0
Parte II: Europa

 NÍVEL 5: CATEDRAL DE S. FRANCISCO (ST. FRANCIS’ FOLLY)

Inimigos: 23
Itens: 19, incluindo 4 chaves
Segredos: 4



Primeiro, um filme: Lara invade, no meio da noite o prédio da firma Tecnologias Natla. Procurando num arquivo, ela localiza um livro com capa de couro. Nele Lara lê a respeito da tumba de Tihocan, um dos três governantes lendários do continente perdido da Atlântida. De acordo com o livro, a tumba encontra-se sob as ruínas de um mosteiro que o escritor - presumivelmente um monge - chama de "Catedral de S. Francisco". O livro também revela que na tumba de Tihocan há uma peça do Scion, um poderoso objecto que tinha sido dividido entre os três governantes.
Em seguida Lara viaja para a Catedral de S. Francisco, que fica aparentemente num lugar do Mediterrâneo Europeu. Ela escala uma montanha para chegar à construção. Do lado de fora ela encontra um acampamento. Apanhando uma lata vazia, ela observa: "Pierre, seu micróbio."
Objectivos: Na primeira parte do nível precisas de abrir uma porta, para teres acesso à alavanca que abre a entrada da segunda área. Nesta parte tens que localizar quatro alavancas para abrir quatro portas. Por trás de cada uma dessas portas há uma chave. Todas as quatro chaves são usadas para abrir a porta de saída.
Roteiro: Saca as armas ao entrar no nível, pois 2 leões irão atacar imediatamente pela frente, perto dos blocos rectangulares. Eu gosto de usar a espingarda aqui, mas precisa-se de vários tiros para derrubar cada animal, de maneira que terás que disparar logo que Lara mirar o primeiro leão. Também poderás saltar imediatamente para a plataforma baixa à direita, e derrubar os leões de cima dela.
Continua em frente e à direita. Verás um bloco móvel numa trincheira que tem dois ómegas (a letra grega ómega (W ), que se parece com uma ferradura) gravadas no piso. Desliza (puxa) o bloco uma vez para cima da primeira ómega. Terás uma visão de uma porta no alto do balcão, atrás de ti. (Ainda será necessário accionar uma chave para abrir aquela porta, porém isto só irá funcionar se tiveres movido o bloco primeiro.) Depois empurra o bloco duas vezes, para cima do outro ómega. Isto irá abrir a porta no alto da plataforma em frente. Empurra o bloco mais uma vez para posicioná-lo perto do bloco rectangular da esquerda. (Vais subir nele depois.)
Vai para a porta que acabaste de abrir - na plataforma baixa dos fundos do salão. Prepara as armas e vai só até à soleira. Não entres ainda. Pisar na placa com um ómega gravado irá fazer com que a porta se feche atrás. Irás ouvir sons de gorilas lá dentro. Provavelmente poderás matar um dos 2 gorilas da soleira da porta, se esperares que ele desça a escada à esquerda. Agora, entra na sala. Se saltares por cima da placa, a porta continuará aberta. Mata o segundo gorila quando ele descer da plataforma à direita.
(Se pisaste na placa, e a porta se fechou, sobe a escada da plataforma à direita. Usa a alavanca para abrir a porta.)
Accione a alavanca, no centro do andar de baixo, para abrir a porta que fica no alto da extremidade mais distante do salão anterior. Isto também faz com que outrogorila apareça, saindo do nada, no patamar acima e à esquerda. Mata-o quando ele descer as escadas.
Agora sai com cuidado, e vai para a sala dos blocos. Saca as pistolas e prepara-te para atirares em Pierre DuPont, que está escondido entre os blocos. É importante usar apenas as pistolas para poupar munições e evitar que te magoes muito, já que Pierre não pode ser morto por enquanto. Podes usar a porta como cobertura, mostrando-te com a frequência necessária para atrair a atenção dele. Se correres atrás dele a atirar poderás perder um pouco mais de saúde, porém ele irá desaparecer com maior rapidez. Ele surgirá novamente de vez em quando, e mais tarde, no final do Nível 9 (Tumba de Tihocan) finalmente serás capaz de eliminá-lo.

Quers um conselho? Ignora Pierre, e segue em frente. Atira quando ele atacar violentamente Lara. Mais cedo ou mais tarde, ele vai acabar por fugir.

Quando ele se for, vai para o bloco móvel e sobe em cima dele. (Primeiro certifica-te de tê-lo empurrado ao máximo em direcção à sala dos gorilas e chaves.) Salta para te segurares no bloco de pedra próximo. (Os comandos deste salto podem ser um pouco difíceis, caso não tenhas prática. Certifica-te de que Lara caminha até à borda e depois pressiona Acção + Saltar + Seta para a Frente em rápida sucessão, segurando a tecla Acção para que Lara se pendure no bloco.) Sobe.
Vira para a esquerda, caminha até à borda, dá um salto simples para trás (Seta para Trás), e salta com corrida antes para te pendurares no próximo pilar. Sobe. Caminha para o canto esquerdo fronteiro, e vira Lara de frente para a plataforma à esquerda, onde existe uma porta. Dá um salto simples para trás, e salta com corrida antes para a plataforma. Entra na sala.
Dentro existem diversos blocos inclinados, com uma abertura acima. Terás que executar uma combinação difícil de saltos para chegares lá. Eis o roteiro: Quando se entra na sala, há um bloco inclinado em direcção ao chão, à esquerda. Posiciona Lara na soleira, de frente para esse primeiro bloco inclinado, com o pé esquerdo na linha de triângulos pequenos que percorre a soleira. Caminha para a frente, aproximando-te ao máximo possível do bloco inclinado. Salta para trás (Seta para Trás) e depois pressiona e segura Acção. Pressiona Saltar + Seta para a Frente, depois solta Seta para a Frente e continua a pressionar Acção e Saltar. Lara irá saltar para a frente, caindo no primeiro bloco inclinado, saltar para o bloco inclinado de trás, virar-se para a rampa e saltar para se pendurar na laje de cima. Solta Saltar e pressiona Seta para a Frente, a fim de subires para o nível intermediário da sala.
Aqui vais encontrar mais 2 blocos inclinados - um mais baixo à esquerda, um mais alto à direita. Posiciona Lara de frente para o meio do bloco mais baixo, e encostada no bloco mais alto. Segura a tecla Acção e pressiona Saltar + Seta para a Frente. Solta Seta para a Frente, continua a pressiona Saltar e Acção, e Lara irá saltar para o bloco inclinado, saltar para o bloco mais alto que está atrás, e depois saltar para a frente e segurares-te na laje acima. Sobe para o nível superior.
Este é o SEGREDO #1, que inclui um kit grande de medicamentos e cartuchos de espingarda. Evita as lajes rachadas do canto. Para desceres, cai com segurança da laje para a qual subiste.
Sai da sala e dá um salto com corrida antes para voltares ao pilar quadrado mais próximo, à direita. Dali, vira para a direita e dá um salto simples para voltares ao próximo pilar mais baixo. Vira-te para a esquerda e caminha até à borda deste pilar. (O bloco móvel deverá estar atrás de ti agora.) Salta para te pendurares no pilar mais alto em frente. Sobe e apanha o kit grande de medicamentos. Agora salta com corrida antes para a plataforma marrom-dourada em frente.
Segue para a esquerda, saltando de laje em laje e acompanhando o perímetro da sala, até chegares a uma porta que abriste quando moveste o bloco na trincheira e accionaste a alavanca da sala dos gorilas. Passa pela porta, e segue até encontrares uma rampa comprida.
Há uma sala secreta, em frente à parte debaixo da rampa, que é bastante difícil de atingir. Há duas maneiras de o fazer. Não considero nenhuma delas muito mais fácil do que a outra. Se estiveres a jogar no PC, salva o jogo aqui. Depois (1) Desliza rampa abaixo de frente. Um pouco antes de chegar ao final pressiona Saltar, a fim de que Lara salte para cima e aterre na rampa mais curta de baixo. Desliza, e, logo antes do final, pressiona Saltar e Acção, para que Lara salte para fora da rampa curta e se pendure na soleira da porta da sala em frente. Sobe. Ou (2) desliza de costas rampa abaixo. Mantêm Acção pressionada, para que Lara se pendure na extremidade da rampa. Solta a tecla Acção, para caíres na rampa menor de baixo. Depois dá um salto para a frente, e Lara irá saltar para trás, e cair dentro da sala secreta.

Se utilizares a alternativa (1), orienta-te por umas listras verticais que existem na parede esquerda da rampa. Quando chegares à última listra, salta para a frente. Desliza um pouco rampa curta abaixo, e salta para te pendurares na entrada da sala secreta.

Apanha o kit pequeno de medicamentos e os cartuchos de espingarda, que constituem o SEGREDO #2. Vai para a pequena reentrância em frente, e desce com segurança para a sala de baixo. NÃO USES AINDA AQUELA ALAVANCA. Em vez disso vai para a abertura acima da água, e mata o crocodilo que está em baixo. Salta na água, dá meia volta, e nada para uma pequena abertura no teto. Sobe e apanha algunscartuchos de espingarda. Este é o SEGREDO #3. Volta pela água para a sala da alavanca. Acciona-a para escoar a água, e desce.
(Se decidires que apanhar o segredo #2 não vale esse trabalho todo, desliza pelas rampas para dentro da água e depois nada para a pequena abertura quadrada. Apanha o segredo #3 e mata o crocodilo através da abertura pequena, ou então nada para a sala maior onde há a chave. Mata o crocodilo de lá, ou usa a chave para escoar a água, desce, e mata o crocodilo em terra firme.)
Dirige-te para o final da passagem agora seca, e sobe os degraus à direita. Vais sair no alto de uma sala de 6 andares, com muitas lajes e diversos patamares. Esta secção do nível dedica-se na sua totalidade a encontrar quatro alavancas que abrem quatro portas diferentes - baptizadas com os nomes de Thor, Atlas, Netuno e Dâmocles. (Se não estiveres familiarizado com certas mitologias, pode ser que queiras pesquisar um pouco.) Por trás de cada porta há uma armadilha ou ameaça, juntamente com uma das quatro chaves necessárias para abrir a porta de saída.
Caso te percas, ou te esqueças de accionar uma alavanca, podes sempre caminhar para baixo e para cima entre os diferentes níveis. O esquema da área é o seguinte: as alavancas estão todas na estrutura central, e as portas, em torno do perímetro. Sexto nível (do alto) = porta de Netuno. Quinto nível = alavancas da sala de Thor. Quarto nível = alavanca da sala de Dâmocles e porta de Atlas. Terceiro nível = porta de Thor. Segundo nível = alavanca da sala de Netuno e porta de Dâmocles. Primeiro nível (térreo) = alavanca da sala de Atlas e porta de saída.
Dá um salto com corrida antes para a estrutura central, onde te irás deparar com 3 morcegos. Mata-os e segue para a abertura do centro da plataforma. Olha para baixo, e procura o lugar mais apropriado para descer para o quinto nível. Desce, encontra e accione a ALAVANCA DA SALA DE THOR. Salta por cima da pequena abertura quadrada e mata mais 2 morcegos [se quiseres. Depois volta para perto da chave, e resolve se queres apanhar um segredo difícil ou não. Se não quiseres, esquece os saltos e acções radicais, mas desce de qualquer modo, com calma, para o nível térreo da sala e accione a chave de Atlas.]
Numa laje do outro lado do vão há uma placa cinzenta. (Ela fica à direita de quem está de frente para a chave de Thor.) A placa abre uma porta secreta no nível térreo, a qual está programada para se fechar depois de um breve intervalo. (Antes de te dirigires para lá, certifica-te de que Lara esteja em plenas condições de saúde e salva o jogo, se puderes.)
Caminha até à borda em frente à placa. Salta para trás e dá um salto com corrida antes, a fim de aterrares do lado direito da placa. Vira para a esquerda e dá dois saltos para trás, segurando Acção para te pendurares na borda ao cair. Solta-te e cai na laje de baixo. Dá um salto para trás, depois salta com Alt + Seta para Trás para o próximo nível inferior. Saca as pistolas e mata os 2 morcegos que atacam, mas continua a correr (ou a correr e a saltar, para percorrer maior distância) directamente para a frente, ao longo da laje comprida. Não pares de correr enquanto cais e aterras no nível de baixo, e passa através da porta temporariamente aberta, em frente. Lá dentro há o SEGREDO #4, um kit grande de medicamentos e pentes de magnum(NOTA: Pode deixar de matar os morcegos enquanto desces, porém eles vão-te acompanhar para dentro da sala.)
Sai da sala secreta e dá a volta à estrutura central do nível térreo, para encontrares a ALAVANCA DA SALA DE ATLAS. Accione-a. Sobe os degraus até o final. Salta para cima a fim de te segurares à laje, e subir. Caminha até o final desta laje. Na laje em frente e à direita, deverás ver alguns pentes de magnum. Prepara as armas, salta para lá, mata o morcego, e apanha os pentes.
Dá meia volta, salta mais uma vez para a laje à direita, e depois salta com corrida antes e segura-te à borda da estrutura central. Sobe e vai para a esquerda, a fim de encontrares e accionar a ALAVANCA DA SALA DE NETUNO.
Salta da estrutura central para o alto dos degraus à direita da PORTA DE DÂMOCLES(que ainda está fechada). Na laje acima da porta há um kit grande de medicamentos. Apanha-o agora, já que mais tarde, ou quando voltares, Pierre estará provavelmente a rondar por aí. Depois volta para o alto dos degraus e vira-te de frente para a estrutura central. Caminha até à extremidade e salta para te pendurares na borda. Sobe. Vai para o lado direito da plataforma e dá um salto com corrida antes para a laje em frente. Rola, enquanto sacas as armas, e mata 2 morcegos.


Executa esta parte só se quiseres matar mais 2 morcegos, já que na laje não há nada.

Salta de volta para a estrutura central e segue em frente e à direita. Salte da borda para te segurares à laje oposta. Sobe, vira para a direita, e sobe na próxima laje. Mata mais 2 morcegos. Vira-te e salta novamente para a estrutura central.
Passa para o outro lado do bloco em frente, e vais encontrar a ALAVANCA DA SALA DE DÂMOCLES. Se um morcego tentar desfazer o penteado de Lara mata-o, e depois acciona a chave. Vira-te para a esquerda. Do outro lado do vão podes ver um kit pequeno de medicamentos numa laje. Salta para apanhá-lo, e depois salta novamente para perto da chave.
Sobe mais uma vez no bloco. Salta para cima, a fim de te segurares à borda da abertura da estrutura central e subires para o próximo nível (o quinto). De lá dá um salto com corrida antes para o início da escada em forma de L, abaixo e à esquerda da porta que usaste para entrar nesta área. (É aquela iluminada, lá em cima.) Mataoutro morcego quando aterrares, depois vai para o alto da escada.
No final do caminho verás a PORTA DE NETUNO. Dirige-te para ela e entra. (Salva o jogo, se puderes.) Salta na piscina e nada para baixo, já que a forte corrente carrega Lara nessa direcção. Há um portão em frente, mas não vá para lá ainda. Em vez disso procura uma abertura no alto da parede esquerda. Nesta reentrância há umaalavanca. Puxa-a para abrir o portão e deteres a corrente. Se tiveres bastante ar, vira-te e nada para baixo e para a esquerda. Apanha a CHAVE DE NETUNO, vira-te, e nada para a frente e depois para cima, em direcção a superfície da piscina. Se estiveres com pouco ar depois de accionares a alavanca, vira-te e nada para baixo e para a direita, depois sobe para a piscina a fim de respirares. Então mergulha novamente, nada em frente para apanhares a chave, e depois volta para o alto.
Sai da sala de Netuno, salta novamente para a estrutura central, e desce dois níveis. Agora que começaste a apanhar as chaves o seu pistoleiro favorito, Pierre, vai começar a atirar em Lara enquanto ela se dirige de porta para porta. Tenta manter-te sob cobertura ao máximo que puderes, e, se retribuir os tiros, lembra-te de usar só as pistolas para não desperdiçares munição. Também há 2 leões a passear lá em baixo com ele, portanto evita o piso térreo até os teres morto.
Aproxima-te da PORTA DE ATLAS de armas em punho. Mata o gorila que está lá dentro. Pisa na placa a fim de abrires o portão, depois entra a correr. Apanha o kit pequeno de medicamentos no buraco à esquerda. Sai do buraco e sob a rampa DEVAGAR. Uma pedra vai começar a rolar na sua direcção. Salta para trás, caindo dentro do buraco onde apanhaste o kit, e corre para a aresta fronteira. A pedra irá rolar por cima de ti, caindo dentro do buraco. Sai de lá, sobe a rampa, e depois sobe a laje à esquerda. Sobe para a próxima laje e apanha a CHAVE DE ATLAS. Desce e sai da sala.

Para fugires à pedra rolante, podes também rolar (End) quando a pedra desabar, correr para o buraco, cair dentro dele e agarrar-se à parede fronteira. A pedra vai parar antes de atingir Lara. Quando ela parar, salta com Alt + Seta para Trás a fim de ultrapassar a pedra, e continua.

Segue para a estrutura central. Vai para a esquerda e desça para o nível de baixo. Entra na PORTA DE THOR. Prossegue lentamente degraus abaixo, até que o globo do teto comece a disparar raios. Observa que os raios só atingem os quadrados mais escuros do chão. Para passar por eles sem qualquer dano caminha para a direita, agarrando-te na parede. Depois vira para a esquerda e fica de frente para a laje escura que fica mais à direita de todas. Caminha em direcção a ela e então mergulha e rola (Caminhar + Saltar + Seta para a Frente) por cima do quadrado escuro e corre para a próxima sala.

Ou então simplesmente espera que os raios se retirem desta laje, e passa a CORRER por ela.

Agora vem a fase dois. Acima há um martelo enorme. No chão há uma placa. Para na placa até ouvires um estalido, e depois salta para trás.

Há um meio mais fácil de fazer isso: simplesmente caminha (com Shift) por cima da placa, numa direcção perpendicular à do martelo. A armadilha será accionada, mas Lara irá sair da placa antes que o martelo a atinja.

O martelo irá bater no chão, fazendo cair um par de grandes blocos móveis de pedra. Vai para o bloco próximo ao martelo e empurra-o para a laje, de maneira a poderes subir. Segue pela laje até o próximo bloco móvel. Puxa-o três vezes, depois sobe no alto dele. Dali dá um salto para te segurares ao pilar alto. Sobe e apanha o kit pequeno de medicamentos. Vira para a esquerda e dá um salto, com corrida antes, para te segurares à laje em frente. Sobe, entra no cómodo, e apanha a CHAVE DE THOR. Volta para a laje, salta novamente para o pilar, deixa-te cair na laje mais baixa, e depois no chão. Repete o ato de mergulhar e rolar para passar pelaarmadilha de raios, e sai da sala.
Volta pela calçada para a estrutura central, e desce para o nível inferior. Salta para os degraus próximos à PORTA DE DÂMOCLES e entra rapidamente, para não te tornares um alvo fácil para Monsieur DuPont.
As espadas que pendem do teto da sala de Dâmocles ainda não são uma ameaça. Atravessa a sala externa, entra na câmara de trás, e apanha a CHAVE DE DÂMOCLES. Sobe na plataforma acima e apanha cartuchos de espingarda e um kit pequeno de medicamentos. Agora desce, e caminha DEVAGAR e com muito cuidado através da sala das espadas. Até certo ponto poderás usar a sombra das espadas, no chão, para saberes onde elas irão cair. Entretanto isto não é uma certeza, devido à iluminação. Dá um passo de cada vez, e procura ouvir o ruído revelador das espadas ao caírem, caminha perto das paredes e pilares, e conseguirás.
Quando saíres da sala, Pierre estará pronto para agir. Atira nele com as pistolas, cobrindo-te o melhor que puderes, até que ele desapareça. Depois mata os 2 leões de cima, antes de desceres para o piso térreo. Usa as suas 4 chaves nas fechaduras da parede, e sai do nível.



Enviar um comentário

 
Top