Parte II:  Europa  NÍVEL 8:  A  CISTERNA  (CISTERN)  Inimigos:  34 Itens:  28, incluindo 5 chaves Segredos:  3 (Observa q...

Tomb Raider - Nível 8 - A cisterna

/
0 Comments
Parte II: Europa

 NÍVEL 8: A CISTERNA (CISTERN)

 Inimigos: 34
Itens: 28, incluindo 5 chaves
Segredos: 3


(Observa que um dos itens a apanhar aqui serão as Magnums, caso ainda não as tenhas.)
Objectivos: Localiza duas chaves enferrujadas. Usa uma delas numa das portas da área principal da piscina. Passando por esta porta vais encontrar a primeira de duas chaves de prata. Inunde a área com uso de uma alavanca que vais encontrar. Então poderás obter a segunda chave de prata. Usa a segunda chave enferrujada em outra das portas da área principal, e obtêm uma chave de ouro. Usa as chaves de prata e a chave de ouro para chegares à saída.
Roteiro: Cai com segurança dentro da sala abaixo, e mata um rato grande e nojento. Encontra o bloco móvel, e empurra-o duas vezes para dentro da próxima sala. Vai para o outro lado do bloco e empurra-o para baixo da alavanca. Sobe o bloco e acciona a chave para abrires o alçapão em baixo, bem como a porta prateada, libertando mais 2 ratos. Mata-os de cima, depois salta para baixo e apanha um kit grande de medicamentos na sala atrás da porta prateada.
Deixa-te cair pelo alçapão que se abriu no chão, sai da sala de baixo, e chegará a uma plataforma acima de um salão imenso, onde há uma piscina. Não desças ainda para o chão. Primeiro observa o ambiente. Em frente, na extremidade Norte da sala, há um balcão com grades de ambos os lados. No nível térreo da mesma parede há uma pequena porta de metal. À esquerda (Oeste) há duas lajes com portas de metal fechadas. Abaixo e adiante delas, também do lado Oeste, há outra porta de metal pequena, no piso térreo. No lado Leste há o balcão mais alto, abaixo do qual há uma calçada em forma de U com um pilar quadrado num dos cantos. Do mesmo lado também há uma abertura, com uma rampa que leva à piscina e está flanqueada por duas estátuas. No canto Sudeste (logo à tua direita) há uma laje em forma de L com uma fenda abaixo. Por onde começar...?
Caminha até à extremidade da laje onde estás. Provavelmente poderás matar daqui 2 ratos que estão no chão, e 2 crocodilos que estão dentro da piscina. (Não tens que matar os crocodilos agora, mas isto vai-te poupar algumas dificuldades mais tarde, quando entrares na piscina através de um túnel submerso.)
Dá um salto com corrida antes, partindo da borda da laje, para a plataforma elevada à direita (de quem está de costas para a entrada). Mata o rato que está ali, depois desce os degraus e vai para a direita. Pendura-te na fenda em frente, e desloca-te para a esquerda até chegar a um bloco com alguns cartuchos de espingarda em cima. Apanha-os, vira-te, e pendura-te na outra fenda, continua a deslocar-te para a esquerda até poderes subir. Vira para a direita, sobe para o alto da calçada, e acompanha-a em direcção à entrada. No final vais encontrar uma CHAVE ENFERRUJADA.
Volta para a outra extremidade da calçada em forma de L, salta para a área cinzenta abaixo, e depois deixa-te cair na laje em baixo. Segue por ela para a frente e para a direita (acima da rampa), depois sobe no pilar do canto. Vira-te e salta do pilar para o balcão alto em frente. Sobe os degraus de pistolas em punho. Pierre espera por ti lá dentro, à direita. Tenta passar para trás dele o mais rapidamente possível, e ele irá correr para fora pela porta e desaparecer. (Não te esqueças de usar só as pistolas com ele durante este nível, já que não poderás realmente prejudicá-lo até o final do próximo nível.) 

Se correres para a frente logo que entrares na sala, vais cair na água por um dos buracos que existem no chão. Terás que te livrar dos dois ratos que estão a nadar embaixo, mas certamente escaparás de Pierre. Se fizres isso, continua a partir dos dois asteriscos e deixa a sequência de baixo para quando voltares para esta sala, ocasião em que Pierre não estará aqui para atrapalhar. E também, para escapares com maior facilidade dos ratos, procura nadar pelo fundo. Os ratos ficam apenas na superfície. 

NÃO ACCIONES A ALAVANCA AINDA. Ela inunda a cisterna, e terás que fazer algumas coisas sem água.
(NOTA: Se chegares a esta parte do roteiro depois de teres inundado a cisterna, tudo bem. Simplesmente acciona novamente a alavanca para a esvaziares, vai fazer o que tens a fazer, e volta a inundar a cisterna depois. Outros poderiam querer fazer isto só por diversão, para observar o efeito interessante dos cadáveres de crocodilos a flutuar. Eles sobem com a água, mas esquece-se de afundar quando ela baixa a alavanca.)
Sobe no bloco do canto direito mais próximo (quando Lara está de costas para a entrada). Dá meia volta e salta para te pendurares na arcada elevada do meio da sala. Sobe, e, a partir daí, dá um salto com corrida antes para te pendurares na próxima laje mais alta. Sobe e apanha um kit grande de medicamentos e algunscartuchos de espingarda.
Volta pelo mesmo caminho para o outro lado da sala. Sobe na arcada invertida. Apanha o kit pequeno de medicamentos, vai para o alto da rampa baixa, e sobe na abertura pouco visível à esquerda. Este é o SEGREDO #1. Escala três blocos para encontrares mais cartuchos de espingarda. Continua até à rampa. Desliza para a frente e salta no último instante para e pendurares na laje fronteira. Sobe, apanhamais duas caixas de cartuchos, depois desliza rampa abaixo de volta à sala inferior.
Sobe no muro baixo. Antes de saltares para a água, livra-te dos 2 ratos que estão embaixo. Para fazeres isto salta uma ou duas vezes por cima do buraco do meio da sala. Isto deverá atrair os ratos. Atira neles através da abertura. Depois salta para dentro da água, (**) nada em frente, passa pela abertura retangular de um túnel, à direita, e sobe para chegares à superfície de uma piscina.
Sai da água e mata outro rato. Vai para o alto das escadas. Dá um salto com corrida antes para te pendurares no bloco cinzento em frente. Sobe, e depois dá outro salto com corrida antes para te pendurares na laje onde está a segunda CHAVE ENFERRUJADA.
Continua em frente até um buraco com 2 ratos dentro. Mata-os de cima. Podes ignorar os degraus verdes abaixo, à esquerda, e a fenda à direita. Simplesmente desçe para o chão, caminha para a direita até à rampa, e desliza para o salão principal. 

Salta para a laje cinzenta à esquerda, se quiseres, para veres os ratos mais facilmente. 

Uma vez na laje externa, vira para a direita e dá um salto simples para te pendurar na plataforma em frente. Sobe até o topo da calçada em forma de L, e acompanha-a contornando o canto Sudeste até o ponto onde apanhaste a primeira chave enferrujada. Deixa-te cair, sobe os degraus onde mataste o rato, e salta novamente para a calçada perto da entrada. Caminha até à extremidade e salta para a laje curta. Dali dá um salto com corrida antes para te pendurares na calçada que fica em frente à primeira porta trancada da esquerda. Sobe e usa uma das chaves enferrujadas para abrir a porta.
Dois gorilas estão à espera nas alcovas laterais dos fundos. Avanca para os atrair, depois recua atirando. Ou então entre, dá meia volta, e sobe para laje acima da porta para os matar. 

Ignora esses gorilas, pois não vais mais pisar o chão. Eles não são uma ameaça. 

A partir da laje acima da porta, salta com corrida antes para te pendurares na próxima laje mais alta. Pierre volta novamente neste ponto. Podes atirar nele daqui de cima, ou descer para o chão e tentar caçá-lo. Eventualmente ele irá fugir. 

Ignora Pierre também e segue em frente, atira só se ele estiver a perturbar demais. Caçá-lo é perda de tempo. 

Se tiveres descido para o chão, volta para a segunda laje. Dali dá um salto com corrida antes para te pendurares na terceira, onde vais encontrar um kit grande de medicamentos. Dá outro salto com corrida antes para te pendurares na quarta laje, a mais alta de todas. Sobe e caminha até à borda. Vira-te de maneira que Lara fica de costas para a alcova que tem os pentes de magnum, abaixo. CAMINHA (Shift) para trás até à borda. Depois dá UM PASSO para a frente. Salta para trás (Alt + Seta para Trás), e Lara irá aterrar em cima da laje. Inacreditável! Apanha os pentes. (NOTA: se não tiveres encontrado as MAGNUMS no Coliseu, vais achá-las aqui em vez dos pentes.)
Agora dá um salto com corrida antes e pendura-te novamente na laje mais alta. Dá meia volta, e desta vez dá um salto com corrida antes para te pendurares na fenda estreita acima do cubículo onde apanhaste os pentes. Desloca-te para a direita até te poderes deixar cair com segurança. Segue pela passagem, salta para a laje cinzenta de baixo, depois desçe e desliza rampa abaixo até aterrar em um local plano, acima da última rampa. 

Se não fizeres questão de um kit grande de medicamentos, salta a próxima parte. Vira-te para a direita, nesse local plano onde está, e salte com corrida antes para uma plataforma retangular rente à parede fronteira, um pouco abaixo de uma fenda. Depois acompanha o roteiro a partir de *. 

Mata o crocodilo de cima. Desliza para o chão e imediatamente salta ou sobe para o bloco baixo no canto esquerdo, a fim de matares outro crocodilo. Um terceiro crocodilo esconde-se na passagem atrás das rampas. Entra pelo lado direito e recua enquanto atiras. Quando ele estiver morto, entra de uma vez na passagem, mata umrato, e apanha um kit grande de medicamentos.
Volta para a sala, escala os dois blocos do canto, vira-te e salta para te pendurares na laje pequena do meio da sala. Sobe e dá um salto com corrida antes para te pendurares na laje do canto. Vira para a direita e dá um salto com corrida antes para a próxima laje. Salta para a laje de baixo. (*) Agora fica de frente para a fenda na parede. Pendura-te a ela e desloca-te para a esquerda até poderes subir para perto da porta.
Acciona a alavanca para abrir a porta. Entra com cautela - há espinhos e um par de ratos embaixo. Um dos ratos só vai aparecer depois de desceres, portanto mata o primeiro deles de cima, salta por cima do buraco com espinhos, e aterra do outro lado, além dos espetos. Aí mata o outro rato.
Continua até poderes descer para um bloco numa sala cheia de musgo. Mata o ratode cima do bloco, se possível. Salta para baixo, entra na sala ao lado, [salta para o alto da plataforma em frente], e mata outro rato. Sobe os degraus verdes, de lá sobe para a laje, e depois para a laje mais elevada à direita. Vai até à extremidade desta laje, vira-te para a direita, e salta com corrida antes para a laje de baixo. Sobe para a próxima laje, vira-te para a direita, e salta com corrida antes para a laje em frente. Dali basta um salto simples para entrar no cubículo que tem a alavanca. Usa-a para abrir a porta que há embaixo.
Desce e apanha a CHAVE DE PRATA. Rola imediatamente e saca as pistolas, para outra troca de tiros com Pierre. (Esse gajo é capaz de atravessar paredes, ou o que?!) Quando ele se for, salta na piscina e nada através da passagem submersa até à próxima sala, onde poderás sair da água. 

Se quiseres, não te dês ao trabalho de trocar tiros com Pierre: sobe os degraus à esquerda (aguentando o tiroteio), e salta imediatamente na água. 

Lá no alto, nas lajes, há um par de ratos. Vais voltar cá mais tarde, mas, para facilitar o serviço, tenta matar um desses indivíduos agora. Salta para cima de pistolas desembainhadas até conseguires mira. Saltar e atira até que o rato morra. (Observa a localização da alavanca no alto, e a portinha com a outra CHAVE DE PRATA por trás. Logo voltarás aqui.) Agora salta novamente para dentro da piscina e segue a outra passagem, sinuosa, para voltar à piscina da área principal.
Se ainda não mataste aqueles crocodilos, sai rapidamente da água e faz isso. Se tiveres morto, continua a nadar para apanhares o SEGREDO #2: Nada para dentro de qualquer das aberturas dos cantos do lado Oeste. Elas conectam-se através de um túnel em forma de U. No meio do túnel submerso, numa depressão rasa, há um conjunto de pentes de magnum.
Sai da piscina na base da rampa (do lado Leste, entre as duas estátuas). Sobe/salta para a calçada acima, e dali volta para o balcão e para dentro da sala com piso gradeado. Agora acciona aquela alavanca para inundar a área. [Mas, tiveres saltado na água logo que entraste nesta sala pela primeira vez, volta para a parte correspondente do roteiro e apanha os objetos. Acciona a chave só depois.]
Volta para fora e nada para a extremidade Norte do local que era a piscina, passando através da pequena abertura no meio da parede por onde saíste antes. Segue a passagem de volta à sala com as duas lajes infestadas de ratos e a chave de prata. Se tiver morto pelo menos um dos ratos, sobe na laje onde está o rato morto e mata o outro de lá. Apanha um kit pequeno de medicamentos numa das lajes, e um kit grande de medicamentos e cartuchos de espingarda na outra. Salta novamente na água e acciona a alavanca, para abrir a porta abaixo e à direita. Nada para baixo, apanha a segunda CHAVE DE PRATA, e a porta de saída ir-se-á abrir automaticamente. Nada de volta para a superfície. Sai da água na laje próxima à segunda daquelas duas portas parecidas (a porta mais à direita, na parede Oeste).
Abre a porta com a segunda chave enferrujada. Salta na água e nada para baixo através dos espinhos. (Agora que estás dentro de água, eles são inofensivos.) Segue para a direita, depois nada para baixo através da abertura e dá meia volta. Há uma pequena abertura em frente e à esquerda. Passa por ela, apanha um kit pequeno de medicamentos e a CHAVE DE OURO, e depois sai. (A porta abre-se automaticamente.)
Sobe à superfície e sai prontamente da água, pois há agora um terceiro crocodilo a nadar por perto. Mata-o e dirige-te para o balcão ornamentado (no lado Norte).
Sobe, mas antes de entrares descobre um bloco móvel à esquerda da entrada. Empurra-o uma vez e entra na sala à direita dele, que é a do SEGREDO #3. Caminha sob o balcão até à extremidade direita da rampa. [Posiciona Lara de frente para a rampa, e o mais próxima dela possível. Dá um salto para a frente, não soltes Alt, e Lara vai dar uma cambalhota para trás e cair em cima do balcão.] Apanha 2 conjuntos de pentes de magnum e um kit grande de medicamentos.
Volta para as portas fechadas e usa as 2 chaves de prata para as abrir. Entra e sobe no pilar à direita. Vira-te e salta para te pendurares na laje acima da porta. Sobe. [Saca a espingarda. Dá um salto com corrida antes para a laje com a fechadura dourada, e mata com um só tiro o gorila furioso que chega pela esquerda. Usa a chave de ouro para destrancares a porta de baixo.]
Não desças para o chão até teres morto os 2 leões que aparecem. (Podes saltar de volta para a outra laje a fim de apontares melhor, se necessário.)

 Descer para o pilar abaixo será melhor ainda. Um ponto de mira excelente.

 Quando o caminho estiver livre entra na próxima sala. Avança com cautela. O chão xadrez tem um certo número de lajes rachadas, algumas com espinhos embaixo. 

É melhor seguir pelas laterais mais elevadas da sala.

 A laje rachada da extrema-esquerda esconde um kit pequeno de medicamentos, portanto desce para os apanhar. Nos fundos da sala há uma alavanca. Ela abre a porta da direita, libertando 3 leões. Podes accionar a chave e saltar para cima do bloco a fim de matar os leões. Ou então não acionar a alavanca e esperar para matá-los de cima dentro de um instante. Ou então esquecer esses leões, já que não há nada de valor naquela sala. 

Vai por mim: esquece esses leões, não desperdices munição.

 Vai para a direita da chave e encontra o bloco móvel. Puxa-o duas vezes. (Atrás dele está a saída, mas não saias ainda.) Vai para o outro lado do bloco, e puxa-o em direcção ao salão. Quando não conseguires puxá-lo mais, vá para trás dele e empurra-o mais uma vez. Agora poderás usá-lo para subir para o balcão acima.
Saca as armas e vai para cada uma das extremidades da plataforma, a fim de atrair2 ratos para fora da toca. Aproveita estar aí em cima para apanhares o kit grande de medicamentos e os 2 conjuntos de pentes de magnum. Se quiseres, vai para a porta iluminada e mata os 3 leões de cima. Desce para a sala onde os leões estavam, ou para o bloco que moveste. Se entrares na sala dos leões, usa a alavanca para abrir a porta. 

Vai por mim de novo: apanha os itens na plataforma, mas esquece os bichos. Ainda vais precisar de toda a munição que tiveres... Deixa os ratos e os leões na toca deles.

 Para terminar o nível, salta para dentro do buraco verde cheio de água que estava atrás do bloco móvel.


You may also like

Sem comentários: