0
Parte III: egipto


NÍVEL 12: SANTUÁRIO DO SCION (SANCTUARY OF THE SCION)

Inimigos: 15
Itens: 29, inclusindo uma chave, 2 Ankhs, as Uzis, um Escaravelho e uma peça do Scion.
Segredos: 1




Objetivos: Primeiro entra na área próxima à Esfinge. Depois localiza 2 Ankhs para abrir a porta da base da Esfinge. Entra e descubre o caminho para o alto da área, a fim de obter um Escaravelho. Usa-o para abrir o portão final do nível. Lá dentro enfrenta Larson, o capanga de Natla, e obtém a terceira e última peça do Scion.
Roteiro: Desce a escada. As portas fecham-se atrás de ti. Apanha 2 conjuntos de pentes de magnum na base da escadaria. Observa os portões fechados. Vais voltar mais tarde para cá. Sobe os degraus e 2 múmias começarão a descer na tua direção. Recua atirando e salta para os lados se necessário, a fim de fugires aos ataques. Quando as múmias explodirem, vai para a sala do topo da escadaria. Apanha maispentes de magnum na parte escura à direita. Sobe pelos blocos e passa pela abertura no teto, a fim de emergires na parte de trás de uma Esfinge.
Vira para a direita, segue para a frente da estátua por cima do ombro esquerdo dela, e desce para a laje que existe aí (a clavícula da Esfinge). Um mutante da Atlântida estara a correr pela areia abaixo, portanto não desças ainda. (Verás mais deles em breve. Alguns lançam bolas de fogo, outros cospem veneno de origem desconhecida. Trata de evitar ambos os tipos.) Procura um pouco de cobertura, e atira no mutante até que ele exploda. Depois salta para cima da pata da estátua, e de lá para o chão.
Apanha os pentes de magnum entre as patas da Esfinge, perto da porta fechada. Depois vai para o lado mais distante da Esfinge - o esquerdo, quando se está de frente para ela - onde se encontra uma área arenosa com diversos pilares. Sobe o único pilar escalável, no meio de uma rampa de areia. Salta com corrida antes para o próximo pilar baixo, perto da parede da caverna. Pendura-te na laje acima, e sobe. Vira para a esquerda, e salta com corrida antes para te pendurares no pilar mais alto de todos. Sobe no pilar. Pendura-te na plataforma acima e à direita, e sobe.
Não sigas por esta plataforma, se quiseres evitar uma armadilha de mandíbulas de metal. Em vez disso vira para a direita, e salta com corrida antes para a calçada amarela rente à parede. Chegando lá segue primeiro para a esquerda, a fim de apanhares um kit pequeno de medicamentos perto da armadilha; depois dá meia volta, e segue em direção à alavanca. Tem cuidado com o vão que existe no meio do caminho, logo antes da chave. Salta com corrida antes por cima dele.
Aciona a chave para abrir uma porta dourada que fica lá no alto. Saca as armas, gruda as costas na chave, e mata o mutante voador que se aproxima pela esquerda. (Prepara-te para usar um kit de medicamentos aqui: quando esses mutantes explodem muito perto, afetam bastante a saúde de Lara.) Quando ele estiver morto dá um salto simples para a laje à esquerda, onde se vê um kit grande de medicamentos. Apanha-o e segue em frente até à extremidade do bloco. Vira-te, pendura-te nesta aresta, e vai-te soltando e pendurando-te para deslizar com segurança até chegar ao chão.
Na parede da caverna, em frente à pata esquerda da Esfinge, há um bloco claro da altura exata para se escalar. Vai para o alto dele, depois salta para te pendurares no bloco inclinado à direita. Sobe, dá meia volta, e salta para te pendurares na laje em frente. Sobe. Agora segue em frente ao longo da calçada arenosa, vira à esquerda e apanha os pentes de magnum.
Volta pela mesma calçada. Na extremidade dela, sobe no bloco à esquerda. Dá um salto simples para pousar no bloco à direita. Salta com corrida antes para te pendurares e subir no bloco em frente. Em seguida sobe no bloco baixo à esquerda. Apanha os pentes de magnum no bloco à direita, e vira-te para a direção de onde veio.
Vamos acionar outra alavanca: primeiro sobe no bloco mais alto em frente, e depois salta por cima do vão para aterrares no próximo bloco plano. Faz o mesmo novamente, e segue pela calçada. Aciona a alvanca para abrir uma porta lá embaixo, vira-te e saca as armas. Um mutante alado aparece a voar, vindo do outro lado da Esfinge. Sai da ponta da calçada a fim de evitar que ele empurre Lara para o precipício, fica de costas para a parede, e mata-o.
Quando o caminho estiver livre, fica de frente para a chave e depois salta para uma laje pequena e escura, agarrada na parede esquerda. Apanha os cartuchos de espingarda. Vira-te para a esquerda e salta com corrida antes para te pendurares na próxima laje, alta e projetada, onde existem mais cartuchos. Dá outro salto com corrida antes para a próxima laje à direita.
Agora para e vira-te para a Esfinge. Estás a ver a barbicha do faraó? Pois bem: pressiona olhar junto com setas de direção, e procura ver um objeto preto que parece estar flutuando no ar, no vão que existe entre a barbicha e o pescoço da estátua. Viste? Pois aí temos as UZIS, o único SEGREDO deste nível. Elas estão em cima de uma plataforma invisível. Fixe, não? Vamos apanhá-las.
Salva o jogo sem falta, porque a sequência seguinte é difícil. Posiciona Lara o mais perto possível da parte mais alta (esquerda) da laje onde ela está, vira-a bem de frente para o vão entre a barbicha e o pescoço da estátua, e salta com corrida antes e Ctrl pressionada. Pronto! Ela está pendurada na plataforma invisível. Sobe, apanha as armas junto com uma porção de munição para elas, e prepara-te para o combate:2 monstros alados se aproximam. Usa a tua nova arma para os explodir. Como eles vão demorar um pouquinho a chegar, é melhor armares-te com as Uzis e saltar antes para a mesma plataforma onde estavas: lá o chão é visível. Para isso, caminha até à extremidade da plataforma invisível e vira Lara para a parte mais baixa da laje anterior (esquerda, porque agora estás de frente para ela). Salta com corrida antes para te pendurares na laje. Sobe, saca as Uzis, sobe as costas na parede e entra em ação.
A Partir da mesma laje, vira para a direita (com a Esfinge à sua esquerda). Olha para baixo, e verás uma calçada amarela agarrada na parede direita. Salta com corrida antes para pousars nela. Sobe o degrau em frente e passa para a calçada amarela. Em seguida sobe dois degraus à esquerda. (Se Lara não quiser escalar o primeiro, salta para cima dele.) Passa para a laje quadrada do lado direito. Sobe outro degrau à direita, e passa para o alto do bloco à esquerda. Escala mais um bloco e estará diante de uma das portas que abriste com aquelas chaves.
Entra na sala e vai para a direita. Empurra o bloco móvel para o outro lado da mureta. Dá a volta, sobe o bloco, e sobe o muro. Há um centauro lançador de bolas de fogo na sala à esquerda. Aproxima-te da porta de armas em punho, faz pontaria, e depois recua em direção à beirada esquerda. Faz Lara atirar por uma fresta, para explodir o centauro sem que ela seja carbonizada. Depois entra na sala onde ele estava, e apanha um kit pequeno de medicamentos e o ANKH.
Desce o muro, sai pela porta dourada, e desliza pela rampa à direita de quem está de costas para a porta. Apanha um kit grande de medicamentos, verifica que se estás de novo na parte de trás da Esfinge, e mata o mutante que está a correr por aí. Desçe do degrau onde estás e volta novamente para o chão da área, entre as patas da Esfinge.
Agora fica de frente para a Esfinge e acompanha, pelo lado de fora, a pata esquerda dela, dirigindo-te para a segunda porta que abriste. Apanha uns pentes de magnumno chão, perto da porta, e entra. Segue em frente até uma rampa acima de uma piscina. Vira-te e desliza de costas (com Ctrl), pendurando-te na extremidade da rampa. Desloca-te para a esquerda e cai em cima de uma calçada. Apanha os pentes de magnum e sobe a abertura acima.
Escala os blocos, vai para a direita, desce mais alguns blocos, e salta para uma segunda piscina. No fundo vais achar uma CHAVE DE PORTA. Sobe novamente os degraus, vira à esquerda, e continua a subir até à rampa. Salva o jogo. Desta vez desliza de frente e salta no último instante, para te pendurares na ponte em frente. Se caires na água volta a carregar o jogo salvo, ou sobe novamente e tenta outra vez.
Uma vez na ponte, usa a chave na fechadura da parede à direita, para abrir a porta na extremidade oposta. Um centauro mutante monta guarda lá dentro. Terás que te desviar do seu ataque de bolas de fogo, mas tenta não saltar demais, ou cairás da ponte. Em vez disso faz pontaria, e depois recua em direção à parede da fechadura. Fica a atirar enquanto o centauro passa pela porta, e eventualmente ele irá explodir. Quando isso acontecer entra na sala, apanha um kit pequeno de medicamentos no chão, e o ANKH num pedestal. Salta para a água, sai pelo degrau, sobe novamente pelos blocos, vira para a direita, e desce mais alguns degraus para chegares à outra piscina. Mergulha na água, sai pelos degraus do outro lado, sobe, e vira à esquerda em direção à saída.
Fica de frente para a Esfinge, e dirije-te para a parte de fora da pata direita dela. Aí existem meios fáceis de subir novamente para a área atrás da estátua, aquela plataforma inicial. Volta para lá.
Sobe no bloco baixo e inclinado desta plataforma, e de lá dá um salto com corrida antes para te pendurares na laje atrás da cabeça da Esfinge. (Olha a parte direita da laje, que é a mais baixa.) Sobe até o alto da cabeça. Instala um dos ANKHs no receptáculo que há ali. Vái para o outro lado da cabeça, desce um degrau, e instala o segundo AHKH. Isto abre a porta entre as patas da Esfinge, lá embaixo.
Sobe novamente para o alto da cabeça da estátua, e caminha para a direita (esquerda da Esfinge). Dá uma olhada em volta. Bela vista, não?
Se não conseguiste apanhar as Uzis antes, aqui está uma outra oportunidade: estás a ver o objeto escuro que flutua no ar, entre a Esfinge e a parede rochosa que escalaste antes? Pois são as Uzis, a flutuar na sua plataforma invisível. Para apanhá-las, posiciona Lara no canto esquerdo fronteiro da cabeça, de frente para a plataforma invisível. Dá um salto simples para trás, e um salto com corrida antes para chegar até lá. E prepara-te para matar agora aqueles dois centauros alados que não mataste antes. Em seguida fica de frente para a parede rochosa e salta com corrida antes, da plataforma invisível, para te pendurares naquela laje amarela. Se errares o salto Lara irá aterrar no local plano logo abaixo, magoando-se pouco. Se te conseguires pendurar na laje desce para esse local plano, depois cai/desliza até o chão.
Caso já tenhas apanhado as Uzis, desce novamente para a parte de trás da Esfinge, e depois para o chão. Em qualquer caso dirije-te para a porta entre as patas da Esfinge, que agora está aberta.

Por algum motivo encontrei a porta fechada algumas vezes, e tive que voltar para a plataforma dos Ankhs a fim de tocar neles e abri-la. Talvez essa porta seja meio temporária.

Entra e cai dentro de um pequeno (e fundíssimo) lago subterrâneo. Aqui vais encontrar 2 estátuas submersas que se parecem com o deus egípcio Anúbis (cabeça de chacal, corpo humano).

A estátua da direita tem chifres. Usa esse dado para a distingures com facilidade da outra.

Nada entre as duas estátuas e apanha alguns pentes de Uzi numa laje. Apanha também a caixa de cartuchos de espingarda, no colo da estátua esquerda. Observa as portas abaixo de cada estátua, e a chave no braço da estátua direita. Esta é uma daquelas chaves que não funcionam debaixo d'água. A alavanca que procuras está no final de um túnel, entre os pés da estátua direita. Aciona-a para drenar parcialmente o lago. No processo Lara será sugada através da porta, e conduzida a uma área onde poderá subir à superficie.
Sai da água. Sobe o pilar mais baixo. Salta para te pendurares no próximo pilar (na diagonal esquerda). Sobe. Salta com corrida antes para te pendurares no primeiro degrau da escada. Sobe os degraus, e acompanha a laje até o fim. Vais ouvir e ver um mutante alado a voar na área além da soleira da porta. Não deslizes ainda rampa abaixo. Em vez disso atira no mutante da segurança da soleira. Depois de ele explodir, desliza pela rampa.
Estás agora numa laje acima dos dois Anúbis. Vai para a esquerda da laje e desce para a laje pequena e quadrada abaixo. Vira-te e salta com corrida antes para te pendurares na cabeça da estátua da direita. Sobe até o alto da cabeça, e apanha umkit grande de medicamentos. O caminho mais rápido para a base da estátua é mergulhar na água; entretanto os programadores dificultaram um pouco esta ação. (É impossível saltar para o nariz da estátua, mas vale a pena tentar, já que o resultado - Lara voltar para a cabeça da estátua com um salto - é muito engraçado.) Em vez disso dá um salto com corrida antes pelo nariz da estátua abaixo. Lara vai esbarrar numa parede invisível e depois cair dentro d'água entre as pernas da estátua, ilesa. De modo alternativo, desce para a área entre as duas estátuas e dá a volta até o colo da estátua direita.
Sobe o braço direito da estátua e use agora aquela alavanca. Ela abre a porta na base da estátua esquerda. Nada para baixo e passa pela porta. Sobe à superficie e segue a longa passagem até o alto. A caminho, apanha 2 conjuntos de pentes de magnum.
No alto há um ESCARAVELHO. Lembras-te de o teres visto por trás do portão fechado, no início do nível? Na escada além do portão estão 2 mutantes "normais" e umcentauro. Apanha o escaravelho e o portão abrir-se-á. Recua ou rola, e desce correndo pela passagem até à curva. Os mutantes ir-se-ão aproximar primeiro. Espera que eles desçam a passagem, depois recua (ou salta para o lado) rampa abaixo, até mais ou menos um terço do caminho. Eles não irão seguir Lara além deste ponto, e poderás matá-los daqui, embora talvez precises subir a passagem algumas vezes para os atraír. Quando ambos estiverem mortos, avança em direção à porta para atraires a atenção do centauro. Faz pontaria e depois recueaaté mais ou menos metade da passagem. As bolas de fogo dele não irão chegar até tão distante, e poderás matá-lo enquanto ele passar correndo. Mais uma vez pode ser que tenhas que avançar para dentro da sala um par de vezes, a fim de atrair o centauro escadaria abaixo.
Quando todos os mutantes estiverem mortos, usa o escaravelho para abrir o portão do outro lado dos degraus. Apanha o kit grande de medicamentos e os pentes de magnum, depois desliza rampa abaixo. Sobe o parapeito da janela à esquerda, e prepara-te para enfrentar Larson mais uma vez. (Lembras-te dele, do Vale Perdido? Aparentemente, Lara apenas o atordoou.) Ele está escondido por trás dos pilares à direita, mas sai cuspindo ameaças e chumbo logo que chegas ao chão. Mantem-te em movimento e a atirar, tenta não deixá-lo passar para trás de Lara, e tudo será feito rapidamente. Vai para o alto dos degraus, e apanha a terceira PEÇA DO SCION para encerrar o nível.
 Segue-se um filme: Lara emerge das cavernas à brilhante luz do sol. Enquanto os seus olhos se acomodam à luz, vemos duas figuras aproximando-se - um cowboy e um punk skatista. Outra figura, alta, careca e corpulenta, segura Lara por trás. Os homens desarmam Lara e seguram-na enquanto Jacqueline Natla sai do seu Cadillac branco. Natla exige que Lara lhe entregue o Scion. Um dos capangas tira o artefato da mochila de Lara, e o entrega à patroa. Natla admira o seu tesouro por um instante, depois grita impacientemente: "Bem, matem-na!" Lara empurra o cowboy para um lado e precipita-te em direção à borda do penhasco. Ela dá um mergulho de cisne para dentro da água.Passado um momento, vendo que ela não subiu à superfície, Natla e os seus capangas vão-se embora.
Lara sai da água, acha a sua motocicleta, e parte atrás dos bandidos. Ela voa ao longo de uma estrada sinuosa de desfiladeiro, depois emerge num ponto acima do carro estacionado de Natla e do iate ancorado por perto. À verdadeira moda dos heróis ela dispara com a moto, salta para o ar, e mergulha perto do barco. Enquanto os bandidos tentam imaginar o que provocou aquele ruído, Lara sobe à tona do outro lado do barco, passa para bordo, e se esgueira por uma abertura do convés. Ela cede ao cansaço, e algum tempo depois acorda com o som de um motor. Natla e um dos homens estão se dirigindo para terra firme num bote pequeno. Lara sai do seu esconderijo e mergulha no mar para segui-los.

Enviar um comentário

 
Top