0
Parte I: Peru

 NÍVEL 4: TÚMULO DE QUALOPEC (TOMB OF QUALOPEC)

Inimigos: 7
Itens: 8, incluindo uma peça do Scion.
Segredos: 3

(Observa que um dos objectos que poderás apanhar aqui será a espingarda, caso não a tenhas apanhado no nível anterior.)



Objectivos: Descobrir três chaves para abrir os portões que barram uma das portas. Entrar por essa porta para encontrar uma peça do Scion. Sair do nível pelo mesmo caminho por onde entraste.

Roteiro: Segue a passagem até um salão com paredes decoradas. Atravessa o salão e começa a subir a rampa. Quando chegares a um certo ponto, o portão da extremidade do saguão ir-se-á fechar e uma pedra irá rolar rampa abaixo, partindo do teto em frente. Rola e corre rampa abaixo para qualquer dos lados do salão, a fim de evitar um achatamento. A pedra irá rolar através do salão e entrar na passagem por onde chegaste.

Volta para o salão onde há a rampa. Observa as duas portas laterais: A que está à direita encontra-se bloqueada por uma série de três portões. Terás que encontrar chaves para levantar todos eles. A que está à esquerda encontra-se fechada. Atravessa o salão e encontra a chave, na parede à esquerda da passagem para onde a pedra rolou. Acciona-a para abrir a porta, e depois rola imediatamente e saca as armas (aqui eu prefiro da espingarda), para despachar os 2 dinossauros que atacam.

Segue pela passagem por onde os dinossauros vieram até uma encruzilhada de 4 corredores. Observa os desenhos acima das portas: à direita, um rosto; em frente, um sol; à esquerda, um pássaro. Cada uma dessas portas leva a uma das chaves que levantam os portões. Poderás escolher as portas em qualquer ordem. Aqui vou começar pela porta da direita (a do rosto).

Porta com desenho de rosto acima: Segue pelo corredor até veres uma área, na parede esquerda, que parece diferente das outras. Empurra este bloco móvel por duas vezes, e verá outro bloco móvel. Empurra este segundo bloco uma vez para abrir a passagem em frente. Corre por cima das lajes rachadas sem parar. Quando chegares ao outro lado, vais ver os espetos mortais em baixo. Acciona a chave para levantar um dos três portões. Vira-te e caminha até à extremidade. Salta por cima dos espetos e volta para a encruzilhada de 4 corredores.

Agora segue directamente em frente, passando pela porta com desenho de pássaro acima. Segue pelo corredor até encontrar uma sala com uma chave. Não a acciones ainda. Em vez disso desce para a próxima sala, que contém um par de blocos móveisaltos, com desenhos de pássaros, e uma área cheia de espetos.

Passa pela porta à esquerda e sobe a escada, para saíres no topo de um dos blocos altos. (Para fins de maior clareza, vou chamá-lo de bloco #1.) Estando no topo do bloco #1, vira para a direita, caminha até à borda, e depois salta e pendura-te na laje em frente. Sobe e segue a passagem até chegares a uma abertura de onde te poderás deixar cair. Continua a descer até caíres em cima do bloco #2. (Enquanto desce poderás ouvir o som de uma porta a abrir-se num lugar qualquer.) Estando no topo do bloco #2, vira para a direita e depois salta e pendura-te na borda da passagem em frente. Sobe e prossegue até encontrares uma chave. Usa-a para mover o bloco #2, dentro da sala. Depois volta para a sala dos blocos e desça para o chão.

Sobe para a soleira da porta por onde entraste nesta sala (acima da rampa baixa). Agora acciona aquela chave que não usaste antes, para mover o bloco #1. À direita desta chave está a porta que ouviste a abrir-se, quando estava na passagem acima. Passa por ela e sobe até o mais alto que puderes, depois deixa-te cair perto do bloco #2 (que se mexeu quando accionaste a primeira chave). Dá um salto com corrida antes para o bloco. Dali dá outro salto com corrida antes para o bloco #1. Agora poderás dar um salto final, com corrida antes e por cima dos espetos, para a soleira. Dentro irá encontrar a chave que abre o segundo portão. Dá um salto com corrida antes partindo da soleira, por cima dos espetos, para o chão limpo em frente.
Sobe novamente para a sala da chave. Outro dinossauro irá atacar, vindo do saguão em frente. Mata-o, deixando-te cair de volta no salão dos blocos se necessário, e continua o teu caminho de volta para a encruzilhada de 4 corredores.

Passa pela porta restante, com desenho de sol acima - aquela que fica à esquerda. Segue até uma reentrância com lajes rachadas e uma chave adiante. A chave é inútil, portanto nem mesmo te dês ao trabalho de tentar accioná-la. Em vez disso pise na reentrância, e salta rapidamente para trás. O chão irá ceder. Agora vira-te e deixa-te cair dentro da sala, pendurando-te na beira do buraco antes. Enquanto estiveres a cair saca as armas, e mata 3 lobos que esperam em baixo.

Na parede atrás da plataforma alta há um bloco móvel. Puxa-o uma vez, vai para o lado dele, e empurra-o uma vez, a fim de descobrir uma passagem atrás. Sobe os degraus até encontrares um buraco com um kit pequeno de medicamentos dentro. Continua a subir até chegares à terceira chave. Usa-a para levantares o último portão. Apanha outro kit pequeno de medicamentos no canto. Depois cai através da abertura em frente à chave. Vira-te e volta para a encruzilhada de 4 corredores.

Volta para o salão principal (o da rampa-armadilha). Segue directamente em frente e acompanha o corredor, passando por baixo dos 3 portões que levantaste. Em frente há uma armadilha de dardos. Dá uma série de saltos com corrida antes (ou mergulha e rola - Caminhar + Saltar + Seta para a Frente) para passar com segurança através dos dardos.
Para no segundo degrau. Vira-te de frente para a esquerda, e desce um degrau exactamente à direita do lançador de dardos. Sobe para a reentrância acima. Desvia-te da estátua com passos para o lado e verás uma entrada adiante. Este é o SEGREDO #1. O chão é feito daquelas lajes rachadas, e existem espinhos em baixo. Mas há uma plataforma sólida no canto esquerdo em frente. Corre para ela e apanha algunscartuchos de espingarda. (Se não apanhaste a ESPINGARDA no nível anterior, vais encontrá-la aqui.)

Cai para trás e pendura-te na plataforma. Desloca-te até que Lara esteja bem perto da parede, depois deixa-te cair e ela irá aterrar com segurança. Apanha os pentes de magnum, que contam como SEGREDO #2. Depois CAMINHA* através dos espetos até à área abaixo da porta. Dá um passo lateral para um ponto livre, e depois sobe [usa Ctrl + Seta para a Frente] para dentro da reentrância. Deixa-te cair do outro lado, evitando os dardos.


*Em todos os jogos Tomb Raider, usa sempre Shift quando encontrares áreas com espetos ou cacos de vidro para atravessar. Assim Lara não se vai magoar.


Continua escada acima até à própria tumba. No centro, num pedestal, está um pedaço do artefacto que andas à procura. A múmia à esquerda não irá magoar Lara, mas conta como um dos inimigos, caso atires nela até que cai. Apanha a PEÇA DO SCION e o teto começará a cair. Dirige-te para o portão, que se irá abrir quando te aproximares, e corre rampa abaixo. Continua correndo através do salão, e entra no saguão em frente. Dá um passo para o lado a fim de ultrapassar a pedra, e sobe a passagem em direcção ao lago.
Larson (o comparsa louro de Jacqueline Natla que surge no filme inicial do jogo) estava à espera do outro lado do lago, e não parece muito contente ao ver Lara. Se não estiveres com vontade de apanhar todos os objectos e segredos, poderás atirar nele da segurança relativa da soleira. Se quiseres tudo, começa por ir nadar.

Em baixo e à direita há um túnel submerso. (Não, ele não estava ali quando jogaste o nível anterior.) Dentro dele há uma sala onde podes subir à superfície para respirar e apanhar o SEGREDO #3, um kit grande de medicamentos e pentes de magnum.
O objecto final que se pode apanhar no nível é apenas para aqueles verdadeiramente obcecados. Nada de volta ao lago e sobe à superfície pela esquerda, perto do ponto onde Larson está. Passa a correr por ele (usando um kit de medicamentos durante o caminho, se necessário) e salta por cima dos rochedos, como se fosses retornar ao vale. Continua seguindo até à parede íngreme, sobe e descobre um kit grande de medicamentos. Não poderás seguir adiante, portanto volta para a entrada da caverna, de onde poderás atirar em Larson até surgir o filme que encerra esta etapa do jogo.

Lara tem um confronto com Larson, o qual a informa de que a peça do Scion que ela tem é apenas uma entre muitas. Natla contratou um certo Pierre DuPont para encontrar o resto do artefacto. Larson recusa-se a continuara cooperar, e, quando ele parte para apanhar o seu revólver, Lara derruba-o e vai procurar sozinha as respostas que quer ter.

Enviar um comentário

 
Top