sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Tomb Raider - Nível 13 - As minas de Natla

Parte IV: Atlântida


 NÍVEL 13: AS MINAS DE NATLA (NATLA'S MINES)

Inimigos: 3
Itens: 30, incluindo pistolas, magnuns, espingarda, Uzis, 3 fusíveis e uma chaveSegredos: 3

Objetivos: O objetivo inicial é recuperar as tuas armas, que os bandidos tiraram a Lara. O primeiro passo para o fazêr é localizar 3 fusíveis para ativar um guindaste que irá baixar uma casinha. Nela vais encontrar as pistolas. Depois é uma questão de atravessar a mina e enfrentar cada um dos bandidos. Finalmente localiza a chave que irá te permitir entrar na pirâmide.



Roteiro: Nada para a frente e sobe à superficie num lago subterrâneo. À direita (Oeste) há uma pequena cascata. À esquerda (Leste) há uma calçada com alguns caixotes. Em frente e à esquerda (Sudeste) há uma calçada maior com alguns barris e caixotes. Nada por baixo da cascata, e vai para trás dela. Sobe à superficie e segue a passagem até que ela se alargue. Na parede da esquerda há uma aalavanca. Aciona-a para abrir um portão em outro lugar.
Volta para o lago e nade para a calçada que tem barris e caixotes. Segue o túnel até uma área onde um vagão de mineração bloqueia outro túnel à direita. Vai para a pilha de rochedos adiante, e puxa o caixote para fora. Sobe em cima dele e entra na passagem de trás. Aqui vais encontrar o portão que acabou de abrir, e, do outro lado dele, mais uma alavanca. Usa-a para abrir outro portão.
Volta para o lago e vá para trás da cascata. Segue a passagem, passando pela primeira chave, sobe pela abertura e continua em frente, através do portão agora aberto. Quando chegar à calçada acima do lago, salta com corrida antes para a calçada que tem cavaletes. Continua até uma área que tem uma casinha suspensa no teto. Lara vai olhar para ela ao passar, indicando que ela é importante. Apanha o kit grande de medicamentos no chão. Não te preocupes; a casinha não vai descer ainda. No prédio envidraçado, à esquerda, você vais ver 3 receptáculos. É necessário encontrar os 3 fusíveis que se encaixam neles. Dentro do prédio também há um conjunto de pentes de magnum.
Continua através da abertura (a Oeste) em frente ao local por onde entraste. Aqui encontrarás 2 casas onde não se pode entrar, uma pilha de pneus, e um caixote móvel. Há um portão diretamente em frente, e uma abertura à esquerda, depois dos pneus. (Esta última leva a uma esteira rolante onde encontrarás um dos fusíveis, mas não o podes apanhá-lo ainda.)
Dá a volta para o outro lado do caixote, e puxa-o/empurra-o em direção à casa. Deves colocar o caixote sob a abertura que há no teto da caverna. Dá um salto com corrida antes do caixote para o teto da casa. Cai através das lajes rachadas do teto. Segue o túnel até um nicho que tem uma alavanca. Aciona-a, e o barco que há no lago deslocar-se-á para a outra calçada. Continua até o final da passagem e deixe-te cair em cima do caixote.
Antes de voltar para o lago, apanha um dos fusíveis: Aproxima-se do portão em frente à entrada (entre as duas casas). Ele abre-se automaticamente. Do outro lado do portão há alguns trilhos, cavaletes listrados, e pedras rolantes. Agora escolhe o meio mais fácil, ou o mais difícil, de passar por esta próxima armadilha. (1) Meio difícil: Caminha até o cavalete para disparar a primeira pedra, que rola vindo de um dos lados. Depois recua e dá uma série de 3 saltos, com corrida antes, por cima dos cavaletes. No último salto vira no ar, para pousares na laje à direita, e corre para a segurança da passagem. (2) Meio facílimo: Segue até o primeiro cavalete para disparar a rocha que vem de um dos lados. Recua um pouco, e depois vira para a direita. Pendura-te na laje paralela aos trilhos, mas não subas. Desloca-te para a esquerda, com Lara pendurada, até ao ponto imediatamente anterior àquele em que a laje se começa a inclinar. Agora sobe a laje. Vira para a esquerda, acompanha a laje, salta por cima do vão, e continua até o final. Segue a passagem à direita para apanhar o FUSÍVEL #1.

Para aqui um pouco e lê o parágrafo abaixo, e depois o caminho alternativo, em itálicos. Escolhe um dos dois trajetos.

Sobe a rampa, segue em frente até o ponto em que a caverna se inclina para a esquerda, depois salta rapidamente para trás a fim de evitares uma pedra rolante. Vira para a esquerda e para sob o teto inclinado, com a rocha atrás e à direita. Salta para a direita a fim de disparar a segunda pedra, depois salta novamente para a esquerda e Lara sairá ilesa. Sobe a rampa e continua até à abertura no chão. Cai por ela. Agora estás no lugar de onde a primeira pedra (que rolava lateralmente) veio. Segue em frente até à encruzilhada, e depois para a direita. Isto irá fazer com que apedra de cima role.

Ou então dá meia volta, depois de apanhares o fusível, e volta para a laje acima dos trilhos. A pedra que existe na outra extremidade da laje ainda está do outro lado. Caminha um pouco por cima da laje, e depois salta em diagonal para os trilhos (cuidado para não caires no buraco cheio de lava). Dirije-te para o portão por onde entraste nesta área, e a pedra na laje acima irá rolar.

Agora podes subir para laje e segui-la até o local de onde esta última pedra veio (acima e à esquerda do portão). Entra no túnel à esquerda, e segue pela passagem até uma abertura por onde poderás descer e voltar para a área das 2 casas.
Volta para o lago através do túnel a Leste (em frente ao portão sobre os trilhos). Nada para o outro lado, e sobe na parte do meio do bote que moveste antes. Dá um salto com corrida antes para aterrares na calçada dos caixotes. Passa por cima do caixote da esquerda. Aqui irás encontrar uma saleta cheia de caixas com a inscrição "Tecnologias Natla". Apanha os pentes de magnum no cubículo. Depois puxa uma vez a caixa mais escura (a única caixa móvel que tens à tua disposição no momento). Vai para a direita dela, e empurra-a para dentro do cubículo onde estavam os pentes. Há outra caixa móvel atrás da primeira. Puxa-a duas vezes. Vai para a direita dela e puxa-a mais uma vez, para liberar a passagem que há atrás. Entra e aciona aalavanca para movimentar o vagão da mina.
Volta para o lago, nada para a esquerda, e sai da água na calçada que tem barris. Segue a passagem até o vagão. Entra no túnel atrás dele. Empurra a caixa de Natladuas vezes. Dá a volta para o outro lado dela, e entra no túnel á frente. Segue com cautela e apanha o FUSÍVEL #2, que está pousado no chão. Não passes deste ponto ou vais atrair a atenção do cowboy, na área em frente. Dá meia volta e dirije-te novamente para a caixa de Natla. Sobe para a caixa e passa para o túnel que há acima. Apanha os pentes de Uzi e aciona a alavanca, para abrir o portão próximo à esteira rolante.
Volta para o lago. Nada para o outro lado e entre atrás da queda de água. Segue a passagem novamente, passando pela casinha pendurada, e vai para a área das 2 casas. Passa pela abertura à esquerda, além da pilha de pneus. Continua em frente, segue pela esquerda da esteira rolante, e passa pelo portão que acabaste de abrir. Aqui encontrarás pentes de Uzi no chão, e uma alavanca. Aciona a alavanca para ativar a esteira rolante, que irá depositar o FUSÍVEL #3 no chão, em frente a ela. Apanha-o e volta para a área da casinha pendurada. Instala os fusíveis nos seus locais apropriados, dentro do prédio envidraçado, e o guindaste será ativado, baixando a casinha.
Dentro encontrarás as pistolas. Apanha-as e depois sobe no teto da casinha. Dá um salto com corrida antes, partindo da frente do gancho, para te pendurar na abertura da parede em frente. Sobe. Um pouco adiante, rampa acima, há uma abertura à direita [procura no alto da parede do túnel]. Sobe para dentro dela e continua até uma rampa. Vira-te e deslize para trás, pendurando-te na extremidade. Espera até a porta do alçapão se fechar, e depois sobe. Lara vai passar milagrosamente pela porta fechada, e então poderás entrar na abertura da parede direita. Segue em frente e desce para a próxima área. Este é o SEGREDO #1 - um kit grande de medicamentospentes de Uzi.
Aciona a alavanca para abrir a porta de madeira da passagem. Desce para o alçapão, salta rampa acima, e continua para a direita, túnel abaixo, saindo numa laje acima do lago. Desce e atravesse o lago, subindo na laje dos barris, a Sudeste.
Agora volta a passar pelo vagão da mina, e pela caixa de Natla, para a área onde obtiveste o segundo fusível. Com Lara armada, poderás acabar com aquele cowboy. Quando entrares na caverna ele começará a falar. Depois sairás de trás dos pilares à direita, de magnuns em punho. Faz pontaria e fica a atirar, enquanto avanças e recuas na entrada da área. Se correres para dentro da área dos pilares, tem cuidado para não saltares demais, ou poderás cair num dos poços de lava. Quando o cowboy morrer, apanha de volta as tuas MAGNUNS.
Vai para a borda da extrema direita, acima do rio de lava. Lá embaixo há uma pequena laje quadrada que se projeta da parede. Desce com segurança para ela. pendura-te nesta laje, solta-te, e pressiona rapidamente Ação de novo, a fim de te pendurares na laje de baixo. Sobe e apanha um kit pequeno de medicamentos. Pendura-te na fresta da parede rochosa e desloca-te para a direita ao máximo possível. Desce no bloco abaixo. Dobra a esquina para a direita, e pendura-te na próxima fenda. Desloca-te mais uma vez para a direita, até o final, e desce sobre o bloco. Vira para a direita, e observa a parede em frente. Uma fenda horizontal a percorre, abaixo de uma laje inclinada. Dá um salto com corrida antes para te pendurares na laje inclinada. Solta-te e pendura-te na fresta abaixo. Desloca-te para a direita até poderes descer para um local plano.

Se quiseres desistir do kit pequeno de medicamentos, poderás fazer o seguinte depois de matar o cowboy: segue pela margem do rio de lava em direção à parede da caverna onde se pode ver uma aalavanca no alto. Posiciona Lara no dente do chão mais próximo a essa parede, e vira-a meio na diagonal, de frente para a alavanca. Salta com corrida antes e Ctrl pressionado, para que Lara se pendure na fresta da parede. Se ela cair na rampa, segue o roteiro acima; se ela se pendurar acima da fresta, solta Ctrl e pressiona novamente a tecla com rapidez, para que ela se pendure na fenda. Depois desloca-te para a direita até te soltares sobre a calçada.

Siga a passagem até uma rampa. Desliza para baixo, vira à direita, e sai perto do rio de lava. Dá um salto para o bloco baixo retangular que fica no meio das quedas de lava, à esquerda. Vira para a esquerda, e, a partir da beira deste bloco, dá um salto com corrida antes para o pilar alto à direita. Dá outro salto com corrida antes para o próximo bloco. Vira para a direita, e dá um último salto com corrida antes para dentro da abertura na parede da caverna.
Corre para a frente e empurra rapidamente o caixote móvel. Uma pedra vem a rolar pela esquerda, mas, se Lara for rápida o bastante, poderá entrar na caverna antes que a pedra chegue. Dá a volta ao caixote, entrando numa sala pequena. Este é oSEGREDO #2. Puxa o caixote uma vez, para descobrir uma abertura no teto, do outro lado dele. Sobe pela abertura para encontrar um kit grande de medicamentos epentes de Uzi na área de cima. Salta por cima da abertura que há no chão, e segue a passagem. Des e pelo buraco e caminha pelos trilhos em direção à pedra rolante parada. No trajeto vais encontrar mais pentes de Uzi, uma ESPINGARDA, e outro kit grande de medicamentos.
Segue em direção à pedra, e vê se consegues fazer com que Lara passe entre a pedra e a parede da esquerda. É complicado, mas tenho conseguido fazê-lo. Se não conseguires, volta para a abertura acima dos trilhos e segue a passagem de volta à área acima do caixote. Se conseguires esgueirar-te pela pedra, sobe através da abertura no teto. Uma vez estando na área acima do caixote, salta por cima do vão e deixa-te cair através da abertura que há no canto direito, aterrando do outro lado da pedra.
Dá um salto com corrida antes para o pilar alto do rio de lava. Vira para a direita, e dá um salto com corrida antes para o pilar seguinte (aquele que fica à direita). Daqui dá outro salto com corrida antes para o próximo pilar, e um terceiro salto igual para o último pilar da esquerda. Salta para baixo e segue pela passagem. Desliza pela rampa e pousa numa laje acima de uma lagoa de lava. Dá um salto para te pendurares na borda oposta. Sobe e continua até à próxima área, onde encontrarás um certo número de caixas com o rótulo "TNT".
caixa mais escura, que está no canto, se move. Puxa-a uma vez, depois vai para o lado direito dela e puxa-a novamente, afastando-a da parede. Agora puxa-a, através da porta, para dentro da próxima área, e posiciona-a embaixo da abertura que há no alto da parede esquerda. Sobe para a abertura. Vai para o alto da rampa, e escala as rochas. Dá um salto com corrida antes, por cima do poço de lava, para uma das lajes inclinadas laterais. Uma pedra irá passar rolando. Dá outro salto com corrida antes, em diagonal, para o outro lado do poço de lava.
Segue pela passagem e logo irá chegar a uma calçada acima do rio de lava, em frente ao local onde mataste o cowboy. Segue pela calçada até o alto. Apanha ospentes de magnum no chão, e aciona a alavanca. Isto irá fazer com que a dinamite exploda, na área que acabaste de deixar. Volta pelo mesmo caminho anterior, atravessando o poço de lava e descendo a rampa, que agora está denteada. Chegando à área da TNT, irás ver caixas quebradas e uma pilha de entulho à esquerda, onde antes havia uma parede. Sobe esse entulho e passe por cima dele. Quando chegar ao outro lado, saque as armas. O parque de skate em frente conta com um skatista - e ele está armado com as suas Uzis!
Podes usar as mesmas táticas básicas que usou com o cowboy: entra na sala, faz pontaria, e salta para trás a atirar. Quando o skatista passar, avança novamente. Mais uma vez existem poços de lava a cada lado da entrada, portanto observa onde pisas enquanto estiveres a saltar. Como alternativa podes correr para a ÁREA DO SEGREDO (veja descrição abaixo), e atirar no punk skatista da abertura acima. Quando ele estiver morto, vai buscar as tuas UZIS.
Para chegares à área secreta, vira à esquerda na entrada e segue pela passarela, a saltar com corrida antes por cima do vão com lava embaixo. Vira à direita na esquina, e continua em frente. A mais ou menos meio caminho, subindo pelo lado esquerdo do salão, vais encontrar um buraco cheio de água, em vez de lava. Salta para dentro e nade através do portão, que se abre automaticamente. Apanha no fundo kits pequeno e grande de medicamentos, além de pentes de Uzi. Este é oSEGREDO #3.
Sai pelo caminho que entrou, mas, em vez de nadar até o fim do túnel, passa por uma abertura no teto logo depois da porta. Sai da água, e acompanha o túnel até uma abertura acima do salão das rampas. (Atira no skatista desta abertura, se ainda não tiveres feito isso.) Desce e apanha uns pentes de Uzi que estão no chão. E apanha também mais dois conjuntos de pentes de Uzi no chão, à esquerda e à direita do salão, antes de saires dele.
A saída fica em frente à entrada, no alto das rampas. Não muito longe da porta há uma rampa à direita. Existem 3 pedras no alto, esperando para rolar. Caminha pelo centro, e, quando a primeira pedra descer a rolar, salta para a direita. A segunda pedra irá então começar a rolar, portanto salta para a esquerda. Isto irá disparar a última pedra. Salta novamente para a direita a fim de te desviares dela. CAMINHA (Shift) até o alto da rampa, a espera que uma quarta pedra role para o lado, à tua frente. Vai para a esquerda, e passa pela abertura de onde a última pedra veio.
No final da passagem, vira à esquerda e suba. Agora estás numa área com um certo número de blocos e lajes. Um dos blocos é baixo o bastante para se escalar. Do alto deste bloco, dá uma série de quatro saltos simples, com Ctrl pressionado, a fim de chegar ao bloco abaixo de uma abertura amarela. Passa pela abertura e entra numa saleta com paredes cor de areia.
Esta próxima área envolve puxar e empurrar diversos blocos móveis, em ordem, para ter acesso a alavanca e poder abrir portas. Para fazê-lo de maneira um pouco mais fácil, eu incluí aqui um diagrama. Ele apresenta a sequência de ações mais ou menos no sentido horário, partindo do canto esquerdo superior.


A abertura por onde se desce para a área escura das lajes, é (A). De um dos lados desta abertura há um bloco móvel (1). Empurra-o duas vezes para a próxima sala (posição 1a). À direita há uma abertura no teto (B). Sobe por ela para a sala de cima. Aqui vais encontrar outro bloco móvel (2). Puxa-o uma vez, depois vai para a esquerda e empurra-o uma vez (posição 2a). Passa pela abertura que acabaste de surgir. Aqui há outra saleta com uma abertura no chão (C) e uma porta dourada (D). Passa pela abertura no chão para dentro de uma saleta com outro bloco móvel (3). Puxa este bloco uma vez (posição 3a). Isto irá criar espaço para que movas o primeiro bloco, na sala por onde chegaste. Volta para lá, a subir pela abertura no teto (C) e depois entrando na próxima sala e descendo pela abertura no chão (B).
Agora empurra aquele primeiro bloco mais uma vez (para a posição 1b). Isto irá abrir um cubículo à esquerda, com uma aalavanca e uma porta dourada (E) adiante. Acione a alavanca para abrir a porta dourada (D) da sala acima. Para voltar para lá, sobe pela abertura no teto (B) e passa pela porta, entrando na próxima sala. A porta fica à esquerda.
Passa pela porta dourada (D) e vira à direita. No final da passagem, vira à esquerda e desce os degraus até um bloco móvel (4). Empurra este bloco uma vez (para a posição 4a). Isto ir-lhe-á dar acesso a uma passagem com cubículos de um dos lados, e uma porta dourada (F) na extremidade. Esta porta abre-se quando pisas um certo ponto do chão, mas fecha-se rapidamente. Ignora-a. Em vez disso vai para o cubículo mais distante e usa a chave para abrir a porta dourada (E) próxima à primeira chave. Volta para lá novamente, percorrendo a passagem, e entrando pela porta dourada (D). Depois passa pela abertura (B) para entrar na próxima sala. Em frente a esta abertura, depois da chave, está a porta que acabou de abrir.
Saca as armas, e passe pela porta. O carecão grandalhão está a espera do lado de fora, com uma espingarda. Podes subir o telhado e tentar matá-lo dali, mas isto leva algum tempo. Achei mais fácil simplesmente passar a correr por ele, entrando na área ao ar livre perto da pirâmide, e atirar a saltar de um lado para o outro. Ele não é terrivelmente difícil de matar, mas aquela espingarda tem um bom poder de fogo, de maneira que podes precisar de usar um kit de medicamentos no meio da luta.
Quando ele cair, apanha a ESPINGARDA. (Se já a tiveres, vais obter cartuchos em vez dela.) Desce até à pirâmide e sobe a laje acima da porta. Salta desta laje para o primeiro "quadrado" mais escavado que existe na face da pirâmide, à esquerda. Escala a pirâmide pelo lado esquerdo, a saltar de dentro de um dos quadrados mais escavados para o próximo, até chegar quase ao topo. Vira-te para a esquerda no último quadrado, e salta com corrida antes para deslizar pela lateral da pirâmide mais próxima à parede rochosa, aterrando num quadrado escavado em frente à entrada de uma caverna. Dentro da caverna há uma aalavanca. Aciona-a para abrir 2 portas douradas na área onde enfrentaste o careca (porta F, e porta em frente a esta).

Se Lara passar da entrada da caverna quando deslizar pela pirâmide (no caso em que terás que escalar a pirâmide novamente), tenta o seguinte: dá o último salto de modo que Lara fique voltada para o alto da pirâmide; desliza de costas com Ctrl pressionado, e ela vai aterrar sem susto na entrada da caverna.

Desliza para o chão pela lateral da pirâmide, e volta para a área das portas douradas. Entra pela porta dourada à direita, e apanha pentes de Uzi e um kit grande de medicamentos na soleira. Segue um pouco mais adiante, e encontrarás a CHAVE DA PIRÂMIDE. Apanha-a e volta para a porta da pirâmide. Abra-a e entra, para terminares o nível.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Lara's Backpack

Lara's Backpack
Lara Croft and Tomb Raider are trademarks or registered trademarks of Square Enix Ltd

Estatisticas

* Online desde 2003
* Totalmente Português Europeu
* Fansite oficial desde 2009
* Mais de 260.000 visitas desde 2010
* Mais de 1.700 artigos

Random

randomposts