sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Tomb Raider - Nível 6 - O Coliseu

Parte II: Europa

 NÍVEL 6: COLISEU

Inimigos: 26
Itens: 14, incluindo Magnums e 1 Chave
Segredos: 3


Objectivos: No primeiro estágio precisas de entrar no Coliseu. Uma vez lá dentro terás que encontrar as chaves para abrir, uma a uma, as salas dos cantos, até obteres a chave que abre a saída e que se encontra no camarote real (aquela sala com mobília e balcões acima da arena).
Roteiro: Segue a passagem até uma caverna com um lago. Mata o crocodilo, depois salta na água e nada ao longo do lado direito, e depois para a esquerda. Sobe à superfície na próxima área - uma grande caverna com um prédio, presumivelmente a entrada do Coliseu.
Um leão está à espera perto do prédio. Se o puderes ver da água espera que ele vá para trás do prédio antes de saíres do lago, depois mata-o quando ele atacar. Dirige-te para o lado esquerdo do prédio e mata outro leão. Depois entra.

Ou então não te dás a esse trabalho. Não há nada para fazer dentro do prédio, nem nada de valor para apanhar... só há mais um leão para atacar Lara.

As escadas à direita levam a um beco sem saída. Quando começares a subir as escadas à esquerda um terceiro leão vai atacar Lara, de modo que vai saltando para trás enquanto atiraras.
O portão no alto das escadas ainda não pode ser aberto. Portanto sai e dá a volta para o lado esquerdo dos fundos do prédio, onde irás encontrar uma pilha de rochedos que podem ser escalados. Do alto dos rochedos, salta para a laje que dá a volta ao prédio. Segue pela laje mais baixa até à extremidade, dando a volta ao prédio, e apanha um kit grande de medicamentos.
Acompanha a laje de volta à parte de trás do prédio. Sobe no bloco baixo, dá meia volta, e salta para cima a fim de te segurares à laje mais alta. Sobe e acompanha a laje, dando a volta até à frente do prédio. Salta com corrida antes por cima do vão que existe na laje, e continua até à extremidade. Depois dá um salto em diagonal para o ponto plano em frente e à direita.
Abaixo, e à esquerda, verás a abertura iluminada de uma caverna. Irás para lá num momento, mas primeiro vamos apanhar uma coisa. Olha directamente para a frente, e um pouco para a direita. Estás a vendo a abertura quadrada de uma caverna, na parede oposta? É para lá que vaia. Desliza pelo rochedo à tua frente e caminha até o canto direito da área plana. Agora poderás ver um bloco quadrado e plano em frente e abaixo, um bloco bastante inclinado em frente e à direita, e, adiante deste, outro local plano à direita. Dá um salto com corrida antes para o local plano, por cima da quina do bloco inclinado. Segue em frente até o canto direito, depois salta para perto da soleira. Entra e apanha cartuchos de espingarda, o SEGREDO #1.
Para voltares para a caverna iluminada, primeiro vai para cima do bloco em frente à porta. Vira-te para a direita e sobe para o bloco mais alto. Daqui dá um salto com corrida antes para o bloco plano perto da entrada da caverna. Se errares o salto e deslizares rochedo abaixo, vai novamente para o canto de trás do prédio, sobe de volta para a laje de cima, e acompanha-a até o fim. Deixa-te cair na caverna.
Vai até à borda do buraco e mata de cima os 2 crocodilos. Desce para dentro do buraco a fim de apanhares o kit pequeno de medicamentos. Sobe novamente pelo canto direito, onde há um bloco baixo para ajudar. Vira à direita e localiza a fenda na parede, logo acima da cabeça de Lara. Salta para te pendurares na fenda, e depois desloca-te para a direita a fim de atravessares para o outro lado do buraco. Quando tiveres percorrido mais ou menos metade do caminho, sobe para dentro de uma caverna. Este é o SEGREDO #2, que tem mais cartuchos de espingarda como recompensa. Volta para a laje, deixa-te cair de costas e pendura-te, depois continua a travessia para a direita até chegar ao outro lado.
Segue pelo túnel até encontrares um buraco no chão, e passa por ele para caíres dentro do Coliseu. Agora estás do outro lado do portão encontrado [ou não] no início do nível. A chave que existe aqui abre o portão, mas, a não ser que precises voltar à área inicial por algum motivo, não precisas de a usar.
Sobe a escada e prepara-te para outro confronto com Pierre. Depois de o ter expulsado, olha para baixo, para dentro da arena. Poderás matar o gorila e os 2 leões que existem lá antes de descer.
(NOTA: Se não te importares de perder alguns objectos, e deixares de matar alguns animais, podes saltar a próxima parte. Procura um buraco cheio de espetos, no chão da arena, e continua com o roteiro a partir do *.)
Deixa-te cair no chão da arena e segue para o canto Nordeste, onde vais encontrar uma porta que conduz a uma rampa. Prepara as armas, desliza, e mata os 2 leõesque estão em baixo. Acciona as 2 alavancas. Uma delas abre a saída, a outra, um portão que fica em outro lugar. Segue pelo corredor até chegares a um buraco que fica dentro da arena. Mais três leões estarão soltos lá em cima. Poderás matar pelo menos um ou dois deles do buraco, esperando que eles se aproximem. Se necessário sai do buraco para os atrair, depois volta para dentro dele. Então fica a saltar para cima e para baixo, com as armas apontadas a um dos leões com a pistola, e continua a saltar e a atirar até que ele morra. Quando as probabilidades estiverem um pouco mais a teu favor, sai do buraco e mata os últimos leões.
Dirige-te para a pilha de rochedos vermelhos no canto Sudeste. Outro leão irá atacar, portanto tira-o do jogo antes de entrar atrás dos rochedos, dirigindo-te para o portão que acabaste de abrir.
(NOTA: Lê o que se segue agora, a fim de decidir se queres seguir o caminho mais fácil ou o mais difícil para percorrer a próxima área.)

Vou fugir um pouco ao roteiro de Stella aqui, porque resolvo esta parte de modo um tanto diferente. A Nota acima, que é da autora, continua válida.

Salva o jogo. Depois passa pelo portão aberto, e desliza rampa abaixo. Chegaste a um salão onde há duas portas gradeadas, e uma outra porta menor, fechada. O único meio de sair do salão é abrir essa porta, o que vai ser um pouco complicado. Prepara-te.
Em frente aos portões, há um degrau que dá para uma parte mais elevada do salão. Sobe o degrau, e segue para a parte esquerda do salão. Aqui existe, num canto, umaplaca cinzenta no chão. Quando Lara pisar nesta placa os dois portões da parte de baixo vão se abrir, mas só temporariamente. Terás que executar uma corrida cronometrada e esperta, para conseguir abrir a porta fechada e passar por ela. Vamos em frente.
Posiciona Lara em cima da placa cinzenta, e de frente para os portões. Eles vão abrir-se, e continuarão abertos enquanto Lara estiver em cima da placa. Agora... ACÇÃO!! Dá um grande salto para a frente, e corre sem parar em direcção ao portão da esquerda. Nem te preocupes com o degrau. Passa pelo portão aberto, e accione aalavanca que existe na sala. Rola (End) imediatamente, passa novamente pelo portão, vire para a esquerda, e passa pelo outro portão aberto. CORRE para um portão menor, à direita da sala, que esperamos que ainda esteja aberto, e entra num cubículo onde há outra alavanca. Accione-a. Pronto! Aquela porta fechada abriu-se, e, felizmente, não é temporária.
Agora podes ir com calma. Sai do cubículo, e apanha o kit pequeno de medicamentosque deves ter visto no chão da sala. Em seguida pisa numa outra placa cinzenta que existe aí no chão, para abrir novamente o portão, e corre para sair. A propósito: na sala ao lado também havia uma outra placa cinzenta como a anterior, pronta para jogadores lentos que ficaram presos lá dentro...
Conseguiste fazer a corrida cronometrada em tempo? Então parabéns!! Passa pela porta à direita dos portões, que já estará aberta, e entra numa área cheia de epinhosno chão. CAMINHA (Shift) através dos espinhos, e chegarás a uma passagem cheia de rochedos escuros. Vai escalando esses rochedos até chegares ao topo da área, mais ou menos perto do balcão onde tinhas a intenção de chegar.

A partir daqui, vamos continuar com o guia da Stella. E, caso te tenhas dado muito mal na corrida cronometrada, vê a nota da autora, abaixo... e termina apesar disso o nível do Coliseu.

*(NOTA: Há um meio de contornar o desafio. De fato não vais precisar passar pela área da rampa e dos 2 leões. Em vez de deslizares para dentro da sala dos portões, dirige-te para a borda mais distante (Sul) do buraco cheio de espinhos do chão da arena, e pendura-te nessa borda acima dos espinhos. Desloca-te para a esquerda ao máximo que puderes. Lara irá atravessar mais ou menos metade do buraco, mas não se poderá adiantar mais por causa dos rochedos. Poderás ver a sombra dela no chão, entre os espinhos. Deixa-te cair num local livre de espetos, e continua.)
Uma vez no alto da pilha de rochedos vermelhos, escala a parte de trás para encontrares uma caixa de cartuchos de espingarda. Desce novamente e segue para a frente da pilha de rochedos. [Salva o jogo.] Dá um salto com corrida antes, em diagonal, para a outra pilha de rochedos [mais próxima do balcão]. Segue até à rocha plana, no canto do prédio, e dá um salto com corrida antes, partindo daí, para se pendurar na borda do balcão em frente. Sobe e saca as armas.
Mata os 2 gorilas que estão lá dentro. Observa o buraco de fechadura e a grade à direita, bem como os degraus que levam a uma porta fechada nos fundos. Voltarás para cá depois. Na parte de trás da sala, à esquerda, há um bloco móvel cinzento. Puxa-o para fora duas vezes, apanha o kit pequeno de medicamentos que há atrás, e accione a alavanca, que abre a porta da sala que fica no canto Sudoeste da arena. Salta do balcão para a pilha de rochedos, e depois desliza para o chão.

 


Ou então vai para a parte direita do balcão, vira-te para a direita, e salta em
diagonal, com corrida antes, para a arquibancada em frente, tem cuidado com a quina do prédio. Assim evitarás o leão que ronda a arena. Segue em frente pelas arquibancadas, pesquisando as salas das esquinas e matando morcegos em todas elas, até chegar à última, onde haverá uma porta aberta.

 

Vai para o canto Sudoeste da arena, e sobe para a arquibancada usando o bloco de pedra como apoio. Sobe os degraus que levam à sala do canto. Mata 2 morcegos na ante-sala, depois passa pela porta que acabaste de abrir. Corre para a frente, caindo dentro do buraco, e uma rocha irá passar por cima da tua cabeça. Sai do buraco e salta por cima dele. Vai para a sala do alto da rampa, e accione a chave a fim de abrires a porta que fica na sala do canto Noroeste da arena. Desliza de costas pela rampa próxima, pendura-te na extremidade, e deixa-te cair novamente na ante-sala abaixo.
Sai da sala e prepara-te para outro tiroteio com Pierre. Desta vez ele está acompanhado por um leão. Quando o leão estiver morto e Pierre tiver fugido, Segue para a sala do Noroeste, perto da arquibancada em ruínas. Mata mais dois morcegosna ante-sala, depois segue pelo corredor até à sala iluminada.
No alto desta sala, por trás de uma porta que se abre temporariamente, há uma sala secreta. Chegar a ela exige outra série de saltos complicados. Inclui um diagrama, que espero que facilite um pouco as coisas. Nas descrições que se seguem faço referência às áreas identificadas por letras. Provavelmente poderá correr bem sem o desenho, mas uma ajuda visual pode ser útil.
Primeiro certifica-te de que o volume de som esteja alto, de maneira que possas ouvir a porta a abrir-se e a fechar lá em cima. Posiciona Lara perto do primeiro pilar à esquerda, de costas para a entrada e com o pé esquerdo no meio da base do pilar (A). Parar neste ponto faz com que a porta se abra lá em cima. Dá um passo para a frente, um salto para a frente, e Lara irá pousar no canto direito de trás do bloco baixo em frente (B). Salta para a direita (Lara salta para o bloco C), e depois continua a pressionar a tecla Saltar (Alt). NÃO A SOLTES. Pressiona Seta para Trás (Bloco D), depois Seta Esquerda (bloco E), depois Seta para a Frente (plataforma F). CORRE para passares pela porta aberta em frente.
Este é o SEGREDO #3, onde encontras asMAGNUMS, de 2 kits grandes de medicamentos, e de alguns pentes de Uzi. Apanha tudo e sai. (A porta abre-se automaticamente.) Antes de desceres, dá um salto com corrida antes para a plataforma à esquerda, onde há umachave. Usa-a para abrires uma porta na sala do canto Nordeste.
Para descer, dá um salto com corrida antes de volta para a plataforma em frente à porta. Caminha para a borda fronteira, salta para trás, e dá um salto SIMPLES para a plataforma de baixo (E). Vira para a esquerda, caminha até à borda, salta para trás, e dá outro salto SIMPLES para a plataforma de baixo (D). Pendura-te e deixa-te cair no chão.
Vai para a sala no canto Nordeste da arena. Sobe para a porta que acabaste de abrir. Usa a chave para abrir a porta dos fundos da sala do balcão e dos gorilas. Salta para dentro da piscina e segue a passagem submersa até poderes subir à superfície. Sai da água e apanha o kit pequeno de medicamentos. Descobre o bloco móvel e empurra-o duas vezes. Dá a volta para o lado direito dele e puxa-o uma vez, a fim de abrir um cubículo. Lá dentro há uma CHAVE ENFERRUJADA. Apanha-a e nada de volta para a sala anterior, depois sai.
 Agora há outro gorila no chão da arena. Mata-o, desce, e volta para a sala do balcão. Dirige-te para os fundos, passa pela porta que acabaste de se abrir, e apanha outro kit pequeno de medicamentos. Volta para a sala principal, aquela onde está a mobília. Se quiseres matar tudo que existe, poderás atirar em mais 2 gorilas que estão agora a correr pela arena. Quando Lara estiver pronta para seguir adiante, usa a sua chave na fechadura para abrir o portão.
Salta na água e nada para baixo, depois para a frente, desviando-te como puderes do crocodilo. Passa por uma pequena abertura quadrada, no alto do túnel, e sai da água. Accione a alavanca para abrires o portão da outra extremidade do túnel submerso. Mata o crocodilo de dentro desta sala, ou então ignora-o. Mergulha novamente, e segue em direcção à extremidade do túnel onde o portão foi aberto. Nada através dele para sair do nível.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Lara's Backpack

Lara's Backpack
Lara Croft and Tomb Raider are trademarks or registered trademarks of Square Enix Ltd

Estatisticas

* Online desde 2003
* Totalmente Português Europeu
* Fansite oficial desde 2009
* Mais de 260.000 visitas desde 2010
* Mais de 1.700 artigos

Random

randomposts