Tomb Raider - Nível 3 - O Vale Perdido

by - sexta-feira, novembro 21, 2014

Parte I: Peru

 NÍVEL 3: VALE PERDIDO (LOST VALLEY)

Inimigos: 13
Itens: 16, incluindo 3 engrenagens e espingarda
Segredos: 
5





Objectivos: Descer ao vale para achar três engrenagens. Usá-las para consertar uma máquina na cabeceira do riacho, a qual irá revelar a porta da tumba do próximo nível.

Roteiro: Segue em frente até chegares a uma área ao ar livre com pilares e um riacho. Segue para a direita até chegar a uma série de rochedos que formam degraus acima de um lago pequeno. Daqui poderás ver, e matar, 2 lobos que estão em baixo. Desce pelos rochedos até o chão do vale.
Entra na caverna em frente à cascata, onde se encontra outro lobo. Quando ele estiver morto, continua ao longo da passagem sinuosa até chegares a uma parede com blocos em degraus e uma abertura lá no alto. Vais escala-la mais tarde, mas, se quiseres matar tudo que houver para matar, vai primeiro para a caverna da direita*. Outros três lobos estão escondidos lá dentro. Depois de os atrair para fora poderás matá-los do alto da rampa, na entrada da caverna.

*Não há nada de valor na caverna, e os três lobos de lá não irão atacar Lara se ela não entrar. Mas, se gostas do prazer de matar...

Agora volta para a parede e escala-a, usando os blocos como degraus. No alto continua seguindo em frente, até veres um esqueleto e um kit grande de medicamentos no chão.
Continua a descer em frente, e logo chegarás ao fundo desta caverna. Prossegue de pistolas em punho, pois um dinossauro irá atacar. Se seguires lentamente vais ouvi-lo a chegar, e depois vê-lo. Recua para os rochedos se necessário, a fim de atirar nele de um lugar seguro.
Agora entra cautelosamente no vale. Vais encontrar outro dinossauro no ponto onde o vale se alarga. Mata-o, e dá uma olhada cuidadosa em volta. Estás a ver aquelas pegadas bem grandes, de três artelhos? Estás a ver a ponte de madeira partida, que atravessa o vale? Estás a sentir o chão começar a tremer? Não, não é um terramoto. É o Sr. Tiranossauro Rex, e não o chamam de "Rei Tirano dos Sáurios" por nada. Se o quiseres encarar de frente procura ter bastante espaço para manobras, não deixes que ele cerque Lara num canto, e mantém-te em movimento e a atirar sem parar. Tem cuidado também com a cabeça dele; ele pode abocanhar Lara com aquela bocarra, matando-a de uma só dentada.
(NOTA: Podes também primeiro seguir rio acima a partir da entrada no nível, a fim de apanhares a espingarda. Salta para a secção correspondente do roteiro para ver detalhes. No entanto não terás muitos cartuchos de espingarda no início.)
Se quiseres segurança, corre para dentro de uma caverna na parede direita (Leste)* do vale. Não escolha a primeira reentrância; ela é rasa demais, e o T. Rex poderá alcançar Lara com facilidade. Em vez disso escolhe a abertura ao nível do chão, logo abaixo da extremidade direita da ponte quebrada. Segue esta passagem, que tem forma de U. Mais ou menos a meio caminho vais encontrar outro dinossauro. Mata-o e continua seguindo para uma segunda abertura mais ao alto, na parede do vale. Então simplesmente espera, e atire no T. Rex quando ele chegar.

*Usa a bússola de Lara aqui. Pressiona Esc para a veres no inventário. Como sabes, a seta vermelha deverá apontar para a direcção a seguir.

Quando tudo estiver calmo, desce e atravessa o vale. Passa por uma cascata à direita, e por baixo de uma arcada de pedra. Dois dinossauros vão-se aproximar. Mata-os e segue em frente, em direcção ao prédio. A uns 20 passos da arcada rochosa, na parede direita do vale, há um rochedo plano onde podes subir. Estando no topo deste rochedo vira para a esquerda, caminha para o canto esquerdo fronteiro, e dá um salto em diagonal para a esquerda, ultrapassando um bloco inclinado, para te segurares à borda da laje em frente. Sobe. Caminha para o canto esquerdo desta laje, e salta para te segurares à laje seguinte - um bloco esverdeado e ligeiramente inclinado, um pouco mais no alto e à esquerda. Sobe. Mais uma vez, caminha para o canto esquerdo da extremidade do bloco e dá um salto para te segurares à borda do rochedo mais alto. (Este tem um bloco inclinado por baixo a sustenta-lo). Partindo daqui, um salto com corrida antes irá levar Lara ao telhado do prédio.
Este é o SEGREDO #1. Em vários pontos do telhado vais encontrar pentes de magnum, um kit grande de medicamentospentes de Uzi, e cartuchos de espingarda. Depois de recolheres os cartuchos vai para o canto de trás do telhado e salta em direcção à parede de trás (Oeste) do vale. Lara irá bater na parede e deslizar pelos blocos inclinados até o chão, chegando ilesa.
Entra no prédio. Salta para dentro da água e nada para baixo e para a direita. Segue o túnel submerso para encontrar uma engrenagem - a primeira das três. Sobe à superfície e saia do prédio.
Examina a parede do vale em frente e à direita, e encontrarás uma abertura. Sobe para dentro dela e segue a passagem até à ponte. Caminha até à extremidade da ponte quebrada, dá um salto para trás, umas duas corridinhas para a frente, e salta para te pendurares ao outro lado da ponte. No patamar entre esse lado da ponte e a parede vais encontrar a segunda engrenagem. Desce com segurança da extremidade da ponte para o chão.
Vai para a esquerda (Norte) e encontrarás uma abertura na parede direita (Leste) do vale, um tanto camuflada pela vegetação. Entra aí e segue para o local onde a passagem se alarga. Abaixo há outro dinossauro. Poderás matá-lo de cima, e depois descer para dentro da sala. Escala os degraus rochosos à direita da piscina. No alto vais encontrar a terceira engrenagem. Desce, entra na água, segue a passagem submersa, e sai da piscina para chegar novamente ao vale.
Acima, caindo na piscina de onde acabaste de sair, existem cascatas duplas. À direita das cascatas há uma abertura nas rochas. Sobe e entra ali para descobrires oSEGREDO #2, alguns cartuchos de espingarda. Entra as cascatas duplas e a outra cascata à esquerda (Oeste) há uns rochedos escaláveis. Sobe neles e depois dá um salto para uma laje plana acima e à direita. Caminha para a frente e salta para cima, pendurando-te numa fresta triangular. Desloca-te para a direita, em frente às quedas, até conseguires subir para uma caverna acima. Segue para a direita e para cima, por cima de um degrau cheio de musgo, para encontrares o SEGREDO #3pentes de magnum e cartuchos de espingarda. Desce novamente para o chão do vale.
Agora volta para a extremidade oposta (Sul) do vale, por onde entraste. Escala novamente os rochedos brancos, e passa pelo esqueleto (onde encontraste o kit de medicamentos). Desce do outro lado e continua, voltando ao lago. Escala os rochedos à esquerda até voltares de novo à entrada do nível.
Adiante dos pilares, vira para a direita e aproxima-te do riacho. Agora vais seguir riacho acima, saltando de margem para margem. Tem cuidado para não caires na água, já que a corrente irá arrastar Lara por cima da cascata, fazendo-a cair no lago de baixo. Lara ficará ilesa, mas terás que começar tudo de novo. (Se estiver jogando em PC, pode ser que queiras salvar o jogo depois de cada salto.)
Primeiro dá um salto com corrida antes, a partir do ponto de início, para a margem em frente. Depois dá meia volta e salta novamente, com corrida antes, para a margem anterior, porém aterrando um pouco à direita do lugar onde estava. Segue corrente acima por algum tempo, e depois salta para a laje em frente. Dá meia volta, caminha até à extremidade, e salta de novo para o outro lado. Vira-te mais uma vez e caminha até à extremidade. Desta feita salta para te segurares ao lado oposto. Sobe, vira-te, e dá mais um salto por cima do riacho. Agora segue a passagem até uma ponte de madeira.

Atenção: Se caíres no riacho sempre que estiveres a dar um dos saltos anteriores salta com Ctrl pressionado, para baixar o arco de Lara. Isto acontece porque o teto da plataforma é baixo demais.

Atravessa a ponte e instala as três engrenagens que encontraste nos locais apropriados da máquina. [Esses locais são pinos de madeira um pouco difíceis de enxergar.] Accione a chave para ligar o mecanismo. Um pouco adiante, rio abaixo, um portão irá se mover, desviando o rio para um dos lados e assim estancando a cachoeira.
Antes de descer o leito do rio, vamos apanhar um segredo. Caminha até à borda da calçada próxima à ponte, vira-te de modo que a ponte fique à direita de Lara, e cai para trás, pendurando-te na borda da calçada. Desloca-te para a esquerda e solte-se sobre uma rocha meio plana. Entra na caverna em frente para descobrir o SEGREDO #4, umkit grande de medicamentos.
Salta na água e nada corrente abaixo até o portão dourado. Vira para a esquerda e sai da água numa calçada da margem direita. Aqui vais encontrar os restos de outro explorador junto com a tua ESPINGARDA, que te poderá ser útil.
Salta novamente na água e nada para a direita até o fim da passagem. Certifica-te de estar com os pulmões cheios, e depois mergulha e segue o túnel submerso para subir à superfície numa sala. Este é o SEGREDO #5, que inclui um kit pequeno de medicamentos e 2 caixas de cartuchos de espingarda. A porta irá levar Lara ao leito seco do riacho, portanto desce com segurança para o chão, vai para o local onde antes existia a cachoeira, e salta por cima dos rochedos, a fim de caires com segurança no lago de baixo.
Sai do lago em cima de uma laje que estava anteriormente escondida pela cachoeira. Agora poderás seguir esta passagem para terminar o nível.

Destaques de interesse

0 Comentários