Lara Croft - a evolução

by - sexta-feira, dezembro 10, 2010

GameInformer Apresenta:
Lara Croft - A evolução

07 de Dezembro 2010 – por Megan Marie
Traduzido por Joana – Lara´s Backpack

Quer gostes ou não gostes dela, no final dos anos 90, não podias ignorar Lara Croft. A rechonchuda beleza salta para um estrelado cibernético entre um mar de protagonistas masculinos. È difícil de negar que fenómeno do sucesso de Lara Croft estava ligado a sua apresentação física – a sua natureza é de ambos poder e fantasias sexuais. Não havia maneira de ignorar a sua cintura e curvas impossíveis, os lábios cheios e pernas longas, ou a excessiva flexibilidade e graça sem esforço. Alguns abraçaram a inspiração de Lara Croft por estas mesas razões. Outros evitaram-na como uma objectivação chauvinista.

Através de oito interacções de consolas, o rosto de Lara tem continuado a evoluir – constantemente passando a linha entre fantasia e realidade, idealismo e credibilidade. Com o reboot de Tomb Raider pela Crysal Dynamis, o estúdio tentou reconstruir uma toda Lara de novo. Olhamos agora para a artwork oficial dos últimos 15 anos e detalhamos a metamorfose da senhora Lara.

Tomb Raider
Ano: 1996
Desenvolvedor: Core Design
Editor: Eidos Interactive
Plataformas: PlayStation, Sega Saturn, PC, Mac

O look de Lara foi determinado com o lançamento de Tomb Raider em 1996. A sua face distincta era dominada por grandes olhos castanhos, espessas, angulares sobrancelhas, e lábios rechonchudos. O cabelo de Lara tornou-se no pilar da sua identidade durante todos estes anos – com franja moldando a sua face – mas o seu look não estava tutalmente completo com o primeiro lançamento de consola. Emboa a sua trança estava presente nos renders oficiais, estava implícita no jogo em si. A modelo do jogo tinha o seu cabelo cortado da altura do pescoço, já que a trança se tornou algo difícil de concretizar.

As estatísticas exageradas de Lara – mundialmente aceites como 34D/61cm/89cm com 1.75 metros de altura) – criaram uma silhueta memorável. Com longas pernas, a recatada cintura de Lara suportava um busto de tamanho anormal. O conjunto Croft chamou a atenção para as suas curvas. Um collant de algodão/Lycra colam-se a Lara como uma segunda pele, com tenção contra o seu corpo. Complementado com calções castanhos que deixava pouco a imaginar, o pacote completo de Lara proporcionou a Core Design (e jogadores) incentivo de se tornarem criativos com os ângulos da câmara.

Grandes coldres pretos foram acentuados com uma anormal fivela de bronze, que de acordo com The Art of Tomb Raider, foi aumentado para esconder uma junção estranha dos polígonos. Um par de rugosas botas de combates, uma mochila castanha e luvas se dedos completaram o look. Com a adição das pistolas sempre presentes de Lara, nasce um ícone.

Tomb Raider II
Ano: 1997
Desenvolvedor: Core Design
Editor: Eidos Interactive
Plataformas: PlayStation, PC, Mac

Não querendo alterar drasticamente a fórmula que se provou bem sucedida, Lara Croft manteve-se praticamente a mesma em 1997. Poucos ajustes á face de Lara foram feitos – Os seus olhos eram mais vivos e com pestanas mais carregadas – embora elas estivessem sempre escondidas atrás do seus óculos únicos.

Lara parecia também ter um espectro emocional maior. A arte oficial documentou uma predisposição dos dentes, mostrando um sorrido doce, ou um mais atrevido. Croft foi também privilegiada com a sua comprida trança em Tomb Raider 2.

Em Tomb Raider, o vestiário de Lara servia-lhe o suficiente para excursões por todos os climas. No entanto, o vestuário de Lara tornou-se mais diversificado para reflectir diferentes locais. Em adição ao seu fato azul, Lara tem também um casaco para a neve, um apertado fato de mergulho da marca Sola e um revelador roupão azul. Sendo que a maior parte dos fãs de Tomb Raider se lembram daquele encontro particular – O chuveiro e uma caçadeira fazem-nos dificl de esquecer.

Tomb Raider III
Ano: 1998
Desenvolvedore: Core Design
Editora: Eidos Interactive
Plataformas: PlayStation, PC, Mac

A terceira aventura de Lara descobre segredos na Índia, Nevada, Sul Pacifico, e outros. Continuando com as publicações anuais, Croft, uma vez mais, teve pouco tempo para evolução do ponto de vista físico exceptuando gráficos do jogo e render – com mais polígonos continuando a encurvar as suas, uma vez, “curvas” pontiagudas. Em vez de uma revisão no seu visual, a Core optou por continuar a diversificar as suas roupas e equipamento.

Lara mostra a sua barriga pela primeira vez no Pacifico do Sul, mostrando um top branco desportivo, e calções verdes. A sua barriga permaneceu exposta quando ela se infiltrou na Área 51, com calças de camuflagem azul e um top curto de cor cinza. Neste particular look, Lara mostrava um piercing no umbigo. Outras das ruas roupas incluíam um catsuit bem apertado e material apropriado para o Árctico, cada uma das roupas mostrando botas e coldres ligeiramente diferentes.

Com a popularidade de Lara a crescer, a Core tomou riscos ao promover a terceira aventura de Lara – abraçando o seu sex appeal. Imagens provocativas de Lara fumando, com várias fotos da sua clivagem, alguns um tanto reveladores e com roupa de noite atrevida.

Tomb Raider: The Last Revelation
Ano: 1999
Desenvolvedor: Core Design
Editora: Eidos Interactive
Plataformas: PlayStation, Dreamcast, PC, Mac

Mais um ano, mais um título Tomb Raider. Em Tomb Raider: The Last Revelation (A última revelação), Lara Croft desiste das suas viagens pelo mundo por uma única aventura no Egipto. Isto apagou a necessidade de mais do que uma roupa, e Lara passou todo o jogo com a sua roupa clássica (cada vez mais mundana).

Uma visão de uma jovem Lara Croft forneceu um pouco de diversidade, mostrando as suas tranças, calções verdes, um tope branco apropriado para o seu casaco de camuflagem. Apesar de ser uma jovem Lara, não lhe faltavam as curvas.

Early adopters and fans of Tomb Raider usually note The Last Revelation as where their interest in the franchise began to wane, perhaps because yearly releases resulted in a plateau of both visuals and mechanics.

Tomb Raider: Chronicles
Ano: 2000
Desenvolvedor: Core Design
Editora: Eidos Interactive
Plataformas: PlayStation, Dreamcast, PC, Mac

Presumida morta, Lara Croft parecia estar muito bem para um fantasma em Tomb Raider: Chronicles (Crónicas). Contado pelos olhos de amigos, quatro aventuras únicas necessitavam do mesmo número de roupas para Lara. Atravessando pela Roma com a sua roupa tradicional, com a breve participação de um elegante vestido preto abrem o encontro. Uma viagem a Rússia vestiu Lara com um fato de camuflagem cinza – com uma gorro de malha.

A jovem Lara regressa para uma breve aventura, e a Core arriscou numa cena de Lara quase a mudar-se. O destino final de Lara mostra-a a negociar através de uma torre de Alta tecnologia no seucatsuit, desta vez actualizado com equipamento de comunicação e uns óculos escuros.

Cinco anos e cinco consecutivos lançamentos resultaram em poucas alterações na apresentação física de Lara, no entanto insinuações de agressividade foram uma parte chave. Talvez fosse um aviso para o que estava no horizonte.

Tomb Raider: The Angel of Darkness
Ano: 2003
Desenvolvedor Core Design
Editora: Eidos Interactive
Plataformas: PlayStation 2, PC, Mac

Angel of Darkness (O anjo da escuridão) foi um esforço muito ambicioso. Marcando a graduação de Tomb Raider da era das consolas Playstation, a Core usou esta oportunidade para implementar um novo visual.

Deixando para traz lançamentos anuais, a Core demorou três anos a desenvolver e publicar The Angel of Darkess, usando esse tempo para redefinir Lara através de lentes mais sombrias. Avanços técnicos permitiram uma Lara cada vez mis realista, assim como a decisão da Core para se desfazerem das suas curvas exageradas. O novo look de Lara incluindo uma cara um pouco mais alongada, embora os seus grandes olhos e voluptuosos lábios se mantiveram. Para se manter no tema, os olhos de Lara eram mais escuros – decididamente menus luminosos do que os jogos anteriores. A sua trança era também mais curta e solta, como se construída á pressa. O físico de Lara, com proporções mais realistas, era construído com mais de 5000 polígonos, em vez dos 350 utilizados nos jogos originais.

Tendo lugar em locais modernos tais como Paris e Praga, Angel of Darkness mostra uma Lara fugitiva acusada de homicídio e as suas roupas que reflectiam tal facto. A roupa tradicional de Lara tornou-se uma relíquia do passado, desta vez com um tope curto escuro e calções camuflagem verde-escuro para a maior parte da sua aventura. Lara tornou-se também familiar com várias calças, um fato de mergulho e um fato mais civil consistindo calças, um casaco de ganga e óculos escuros. Equipamento actualizado e significamente mais útil, levaram á maior parte da credibilidade da apresentação de Lara, com as suas armas, coldre, botas e mochila redesenhadas.

A nova apresentação de Lara não foi tão bem vinda devido aos controlos que pouco respondiam e jogabilidade mtanto defeituosa . Apesar da óbvia ambição, Angel of Darkness foi narrado de um ponto de vista técnico. Muitas vezes referido como incabado, Angel of Darkness marcou o fim do reinado da Core Design sobre Lara Croft.

Tomb Raider: Legend
Ano: 2006
Dsenvolvedor: Crystal Dynamics
Editora: Eidos Interactive
Plataformas: Xbox 360, Xbox, PlayStation 2, PSP, GameCube, PC

Apesar da atitude empreendedora, Angel of Darkness não marcou uma nova e moderna era para Tomb Raider. Como tal, a desenvolvedora americana Crystal Dynamics herdou a propriedade, criando um novo título para uma série de plataformas incluindo Xbox360. Crystal esperou três anos antes de estrear a nova Lara ao mundo, publicando Legend (Lenda) em 2006.

A direcção de Lara na Crystal, continuaram a tendência de a fazer mais real – itens foram desenhados com um propósito em vez de simples estética. A sua roupa, material e armas foram adaptados para o seu estilo de vida, e nesse senso, eram práticos. Lara perde a sua trança em troca de um rabo-de-cavalo mais simples, e a sua face reconstruída mostraram sinais de maquilhagem, sobrancelhas com forma mais natural e lábios mais suaves – no entanto a Crystal optou por manter a forma de M nos seus lábios.

O corpo de Lara foi também aperfeiçoado. Enquanto mantém proporções mais realistas, a sua silhueta tornou-se a de uma atleta em vez de uma modelo pin-up. A nova roupa de Lara acentuava músculos tonificados mostrando mais pele, ainda prestando homenagem as suas curvas. Os calções e o tope curto foram adicionados a outros extras, tais como um casaco de motoqueira cheio de estilo, roupa de inverno prática e o infame vestido de cocktail.

A Crystal manteve elementos importantes da identidade de Lara Croft, incluindo os coldres, pistolas gémeas e botas de combate – no entanto todas modificadas de modo a fazerem parte do mesmo jogo. Lara tem também novo equipamento, tal como granadas, uma lanterna, binóculos e um gancho magnético. Lara tornava-se bastante utilitarista, sem sacrificar o seu sex appeal.

A nova aparência de Lara não foi um desperdício. A Crystal integrou uma série de roupas desbloqueáveis para Lara experimentar, incluindo um biquíni preto.

Tomb Raider: Underworld
Ano: 2008
Dsenvolvedor: Crystal Dynamics
Editor: Eidos Interactive
Plataformas: Xbox 360, PlayStation 3, PlayStation 2, PC, Nintendo Wii

Desenvolvida para a corrente geração de hardware, Tomb Raider: Underworld (submundo) ofereceu a Crystal Dynamics a oportunidade de puxar uma vez mais a apresentação física de Lara. Após ter encontrado base com Tomb Raider Legend (e Annniversary), nuance tornou.se a chave da mais recente aventura de Lara. Uma vez mais abraçando uma Lara mais poporcional e tonificada – especialmente nos seus braços, abdómen e coxas.

A face de Lara teve uma aparência mais forte, com as maçãs do rosto mais definidas, olhos mais escuros e lábios mais brilhantes.

Mais uma vez, as roupas de Lara foram mais focadas em roupas atléticas – composta de tecido tipo Lycra e rede que permitia a sua pele respirar. Tudo isto um design que não surpreenderia encontrar numa loja. Outras roupas de Underworld consistiam de um atrevido fato de mergulho que fosse talvez menos prático, mas geralmente falando das suas roupas, estas continuaram a mostrar credibilidade, isto é, até encontrares uma lista de outras roupas.

Underworld ofereceu a Crystal a oportunidade de fazer as interacções de Lara com o ambiente ainda mais presentes. Lara permaneceria molhada durante algum tempo após nadar, e ficava suja de poeira ao explorar. Com 32.000 polígonos, Lara estava no seu melhor, mesmo quando suja.

Nos quinze anos desde a sua estreia, Lara Croft transformo-me de uma fusão de fantasia animada a uma aventureira atlética mais real – mesmo se continuasse uma fantasia

O que aguarda o futuro para Lara Croft? A nova cara de Lara deixou o caminho livre para Cystal Dynamics.

Destaques de interesse

3 Comentários

  1. Engraçado que a medida em que a tecnologia foi avançando, Lara Croft foi ficando mais bonita. Antigamente na era CORE, claro para o tempo aquilo era magnifico e Lara era realmente sexy, Lara era muito caminhoneira. Claro tinha seus momentos femininos, mas não era lá essas coisas. Quando a Crystal Dinamics veio com uma nova Lara aquilo foi bem satisfatório, pois ela estva mais bonita, mais sexy e bem mais feminina, sem contar que o sotaque Britânico era lindo. Porém eu achei ela feia no Underworld, seu rosto ficou muito grosseiro. Agora to super ansioso pra ver essa nova Lara, que promete muito e finalmente teremos uma Lara mais proxima a realidade.

    ResponderEliminar
  2. gostei muito da evolução dela... axo que n deviam era de muda-la tanto pk dps vai começar por n ser mais Lara Croft Tomb Raider... mas os jogos e as mudanças foram e são interssantes...o jogo e a lara que gostei mais foi o do The angel of darkness , e eu gosto do modo como ela fala e gostava do modo as veses rude e provocante que ela tinha...eu axo todas as modelos criadas desde 96 bonitas e muito iguais (:

    ResponderEliminar
  3. Realmente amigos, o que vocês falaram não é mentira. Eu não tenho o que reclamar, pois desde 96 Lara vêm crescendo comigo, hoje eu com 18 e o game com 15 me emociona muito e é claro que eu adoraria continuar acompanhando esta evolução. Adorei todas as evoluçoes da Lara, isso mostra que a Cristal esta sabendo usar a tecnologia disponivel no mundo de hoje.

    ResponderEliminar