0
Parte II: Europa

 NÍVEL 7: PALÁCIO DE MIDAS (PALACE OF MIDAS) 

Inimigos: 43
Itens: 23*, incluindo 3 barras de chumbo
Segredos: 3


(*NOTA: Um desses objectos só pode ser apanhado com uma escalada. Vê observação com um asterisco.)
Objectivos: Usar as cinco chaves em combinações diferentes para abrir quatro portas, uma de cada vez. Três das portas conduzem a áreas onde poderás encontrar barras de chumbo. As três barras de chumbo deverão então ser transformadas em ouro, através de um processo mágico que terás que descobrir. A quarta porta que irás abrir, usando as cinco chaves, leva à saída. Usa as três barras de ouro para abrir a porta final.
Roteiro: Nada, sobe à superfície numa linda piscina decorada com golfinhos, e sai da água. Saca as armas e dirige-te para a passagem do canto esquerdo. (Podes seguir em frente, mas vais encontrar um certo número de gorilas. Se em vez disso fores para a esquerda poderás matá-los de cima, mais tarde.) Um crocodilo está à espera no saguão. Mata-o e continua até à base de uma escada. Antes de a subir, lê o próximo parágrafo para saber se te interessa gastar saúde e um monte de munição a fim de apanhares um kit pequeno de medicamentos e 2 conjuntos de pentes de magnum. Se a resposta for afirmativa, segue pela passagem à direita da escada. Caso seja negativa, sobe os degraus e salta o parágrafo abaixo.
Se tiveres vindo para esta área, chegaste a uma espécie de salão alto, rochoso e cheio de bichos. Avança lentamente para a esquerda, de armas em punho. Deixa algum terreno livre para recuares enquanto atiras nos 2 leões que saem de um dos compartimentos. Quando eles estiverem mortos, dirige-te para a alcova escura dos fundos, à esquerda. Mata 4 morcegos lá, e apanha um kit pequeno de medicamentos. (Estás a ouvir o som da água? Esta estrutura é na verdade um aqueduto. Chegarás ao alto dele mais tarde, partindo de cima.) Vira-te e volta em direcção ao saguão por onde entraste. Passa por ele e continua até à extremidade. Há aí uma viela estreita com um gorila e 2 conjuntos de pentes de magnum. Depois de os apanhares, volta pela passagem para a base da escada.
Sobe a escada, vira à esquerda, e segue para o salão. Mais três gorilas exigem a tua atenção aí. Provavelmente poderás atirar neles da soleira, avançando para os atrair e depois recua. Quando todos os macacos estiverem mortos, entra no salão.
Salão com 5 alvancas: Aqui podes ver um certo número de pilares altos, uma plataforma elevada com 5 alavancas, e diversas portas. Observe as inscrições no alto das portas. Cada uma delas tem uma série de cinco letras gregas - uma combinação diferente de ómegas (W ), parecidas com ferraduras, e épsilones (U ), que se parecem com Y’s maiúsculos, para cada porta. (NOTA: Se esses símbolos se parecerem com "W" e "U" neste documento, tente convertê-los para a fonte Symbol.)Cinco símbolos, cinco chaves. Ómega indica "para cima", Épsilon indica "para baixo". 

Numa das portas a primeira letra está rasurada, para complicar mais um pouco o jogo... 

Agora, vamos chegar àquelas chaves. Vai para a extremidade direita do salão, partindo da entrada. Ali vais encontrar o pilar mais baixo, que pode ser escalado. Dá um salto com corrida antes para o próximo pilar, depois um salto para te pendurares na laje acima da porta à esquerda. Acompanha a laje até à extremidade, e dá um salto com corrida antes para te pendurares na laje em frente. Sobe e apanha pentes de magnum e um kit pequeno de medicamentos. Desce com segurança para o chão.
Volta para o pilar mais baixo, sobe, salta com corrida antes para o segundo pilar, e depois dá outro salto com corrida antes para o terceiro. Daqui dá um salto com corrida antes para te pendurares no próximo pilar. Sobe e dá saltos com corrida antes até chegares ao último pilar.
Agora a plataforma das chaves deverá estar logo à tua direita. Antes de saltares para ela, olha para o alto da estrutura branca de pedra em frente. (*) Estás a ver aquelekit grande de medicamentos lá no alto? Bem, não poderás apanhá-lo sem escalar.
Eis como agir: Salta para a laje de pedra branca. Vira-te e caminha até à extremidade. Dá um passo para o lado de maneira que o ombro esquerdo de Lara fica encostado ao bloco branco, e os pés dela fiquem na borda. Depois vira uns 45 graus em direcção à plataforma das chaves. Salta para cima e para baixo no mesmo lugar, repetidas vezes, e Lara vai-se deslocar para a frente. Num certo ponto crítico ela irá subitamente saltar para o alto do bloco de cima. Porquê? Porque enquanto Lara escorrega para a frente, o programa interpreta a posição dela como DENTRO do bloco. Ele sabe que isto não pode ser verdade, portanto "corrige" o erro colocando-a no alto do bloco. Este é um bug do jogo, mas aparentemente os programadores pretenderam que ele fosse explorado, ou não teriam colocado objectos de valor lá em cima.
Desce de onde está, salta para o pilar, e deste para a plataforma das chaves. Podes explorar as áreas que existem atrás das portas na ordem que quiseres. Sugiro que tentes primeiro a área mais difícil. Então, se a princípio não tiveres êxito, sempre poderás seguir para as outras salas e tentar esta novamente depois.
Acciona a alavanca que fica mais à esquerda e obterás, da esquerda para a direita: Para Baixo, Para Cima, Para Cima, Para Cima, Para Cima (U W W W W ). A porta de baixo mais próxima ao pilar menor abre-se. Desce a escada do meio da plataforma, e usa a alavanca para abrir o portão. Agora não precisarás saltar através dos pilares da próxima vez.
Sala das tochas (primeira barra de chumbo): Entra pela porta que acabasse de abrir. Agora estás diante de uma piscina que tem cinco pilares com tochas no alto. Pisar no chão em frente à primeira tocha desliga as labaredas. Depois disso terás uns 10 segundos para chegar ao outro lado. Eis como o fazer:
Primeiro desce os degraus à direita, e mata os 3 ratos que nadam na piscina. Assim, se caíres la dentro - e provavelmente cairás, pelo menos umas duas vezes - eles não irão começar a roer Lara, enquanto ela nada de volta para os degraus. Posiciona os pés de Lara em cima da linha vermelha diante do primeiro pilar, directamente de frente para o meio do próximo pilar. O cronómetro só irá começar a girar quando ultrapassares a linha, portanto posiciona-te com calma. Agora pressiona Seta para a Frente, depois Saltar (Alt), e segura ambas as teclas para dar uma série uniforme de saltos, com corrida antes, de pilar para pilar. Usa as setas Esquerda e Direita para fazeres com que Lara se vire no ar, de modo que ela aterre em cada pilar voltada para a direcção da próxima corrida. No quarto pilar, fica a pressiona Seta para a Frente e Saltar até à largada e depois pressiona Acção (Ctrl) no ar, a fim de te pendurares à borda do último pilar. Sobe e corre por cima da boca-de-fogo o mais rapidamente possível. 

Ou então tenta o seguinte: não te preocupes com as tochas, vê apenas se há kits de medicamentos suficientes. Salva o jogo. Depois salta para o primeiro pilar, calculando o salto de maneira a te pendurares na borda dele. Desliza para o canto mais próximo ao pilar seguinte. Sobe, e, mantendo-te sempre na borda do pilar, aproxima-te da extremidade, salta e dependura-te no próximo. A esta altura as tochas deverão se acender, de maneira que deves ficar de olho na barra que indica a saúde de Lara. Repete o procedimento até chegares à penúltima tocha, e então salta com corrida antes para te pendurares no pilar onde está a última. Assim Lara não irá pegar fogo e chegará ao outro lado... apesar de teres tido que usar uns três ou quatro kits pequenos de medicamentos no processo, por Lara ter ficado chamuscada. 

Se Lara estiver pendurada no último pilar, e as chamas acenderem-se quando ela estiver prestes a subir, tenta este truque: Desloca-te para um dos cantos antes de subires, corre através da borda do pilar, e, se Lara pegar fogo, salva imediatamente o jogo. Carrega novamente o jogo e Lara estará m pouco queimada, mas não estará mais em chamas. (CERTIFICA-TE DE SALVARES O JOGO NOUTRO OUTRO SLOT para o caso de isto não funcionar para ti, mas funcionou para mim e para outros que jogam a versão para PC.)
(NOTA: Se absolutamente não conseguires êxito nesta sequência, por qualquer motivo, carrega um jogo já salvo, com Lara do outro lado das bocas-de-fogo, no site http://tombraiders.net/stella/zip/firepillar.zip.)
Apanha a barra de chumbo - a primeira das três que terás que descobrir para terminar o nível. Salta na água, nada de volta aos degraus, e sai da sala. Outro gorilavai aparecer no salão principal. Mata-o e sobe na plataforma.
Sala dos espinhos (segunda barra de chumbo): Agora ajusta as 5 alancas de acordo com a inscrição acima da porta à direita da entrada: WWUWU - da esquerda para a direita, Para Cima, Para Cima, Para Baixo, Para Cima, Para Baixo. Desce e entra na sala, a caminhar com cuidado através dos espinhosos. Passa pela abertura à direita e localiza o bloco móvel atrás da rampa. Puxa-o duas vezes e depois vai para trás dele e acciona a alavanca, a fim de levantar os pilares cinzentos da sala dos espetos.
Sobe na rampa e vai até o alto. Salta para o pilar mais próximo. Salta de pilar em pilar no sentido anti-horário, dando a volta à sala. (São todos saltos com corrida antes; se verificares que o teto é mais baixo em certos pontos, usa Ctrl para baixares o arco de salto de Lara.) No pilar final, estarás de frente para a entrada de uma sala. Caminha até à borda do pilar, dá um salto simples para a entrada, e depois volta imediatamente para o pilar com um salto para trás. Mata o gorila de um lugar seguro e torna a saltar para dentro da sala, a fim de apanhar a segunda BARRA DE CHUMBO. Salta novamente para o pilar, depois dá um salto por cima dos espinhos, para um ponto livre do chão. Volta para a plataforma das alavancas.
Sala arenosa/longa volta para chegar ao templo (terceira barra de chumbo):Ajusta as 5 Alavancas de acordo com a inscrição no alto da porta à esquerda da entrada: WWUUW - da esquerda para a direita, Para Cima, Para Cima, Para Baixo, Para Baixo, Para Cima. Passa pela porta, contorna o pilar do centro da sala, e passa pela porta dos fundos. Vira à direita e desce a escada. Encontra o bloco móvel e puxa-o uma vez, para fazer com que o teto desabe na sala acima. Sobe de novo a escada e depois segue em frente, subindo o segundo lance de degraus até chegares a uma abertura acima da sala agora cheia de entulho.
Salta da soleira para o local plano abaixo e à direita. [Para aterrares no lugar certo, vira Lara para a direita, olha para baixo procurando uma laje branca e plana grudada na parede e um pouco no alto, e salta na diagonal, partindo da quina da porta.] Daqui dá um salto com corrida antes para te pendurares no pilar quebrado central. Sobe e depois dá outro salto com corrida antes para o local plano e ligeiramente elevado, à direita. Dá um salto simples para a parte plana, à esquerda, que fica à direita da porta, e depois outro salto simples, na diagonal e com Ctrl pressionada, para entrar.
Sobe pelos rochedos à direita até saíres numa porta em frente a um aqueduto cheio de água. Mata 2 morcegos e 2 gorilas da soleira. Provavelmente também poderás matar da laje outro gorila que está a correr na área de baixo. Salta com corrida antes para a calçada em volta do aqueduto. (Quando olhares para baixo perceberás, se não tiveres subido imediatamente a escada no início do nível, que agora está acima da área onde antes mataste - ou não - uma porção de animais.)
Também há 2 crocodilos na água, num canal que fica à direita. Pode ser que precises dar um mergulho para os atrair. Quando os crocodilos estiverem fora do caminho, nada através do túnel submerso da extremidade do aqueduto, e sobe à superfície numa caverna pequena. Sai da água na calçada à direita, vira para a esquerda e sobe no rochedo. Segue em frente (com a lagoa à tua esquerda) até que Lara não possa mais seguir adiante. Então dá um salto simples por cima do bloco inclinado, e continua a pressionar Alt até que Lara aterre numa laje plana. Vira para a esquerda e caminha/desliza para baixo, em direcção aos pentes de magnum e ao kit pequeno de medicamentos que são o SEGREDO #2.
Volta para a extremidade Norte do aqueduto, por onde entraste nesta área. Desce com segurança, no canto esquerdo, para dentro do buraco que tem um kit pequeno de medicamentos, cartuchos de espingarda, e pentes de Uzi. Este é o SEGREDO #3. Se ainda não mataste o gorila de cima, faz isso agora saltando para cima e para baixo até conseguir mirá-lo com a pistola, e depois continuando a saltar e atirar até que ele esteja morto. Aí salta para fora do buraco.
Dobra a esquina, passa pelas duas aberturas da direita, e apanha outro kit pequeno de medicamentos num dos compartimentos escuros adiante. Volta para as aberturas e dá um salto na diagonal, partindo da abertura esquerda, para a calçada em ângulo recto. Volta imediatamente para a mesma abertura com um salto para trás, e poderás matar um gorila de um lugar seguro. Salta novamente para a calçada, segue em frente, e prepara-te para matar mais um gorila pouco antes de chegares ao compartimento da esquerda mais distante. Depois de o matares, caminha até à borda da calçada e fica de frente para uma fenda, na parede do outro lado do vão, onde há um kit grande de medicamentos. Dá um salto com corrida antes para te segurares à parte plana da fenda, sobe, e apanha o kit. Depois pendura-te na borda da laje e desloca-te para a esquerda, até chegares à extremidade. Solta-te sobre o bloco plano e rola (End), sacando as armas, para matar 2 morcegos.
Dá um salto com corrida antes por cima do vão, em direcção ao saguão escuro com a extremidade mais distante iluminada. Segue a passagem tortuosa, subindo uma série de rampas e depois escalando blocos, até saíres numa caverna com uma série delajes rachadas no chão. Corre por cima das lajes para o nicho onde está um kit grande de medicamentos. Depois salta em diagonal para a direita, a fim de aterrares no chão sólido adiante. Se caíres chão abaixo irá pousar na piscina do final do aqueduto, e terá que percorrer novamente todo o caminho de subida para voltar para cá.
Desliza pela rampa em frente, cai na área de baixo, e desce pelos rochedos até saíres numa laje acima da piscina situada na entrada do nível. Acompanha a laje em volta da piscina, matando o leão que está no seu caminho. Entra na caverna do final da laje. Continua até uma abertura do lado esquerdo por onde poderás subir, e depois saia em cima de uma laje.
Tem cuidado para não caíres, senão terás que recarregar o jogo ou percorrer um longo caminho para voltar a este ponto, partindo da sala das alavancas. Mata de cima os 2 gorilas. Vira para a direita e salta com corrida antes para a próxima laje. Entra numa caverna onde há uma piscina. Nada rapidamente para a frente, desviando-te docrocodilo, até poderes subir à superfície e matá-lo (ou ignorá-lo). 

Com um pouco de paciência, é possível matar este crocodilo antes de entrar na água. 

Vai para os fundos da caverna, e escala os rochedos até encontrares uma abertura. Mata 2 morcegos, depois salta para o telhado do templo em frente. Atravessa o telhado e apanha a terceira BARRA DE CHUMBO.
Agora poderás matar 2 leões e 2 gorilas do telhado, antes de descer para o chão. Se não quiseres esperar que os gorilas apareçam, poderás pendurar-te no telhado para os atrair para perto, ou então deixar-te cair e depois saltares para cima dos rochedos ao lado do templo, a fim de matá-los de um lugar seguro. Quando a costa estiver livre desce, apanha o kit grande de medicamentos na entrada do templo, e passa por uma porta que se abre automaticamente. Acompanha a passagem até encontrares uma alavanca, e usa-a para abrir o portão de um jardim que fica perto da piscina da entrada.
Sai da passagem e continua para a próxima sala. Salta em cima de um dos blocos para matares os 3 gorilas que estão a correr por aqui. Continua através da porta em frente, vira para a direita na piscina por onde entraste no nível, e desce para o portão que acabaste de abrir.
Jardim/Midas: Mais dois gorilas estão à espreita no jardim. Mata-os e depois fica de frente para o portão de entrada, entra no canteiro da direita, e procura umaalavanca meio invisível que está na parede direita, por trás de um arbusto. Usa-a para abrir um portão que fica adiante, do lado esquerdo de quem entra no jardim. Entra lentamente. Quando dobrar a esquina um par de lâminas começará a agir. Faz com que Lara caminhe até uma distância de um braço das lâminas, mais ou menos. Ouve o som que elas fazem. Há dois "clangs" quando as lâminas se fecham juntas, depois elas começam a separar-se. Dá um salto para a frente, passando pelas lâminas, justamente quando ouvires o segundo "clang". Do outro lado há o SEGREDO #3. Apanha os objectos em volta - pentes de magnum, cartuchos de espingarda, e um kit pequeno de medicamentos. Sai pelas lâminas da mesma maneira anterior.
Atravessa o jardim e vai para o canto dos fundos. Sobe na laje baixa, vira-te, e caminha até à extremidade. Depois salta para segura-te à beira do telhado. Sobe, apanha o kit grande de medicamentos, e entra numa passagem nos fundos do telhado. Aí irás encontrar a estátua do Rei Midas, agora em pedaços. Se quiseres,salva o jogo primeiro. Depois, só por diversão, salta para cima da mão de Midas. Volta a carregar o jogo, e desta vez usa a mão mágica para transformar aquelas barras de chumbo que coleccionaste em barras de ouro. (Fica de frente para a parte lateral da palma de Midas, e "usa" as barras de chumbo como usarias uma chave.)
Apanha as suas barras de ouro e volta para a sala das chaves atravessando o jardim, seguindo à esquerda, chegando à piscina, e subindo mais uma vez a escada. Ajusta as chaves de acordo com a inscrição no alto da última porta: UWWWU - da esquerda para a direita, Para Baixo, Para Cima, Para Cima, Para Cima, Para Baixo. Vai para a porta em questão, que fica abaixo do lado direito do balcão. Entra de armas em punho e mata o leão que ataca.

Sobe até o alto das escadas e entra no balcão, a fim de apanhares uns cartuchos de espingarda. Depois desce até à metade das escadas, onde há uma porta. Entra, instala as barras de ouro nos nichos dos compartimentos, e passa pela porta aberta para saíres do nível.

Enviar um comentário

 
Top