda, e pentes de magnum. Na área em terra firme, há uma múmiaPrepara-te para a explodir.
Nada em direção a uma plataforma amarela, com um penacho de hera verde, que fica à esquerda de uma porta de soleira alta, que está num dos cantos. Para na piscina em frente a essa plataforma. Quando a múmia se afastar um pouco sai rapidamente da água, sobe a plataforma, e mata a múmia daí de cima. Apanha os 2 conjuntos de pentes de magnum, e depois dirije-te para a porta à esquerda.
Segue a passagem até uma sala arenosa, passando pela sala das estátuas de faraós. Há outra múmia lá embaixo, que poderás matar da soleira. Quando ela estiver morta desça, apanha um kit grande de medicamentos no chão do lado esquerdo da pilha de areia, e depois sobe para a soleira coberta de hera do lado oposto. Esta porta conduz de volta à área que fica em torno da Esfinge.
Desce e dirije-te para o obelisco menor que está na piscina. A caminho para um pouco na sala entre as patas da Esfinge, a fim de apanhares uma caixa extra de cartuchos. (Ela não estava lá antes. Talvez uma das panteras a tenha deixado cair.) Instala os artefatos nos nichos apropriados do obelisco para abrir a porta de saída, que fica do outro lado da Esfinge. Passa pela porta que se abriu, e chega ao próximo nível.

Enviar um comentário

 
Top